quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Charge do Borega - Bahia Notícias

Protesto de baianas sugerido por vereadora pode deixar Salvador sem acarajé por 24h

por Sandro Freitas
Protesto de baianas sugerido por vereadora pode deixar Salvador sem acarajé por 24h
A capital baiana pode passar um dia inteiro sem o quitute símbolo do estado, o acarajé. Pelo menos essa é a ideia da vereadora Fabíola Mansur (PSB), que após uma audiência pública sobre as profissionais nesta quinta-feira (18), cobrou que a prefeitura adie o lançamento de um decreto para regulamentar a profissão, programado para sair em cinco dias. Após pedir a criação da Frente Legislativa em Defesa das Baianas de Acarajé na Câmara, Fabíola afirmou que é preciso mais tempo para discussão de mudanças na atividade e sugeriu um boicote. “Acredito na sensibilidade da secretária Rosema (Ordem Publica) e do prefeito ACM Neto. Agora, caso eles não deem chance de ser criado um Grupo de Trabalho para aprimorar a portaria, a gente deve rodar a baiana", brincou Fabíola, que sugeriu as baianas passarem um dia sem vender os bolinhos nas ruas de Salvador, em forma de protesto. A mobilização não foi acertada ainda, mas pode acontecer caso não exista avanço nas negociações. Segundo a presidente da Associação de Baianas de Acarajé e Mingau (Abam), Rita Santos, o principal entrave está na proibição de montagem dos tabuleiros na praia, conforme decisão do juiz Luis Carlos D’Ávila, da 13ª Vara Federal. “Não temos nenhum tipo de explicação. Já tentamos diversas vezes entrar em contato com ele e não conseguimos. Tenho medo de que se realmente nos tirarmos da areia aqui em Salvador, isso possa vir a acontecer em outras praias como em Lauro de Freitas, na orla de Camaçari e até nas ilhas”, afirmou. Um balanço feito pela associação contabilizou 550 baianas trabalhando nas praias entre a Cidade Baixa e Ipitanga, enquanto a prefeitura contabiliza apenas 110. 

Nova droga na África do Sul mistura heroína, maconha e veneno para rato


Em um espaço aberto próximo à estação de trem na cidade de Soweto, na África do Sul, vários jovens em seus 20 e poucos anos fumam nyaope, um novo coquetel de drogas. Alguns deles parecem mortos-vivos de tão alterados. 'Estava estudando, mas abandonei por causa das drogas. Deixei a escola aos 14 anos', diz Thuli, com os olhos vidrados. Ela diz não ver futuro para si própria. Thuli tem apenas 16 anos e está dependente de uma droga extremamente viciante que está se espalhando pelo país, fazendo novas vítimas diariamente. O nyaope é um pó esbranquiçado - heroína de baixa concentração misturada com ingredientes como veneno para rato e, em alguns caso,s até mesmo farelos de remédios para pacientes com HIV. Polvilhado sobre maconha, faz um coquetel altamente viciante e destrutivo. 'Eu preciso fumar esta coisa. É nosso remédio. Não podemos viver sem. Se eu não fumar, fico doente', diz outro usuário, que prefere não dar seu nome, entre baforadas da droga.
Aprisionados
Apesar de estarem trastornados, esses dependentes dizem que querem largar o nyaope porque percebem que foram aprisionados por uma droga que os está levando para um caminho sem volta. 'Quando éramos jovens, fumamos maconha primeiro, no colégio, antes de começar com as coisas mais pesadas', diz Kabelo, um depedente de 32 anos. 'Agora a juventude está começando com o nyaope - direto com as coisas pesadas', observa. Enquanto enrola outro cigarro da droga com seus dedos de unhas pintadas de rosa, Nomyula, de 23 anos, comenta o futuro: 'Minha família quer me ajudar. Eles acham que a prisão será boa para mim como uma reabilitação'. Ao custo de cerca de R$ 4,50 a dose, a droga é relativamente barata. Mas conforme ela vai afetando a vida dos usuários, muitos deles logo começam a roubar para sustentar o vício. Eles fazem inimigos em suas próprias famílias e na comunidade.
Recuperação
Ephraim Radebe, um dependente em fase de recuperação, diz que foi agredido por pessoas da rua de cima de sua casa. 'Eles me perseguiram, ma bateram com tijolos, dizendo que eu precisava morrer. Um homem trouxe gasolina e eles queriam me queimar', conta. Radebe diz que ficou 'doente e cansado de estar doente e cansado' o tempo todo, e agora já está livre das drogas há dois meses - para alívio de sua mãe, cuja vida havia se transformado em um inferno. 'Quando eu voltava para casa, tirava meus brincos e os colocava na bolsa', lembra a mãe de Ephraim, Rose Radebe. 'Na manhã seguinte, eles tinham sumido. Ele roubava de mim e até mesmo da casa da minha mãe ou dos vizinhos.' 'Essa coisa está destruindo os pais ainda mais que os filhos, porque todos os dias você se pergunta: 'Onde eu errei?'', afirma.
Campanhas educacionais
Apesar de conter heroína, o nyaope ainda está em processo de ser qualificado como substância ilegal. O governo diz que isso prejudica os esforços de levar à Justiça os casos envolvendo a droga. Também há denúncias sobre policiais trabalhando em conjunto com os traficantes. O nyaope é principalmente encontrado na província de Gauteng, onde estão Johannesburgo e Soweto. Mas um coquetel semelhante, conhecido como whoongais, também é encontrado nas ruas de Durban, na costa leste do país, enquanto comunidades na província do Cabo Ocidental, no sudoeste, sofrem com a droga Crystal Meth, conhecida localmente como tik. Acompanhando o rápido aumento na dependência de drogas, o governo prometeu estabelecer um centro de reabilitação em cada uma das nove províncias sul-africanas e investir em campanhas educacionais. A julgar pela velocidade na qual o nyaope está se espalhando, parece claro que a estratégia do governo não está funcionando.
Ajuda
Percebendo que a ajuda disponível não é suficiente, Radebe e outro dependente em recuperação, Anwar Jones, estão ajudando outros viciados a parar de fumar nyaope. les os encontram quando estão fumando ou em lixões nos quais procuram coisas para vender e financiar a próxima dose. 'Eu não me vejo como um ser humano', diz um jovem ao retirar fios de cobre de um equipamento elétrico. 'Mas você é', responde Jones, que passou por um treinamento gratuito para oferecer terapia a dependentes. 'E a mudança pode acontecer. A mudança vai acontecer', diz ele. 'Queremos ajudar você a ficar limpo, a se reconciliar com sua família e ter uma vida melhor.' (EBC)

Greve dos bancários está mantida até segunda-feira, diz presidente de federação



A greve dos bancários não deve terminar essa semana. Segundo o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (FEEB-BA/SE), Emanoel Souza, a greve continua, pelo menos, até a próxima segunda-feira (23) e não houve nenhuma negociação com os bancos. Souza ainda informou que o Comando Nacional estará de plantão em São Paulo, a partir da próxima terça-feira (24), aguardando qualquer reunião para negociação. "Na base da Bahia e Sergipe, a greve começou muito forte", destacou o presidente da FEEB-BA/SE. Nos dois estados, 640 unidades ficaram fechadas neste primeiro dia de greve, que é por tempo indeterminado. No ano passado, o número foi de 439, segundo ele. Na tarde desta quinta-feira (19), a categoria se reuniu para discutir o encaminhamento da greve. À noite, uma assembleia dos bancários está marcada para às 18h30. Os bancários da base do Sindicato da Bahia decidiram aderir à paralisação nacional por tempo indeterminado em assembleia realizada na semana passada. A categoria reivindica reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação). A pauta de reivindicações também inclui, por exemplo, maior participação nos lucros e resultados, fim das metas, do assédio moral, investimentos em saúde e segurança, além de melhores condições de trabalho. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece 6,1% de reajuste e, segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia, nas mesas de negociação negaram os principais itens da pauta de reivindicações.  (Correio)

Mulher seminua passeia de moto no centro da Feira de Santana

Um casal sem capacete em uma motocicleta chamou atenção de todos que passaram pela da Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana na noite desta quarta-feira (18), a mulher que estava na garupa da motocicleta estava seminua usando apenas biquíni fio dental. Os curiosos tiraram fotos e postaram no facebook, outras pessoas olhavam reprovando a situação. Apesar do não uso do capacete o casal não foi identificado. As informações são do site Acorda Cidade/Foto: Reprodução / Facebook

PREFEITO E VICE DE LAURO DE FREITAS VISTORIA OBRAS DO CENTRO PAN-AMERICANO DE JUDÔ

Na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, o vice-prefeito Bebel Carvalho e o secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, vistoriaram as obras do Centro Pan-Americano de Judô, na Praia de Ipitanga.

O secretário falou de aspectos da obra, a exemplo das vagas de estacionamento, e ainda afirmou que no prazo de um mês a construção começará a tomar forma vertical. Serão erguidos três prédios, além do ginásio e das piscinas olímpicas.
No encontro, os gestores reforçaram ainda mais a parceria entre a Prefeitura de Lauro de Freitas e o Governo da Bahia para a conclusão da obra, que está prevista para abril de 2014. Segundo Vaconcelos, o equipamento será um dos primeiros a estar concluído para as competições de 2016. "Esse projeto coloca o município no programa Olímpico e no mapa Olímpico do Judô mundial. Lauro de Freitas será a capital desta modalidade de esporte".
O prefeito Márcio Paiva destacou a importância da inserção social através do Centro Pan-Americano de Judô. "Além da grande importância para esta modalidade esportiva, o centro vai requalificar o local, vai inserir nossa gente que pratica esporte, vai incentivar nossos jovens. É um objeto de inserção social e isso nós estaremos buscando sempre. A parceria social com projetos que agreguem nossa gente será cobrada ao Centro Pan-Americano de Judô".
O vice-prefeito Bebel Carvalho destacou a importância de incentivar o esporte lembrando sua vivência na prática esportiva durante a adolescência. "O esporte sempre foi uma característica do dia-a-dia do nosso povo. Eu, por exemplo, praticava o Surf, e aqui em Lauro de Freitas são muitas modalidades praticadas e buscadas pelas pessoas e principalmente os jovens. Hoje, vejo que essa cultura esportiva começa a ganhar mais respeito e força com a vinda do Centro Pan-Americando de Judô. Nossa gestão prioriza a inserção popular no esporte e com o Judô não será diferente". 

PROFESSORES E ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL BARTOLOMEU DE GUSMÃO EM LAURO DE FREITAS SE REVOLTAM COM A EXONERAÇÃO DA DIRETORA


VEJAM A REPORTAGEM NA INTEGRA NO BLOG DE PAULO LISBOA
Paulo Lisboa - A voz da cidade: BOMBA: Professores e alunos do Colégio Estadual Ba...: Os professores e funcionários do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão foram pegos de surpresa na manhã desta terça feira (17/09) com uma ...

ANIVERSARIANTES DO DIA 19 DE SETEMBRO DE 2013

EDNIRCE PASSOS


ROBSON PITANGA


WELLINGTON MACHADO


JANA FERREIRA


LUIS HENRIQUE
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares