domingo, 18 de junho de 2017

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO EM LAURO DE FREITAS 2017


São João Lauro de Freitas 2017: Festa popular, Cultura e Tradição

Atualmente na cidade ocorrem quatro manifestações referentes aos festejos juninos, três deles direcionados ao Centro, são esses: O Arrasta Jegue, Tradição Chapéu e Gravata, Os Cangaceiros de Ipitanga, e uma no Quingoma, o Bicho de Pé. Todas elas, são grandes manifestações populares,

O Arrasta Jegue: Tradicional festejo da cidade, ao qual iniciou existia a cultura de várias carroças e casamentos na roça, era puxado por um trio e uma banda junina e quando terminava o percusso, pensa que acabava? Que nada, ainda existia um palco ao qual o povo se direcionava e continuava a festa. O festejo conta com a organização do senhor "Zé Augusto".

Tradição Chapéu e Gravata: Vem da tradição antiga do "São João bater em sua porta", as pessoas saem vestidos de roupas quadriculadas ou de chitas e os homens de "Chapéu e Gravata". Durante o trajeto ocorre algumas paradas, representando a tradição do São João bater em sua porta, ao qual ás famílias recebem o grupo do cortejo com comidas e bebidas típicas dos festejos juninos. O festejo conta com a organização de "Artêmio Luz", mestre em cultura popular, Marcos Ribeiro, Antônio Abreu e Judson.

Cangaceiros de Ipitanga: Vem representando o cangaço do rei do baião, Luiz Gonzaga, onde ás pessoas se caracterizam de cangaceiros com a participação masculina e feminina. O festejo conta com a organização do Ver. Edivaldo Palhaço.





Bicho de Pé: Tradição junina onde eles abordam a figura do "Negro fujão", onde todos participam. O ponto em destaque é que essa tradição ocorre no bairro de Quingoma, onde tem uma força indígena e quilombola muito forte na cidade. O festejo conta com a organização de Joilson do Quingoma.

Essas manifestações ocorrem em período junino, sendo o Chapéu e Gravata, Arrasta Jegue e Cangaceiros saindo no mesmo dia, no dia 24, durante o dia.

A concentração do Chapéu e Gravata será ás 10:00 horas, com um diferencial, você pode trocar seu figurino levando 1k de alimento não-perecível no momento do evento. O Arrasta Jegue está vendendo camisas e Cangaceiros além de camisas, tem um figurino próprio do cangaço. O Bicho de Pé que tem sua saída no dia 25, também conta com sua doação de 1k de alimento não-perecível.

Nada é mais incisivo como marcador da identidade de um povo do que a cultura em que este povo mesmo se define. Sem ela, tal identidade simplesmente desaparece, dissolve-se, deixando ali, como consequência, uma amorfa massa humana. Daí ser imperativo o reconhecimento, incentivo e preservação da cultura popular de forma que as gerações futuras sintam-se não só herdeiras, mas também valedoras de gigantesco e precioso tesouro. E é isso que essas manifestações vem realizando na nossa cidade reunindo mais de 15 mil pessoas durante os festejos.

Então, agora que você já sabe de tudo que rola na cidade, não fique de fora, escolha o festejo que mais combina com você e caia na festa, convide amigos e familiares e apoie a cultura da sua cidade.
Redator: Yuri Teixeira

Conquista: Menino atacado por rotweiller é salvo por cachorro vira-lata

Um garoto de seis anos, atacado por um rotweiller, foi salvado por um cachorro vira-lata em Vitória da Conquista. O pai do menino tentou salvá-lo, mas foi o vira-lata que conseguiu afastar o cão feroz. Segundo o Blog do Anderson, o menino sofreu ferimentos profundos na cabeça, braço e orelha e foi levado para um hospital, onde foi atendido. Familiares contam que o ataque ocorreu quando a criança brincava na rua, quando a cadela rotweiller saiu de uma casa e atacou o menino. O pai correu para acudir o menino, mas a cadela conseguiu empurrar o homem. O animal mordeu a criança e a balançava de um lado para o outro. Nesse momento, apareceu o cão vira-lata da família, que conseguiu afastar o cachorro maior. Ainda segundo o Blog, os donos da rotweiller não quiseram dar entrevista. O garoto recebeu alta do hospital, mas continua sob cuidados médicos. O caso ocorreu na última sexta-feira (16).

Senhor do Bonfim: MP recomenda que prefeitura não promova ‘guerra de espadas’

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à prefeitura de Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru, que não promova, prepare, apoie ou coopere com a “guerra de espadas” na cidade. Na terça-feira (13), o município, que tem tradição nos festejos juninos, sancionou o projeto de lei que transforma a tradicional guerra de espadas em patrimônio cultural e imaterial da cidade. Antes, a proposta tinha sido aprovada pela Câmara de Vereadores em maio (lembre aqui). Conforme o MP, via G1, a recomendação diz que quem for pego participando da "brincadeira" pode ser preso em flagrante e responder pelo crime previsto na lei de combate à posse e comercialização de armas de fogo e munição. A pena é de três a seis anos de prisão, além de pagamento de multa. Em Senhor do Bonfim, a medida, no entanto, divide opiniões na cidade. Alguns moradores apoiam o acontecimento, enquanto outros defendem o fim da prática por conta dos perigos de queimaduras nos participantes. No São João de 2016, ao menos 19 pessoas tiveram ferimentos no município por conta da guerra de espadas.

Incêndio em Portugal deixa pelo menos 57 mortos e dezenas de feridos

Pelo menos 57 pessoas morreram e 59 ficaram feridas no já considerado maior incêndio florestal ocorrido em Portugal. A contagem foi atualizada na manhã deste domingo (18). Segundo autoridades, o motivo do incêndio é desconhecido. O mais provável é que a região tenha sido um raio que atingiu uma árvore e daí o fogo se alastrou. Conforme a Agência Lusa, a vila mais afetada é de Pedrogão Grande, na região da Leiria, a 150 quilômetros ao nordeste da capital, Lisboa. Dos 59 feridos, 18 foram transferidos para hospitais e cinco deles estão em estado grave, afirmou o secretário do Interior, Jorge Gomes. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares