terça-feira, 8 de novembro de 2011

CULTURA - GONÇALO E O PÉ DE OITI - ÁRVORE HISTÓRICA DE LAURO DE FREITAS

                                  
Foto:Maria Vitória Ramos

José Gonçalo Valongo, pais; Gonçalo Isidio Valongo e Marcelina Valongo. Gonçalo casado com Isaura.
 Gonçalo na época de menino, indo e vindo com sua mãe Marcelina de Salvador, viu essa árvore bonita chamada; Oiti, apesar de menino já sabia o significado da palavra; semente, apaixonou-se pelo Pé de Oiti . Este pediu a sua mãe pra trazer um pé de Oiti para plantar aqui em Santo Amaro, Marcelina fez a vontade do filho. De Salvador trouxeram dois pés de Oitis, da Fazenda Saboeiro, da roça de João Barbadinho, que dava os fundas com a Fazenda de Antônio Faustino, Avô de Renê  Magalhães. Um Oitizeiro foi plantado onde está hoje, o outro Oitizeiro foi plantado onde era a antiga Escola Américo Simas, Marcelina mãe de Gonçalo, plantou os pés de Oitis no ano de 1922. Mas os bois de Naninha sempre pastavam por perto e as vezes tentavam comer os pés de Oitis. Quando Gonçalo ou alguém viam os bois, tangiam-nos. Mesmo assim terminou estes comendo o pé de Oiti da Escola Américo Simas. Para proteger sua plantinha tão especial trazida de Salvador, Gonçalo fez-lhe uma cerca em volta, e todos os dias regava-o. Quem cuidava e zelava do Oitizeiro era Gonçalo, sua mãe Marcelina e Geralda de Haroldo, que era prima de Gonçalo, e sobrinha de Marcelina. Geralda as vezes passava dias com sua tia Marcelina. Estes varriam em volta do Oitizeiro e regava-o. Este pé de Oiti cresceu viçoso e bonito, os casais de namorados já daquela época, viam na amigável e frondosa sombra do adolescente Oitizeiro, um espontâneo convite ao romantismo. Estes sentavam em baixo do Oitizeiro, tocavam a conversar, mão na mão e tudo bem. Dito por Chiquinha na época aos 87 anos; eu e Artêmio sentava pra prosar debaixo do Oitizeiro no início do namoro, imagine! De que tempo é essa árvore.
   Eu também sentei em baixo desta árvore para namorar com My Rener. Em épocas especiais para os antigos como; festa do Padroeiro Santo Amaro, Natal, o pé de Oiti ficava lindo todo iluminado. Debaixo deste a noite, era festa dançante do Bar Catari. De manhã á tarde era samba. O pé de Oiti é presença forte e Histórica  de Santo Amaro de Ipitanga. Hoje Lauro de Freitas. Depois de desmedidas  escavações , o velho Oitizeiro mostra sinais de cansaço. Hoje há quem diga que este não é e nunca mais será o mesmo. Esse pé de oiti tem 78 anos de plantado completos no ano 2000. Todo ano no dia 30 de Dezembro comemora-se a Lavagem do Pé de Oiti.

FONTE DE PESQUISA: LIVRO JERÔNIMO GOMBÉ E SANTO AMARO DE IPITANGA
                                         TEREZINHA DA GLÓRIA OLIVEIRA MAGALHÃES

Italiano é preso em flagrante por pedofilia em Jacobina na Bahia Brasil


 A polícia de Jacobina, município no noroeste da Bahia, apresentou no fim da manhã desta terça-feira (8) um italiano de 74 anos preso em flagrante por pedofilia.
De acordo com a polícia, a investigação durou cerca de seis meses. A prisão ocorreu na tarde do último sábado (5), após o homem ser reconhecido por três crianças, que teriam sido perseguidas por ele e conduzidas a uma casa, onde ele pediu para que elas tirassem a roupa. Duas delas fugiram, enquanto a terceira dormiu após ser dopada com um produto químico colocado em um lenço, informou a polícia. 
O italiano foi autuado em flagrante delito por estupro de vulnerável e está detido no Complexo Policial de Jacobina à disposição da Justiça. Na casa dele a polícia apreendeu biquínis infantis, roupas íntimas de crianças e preservativos.

HUMOR - É PARA RIR

BAMBOLÊ EDUCANDO - FAÇA A SUA DOAÇÃO DE MATERIAIS ESCOLARES

CONTRIBUA COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E CRIANÇAS
 Se você quer participar, olhe do lado esquerdo da tela do computador você vai ver uma foto com o pedido das Crianças de materiais escolares, faça a sua parte pela Educação , mande sua mensagem e ajude o desenvolvimento das crianças. Quando estiver com material escolar entre em contato com o grupo para agente poder fazer a Matéria e divulgar no Blog.
Mais informações entre em contato com o Grupo. NOSSO EMAIL E TELEFONE 
artemiodaluz@hotmail.com
Tel: 71 8725-5543   71 9938-2683


FAÇA A SUA DOAÇÃO DE MATERIAS ESCOLARES

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares