sábado, 5 de janeiro de 2013

DEU NO CATIRIPAPU - HOJE É DIA DE REIS!!! VAMOS DEIXAR ACESA ESTA MANIFESTAÇÃO CULTURAL


HOJE A NOITE SAINDO DO PÉ DE OITI AS 19:30 Hs.
05 DE JANEIRO DE 2013
Na foto a cantadora Vivaldina Conceição a popular Badinha, responsável por deixar viva a tradição.

Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
Em Lauro de Freitas a folia de Reis não lembra em nenhum momento a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Houve um mix que só nesta cidade mesmo para se realizar, através da peculiaridade da nossa mais tradicional cantadora, que ainda deixa acesa a chama desta manifestação que há qualquer dia pode acabar, por não existir uma manutenção das pessoas que participam, onde este grupo só existem senhoras e senhores. Precisam que crianças e jovens tenham estímulos para participarem com conhecimento de causa e que não permitam que esta tradição se acabe.


Aqui o que chamam de "terno de Reis", se resume em uma manifestação com o bumba-meu-boi e inseridas cantigas tradicionais de quase todas as regiões brasileiras, uma características criada principalmente por dona Vivaldina Conceição, a popular Badinha, que é compositora e insere na manifestação também cantigas da sua autoria.


A folia de Reis é um ato popular natalino de origem portuguesa que retrata a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. A festa é comemorada entre os dias 25 de dezembro até 06 de janeiro. Em Lauro de Freitas, o Terno de Reis conta com alegria do tradicional ‘bumba-meu-boi’ e das ‘Matriarcas’, grupo de senhoras que mantém acessa a tradição secular percorrendo as principais ruas do centro da cidade ao som de tambores e de antigas canções. O ponto culminante são as visitas às casas das famílias mais tradicionais do município. “É dessa forma que mantemos essa importante tradição, passada entre gerações”, explicou Júlio Cesar, responsável pelo Terno de Reis Resgate, que sairá neste sábado, 05/01, ás 19:30, do Pé de Oiti até da Praça da Matriz.

Fotos: Artêmio Luz

TERNO DE REIS - LAURO DE FREITAS BA


                       TERNO DE REIS (Lauro de Freitas – BA )                           
 É simplesmente a visita dos 3 (três) Reis Magos ao Menino Jesus, que é comemorada em todo o mundo entre os dias 25 de Dezembro ao dia 06 de janeiro e em nosso Município a Festa  é comemorada nos dias 05 e 06 de janeiro . Hoje existe em nossa Cidade 04 ( quatro ) grupos de Terno de Reis

01 – BUMBA REALCE ( Dona Nicota – Portão )


VEJAM O VÍDEO
02 -  TERNO DA BURRINHA E AS TRADICINAIS COMÉDIAS ( Dona Aidee – Portão)


VEJAM O VÍDEO
03  - BUMBA MEU BOI DE DONA BADINHA (Sinaldo , Careca  e Dona Badinha– Centro )




  VEJAM O VÍDEO
04  - TERNO DO BAMBOLÊ  (Grupo Bambolê – Vila Praiana)


  VEJAM O VÍDEO
  A Festa de Reis em Lauro de Freitas é uma tradição antiga com mais de 50 anos , que vem sendo desenvolvida pelas ruas de nossa Cidade. Hoje existe grandes Mestras da Cultura Popular como :  Dona Badinha , Dona Nicota  e Dona Aidee que vem fomentando a tradição . Os Ternos desfilam cada um de sua maneira e criatividade própria, alguns vão passando de porta em porta outros fazem desfile até a igreja do padroeiro a quem pertencem , mas , todos com muita alegria , som e lindos figurinos. Os ternos trazem faixa etária variadas ; o Terno do Bambolê e o Terno da Burrinha de dona Aidee trazem  na sua maior parte dos componentes os mais novos e o Bumba Realce e Bumba meu Boi de dona Badinha vem com sua maior parte os mais velhos .  Algumas pessoas que criaram e trouxeram estas tradições para nosso município hoje já são falecidos como : Dona Venú (Portão) , Lindão ( Portão ). Manuelzinho Leite ( Centro antigo Santo Amaro de Ipitanga ), Damázio (Centro ), Crescêncio ( Centro ), Amaro (Centro), Gonçalo ( Centro) e muitos outros que também contribuíram para a tradição da Cultura Popular. 
Antigamente os ternos viravam a noite passando de porta em porta nas ruas da cidade,e as pessoas recebem os ternos :  uns dando uma bebidinha ,outros dando comidas e até um dinheirinho rola as vezes , mas , o população recebem os ternos com muita satisfação e alegria e as vezes esperavam até a madrugada os ternos passarem , hoje os ternos procuram parar mais cedo" por causa "como diz os mais velho da violência que ronda nosso País. Cada um desenvolve de sua maneira , os mais velhos sempre trazem como figura principar como dizia minha querida avó O BOI , mas , para animar e colorir mais a festa também desfilam as comédias e os ternos variados como : O Terno da Estrela D’aval , o Terno das Flores , o Terno da Rola, oTerno das Ciganas , o Terno da Sagrada Família , o Curcunda , os Reis Magos , a Loba, a Florista , a Mimosa e muitas outras figuras.
Fonte de Pesquisa : Dona Aidee, Dona Badinha, Dona Nicota,Dona Marieta Luz, Sr. Domingos Balaeiro e Sr. Candido Santa Rosa.
PESQUISA REALIZADA PELO GRUPO BAMBOLÊ- LAURO DE FREITAS_BA

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares