domingo, 27 de abril de 2014

ANIVERSARIANTES DO DIA 27 DE ABRIL DE 2014

LÍVIA MARTINS

RUBI BICHIR

JÉSSICA CRISLANE

FERNANDA OLIVEIRA


PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Em carta, Prisco pede que policiais façam ‘trabalho de excelência’ na Copa

Em carta, Prisco pede que policiais façam ‘trabalho de excelência’ na Copa
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O vereador Marco Prisco pediu, através de uma carta trazida por um de seus advogados, que os policiais façam “um trabalho de excelência na Copa do Mundo”. “Vamos todos continuar trabalhando em prol da sociedade bahiana, pois graças a vcs a paz sempre reinar (sic) na Bahia”, diz no texto. O presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) pede ainda que, assim como policiais programaram entregar flores brancas à população durante a Micareta de Feira de Santana neste sábado (26), todos os PMs da Bahia façam o mesmo para mostrar seu “carinho e respeito”. Segundo o site da Aspra, o coordenador-jurídico da associação, Fábio Brito, garantiu que o pedido do vereador soldado Prisco será cumprido e as associações continuarão a orientar os policiais militares a trabalharem normalmente. “A permanência das tropas federais foi desnecessária. A presença do exercito, com homens armados de fuzis, em pleno centro urbano, gerou intranquilidade, quando a situação na cidade já estava, há dias, normalizada. Mas agora tudo volta ao normal, o exército já deixou a cidade”, afirmou. Preso desde o último dia 18 por sua participação na greve da Polícia Militar de 2012, o vereador escreveu outra carta destinada à mulher e aos filhos. Na última quarta-feira (23), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de Habeas Corpus feito pela defesa do edil.

Papa Francisco canoniza João Paulo II e João XXIII

por Agência Estado
Papa Francisco canoniza João Paulo II e João XXIII
Foto: Alberto Pizzoli / AFP Photo
O papa Francisco declarou neste domingo a canonização de seus antecessores João Paulo II e João XXIII diante de centenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, numa cerimônia sem precedentes que ganhou peso histórico ainda maior com a presença do papa emérito Bento XVI. Foi a primeira vez na história que um papa em exercício e um papa emérito celebraram uma missa juntos em público, ainda mais em um evento realizado para homenagear dois de seus mais famosos antecessores. Recitando em latim, Francisco disse que, após deliberações, consultas e orações pela divina providência, "declaramos e definimos que os abençoados João XXIII e João Paulo II sejam santos e os incluímos entre os santos, decretando que eles devem ser venerados como tais por toda a Igreja". A declaração foi recebida com aplausos da multidão que lotou a Praça de São Pedro. O Ministério do Interior da Itália havia previsto que em torno de 1 milhão de pessoas assistiriam à missa de canonização na Praça de São Pedro, nas ruas dos arredores e em outras "piazzas" nas cercanias, onde foram instaladas telas gigantes de TV para a transmissão da cerimônia. Reis, rainha, presidentes e primeiros-ministros de mais de 90 países assistiram à missa. Também participaram da cerimônia cerca de 20 líderes judaicos dos EUA, Israel, Itália, Argentina e Polônia, em sinal de reconhecimento dos avanços feitos nas relações entre católicos e judeus durante as administrações de João XXIII e João Paulo II e na dos sucessores que celebraram a canonização de ambos. Fonte: Associated Press.

Policiais militares realizam ato na Micareta de Feira

Policiais militares realizam ato na Micareta de Feira
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
Policiais militares distribuíram rosas brancas durante a Micareta de Feira de Santana neste sábado (26). O ato pacífico, realizado no Circuito Maneca Ferreira (Avenida Presidente Dutra) durante a passagem dos trios, trazia um cartaz com a frase “Prisco pede paz, por que a prisão?” – em referência à prisão do vereador Marco Prisco (PSDB) no dia 18, em operação da Polícia Federal. Durante a passagem da Patrulha da Paz, os policiais permaneciam em silêncio e seguiram em direção ao camarote da Polícia Militar. Todos os participantes usavam branco, e alguns vestiam camisas com uma foto do edil em que estava escrito “Prisco me representa”. A ação foi elogiada pelo próprio tucano, em carta enviada para PM. No texto, o presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) pede que todos os policiais do estado distribuam flores mesmo para mostrar à população seu “carinho e respeito”. Informações do site Acorda Cidade.

Museus da Bahia sofrem com estado de abandono

Museus da Bahia sofrem com estado de abandono
Foto: Angeluci Figueiredo
Referências na preservação do passado e da memória cultural, museus baianos parecem não receber o carinho do tempo presente. Um dos locais em que o abandono é mais flagrante é o Wanderley Pinho, que fica na localidade de Caboto, em Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Construído no século 16 (no Engenho Freguesia), tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1944, o local foi transformado em museu em 1971. Matéria do Correio (Alexandre Lyrio) aponta que a degradação chegou a trazer riscos de desabamento da casa-grande e da capela. Uma reforma de emergência em 2004 manteve o prédio de pé, mas o museu continua fechado. Outro que sofre com a falta de manutenção e cuidado é o Museu de Ciência e Tecnologia (MCT), na Boca do Rio, em Salvador. Fundado em 1979 pelo então governador Roberto Santos, o local está fechado desde o início da década de 90. Ele abriga peças que têm sido pouco a pouco destruídas. Primeiro da América Latina no gênero ciência, o museu têm várias de suas peças corroídas pela ação do tempo. O que pode ser visto com o avião, a primeira prensa automática da Bahia e o relógio de sol do artista plástico Jamison Pedra. Para tentar recuperar esses locais, um contrato de R$ 190 milhões assinado nesta quarta-feira (23) entre o governo do estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pode mudar a vida do museu Wanderley de Pinho e outros monumentos na Baía de Todos os Santos. Do montante, R$ 16 milhões seriam destinados para o projeto da museóloga Fátima dos Santos, que luta para revitalizar o museu.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares