segunda-feira, 15 de junho de 2015

Prazo para uso de extintor veicular ABC será prorrogado pela terceira vez

Prazo para uso de extintor veicular ABC será prorrogado pela terceira vez
Foto: Divulgação
O prazo para a obrigatoriedade do extintor veicular do tipo ABC será prorrogado mais uma vez, conforme anúncio do Ministério das Cidades, após pedido do ministro Gilberto Kassab. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicará uma nova resolução para determinar uma nova data. De acordo com o G1, esta é a terceira vez em que o prazo é prorrogado. O primeiro adiamento ocorreu no começo deste ano, quando a multa pela falta do extintor ABC começaria a ser aplicada em 1º de janeiro. No dia 7 daquele mês, o governo mudou o prazo para 1º de abril. Em março, uma segunda resolução adiou o prazo para cumprimento da norma, fixando-o em 1º de julho. Quando entrar em vigor, a resolução irá punir com multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação, os motoristas que trafegarem com extintor que não seja do tipo ABC. De acordo com o Portal Brasil, o pó deste extintor é capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.

No Dia dos Namorados, mulher doa rim para salvar vida do marido

No Dia dos Namorados, mulher doa rim para salvar vida do marido
Foto: Reprodução/G1
Dulce e João Paulo, juntos há mais de 30 anos, deram nesta sexta-feira (12), Dia dos Namorados, a demonstração de uma das maiores provas de amor existentes. Não, eles não subiram ao altar. Fizeram melhor: Dulce Ester de Oliveira doou o rim ao parceiro, vítima de uma doença avançada no órgão. De acordo com o G1, João Paulo Zarur, de 60 anos, foi diagnosticado há três com Glomerulopatia Membranosa, doença que afeta o funcionamento dos rins, e enfrenta uma rotima delicada com tratamento de hemodiálise em São José dos Campos (SP). Ele tem alimentação restrita e pode beber apenas pequenas doses de líquidos. Como a melhor solução para cura seria o transplante de rins, a própria parceira decidiu passar por exames e verificar a compatibilidade entre os dois. “É muito ruim vê-lo fazendo o tratamento, sofrendo sem poder comer e beber direito”, afirma Dulce. No primeiro exame feito por ela, um erro acusou incompatibilidade para doação. Um novo teste realizado em São Paulo, porém, deu novas esperanças ao casal. “Quando o exame deu errado, fiquei muito triste. Chorei muito, porque eu queria ser a doadora dele. Quando saiu que eu poderia, quis marcar a cirurgia na hora”, conta a mulher. Ao marcar a cirurgia, uma outra surpresa. A única data próxima disponível seria justamente no Dia dos Namorados. “Na hora caiu nossa ficha. A ideia é poder comemorar e fazer tudo o que a gente não podia. Não é apropriado para o horário dar detalhes”, diz Zarur, aos risos, sem nenhum sinal de sofrimento. Ao falar do ato de solidariedade da mulher, João Paulo é só elogios. “Não tenho nem o que falar dessa mulher. Ela me acompanha há mais de 30 anos e está me devolvendo a vida. Não tem preço, não tenho o que falar. Isso é amor mesmo”, afirmou.

Traje robótico auxilia cuidadoras a carregarem pacientes com facilidade no Japão

Traje robótico auxilia cuidadoras a carregarem pacientes com facilidade no Japão
Foto: AFP Photo/Yoshikazu Tsuno
Na província de Kanagawa, no Japão, o atendimento aos idosos ganhou um recurso de alta tecnologia. Todas as 30 casas de repouso da província receberam trajes robóticos para ajudar os cuidadores a levantar e transportar os pacientes com mais facilidade. Chamado Membro de Apoio Híbrido, ou Hybrid Assistive Limb (HAL), o equipamento foi criado pelo professor Yoshiyuki Sankai, da Universidade de Tsukuba, e fabricado pela empresa Cyberdyne. O traje robótico foi desenvolvido para aprender como o usuário se move e ajudá-lo a executar os movimentos mais difíceis, como levantar pesos.

Petição quer proibir que pais furem orelha de bebês e crianças


Petição quer proibir que pais furem orelha de bebês e crianças
Foto: Reprodução
Uma petição enviada ao Ministro das Crianças do Reino Unido, Edward Timpson, quer que seja ilegal que pais furem as orelhas de bebês e crianças antes que tenham uma idade mínima. De acordo com o Catraca Livre, o documento foi lançado há 10 dias e já tem mais de 35 mil assinaturas, 90% do desejado por Susan Ingram, organizadora do movimento.
 
De acordo com o texto da petição, furar as orelhas é “é uma forma de crueldade com as crianças. Dor severa e medo são infligidos às crianças desnecessariamente para satisfazer a uma vaidade dos pais. Outras formas de danos físicos às crianças são ilegais – então não deveria ser diferente”. 
 
Os pais que decidiram assinar a petição fizeram comentários sobre o tema. “Até que a criança possa entender e dizer que quer os furos, do contrário é cruel. Elas não têm escolha e, como mãe de duas meninas, acho que elas já são bonitas o suficiente”, avaliou Jemma B.
 
A maior parte dos pais prefere furar as orelhas dos filhos ainda bebês para que sintam menos dor. Como é uma área de cartilagem, quanto mais nova é a criança, mais fino é o lóbulo da orelha e menor é a dor no momento do furo.

MEC divulga lista de aprovados no Sisu 2015 do meio do ano; veja lista

por Estadão Conteúdo
MEC divulga lista de aprovados no Sisu 2015 do meio do ano; veja lista
Foto: Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 15, o resultado da edição de segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015. Para acessar o resultado, clique aqui. A plataforma digital do MEC reúne cerca de 55,7 mil vagas em 72 instituições públicas de ensino superior e as inscrições foram encerradas na última quarta-feira, 10. Para consultar o resultado, os candidatos devem acessar a página do Sisu e informar número de inscrição e senha no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Apenas os candidatos que fizeram o Enem e não tiraram zero na redação puderam concorrer às vagas de 1.564 cursos de graduação e 298 carreiras, disponíveis pelo Sisu. Caso seja selecionado, o candidato deve se matricular na instituição de ensino nos dias 19, 22 e 23. Entre os dias 15 e 26, os alunos que não foram selecionados poderão se inscrever na lista de espera.

‘Eu tenho certeza de que o PT não me quer', diz Neto sobre possível interesse

por Alexandre Galvão / Rebeca Menezes
‘Eu tenho certeza de que o PT não me quer', diz Neto sobre possível interesse
Foto: Alexandre Galvão / Bahia Notícias
O prefeito de Salvador ACM Neto disse estar lisonjeado com o fato de alguns partidos estarem interessados em sua filiação. Desde o início da discussão sobre uma possível fusão do DEM, já houve especulações de que ele poderia ir para o PDT, PTB, PSB, PPS, PMDB e, mas recentemente, PSDB. Mas após um jornalista brincar sobre a possibilidade de interesse do PT, Neto fez questão de ser taxativo. “Pelo amor de Deus. Isso está fora de cogitação. Eu tenho certeza de que o PT não me quer, e eu não iria para o PT em nenhuma hipótese, nenhuma circunstância”, garantiu, rindo. Ainda assim, o prefeito afastou a ideia de que já haja algo definido sobre seu futuro político. “É natural que nesse momento, respeitando o calendário eleitoral, que impõe que até o início de outubro exista uma definição de filiações partidárias, existam várias especulações [...] Ocorre que essas conversas primeiro precisam acontecer dentro do Democratas. Me sinto muito bem onde estou, me sinto em casa no meu partido”, explicou, durante o evento que marcou o início das obras no Rio Vermelho, nesta segunda-feira (11). O gestor disse que é preciso ter “muita calma”, e que não faz especulação em respeito aos partidos que integram sua base de governo. Para ele, primeiro é necessário que se esgote a discussão dentro de seu próprio partido antes de se pensar em outras possibilidades. Segundo ele, a opção “tanto pode ser de ficar onde eu estou muito bem, como também pode ser, caso nós entendamos que é o melhor para o futuro, mudar para outro partido, sendo que qualquer mudança vai acontecer preservando a coerência, o respeito com a história e com o compromisso de construir um projeto diferente para Salvador, para a Bahia e para o Brasil”.

Travestis e transexuais podem pedir nome social no Enem a partir desta segunda

Travestis e transexuais podem pedir nome social no Enem a partir desta segunda
Foto: Catarina Costa / G1
Candidatos travestis e transexuais poderão solicitar a partir desta segunda-feira (15) o uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela internet. Para isso, basta acessar a página de inscrição do exame e enviar os documentos solicitados. O prazo para que isso seja feito é dia 26 de junho. De acordo com a Agência Brasil, podem solicitar o uso no nome social os candidatos que fizeram a inscrição no Enem. De acordo com o portal do exame, o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente de acordo com sua identidade de gênero deve preencher um formulário, assiná-lo e enviá-lo pelo sistema junto com uma foto recente e um documento com foto. Os pedidos serão avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No dia do exame, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam. O nome social passou a ser adotado oficialmente na aplicação do exame no ano passado, mas era preciso solicitar o uso por telefone. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios. Segundo dados preliminares, aproximadamente 8,5 milhões se inscreveram no Enem. Para ajudar os candidatos a se preparar para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem que reúne todas as questões desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

'Quem descobriu o Brasil?' é pergunta mais feita por portugueses no Google

'Quem descobriu o Brasil?' é pergunta mais feita por portugueses no Google
Foto: Reprodução
Às vezes pode parecer que o Brasil só é conhecido por causa do carnaval, do samba ou do futebol. Mas um levantamento feito pelo Google Brasil para a Folha de S. Paulo mostra que outros países tem interesses muito mais diversos e até curiosos sobre o país. Em Portugal, por exemplo, a pergunta mais feita na rede de buscas é "Quem descobriu o Brasil?" (o português Pedro Álvares Cabral), seguida por "quem colonizou o Brasil". Enquanto Portugal não conhece a própria história, parece que os Estados Unidos não presam tanto por aulas de geografia. Variações de "onde fica o Brasil" e "em que país fica o Brasil" são as mais comuns entre as feitas por americanos. Contudo, eles também se interessam por "brazil butt lift" (cirurgia para aumentar nádegas), "Brazil nuts" (Castanha do Pará) e "Brazilian Wax" (depilação de todos os pelos púbicos). Para os argentinos, o interesse é predominantemente sobre a novela Avenida Brasil, que ficou famosa no país vizinho. As perguntas mais frequentes foram sobre quando ou como terminava a novela ou "quem matou Max". Já os iraquianos parecem não saber muito sobre o país. Os tópicos mais buscados em árabe foram "qual é o idioma do Brasil?", "Onde fica?" e "Qual é a capital?". Tanto entre os portugueses, quanto os americanos e iraquianos tiveram um tópico em comum: filmes ou atores pornô.

LAURO DE FREITAS;CINE TEATRO,FÓRUM DE MEIO AMBIENTE 2015.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares