quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Governo decide reconhecer ofício das baianas de acarajé como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia


Governo decide reconhecer ofício das baianas de acarajé como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia
Atividade é reconhecida há 7 anos pelo governo federal |Foto: Secom
Sete anos após o ofício das baianas de acarajé se tornar bem cultural de natureza imaterial, inscrito no "Livro dos Saberes", via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - um reconhecimento federal - o governo do Estado também considerou de “relevância” o registro em âmbito estadual. Nesta sexta-feira (25), o governador Jaques Wagner (PT) assina o decreto que reconhece a atividade como "Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia". “O reconhecimento propicia que o Saber e o Modo de Fazer do Acarajé tenham a continuidade garantida por intermédio de políticas de salvaguarda – elaboração de leis que preservem a tradição, divulgação dos conhecimentos, proporcionar apoio oficial às entidades relacionadas às baianas e fomentar a melhoria das condições de produção, reprodução e circulação relacionadas ao bem cultural”, afirmou a administração estadual. Ainda segundo o governo da Bahia, o registro engloba os rituais envolvidos na produção, nos modos de fazer, na preparação do local de venda, na arrumação no tabuleiro do acarajé e dos demais quitutes.

Série D: CBF confirma nova fórmula e Bahia perde uma vaga


Série D: CBF confirma nova fórmula e Bahia perde uma vaga
Feirense foi um dos representantes do estado neste ano| Foto: Glauber Guerra /BN
Em 2013, a Série D terá uma nova fórmula. Em vez de 40 agremiações, a competição passará a ser disputada por 32 clubes. Com isso, a Bahia, que tinha duas vagas no certame, a partir de agora só irá contar com um representante.Saiba mais detalhes na Coluna Esportes.

Apple, Microsoft, Windows 8 e seus novos tablets


Apple, Microsoft, Windows 8 e seus novos tablets
Foto: Divulgação
A Apple acaba de lançar o seu mais novo brinquedinho. O mini iPad. No preço não tem nada de mini. Mas aparentemente possui mais tecnologia embarcada, uma vez que já possui conexão nativa para redes WIFI, 3G e 4G que agora passam a se chamar simplesmente de conexão celular. Redes estas, 4G, que estão prometidas para nós aqui no Brasil em abril de 2013. Tudo bem; a primeira fornada de mini iPad também não chegará aqui tão cedo. A não ser que você viaje para o exterior e consiga um. Veja mais na Coluna Mercado.

Homem que foi ao próprio velório em Alagoinhas se torna notícia internacional


O lavador de carros que foi ao próprio velório em Alagoinhas, no nordeste baiano, após um equívoco da família, se tornou notícia na mídia internacional. O mal entendido só foi desfeito quando Gilberto Araújo chegou em casa no domingo (21) e se deparou com um corpo que foi identificado por familiares como se fosse seu. O verdadeiro morto só foi reconhecido depois pela outra família que confirmou que se tratava de um morador de rua natural de Dias D’Ávila. O caso ganhou repercussão na rede ABC News, no New York Daily News e nos britânicos BBC, The Guardian, Daily Mail e The Telegraph. O site americano Fox News deu o título "Brasileiro chega ao próprio funeral, chocando participantes".

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES - LAURO DE FREITAS



Olá Dançarinos e Apoiadoras da Dança,

Segue a confirmação da realização do Curso de Qualificação em Dança na cidade de Lauro de Freitas!  As informações de local e horário seguem no web flyer em anexo.
Favor divulgar com estudantes, colegas, amigos e grupos locais e do entorno! Também coloca no seu facebook e de sua instituição!
Muito obrigado, tomara que temos uma presença significativa para essa iniciativa do Estado em nossa região!

David Iannitelli
Articulador Local
Curso de Capacitação em Artes
FUNCEB

Há 11 anos os internos do Hospital da irmã Dulce celebram a vida na Barraca da Gávea


Em clima de celebração,  os internos do Hospital Irmã Dulce nos ensina o quão a vida é bela e cheia de oportunidades. Eles tomam banho de mar, andam pela praia, trocam experiências, são homenagados e apreciam os saborosos pratos da Barraca da Gávea
Há 11 anos a Gávea realiza esse evento duas vezes por ano, o próximo encontro está programado para o mês de dezembro.  Essa ação social conta  com o apoio do Rotary Clube de Lauro de Freitas, Empresa de ônibus Rio Vermelho e o Restaurante Thaisan.

Polêmica: Edcity e Igor Kannário batem boca nos bastidores do Festival de Pagode.




                                          

Rolou o maior bate e boca entre os cantores Igor Kanário, da A Bronkka, e Edcity, nos bastidores do Festival de Pagode, que aconteceu em Salvador na tarde deste domingo (21). 

Tudo começou quando Kanário, durante o seu show, mandou um recado indireto para o colega de profissão. "Ed, faça o seu toque para o povo...", disse ele ainda palco. Após o fim da apresentação, já no backstage do evento, os dois se encontraram e EdCity aproveitou a oportunidade para tirar satisfações com Kanário da indireta. "Tire o meu nome de sua boca", bradou ele, que chegou a dar um tapinha no ombro do rapaz. 

Kanário não gostou da abordagem e partiu para cima do cantor, mas foi contido por algumas pessoas que estavam no local, que não deixaram ele partir para a agressão. Os dois então começaram a trocar ofensas e diversos xingamentos. "O bate boca foi na porta do camarim. Kanário estava dando entrevista quando Ed abordou ele. Mas não teve agressão coisa nenhuma", contou uma fonte à reportagem do iBahia.

Após a confusão, Igor Kanário – que estava muito nervoso - foi conduzido até o carro que o levaria embora, e Edcity subiu ao palco para sua apresentação. Durante o show, o cantor, sem citar nomes, retrucou e mandou um recado para o vocalista da Bronkka. "Para de me imitar alemão", disse ele, que logo depois soltou um palavrão.

O clima entre os cantores de pagode nunca foi dos melhores. Os dois andavam se alfinetando há algum tempo, e em suas apresentações um acabava soltando piadinha para o outro, com frequência.Fonte: Bocão News.

Debate Aratu: Prefeituráveis se provocam com músicas e gritos de guerra


por Juliana Almirante
Debate Aratu: Prefeituráveis se provocam com músicas e gritos de guerra
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O clima voltou a esquentar entre os postulantes à prefeitura de Salvador no terceiro bloco do debate da TV Aratu, na noite desta quarta-feira (24). O candidato Nelson Pelegrino (PT) retomou o assunto levantado pela vice Olívia Santana (PCdoB) sobre a extensão da licença maternidade, que ACM Neto (DEM) seria contra. “Pare com as mentiras por favor, Nelson Pelegrino”, suplicou o democrata. Após o petista elogiar ações do governo estadual na educação, Neto ironizou o tratamento do governo Wagner com o setor e cantou uma paródia que os docentes costumavam cantar à época da greve de 115 dias ocorrida este ano. “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”, cantarolou. 
 

O petista respondeu com outra canção que, conforme destacou, era cantada para o então senador Antônio Carlos Magalhães. “1, 2, 3, ACM no xadrez”, cantou. "Se o senhor quiser, posso cantar muitas musiquinhas”, provocou. “O senhor insiste em falar do senador, mas me dói muito no meu coração o senhor dizer isso”, lamentou o democrata. Pelegrino respondeu que respeita muito a memória do avô de Neto, mas que entoou a paródia apenas em resposta ao adversário. 
 

Em seguida, foi a vez dos internautas voltarem a participar do embate. A primeira pergunta foi sobre o direito de resposta do prefeito João Henrique contra a coligação de Pelegrino, em que o gestor afirmou que foi mandado pelo PT a reduzir a quilometragem do metrô de Salvador pela metade. O participante questionou se a versão do administrador é verídica. “Não é verdade. A história é a seguinte, é da incompetência”, respondeu o petista, que completou ao dizer que a prefeitura recebeu R$ 1 bilhão, mas não conseguiu levar os trilhos para o Acesso Norte. Neto rebateu com a afirmação de que iria “tomar como verdade” quando o oponente declarou que o corte aconteceu em 2005, já que o prefeito era da base do governo estadual. “Nessa época ele era o maior aliado do PT”, completou o democrata. O segundo internauta fez uma questão sobre as propostas do candidato ACM Neto para a mobilidade urbana na cidade. “Um sistema integrado de qualidade, com mais linhas de ônibus, é a solução”, definiu o prefeiturável. Após Neto voltar a comentar o uso de helicóptero pelo governador Jaques Wagner, Pelegrino respondeu com o argumento de que a administração dos aliados gastava mais para o uso de aeronave. “Pare de mentir”, rebateu o democrata. “Nunca ouvi falar de um governador da Bahia que saísse do Palácio de Ondina para o Centro Administrativo de helicóptero”, completou.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares