quinta-feira, 19 de junho de 2014

TRADIÇÃO CHAPÉU E GRAVATA É DESTAQUE NA TV BAHIA DA REDE GLOBO

FAZENDO PARTE DO CALENDÁRIO JUNINO DE 2014 DE LAURO DE FREITAS A TRADIÇÃO CHAPÉU E GRAVATA FEZ UMA GRAVAÇÃO COM A TV BAHIA E VAI PASSAR NO PROGRAMA DA EMISSORA AMANHÃ  OU SÁBADO FALANDO SOBRE O SÃO JOÃO DE LAURO DE FREITAS .







PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SÃO JOÃO 2014 EM LAURO DE FREITAS - BAHIA

ANIVERSARIANTES DO DIA 19 DE JUNHO DE 2014

CORRÓ NASCIMENTO

RAFAELA SANTOS

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Atual campeã, Espanha perde mais uma e dá adeus à Copa do Mundo

por Glauber Guerra
Atual campeã, Espanha perde mais uma e dá adeus à Copa do Mundo
Foto: Getty Images
A Espanha está fora da Copa do Mundo. Atual campeã, a seleção espanhola perdeu mais uma. Desta vez o algoz foi o Chile, que venceu a Fúria por 2 a 0 nesta quarta-feira (18), no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo B. Com o revés, o time comandado por Vicente del Bosque deu adeus ao Mundial, enquanto os chilenos conquistaram antecipadamente uma vaga nas oitavas de final.

Fora da Copa, agora a Espanha encara a Austrália na próxima segunda (23), em Curitiba, apenas para cumprir tabela.
 
O JOGO
A Espanha entrou em campo contra o Chile para tentar esquecer o vexame da estreia, quando foi massacrada pela Holanda ao perder por 5 a 1 na Arena Fonte Nova. Já os chilenos buscavam o segundo triunfo na competição.

Chilenos tomam iniciativa
Logo no primeiro minuto, o Chile chegou com perigo. Vidal fez boa jogada e a bola sobrou para Vargas, que chutou. A bola desviou e saiu. Aos dois, Alexis cobrou escanteio e Jara cabeceou muito perto do gol de Casillas.

O famoso “tiki-taka”, já colocado em xeque, não funcionou nos minutos iniciais e o Chile dominava as ações.

Aos 15, minutos a primeira grande chance da Espanha. Xabi Alonso, na área, livre, chutou forte e Bravo fez grande intervenção.

Vargas abre o placar  
Após pressionar, o primeiro gol saiu. Aos 19, Aránguiz recebeu de Sánchez e tocou para trás. Vagas dominou, tirou de Casillas e bateu para o gol.

Atrás do placar, a Espanha tentou ir para cima em busca do empate.  Aos 23, Xabi Alonso recebeu de Diego Costa e mandou longe do gol de Bravo.

Aos 26, Iniesta levantou na área e a bola sobrou para Diego Costa, que chutou na rede, pelo lado de fora.

Os jogadores de frente do Chile procuraram marcar bastante a saída de bola da Espanha e com isso a Fúria encontrava dificuldades para chegar na área chilena.

Chile amplia
Aos 43, o  Chile chegou ao segundo gol. Sánchez cobrou falta e Casillas rebateu para o meio da área. Aránguiz pegou a sobra, dominou bateu no canto.

Segundo tempo
A Espanha não queria passar por outro vexame e por isso tentou ir para cima e buscava espaços na fechada defesa chilena. Aos dois minutos, Iniesta achou Diego Costa no meio da defesa, o atacante chutou e é travado. A bola desviou e saiu pela linha de fundo.

Espanha esboça reação
Mais ofensiva no início do segundo tempo, a Espanha tentava encurralar o Chile. Após cobrança de falta, Diego Costa emendou uma bicicleta para o gol. A bola saiu como um cruzamento, que caiu nos pés de Busquets. O volante errou e mandou de canela para fora.

Chile tenta o terceiro
Aos 22, Sánchez lançou Mena, que bateu cruzado e Isla chegou de carrinho, mas a bola subiu demais.   Enquanto isso, a torcida chilena fazia a festa no Maracanã. Dois minutos depois, Sánchez partiu pela direita com muita velocidade e cruzou para Vargas, que mandou de cabeça para fora.

Bravo se destaca
A Espanha chegou a criar jogadas de perigo, mas falhava nas concretizações. Aos 31, Iniesta lançou dentro da área, mas Bravo saiu muito bem do gol e defendeu. Aos 35, o arqueiro chileno protagonizou outra boa defesa. O camisa 1 saiu de maneira incrível do gol e salvou o Chile.

E Bravo fez outra bela defesa. Aos 38, Iniesta arriscou de fora da área e obrigou Bravo a se esticar todo e evitar o que seria o primeiro gol da Espanha.

FICHA TÉCNICA
Copa do Mundo
Espanha x Chile
Local: Maracanã (RJ)
Data-hora: 18/06/2014, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Auxiliares: Mark Hurd (EUA) e Joe Fletcher (CAN)
Cartões amarelo: Vidal e Mena (Chile); Alonso (Espanha).
Gols: Vargas e Aránguiz  (Chile)

ESPANHA: Casillas; Azpilicueta, Martínez, Ramose Alba; Busquets, Alonso (Koke) e Iniesta; David Silva, Diego Costa (Fernando Torres) e Pedro (Cazorla).Técnico: Vicente del Bosque

CHILE: Bravo, Isla, Medel, Jara e Mena; Aránguiz, F. Gutiérrez , Vidal, e Díaz; Vargas (Valdívia) e Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli

Croácia goleia Camarões e segue viva na Copa do Mundo 2014

por Edimário Duplat
Croácia goleia Camarões e segue viva na Copa do Mundo 2014
Foto: Reprodução
A Croácia garantiu sua sobrevivência na Copa do Mundo 2014 ao derrotar a seleção de Camarões pelo placar de 4 a 0 em partida válida pela segunda rodada e realizada na Arena Amazônia, em Manaus. Agora, os europeus lutam pela classificação contra o México, enquanto Camarões apenas cumprem tabela contra o Brasil na terceira rodada da competição.

Nos primeiros minutos, Camarões tentou marcar chegar a defesa europeia com jogadas criadas por Moukandjo no setor direito de seu ataque, mas sem sucesso nas finalizações. Mesmo assim, os africanos seguiram com domínio sobre o adversário, que somente conseguia responder em lampejos de ataque ao gol adversário. Entretanto, mesmo chegando pouco ao ataque, foram os croatas que abriram o marcador. Aos 10, após o goleiro N’Koulou afastar um cruzamento, a bola sobrou para Perisic tocar rasteiro e Olic completar para o fundo do gol.

Com os croatas a frente do marcador, o panorama do jogo mudou e os comandados de Niko Kovac passaram a dominar o jogo, valorizando as bolas aéreas e forçando a defesa camaronesa a se desdobrar nas interceptações. Em uma delas, aos 16, Pranjic cobrou escanteio e a bola acabou sendo desviada mas sobrou para Olic. Só que Itadje salvou a sua seleção.

Camarões tentou retomar o domínio do jogo e passou a investir com mais velocidade no meio campo, mas não conseguia entrar no gol croata e passou a arriscar de fora da aérea, sem conseguir levar medo ao gol de Pletikosa.

Aos poucos, os Vatreni começaram a se fechar mais em sua defesa, com os camaroneses sendo cada vez mais ineficientes em penetrar no setor adversário. Aumentando mais a marcação, a Croácia segurava o resultado e em algumas ocasiões criava jogadas de contra-ataque, como aos 30 onde após cobrança de falta Mandzukic acabou sendo pego em posição de impedimento.

Sem conseguir vencer os croatas nas jogadas de ataque, os camaroneses passaram a prezar pelas faltas e com isso acabaram ficando desfalcados em campo. Aos 39, após um contra-ataque armado pelos europeus, Song atingiu as costas do atacante Mandzukic e recebeu o primeiro cartão vermelho do jogo.

Com um jogador a mais que Camarões, a Croácia passou a tocar a bola e administrar o resultado até o final do primeiro tempo, preservando o placar em 1 a 0.

Na segunda etapa, a Croácia não quis esperar muito para garantir sua permanência na disputa por uma vaga nas oitavas-de-final. Logo aos 2 minutos, Perisic roubou a bola de Itandje e tocou na saída do goleiro camaronês. Com os africanos ficando cada vez mais desesperados para marcar o gol, a Croácia teve facilidades para ampliar a vantagem. Assim, depois de diversas chances criadas pelo time dos Balcãs, o terceiro gol acabou saindo aos 16, quando Mandzukic cabeceou forte após cobrança de falta e deixou no fundo das redes.

Com 3 a 0 no marcador, a equipe de Niko Kovac passou a esperar os seus adversário e tentar resolver nos contra-ataques. Dessa maneira, aos 27, o brasileiro naturalizado Eduardo da Silva chutou cruzado e a bola acabou rebatida pelo goleiro. Na sobra, Mandzukic apenas tocou e chegou ao quarto gol de seu time.

Já com o jogo praticamente resolvido, o selecionado europeu apenas administrou o resultado até os minutos finais e garantiu sua primeira vitória na competição. Agora, a Croácia tem um jogo de vida ou morte contra o México, enquanto os camaroneses apenas cumprem a terceira rodada da competição jogando contra o Brasil, nesta segunda-feira (23), no Estádio Mané Garrincha em Brasília.

FICHA TÉCNICA
Copa do Mundo
Camarões x Croácia

Local: Arena Amazônia (AM)
Data-hora: 18/06/2014, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Auxiliares: Bertino Miranda e Tiago Trigo (Portugal)
Cartões Vermelhos:Song
Gols: Perisic, Olic, Mandzukic (2 gols)

CAMARÕES: Itandje; Mbla, Chedjou (Nounkeu), N’Koulou, Assou-Ekotto, Matip, Song, Enoh, Choupo-Moting (Edgard Salil), Aboubakar (Webo), Moukandjo Técnico: Volker Finke

CROÁCIA: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren, Pranjic, Modric, Rakitic, Sammir (Kovacic), Perlsic (Recic), Olic (Eduardo da Silva), Mandzukic. Técnico: Niko Kovac

Espanha é a quinta campeã a ser eliminada na 1ª fase


por Daniel Japiassu
Espanha é a quinta campeã a ser eliminada na 1ª fase
Foto: Getty Images
Os deuses do futebol aprontaram de novo. Mais um campeão do mundo dá adeus à Copa em que defendia o seu título. A derrota para o Chile por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã (parece que o estádio não dá mesmo sorte aos comandados de Vicente Del Bosque), obrigou a Espanha a fazer as malas mais cedo e voltar para casa. Justiça seja feita, o fracasso faz com que os espanhóis se juntem a um grupo de respeito.
ITÁLIA EM 1950 - É verdade que a seleção italiana de 1950 não tinha nenhum integrante do time campeão (aliás, bicampeão) de 1938. Mas, de qualquer forma, o país detinha o título. Passada a Segunda Guerra Mundial, os italianos chegaram sem grandes pretensões ao Brasil. E foram eliminados após derrota para a Suécia (3 a 2) e vitória sobre o Paraguai (2 a 0). Como suecos e paraguaios empataram por 2 a 2, a Azzurra ficou pelo caminho.
BRASIL EM 1966 - Na Copa da Inglaterra, os bicampeões tentavam o tri, com uma equipe repleta de veteranos de
1958 e 1962 e algumas caras novas - que só se consolidariam na seleção quatro anos mais tarde, como Jairzinho, Gerson e Tostão. Após um começo até razoável (2 a 0 na fraca Bulgária), duas derrotas (ambas por 3 a 1, diante de Hungria e Portugal) e uma eliminação precoce e dolorida.
FRANÇA EM 2002 - Poucas eliminações foram tão festejadas no Brasil quanto esta. Algozes da seleção na final de 1998, no Stade de France, os franceses conseguiram uma segunda façanha (a primeira, convenhamos, fora o
título quatro anos antes): Zidane, Trezeguet e cia. acabaram eliminados da Copa do Japão e da Coreia do Sul com duas derrotas (1 a 0 para Senegal e 2 a 0 para a Dinamarca) e um empate (com o Uruguai), sem fazer um mísero gol.2
ITÁLIA EM 2010 - Buffon, Cannavaro e Pirlo (este entrou apenas no terceiro jogo), líderes da campanha de 2006, na Alemanha, bem que tentaram evitar o pior - no caso, a "bivergonha" italiana. Mas não houve jeito.
A Azzurra patinou nos gramados da África do Sul e embarcou de volta ao final da primeira fase. Na bagagem, empates em 1 a 1 com Paraguai e a fraca Nova Zelândia e derrota para a Eslováquia, por 3 a 2.

ESPANHA EM 2014 - Nesta edição do Mundial, de volta ao Brasil, o tiki-taka - que encantara o planeta na Copa da África e nas Eurocopas de 2008 e 2012 - emperrou. E nem foi preciso chegar ao terceiro jogo da primeira fase contra a Austrália, no próximo dia 23. O time de Vicente Del Bosque apanhou da Holanda (5 a 1) e do Chile (2 a 0). Como os holandeses e os chilenos venceram os dois primeiros jogos, já não há matemática capaz de classificar Iniesta, Xavi Alonso e seus companheiros.

Jogadores de Camarões trocam socos em meio a goleada sofrida contra a Croácia

por Edimário Duplat
Jogadores de Camarões trocam socos em meio a goleada sofrida contra a Croácia
Foto: EFE
Não foi somente o resultado de 4 a 0 sofrido contra a Croácia que envergonhou a população camaronesa na noite desta quarta-feira (18) na Arena Amazônia, em Manaus. Antes do termino da partida, nos acréscimos do segundo tempo, os atletas africanos Assou-Ekotto e Moukandjo discutiram em campo e quase saíram às vias de fato no gramado amazonense.

Os jogadores camaroneses tentaram iniciar uma briga física após a discussão verbal, com Ekotto dando uma cabeçada no companheiro, que acabou respondendo com um tapa. Entretanto, com o atacante Samuel Eto’o, no banco de reservas, chamando atenção dos atletas, o clima parecia ter se acalmado no jogo. Logo após o término da partida, Eto’o ainda tentou conversar com o lateral-esquerdo, que se distanciou do artilheiro e passou para o vestiário da Arena Amazônia.

Eliminada da competição, Camarões terá sua partida de despedida da Copa do Mundo 2014 ao enfrentar o Brasil nesta segunda-feira (23), na Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Lei que regulamenta adicional de periculosidade para motociclistas será sancionada nesta quarta

Lei que regulamenta adicional de periculosidade para motociclistas será sancionada nesta quarta
Foto: Reprodução
A presidente Dilma Rousseff sancionará, nesta quarta-feira (18), a lei que inclui a atividade de quem trabalha com motocicleta no rol de profissões consideradas perigosas. Os profissionais terão direito a adicional de 30% sobre o salário por periculosidade. De acordo com a Secretaria Geral da Presidência, a norma vai abranger quem trabalha como mototaxista, motoboy, motofrete e com serviço comunitário de rua. O texto a ser sancionado deverá ser publicado na edição do Diário Oficial da União desta sexta (20) e vai especificar a partir de quando a regra passará a valer. Conforme dados do Ministério da Saúde, o número de mortes em acidentes de trânsito com motocicletas no país aumentou 263,5% entre 2001 e 2011. 

Cidade holandesa estuda a criação de povoado exclusivamente LGBT

Cidade holandesa estuda a criação de povoado exclusivamente LGBT
Foto: Divulgação
A cidade de Tilburg, localizada no sul da Holanda, propõe criar um povoado fechado para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. A iniciativa, ainda em fase de análise, tem o objetivo de permitir que a população LGBTT possa “viver em segurança”, segundo o jornal holandês Brabants Dagblad. No entanto, centenas de pessoas já opinaram nas redes sociais sobre a proposição com críticas, em sua maioria. O veículo ainda destacou que Amsterdã é uma cidade “gay-friendly”. Os estados da Flórida e do Alabama, nos Estados Unidos, já criaram cidades gays e a França também estuda, desde o ano passado, um plano para criar um município com tal formato. Com informações do jornal Folha de S. Paulo.

Odebrecht é denunciada por trabalho escravo; MPT requer condenação de R$ 500 milhões

Odebrecht é denunciada por trabalho escravo; MPT requer condenação de R$ 500 milhões
O grupo empresarial Odebrecht foi denunciado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por manter 500 trabalhadores em condições análogas à escravidão na construção de uma usina em Angola. A ação requer que a Odebrecht pague indenização de R$ 500 milhões por danos morais coletivos.Saiba mais sobre esse caso na coluna Justiça.

Maracanã: Chilenos invadem sala de imprensa, quebram porta e são presos

por Felipe Santana
Maracanã: Chilenos invadem sala de imprensa, quebram porta e são presos
Fotos: Pedro Torre / Lance
Antes da partida contra a Espanha, nesta quarta-feira (18), milhares de torcedores da seleção do Chile se juntaram para promover uma grande festa em uma das praias do Rio de Janeiro. Cena bem diferente do que aconteceu na sala de imprensa do Estádio Maracanã, quando cerca de 40 minutos antes do jogo, por volta das 15h20, quase 100 chilenos que estavam sem ingressos, em uma atitude de vandalismo, decidiram invadir o espaço destinado aos repórteres. Como se não bastasse a invasão, os torcedores quebraram portas, derrubaram parte da estrutura móvel e proporcionaram momentos de tensão, com direito a fuga dos seguranças e policiais.
A situação foi controlada cerca de 20 minutos depois. Os chilenos conseguiram ter acesso ao local através de um portão que, no momento da invasão, era utilizado para permitir a entrada de uma ambulância.

Fan Fest de partida Brasil x México atrai público recorde

Fan Fest de partida Brasil x México atrai público recorde
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
A Fifa Fan Fest desta terça-feira (17), durante a partida entre Brasil e México pela primeira fase da Copa do Mundo de futebol, teve o público recorde de 30 mil pessoas. De acordo com a Saltur, o volume significa o dobro do registrado no primeiro dia do evento, na última quinta (12), que totalizou 15 mil torcedores. Além da exibição do jogo, a última edição da Fifa Fan Fest contou com Ju Moraes como principal atração musical, que entrou no espaço em cima de um trio elétrico. Com a proximidade dos festejos de São João, está prevista a participação do forrozeiro Adelmário Coelho na próxima celebração, que acontece nesta sexta (20). Segundo o secretário municipal do Escritório da Copa (Ecopa), Isaac Edington, os shows nos intervalos dos jogos favoreceram a tranquilidade no evento. "São mais intimistas e isso tem agradado ao público que se sente à vontade para frequentar o local", afirmou Edington. Em todo o Brasil, a Fifa Fan Fest atingiu a marca de 1,3 milhão de espectadores de acordo com informações da Agência Brasil. 

A Educação Pública dos meus sonhos por Tássio Revelat





Uma educação pública de qualidade que possibilite a formação de cidadãos críticos, autônomos, resilientes e protagonistas da sua própria história, é de fato, uma fábrica de democracias e a principal arma para o progresso, o desenvolvimento sustentável e a transformação do mundo.
Sonho em ver uma educação alicerçada nos valores humanos, no multiculturalismo e na pedagogia do afeto, na qual os diferentes não sejam apenas tolerados, mas apreciados. Almejo também uma organização curricular baseada na pedagogia de projetos de modo que o conhecimento seja produzido de forma transdisciplinar e as múltiplas inteligências e níveis de consciência do ser cognoscente ( aprendente) sejam reconhecidos e estimulados.
Sonho também com a concretização de uma política salarial consistente, capaz de tornar a área atrativa, com professores recebendo um salário base de doze mil reais, trabalhando em sala de aula apenas um turno e no oposto desenvolvendo atividades de pesquisa e planejamento.

Imagino professores sendo capacitados constantemente por meio de cursos de aperfeiçoamento profissional (cursos livres, especializações, mestrados e doutorados) ofertados gratuitamente pelo Estado e sendo vistos como a flor de lótus de uma sociedade.

Anseio que em cada Escola Pública tenha uma equipe multidisciplinar composta de psicólogos e assistentes sociais para atender demandas internas e externas que afetam o comportamento e aprendizagem significativa dos estudantes. Sonho todos os dias com escolas mais humanizadas , atrativas e adaptadas, com auditórios, piscinas, laboratórios, bibliotecas e salas amplas, com multimídias e climatização. Salas com apenas 15 alunos por turma, onde os estudantes possam produzir o conhecimento utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação, onde eles estudem em tempo integral, tendo a oportunidade de almoçar na escola e participar de cursos técnicos, oficinas de artes ( dança, poesia, teatro), atividades esportivas ( futebol, xadrez, artes marciais) e holísticas ( meditação, visualização criativa). Dessa forma, criaríamos uma educação inclusiva, corporal, poética e filosófica, por meio da qual o individuo seria reconhecido na sua globalidade. Nessa Ecologia dos Saberes, a Educação estaria em comunhão com a vida.

Com o intuito de fortalecer a relação escola-comunidade, na escola dos meus sonhos, os discentes deveriam apresentar os seus trabalhos para a comunidade, na praça pública mais próxima, sendo avaliados de forma processual. Eles teriam que identificar os problemas do seu bairro e propor soluções ricas e criativas. Participariam todo mês de atividades extra-classe em espaços propícios para a produção e vivência do conhecimento, tais como: museu, cinema, teatro, centros de cultura, universidades, parques naturais, reservas indígenas, comunidades quilombolas, etc.

Na Escola dos meus sonhos, os mestres populares e demais referências seriam convidados para participar de atividades nas escolas onde eles falariam sobre assuntos de grande relevância social. Haveria também um sistema de comunicação escolar composto de um jornal e uma rádio cujos conteúdos seriam criados pelos próprios alunos, tendo em vista a socialização das informações relativas a comunidade escolar.

Nessa realidade, as escolas só poderiam funcionar com base numa pesquisa semestral com foco na escuta dos alunos, funcionários, professores e profissionais sobre o que eles pensam acerca da unidade escolar. Assim sendo, o colegiado escolar, o grêmio estudantil e a rede de parceiros da escola seriam ampliados e fortalecidos criando métodos avaliativos que possibilitem respostas criativas e eficientes às questões levantadas. Nessa gestão democrática e autônoma, as relações hierárquicas seriam horizontais, tendo como eixo central a aprendizagem significativa e colaborativa.

Na educação pública dos meus sonhos, os pais dos alunos participariam, a cada dois meses, de atividades na unidade escolar, para juntos com o corpo docente, refletir sobre o desenvolvimento dos seus filhos. Tudo com base em metas e estratégias.

Portanto, quando essas utopias se tornarem realidades, teremos uma sociedade mais criativa, saudável, humana, produtiva,sustentável, capaz de manifestar os altos valores éticos, morais e estéticos que desenham um novo e revolucionário processo civilizatório. Essa é a educação dos meus sonhos. E qual é a sua? 




Tássio Revelat ( Historiador, pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Conselheiro Municipal de Educação de Lauro de Freitas e Poeta.) Tassiohist@gmail.com

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares