quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Requalificação da Feira de São Joaquim será concluída antes da Copa de 2014, diz ministério

Requalificação da Feira de São Joaquim será concluída antes da Copa de 2014, diz ministério
Após diversos atrasos, as obras de requalificação da Feira de São Joaquim devem ser finalmente concluídas no primeiro semestre de 2014. Segundo o Ministério do Turismo, cerca de R$ 29 milhões foram investidos no projeto de revitalização do maior mercado livre de Salvador. As obras incluíram recuperação de sistemas de água, esgoto, energia elétrica, drenagem, pavimentação e combate a incêndio. A nova feira contará com 426 boxes e 923 espaços de venda, os quais irão contemplar mais de 3 mil comerciantes. Já foram concluídos e entregues o Pátio dos Grossistas, espaço reservado para a realização de vendas em grandes quantidades, e as obras da enseada, beneficiada com limpeza, drenagem do canal, construção de cais, recuperação do quebra-mar e instalação de um píer flutuante para receber embarcações com mercadorias e turistas. Considerada uma das mais autênticas expressões da cultura soteropolitana, a feira foi fundada há 41 anos e gera renda para cerca de 40 mil trabalhadores. Referência cultural do Nordeste, foi indicada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para tombamento como como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Somente três empresas irão operar linhas de ônibus em Salvador

Somente três empresas irão operar linhas de ônibus em Salvador
Durante a última audiência pública para discutir o edital de licitação do transporte público de Salvador, realizada nesta quinta-feira (19), na sede do Ministério Público da Bahia, em Nazaré, o secretário José Carlos Aleluia anunciou que somente três empresas irão operar as linhas de ônibus da cidade pelo período de 30 anos de concessão. Segundo o secretário, a decisão se deu após a constatação de que as empresas concorriam entre si. "Na verdade, elas não fazem a mesma linha, mas acabam fazendo o mesmo percurso. Elas disputam o mesmo passageiro", afirmou. Outras modificações estão relacionadas à idade média da frota, que já está sendo renovada e será reduzida de sete anos e meio para três anos e meio, a redução das linhas e a implantação de acessibilidade universal e ventilação em todos os ônibus. A previsão, segundo Aleluia, é de que o edital seja lançado em janeiro de 2014 e que as novas empresas comecem a operar ainda no primeiro semestre. Ainda segundo ele, não haverá alteração na tarifa até dezembro de 2014. Um tumulto inicial ocasionou atraso na sessão, que contou com as presenças de representantes do MP-BA, Tribunal de Contas do Município, Sindicato dos Rodoviárias, Integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), além de vereadores. O MPL exigiu a suspensão do edital em razão do período de outorga e do modelo de licitação, o qual prevê  que as empresas vencedoras serão aquelas que oferecem maior volume de recursos para a prefeitura, quando nas principais capitais do país, a empresa vencedora é aquela que oferece a menor tarifa. Segundo a promotora Rita Tourinho, o MP está fazendo a análise do documento e só buscará a suspensão no edital se forem encontradas irregularidades. "É bom que todos analisem a situação com muito cuidado, porque a não realização do processo, provavelmente, é um indicador da manutenção do sistema como ele está", afirmou a promotora. As informações são do G1.

NATAL DA FAMÍLIA: IDOSOS DE LAURO DE FREITAS TÊM COMEMORAÇÃO ESPECIAL

Cerca de 100 idosos de Lauro de Freitas comemoraram o Natal reunidos em confraternização realizada na quarta-feira (18), no Parque do Saber (Centro), pela Prefeitura – através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci) – e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI).

Dentre os participantes, estavam os assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Itinga, Portão, Areia Branca, Centro e Caic; pelo Pro Lar do Idoso (Itinga); participantes do Grupo Força Viva, da Pastoral da Terceira Idade da Igreja do Divino Espírito Santo, da Praia de Ipitanga; e da Associação de Lavadeiras de Lauro de Freitas.
Em meio a muita alegria, o grupo assistiu a uma apresentação teatral, representada pelo Grupo Força Viva. Focada na importância da família, a encenação destacou os símbolos do Natal, como o nascimento do Menino Jesus. A secretária da Semasci, Josy da Cruz; e a presidente do CMDDPI, Suzana Maria Batista, prestigiaram a festa.
Na ocasião, também houve sorteio de brindes doados por integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A representante da Semasci no Conselho, Elizenir Brito, classificou a confraternização como um momento gratificante, que encheu de alegria os corações dos idosos. "Agradecemos a doação dos brindes realizada pelos conselheiros, atitude que abrilhantou ainda mais a nossa festa. Nossa felicidade é ver que pudemos alegrar os idosos do nosso município".

ADILSON BORGES FAZENDO SUA PROPAGANDA PARA PRESIDENTE DA LIGA DESPORTIVA DE LAURO DE FREITAS

FÉRIAS, ESPORTE, CULTURA E DIVERSÃO EM LAURO DE FREITAS


O projeto da prefeitura municipal de Lauro de Freitas FÉRIAS COM ARTE, que visa atender alunos da rede municipal de ensino, jovens e adultos da comunidade em geral com atividades de diversas como dança, capoeira, jiu jitsu, teatro e arte circense está acontecendo desde o dia 16 de dezembro a 24 de janeiro, atraindo o alunado que esta fora das salas de aulas em função do recesso estudantil, que participarão dessa colônia de férias promovida pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), se ocupando de forma lúdica e com a pratica de esportes. A culminância das atividades se dará com apresentações de todos os participantes do projeto.
As atividades acontecem no Espaço Rever, no Parque Santa Rita, em frente ao colégio municipal Santa Rita sempre de segunda a sexta-feira. Mais informações, com a Divisão de Projetos e Ações Complementares da Semed (Divipac), através do telefone 3378-9534.



Aulas de capoeira com  o Mestre Sérgio e o professor Gerson 

Arte circense ministrada por integrantes do grupo BAMBOLÊ 



 Orientação sobre prevenção às drogas como bebidas e entorpecentes são ministradas aos alunos
Senhoras da comunidade participam da oficina de dança

POR RICARDO VIEIRA

Charge do Sid

Lídice e Eliana podem ‘mudar engrenagem da política’ e ‘dar esperança aos baianos’, diz Campos

por Sandro Freitas
Lídice e Eliana podem ‘mudar engrenagem da política’ e ‘dar esperança aos baianos’, diz Campos
Fotos: Divulgação
Apresentado durante o evento como “futuro presidente do Brasil”, o governador de Pernambuco e líder nacional do PSB, Eduardo Campos, rasgou elogios a ex-senador Marina Silva e a nova integrante do grupo e futura candidata ao Senado, a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon. Durante o evento de filiação da magistrada à Rede Sustentabilidade, na noite desta quarta-feira (18), o socialista classificou a baiana como “uma referência da vida pública brasileira” e fez uma relação do evento desta noite com a filiação de Marina Silva ao PSB. Com um discurso pautado por mudanças estruturais para o futuro e com um pé no desenvolvimento sustentável – que adotou após a adesão da ex-verdista – o presidenciável também comparou a eleição dele para o governo pernambucano com a possibilidade de Eliana Calmon vencer a disputa para o Senado. “Com a experiência de quem já partiu com 4% [de intenções de voto], contra duas máquinas poderosas e em cima de um caixote na feira e de um carrinho de som, contra grandes trios... Ganhando a consciência e envolvendo as pessoas, como Marina envolveu em 2010... Estou seguro que aqui estamos dando um grande passo para melhorar a Bahia, o Brasil, e a política. Se não melhorarmos a política não vamos melhorar nada no Brasil”, declarou Campos, que também creditou à ex-senadora o fato de Eliana Calmon ter ingressado no PSB, o que aconteceu devido à ex-senadora e “através da Rede”. 
 
 
Horas depois de se reunir com o governador Jaques Wagner (PT), o presidente do PSB deixou claro que a campanha para governadora da senadora Lídice da Mata está mais do que lançada, ao mencionar a tarefa que “assumiu” como pré-candidato a presidente. “Eu poderia estar em Pernambuco discutindo sucessão estadual, pensando em ser colega da ministra Eliana Calmon em Brasília, para poder compensar o que o PSB vai perder no Senado com a eleição de Lídice para o governo”, pontuou Campos. Confiante, como manda o figurino, ele ainda destacou a responsabilidade que as duas baianas terão, caso eleitas. “Resolvemos trilhar um caminho mais complexo, porque não é simples mudar a engrenagem da política. Essa é a tarefa de pessoas como Eliana Calmon e militantes políticos como Lídice da Mata”, sinalizou. Ao lado da atual senadora, da magistrada e de Marina Silva, o cacique socialista também prometeu percorrer “toda a Bahia”, logo antes de dar uma alfinetada no governo petista, ao dizer que o PSB e a Rede buscam “resgatar a esperança do povo baiano”. Logo depois, um assopro: “Respeitando a todos que conosco vão debater”.  

Prazo para pedir autorização para uso de fogos no Réveillon termina nesta sexta

Prazo para pedir autorização para uso de fogos no Réveillon termina nesta sexta
O prazo para pedir autorização para uso de fogos de artifício e artifícios pirotécnicos durante as festas de Réveillon em Salvador e na Região Metropolitana acaba nesta sexta-feira (20). Donos ou representantes de estabelecimentos onde haverá festa com fogos na passagem do ano devem ir até a sede da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), no quinto andar do edifício-sede da Polícia Civil, na Piedade. É necessária a apresentação de um croqui do local da festa e da documentação dos responsáveis pelo estabelecimento, além de informar os tipos de fogos que serão utilizados, o endereço e os horários de início e término do evento. Para ser autorizada, a festa deve atender às determinações do órgão. Haverá uma fiscalização entre os dias 30 e 31 de dezembro. Coordenador da CFPC, o delegado Arthur Gallas afirmou que 22 locais, terão festas com fogos no Réveillon, em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Mata de São João. Até o momento, 50% destes eventos possuem a autorização obrigatória para acontecer.

Conselho Nacional de Trânsito determina o fim da Kombi

por Murilo Rodrigues Alves / Agência Estado
Conselho Nacional de Trânsito determina o fim da Kombi
Depois do desgaste político, foi a vez de o governo decretar oficialmente nesta quarta-feira (18) o "funeral" da Kombi. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) recusou o pedido da Volkswagen e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para que a indústria continuasse a fabricar por mais dois anos o modelo sem incluir airbag e freio ABS. A decisão unânime do conselho sepultou, na prática, a sobrevida da Kombi até o fim de 2015. O fim da fabricação não significa o término das vendas, uma vez que há estoques. Todos os carros fabricados no país a partir de 1º de janeiro vão ter de sair das montadoras com os dois itens de segurança. A exigência foi a deixa para que a indústria automobilística retirasse de linha modelos que são incapazes de incluir esses equipamentos, como Gol G4 e Uno Mille, além da Kombi. A própria Volkswagen comercializou duas séries especiais "last edition" da Kombi. Ontem, porém, o diretor de relações governamentais da montadora, Antonio Carlos Megale, usou a perda de aproximadamente 1 mil empregos na linha de montagem do ABC para pedir uma exceção à regra. O órgão não concordou com o pedido porque, segundo o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o governo não pode prescindir de exigir esses itens de segurança em todos os modelos. O ministro disse que a Kombi deixou de ser fabricada há mais de 30 anos, na Alemanha, e há 20 anos, no México, por exemplo, por não conseguir ser adaptada para receber os equipamentos de segurança.

Salvador: Justiça determina que creches funcionem nas férias escolares

Salvador: Justiça determina que creches funcionem nas férias escolares
Foto: Reprodução
Decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), com base em Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública estadual, indica que as creches de Salvador devem permanecer em funcionamento durante o período de férias escolares. Segundo informações do Correio, a Defensoria alegou na ação que, por seu caráter assistencial, o serviço das creches não pode, sob hipótese alguma, ser interrompido já que, com o fechamento das unidades, pais e mães não teriam com quem deixar os filhos enquanto trabalham. A Justiça determinou o funcionamento de todas as creches mantidas pelo Município ou conveniadas já no recesso escolar 2013/2014. Em caso de descumprimento da medida, a multa é de R$ 5 mil.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares