segunda-feira, 10 de março de 2014

Atletas de stand up paddle e mergulhadores retiram 1,5 tonelada de lixo do mar

Atletas de stand up paddle e mergulhadores retiram 1,5 tonelada de lixo do mar
Foto: Facebook
Praticantes de stand up paddle e mergulhadores retiraram 1,5 tonelada de lixo da Baía de Todos-os-Santos neste domingo (9), no trecho entre o Museu de Arte Moderna e o Porto da Barra. Entre os materiais encontrados estavam geladeira, fogão, bicicletas, cadeira, pneus, ventiladores, ferro de passar roupas e até mesmo um carrinho de supermercado. Os atletas de stand up paddle da Flotilha Odoyá, que treinam no Yacht Clube da Bahia, tiveram o apoio do grupo de mergulho Fundo da Folia, do mergulhador Bernardo Mussi. Para a realização do evento, a Flotilha Odoyá contou com o apoio da Unijorge e da prefeitura de Salvador, responsável pela remoção do lixo e destinação à reciclagem.

Deficientes carentes podem ter assentos gratuitos em voos

Deficientes carentes podem ter assentos gratuitos em voos
Foto: Reprodução
O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) expediu, na última quinta-feira (6), uma recomendação para que Azul, Avianca,TAM, Trip e Gol reservem, no mínimo, dois assentos por voo para uso gratuito por pessoas com deficiência e comprovadamente carentes. A medida envolve linhas que tenham a Bahia como destino ou partida e visa garantir a mobilidade de deficientes por meio de transportes aéreos. A recomendação, de autoria do procurador regional dos Direitos do Cidadão, Leandro Nunes, requer ainda a ampla divulgação dos requisitos necessários para o uso da reserva dos assentos, inclusive nos sites das companhias aéreas, que através de ferramentas de acessibilidade deverão prestar maiores esclarecimentos. O texto de baseia na Lei nº 8.899/1994, que determina que é concedido passe livre às pessoas portadoras de deficiência, comprovadamente carentes, no sistema de transporte coletivo interestadual”. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia concluído que a mera reserva de assentos não seria capaz de retirar o interesse na exploração econômica dos serviços de transporte aéreo.

Dilma apoiará PMDB em seis estados com candidatos do PT

Dilma apoiará PMDB em seis estados com candidatos do PT
A presidente Dilma Rousseff promete apoiar candidaturas do PMDB em seis estados onde o PT pretende anunciar nomes para a disputa eleitoral, de acordo com reportagem da Folha. Entre eles, Maranhão, Paraíba, Rondônia e Tocantins, onde os senadores José Sarney (AP) e Vital do Rego (PB) reclamam apoio. A concessão é uma resposta da petista à reivindicação do PMDB por mais espaço dentro do governo, mas não atende ao principal pedido da sigla aliada: o comando de ministérios. No encontro com a cúpula peemedebista na manhã desta segunda-feira (10), Dilma e o ministro Aloizio Mercadante ouviram o vice-presidente, Michel Temer, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), além do líder do partido no Senado, Eunício Oliveira (CE), e do presidente da sigla, Valdir Raupp. Após a reunião, ainda não houve consenso sobre o espaço do PMDB no primeiro escalão.   

Companhia aérea proíbe comissárias de casar e engravidar durante primeiros anos de contrato

Companhia aérea proíbe comissárias de casar e engravidar durante primeiros anos de contrato
A companhia aérea Qatar Airways, uma das maiores do mundo, foi acusada pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) de impedir suas comissárias de voo de engravidar e se casar durante os primeiros cinco anos de trabalho. "A empresa tem a pior política de direitos das mulheres entre as companhias aéreas", disse Gabriel Mocho, porta-voz do grupo, à agência de notícias Reuters. "Se você vier procurar emprego na Qatar Airways, lhe damos um documento informando quais são as regras e regulamentos. Se você, como um indivíduo maduro, aceita essas condições, não deve se queixar", completou. Em todo o mundo, por recomendação médica, é comum proibir que mulheres grávidas façam parte da tripulação. Algumas empresas, no entanto, permitem que elas trabalhem até os três meses de gravidez. Depois disso, é indicado que as funcionárias podem ser remanejadas para trabalhos em terra. A Emirates, outra companhia área, afirmou que as mulheres que engravidam nos três primeiros anos de emprego saem do quadro de funcionários. Se ficarem grávidas depois do período, podem tirar licença-maternidade remunerada.

27 DE MARÇO DIA DO CIRCO E DO TEATRO - VEJAM PROGRAMAÇÃO EM LAURO DE FREITAS

Trajeto por onde passa cortejo da Mudança do Garcia pode ganhar nome de ‘Riachão’

por Alexandre Galvão
Trajeto por onde passa cortejo da Mudança do Garcia pode ganhar nome de ‘Riachão’
Foto: Divulgação
O trajeto por onde passa todos os anos a Mudança do Garcia pode ganhar um nome no Carnaval de Salvador de 2015. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) apresentou um projeto de lei que prevê o batismo do cortejo de Riachão, em homenagem ao sambista e compositor soteropolitano. “É uma homenagem justa. Ele é um patrimônio do Brasil e este é um desejo antigo dos moradores do bairro do Garcia”, contou a comunista, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo Aladilce, este ano o circuito, segundo autorização do Conselho Municipal do Carnaval, já foi chamando pelo nome do sambista. A intenção agora é “oficializar” a questão. O projeto se encontra atualmente na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Salvador e ainda irá ser votado no plenário da Casa.

Com um a menos, Vitória vence Catuense e continua invicto no Campeonato Baiano

Com um a menos, Vitória vence Catuense e continua invicto no Campeonato Baiano
Foto: Jorge Reis / Agência Haack / Bahia Notícias
O Vitória venceu a Catuense por 3 a 1 na tarde deste domingo (9), em Alagoinhas, pela 15ª rodada do Campeonato Baiano. O time Rubro-Negro jogou com um homem a menos em boa parte do duelo, já que Luiz Gustavo foi expulso aos 35 minutos do primeiro tempo, após dar um pisão no adversário. Os gols do Leão foram marcados por José Welison (duas vezes) e Jonathan Ferrari.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares