quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Nordeste lidera participação do turismo no PIB brasileiro


Nordeste lidera participação do turismo no PIB brasileiro
Foto: Reprodução
O turismo no nordeste responde por 9,8% do PIB do país, segundo dados do Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil, encomendado pelo Ministério do Turismo à Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Leia mais na Coluna Mercado! 

Senado aprova prazo de 60 dias para atendimento de pacientes com câncer

O plenário do Senado aprovou, na noite de terça-feira (30), um projeto de lei que estabelece o prazo de até 60 dias para que pacientes com câncer recebam o primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Caso o estado de saúde da pessoa que necessita de atendimento seja grave, o prazo pode ser menor. O intervalo de dois meses é contado a partir da confirmação do diagnóstico. O tratamento pode ser cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. O projeto também prevê acesso "gratuito e privilegiado" a analgésicos derivados do ópio, como morfina, aos pacientes que sofram com dores intensas. Cada estado deverá, ainda, ter um plano de instalação de serviços de oncologia para ampliar os serviços. O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. Se aprovada, a lei deve entrar em vigor 180 dias após publicação no Diário Oficial da União.

Desligamento de equipamento de proteção causou apagão no Nordeste, diz ministro


Desligamento de equipamento de proteção causou apagão no Nordeste, diz ministro
O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta quarta-feira (31), que o apagão que atingiu todos os estados do Nordeste na última sexta-feira (26) foi causado pela falta de religamento de um equipamento de proteção de linha de transmissão. O equipamento, que fica localizado em uma linha de transmissão entre o Tocantins e o Maranhão e é operada pela empresa Taesa, do grupo Cemig, passou por uma manutenção uma semana antes do apagão. Por isso, precisou ser desligado. De acordo com Zimmermann, se o equipamento de proteção da linha de transmissão funcionasse, o curto-circuito não teria provocado o apagão. Além disso, a empresa deveria ter feito testes para identificar o funcionamento do sistema de proteção depois da manutenção, o que também não ocorrei. Por estes motivos, a Taesa pode ser multada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a conclusão do relatório, o governo reafirmou que o apagão foi provocado por falha humana: a não realização de um teste que apontaria que o sistema de proteção estava desativado.

ACM Neto é homenageado em Brasília e quer iniciar janeiro ‘a todo vapor’


ACM Neto é homenageado em Brasília e quer iniciar janeiro ‘a todo vapor’
Pela primeira vez em Brasília depois de eleito prefeito de Salvador, o deputado ACM Neto (DEM) foi homenageado no Congresso Nacional por parlamentares e servidores. O futuro prefeito foi parabenizado na Câmara Federal por parlamentares de todos os partidos, do governo e da oposição. O democrata ganhou até um bolo. “Sei que vou contar com o apoio de todo o Congresso, de todos os partidos, quando o que estiver em jogo for os interesses de Salvador”, disse o prefeito eleito. Esta semana, ACM Neto começa a discutir com os colegas a transição no comando do partido, além de questões relativas à Salvador. Ele deve ter um encontro com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP). No mesmo dia, antes de embarcar para capital federal, o democrata também afirmou que, ainda esta semana, vai conversar com o prefeito João Henrique (PMDB) sobre a transição. “Quero deixar o caminho livre para que a gente possa começar a todo vapor no dia primeiro de janeiro”, disse. Ele reafirmou que vai “jogar duro” com os empresários de ônibus e do lixo. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares