quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Show vai começar vem ai o ESPETÁCULO NA MINHA COMUNIDADE

Governo regulamenta adicional de periculosidade para motoboys

Governo regulamenta adicional de periculosidade para motoboys
Foto: Agência Brasil
O Diário Oficial da União traz nesta terça-feira (14) portaria que regulamenta atividades perigosas em motocicleta e gera o direito a 30% de adicional. O Ministério do Trabalho e Emprego lembra que o adicional de periculosidade corresponde a 30% do salário do empregado, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. O direito passa a ser garantido a partir desta data. De acordo com a portaria, são consideradas perigosas as atividades laborais com o uso de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas. A norma esclarece ainda as situações em que não são consideradas perigosas: a utilização de motocicleta ou motoneta exclusivamente no percurso da residência para o local de trabalho, as atividades em veículos que não necessitem de emplacamento ou que não exijam Carteira Nacional de Habilitação para conduzi-los, as atividades em motocicleta ou motoneta em locais privados. Informações da Agência Brasil.

PL quer cotas para albinos em universidades e matrícula compulsória em escola estadual

por Maria Garcia
Um projeto de lei (PL)  protocolado na Assembleia Legislativa (Al-BA) visa instituir cotas para albinos em universidades públicas, matrícula compulsória de albinos em estabelecimentos educacionais públicos e prioridade no atendimento e tratamento do grupo nas unidades públicas de saúde. De autoria da deputada estadual Luiza Maia (PT), o PL 20.937/2014 foi publicado nesta terça-feira (14), no Diário Oficial do EstadoA ideia de garantir políticas públicas para os albinos segue a linha do PL 7762/2014, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo e está em tramitação desde julho na Câmara dos Deputados. O gabinete da deputada petista não entrou em contato com a Associação das Pessoas com Albinismo da Bahia (Apalba) para a produção da matéria, fato que leva a organização a ter divergências em alguns pontos do conteúdo. A redação do projeto de lei, por exemplo, já conta com equívocos que devem ser redigidos como a utilização do termo “portador de albinismo”, expressão atualmente ultrapassada. De acordo com o diretor da Apalba, Joselito Pereira da Luz, a “matrícula compulsória” prevista no projeto também não é senso-comum na entidade.

Foto: Divulgação/ Apalba
“O que tem que se buscar é a adequação do ambiente escolar à pessoa com albinismo, bem como adaptação do material didático. Seria uma questão de adaptação. Ou seja, adaptar a claridade no ambiente e exposição do aluno ao sol. A gente agradece a intenção da deputada, mas não é adequado colocar na legislação a compulsoriedade para nenhum cidadão. Não está claro na lei se o albino é obrigado a se matricular ou o colégio precisa aceitar. Precisa melhorar o texto”, argumentou o diretor.  Em relação à política de cotas, a associação pensa em lutar para incluir o grupo na classificação de deficiência e, assim, garantir direitos como vagas para o mercado de trabalho. Nunca foi aplicado na Bahia e nem no Brasil um mapeamento da população albina. Consequentemente, não há um número exato de pessoas albinas no estado. A própria Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) utiliza as informações da Apalba, baseadas no cadastro espontâneo de albinos na Bahia. Isso significa que, pelo menos, 500 baianos se enquadram na patologia no estado. Para garantir os recursos e assegurar o direito dos albinos, foi implantado em 2011 o Programa Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Albinismo pela pasta, medida considerada pioneira no país. Entres as ações previstas no compilado do Estado, estão a distribuição por meio do SUS de protetor solar, além da garantia ao albino o tratamento dermatológico e oftalmológico e elaboração de cadastro de pessoas com a doença. Apesar de considerar alguns pontos eficientes, Joselito tem como críticas ao programa a centralização das ações na capital baiana – que prejudicam os albinos habitantes no interior baiano a ter o acesso a certos tratamentos  além da falta de um cadastro eficiente. “Por conta da inexistência de um mapeamento, têm muitos albinos que moram nos locais mais longínquos e sofrem com câncer de pele em estágio avançado”, disse o diretor. Para ele, é necessário que o “Executivo abrace o projeto de lei” para garantir o orçamento necessário de sua implantação. Até o fechamento da matéria, a reportagem não conseguiu obter contato com a deputada petista. Contudo, em justificativa do PL, a parlamentar aborda que a importância do projeto se deve ao processo discriminatório constante e a situação de pobreza e abandono dos albinos. Também aponta, em documento, a falta de políticas públicas específicas voltadas “para a acessibilidade e inclusão das pessoas com albinismo”.

Debate entre presidenciáveis é marcado por ataques e comparações entre governos

por Luiz Fernando Teixeira
Debate entre presidenciáveis é marcado por ataques e comparações entre governos
Foto: Reprodução
O primeiro debate entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), transmitido pela Rede Bandeirantes, nesta terça-feira (14), foi marcado pela troca de provocações dos candidatos. Enquanto a petista insistiu em falar sobre a gestão do adversário à frente do governo de Minas Gerais, o tucano rebateu com ataques à campanha de Dilma, que estaria insistindo em ataca-lo com mentiras ao invés de apresentar propostas para o país. O momento mais explosivo do debate aconteceu no segundo bloco, quando Neves e a atual presidente fizeram perguntas sobre o escândalo da Petrobras e denúncias de improbidade administrativa sobre a construção dos aeroportos de Cláudio e Montezuma, respectivamente. Nas respostas, ambos se esquivaram das perguntas. O peessedebista insistiu para que Dilma parasse de lembrar o governo de Fernando Henrique Cardoso e “tirasse os olhos do retrovisor”, apesar de afirmar que o programa Bolsa Família tem “o DNA do PSDB”, e disse que a presidente não conhece sua administração em Minas Gerais porque não vai ao estado com frequência, ao que Dilma rebateu "Não saí de Minas a passeio. Saí perseguida pela ditadura militar.” A petista também falou especificamente sobre políticas contra violência contra mulheres, e o alegado nepotismo de Aécio em sua administração, que negou que sua irmã trabalhasse para ele – apesar de ela ser “homem-forte” na articulação do tucano. Os dois candidatos aparentaram nervosismo nos momentos mais tensos do debate, com Dilma gaguejando mais do que o normal e Aécio alternando olhares para a presidente e para os assessores que aguardavam atrás das câmeras. 

Rui deve começar anúncio de secretariado no início de dezembro, diz coluna

Rui deve começar anúncio de secretariado no início de dezembro, diz coluna
Foto: Divulgação
O governador eleito Rui Costa (PT) deve começar a anunciar o secretariado na primeira quinzena de dezembro, segundo informações da coluna Satélite, do jornal Correio. A escolha de quem ficará à frente das pastas no governo do Estado foi adiada por conta do envolvimento de Rui na campanha de Dilma Rousseff à reeleição, na tentativa de angariar votos de baianos. Ainda de acordo com a coluna, entre os nomes já cogitados está o do deputado Josias Gomes (PT), para a Secretaria da Agricultura e o de Davidson Magalhães (PCdoB) para a Bahiagás, o que libera caminho na Câmara para o segundo suplente, Fernando Torres (PSD) e, principalmente, para o terceiro, o ex-secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida (PT). Ainda segundo a coluna, após as eleições, Rui deve viajar por dez dias com a família, independente do resultado das eleições.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares