sábado, 26 de janeiro de 2013

Qual é mulher?Olha o novo sambinha na voz de Jribeiro. Letra Rangel Baiano

RANGEL BAIANO E JRIBEIRO

Ronco prejudica mais coração do que fumo e obesidade


Ronco prejudica mais coração do que fumo e obesidade
Foto: Reprodução
Nem cigarros, álcool ou comidas gordurosas: o maior inimigo do coração pode ser o ronco. Um estudo surpreendente apontou que os “roncadores” são mais propícios a ataques cardíacos do que fumantes, obesos e pessoas com colesterol alto. Isso porque quem ronca tem mais probabilidade de desenvolver um espessamento ou anormalidades na artéria carótida que alimenta o cérebro. Esta condição é anterior ao endurecimento das artérias, o que leva a infartos e hemorragias cerebrais. “Pacientes que roncam precisam de tratamento da mesma maneira que os que têm apneia, pressão alta ou outros riscos cardiovasculares”, explica o coordenador da pesquisa, Robert Deeb, do Hospital Henry Ford, em Detroit, nos EUA. Atualmente, cerca de 40% dos homens e 24% das mulheres roncam.

Coité: Chuvas provocam morte de toneladas de peixes em açude


Coité: Chuvas provocam morte de toneladas de peixes em açude
Milhões de tilápias e traíras já morreram |Fotos: Calila Notícias
Milhões de peixes do Açude de Itarandi, em Conceição do Coité, no nordeste baiano, já morreram desde que as chuvas voltaram a cair na semana passada na região, após um longo período de estiagem. Desde a última segunda-feira (21) toneladas de tilápias, traíras e peixes conhecidos como “João de Ar” aparecem mortos e boiando no açude. De acordo com a ambientalista Juliana Boaventura, em entrevista ao site Calila Notícias, a forte chuva que caiu em Conceição do Coité trouxe benefícios à região, mais a enorme quantidade de água provocou uma intensa lavagem do solo – lixiviação –, carregando para o açude toda a matéria orgânica bidegradável existente nos esgotos, acumulada no período de seca. “Ao lançar matéria orgânica em um manancial de água, ocorre uma grande proliferação de bactérias aeróbias, que, ao efetuarem a decomposição da mesma, utilizam o oxigênio dissolvido (OD) do meio líquido para a sua respiração. Essas bactérias passam a competir com os demais organismos aquáticos, e como têm alimento a sua disposição e possuem requisitos de sobrevivência em termos de oxigênio bastante baixos, elas ganham a competição. Com isso, os peixes morrem e a população dos decompositores cresce rapidamente”, explicou a profissional.
 

A decomposição dos peixes mortos tem produzio gases e odores que tem tirado o sossego dos moradores das comunidade, principalmente as próximas ao Açude Itaurandi. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Coité, Urbano Carvalho, afirmou que enviou nesta sexta (25) um relatório para os órgãos competentes do governo do Estado. O chefe da pasta tenta buscar uma solução imediata, já que o fenômeno é considerado um assunto de saúde pública, além de comprometer a geração de renda da população local. A prefeitura já começou a retirar os animais mortos do açude.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares