domingo, 5 de maio de 2013

OFICINA CULTURAL DO GRUPO BAMBOLÊ 2013

Todos os sábados pela manhã das 08 as 11 horas  e pela tarde das 14 as 17 horas, na Escola Municipal da Vila Praiana em Lauro de Freitas,  aberto para comunidade em parceria com o PEA ( Programa Escola Aberta) .
VEJAM O VÍDEO 

VEJAM O VÍDEO

TOPA é iniciado com 48 turmas em Lauro de Freitas


Na manhã deste sábado, dia 4 de maio, a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), fez a abertura oficial do TOPA – Todos pela Alfabetização, programa ligado ao Brasil Alfabetizado, do Governo Federal. O lançamento marcou o reinicio das atividades do programa que já tem 48 turmas fechadas para essa primeira etapa. O evento aconteceu na Escola Municipal Santa Júlia, na Itinga, e contou com a presença de professores, coordenadores e alunos já matriculados.
O secretário da Educação, Edmilson Santos, afirmou que a Prefeitura está empenhada em cumprir a meta estabelecida pelo programa para alfabetizar mais de 800 alunos nesta primeira etapa do programa. “Será um grande desafio, mas vamos utilizar todos os nossos recursos para que o processo de alfabetização desses jovens e adultos aconteça de acordo com o esperado”, declarou.
Dados do último Censo indicam que 8,3% das pessoas com mais de 15 anos em Lauro de Freitas não são alfabetizadas, o que significa cerca de 6500 pessoas. Para a diretora dos Projetos de Alfabetização de Jovens e Adultos da SEMED, Siomara Reis, o empenho dos professores alfabetizadores é decisivo para mudar essa realidade: “Com a habilidade e o compromisso deles, contando com a parceria da Prefeitura, podemos garantir que esse quadro seja modificado em nossa cidade”, disse.
Vânia Pessoa, diretora do Departamento Pedagógico da SEMED, afirmou que com o TOPA o município poderá reinserir na sociedade as pessoas que ainda não são alfabetizadas. “Muitas vezes as pessoas não conseguem emprego por não serem alfabetizadas e essa é uma forma de exclusão. É muito importante reconhecer que os alfabetizadores desempenham um papel decisivo na vida desses indivíduos”, afirmou.
O evento contou também com a participação de Edmilson Silva, chefe de gabinete do prefeito Márcio Paiva, Gustavo Ferraz, superintendente de Indústria, Comércio e Serviços, Eliana Marback, secretária do Planejamento e Márcio Cruzoé, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, dentre outras autoridades e representantes das secretarias municipais.

DECOM – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Lauro de Freitas
Praça João Thiago dos Santos, s/n, Centro
Lauro de Freitas-BA  |  CEP 42700-000
Tel.: 71 3288-8764

ANIVERSARIANTE DO 05 DE MAIO DE 2013 - TIAGO FARIAS

TIAGO FARIAS
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Jô Soares manda Galvão Bueno calar a boca em programa


Jô Soares manda Galvão Bueno calar a boca em programa
O apresentador Jô Soares recebeu em seu programa na madrugada deste sábado (4) o comentarista esportivo Galvão Bueno e o ex-arbitro Arnaldo Cézar Coelho. No meio da conversa, sem conseguir fazer uma nova pergunta ao comentarista, Jô o mandou calar a boca. Confira a notícia na Coluna Holofote. 

Igreja beatifica primeira negra brasileira


Igreja beatifica primeira negra brasileira
Foto; Gil Leonardi/Imprensa MG
A filha de escrava Nhá Chica será beatificada neste sábado (4) em Baependi (MG). Será a primeira negra beatificada pela Igreja Católica no país. Francisca de Paula de Jesus (1810-1895), mineira de São João del Rei, era leiga, ou seja, não pertenceu a ordens religiosas. O milagre atribuído a Nhá Chica foi a cura, há 18 anos, de uma doença cardíaca congênita sem a necessidade de cirurgia. A devota curada é a professora aposentada Ana Lúcia Meirelles Leite, 67. Analfabeta, a "santinha de Baependi" e "mãe dos pobres", nomes a que foi chamada, nunca se casou. Aos dez anos, perdeu a mãe, também solteira, e cresceu com o irmão, dois anos mais velho, Teotônio Pereira do Amaral, que ficou rico. Nhá Chica, sua herdeira, distribuiu tudo como esmola e ergueu uma pequena igreja. A beatificação é o passo que antecede a canonização. Para se tornar santa, é preciso comprovar mais um milagre. A mineira entra em uma lista de apenas 5 santos e 80 beatos brasileiros reconhecidos pela Igreja Católica.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares