quinta-feira, 15 de maio de 2014

Protesto contra Copa: Manifestantes tentam recuar; 'black blocs' se incorporam a ato

por Luana Ribeiro/ Evilásio Júnior
Protesto contra Copa: Manifestantes tentam recuar; 'black blocs' se incorporam a ato
Fotos: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Os cerca de 50 manifestantes que partiram da Praça da Piedade em direção à Arena Fonte Nova, no protesto contra a Copa do Mundo, na noite desta quinta-feira (15), em Salvador, dispersaram o movimento. Diante da barreira da Polícia Militar, que impediu o levante de chegar ao estádio, integrantes do grupo gritaram "vamos parar", mas foram surpreendidos com a chegada de aproximadamente 10 supostos "black blocs", vestidos de preto e com os rostos encobertos por camisas.
Na linha de frente da marcha, diante dos PMs, eles gritam frases como "mídia golpista", contra os repórteres que trabalham na cobertura do ato, e provocam a corporação. Os representantes da passeata pacífica ainda deixaram os postos, enquanto a Avenida Joana Angélica foi totalmente bloqueada. Adiante, há relatos de ações de bandidos na altura do viaduto do Colégio Severino Vieira, que estaria sem policiamento.

76 escolas públicas de Salvador vão receber ingressos para a Copa do Mundo

por Luiz Fernando Teixeira
76 escolas públicas de Salvador vão receber ingressos para a Copa do Mundo
50 alunos do Severino Vieira vão assistir a Espanha x Holanda l Foto: Reprodução
O governo federal divulgou a lista das 901 escolas públicas que vão receber 48 mil ingressos para a Copa do Mundo de 2014. Dessas, 76 são de Salvador, entre municipais e estaduais. Serão 100 ingressos para Espanha x Holanda, 100 para Alemanha x Portugal, 1650 para Suíça x França e 1800 para Bósnia-Herzegovina x Irã. Após a fase de grupos, o número de entradas será reduzido: 50 alunos da Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda vão poder assistir ao jogo das oitavas de final, e outros 50 da Escola Municipal Rui Barbosa verão o duelo das quartas de final. Os diretores das unidades de ensino deverão sortear os alunos por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec). A lista com o nome de todos os alunos sorteados, com os respectivos jogos, será divulgada publicamente antes do início da Copa do Mundo, no dia 12/06.

Protesto contra Copa: Policiais tentam barrar manifestantes; Há PMs com gás de pimenta

por Luana Ribeiro/ Evilásio Júnior
Protesto contra Copa: Policiais tentam barrar manifestantes; Há PMs com gás de pimenta
Fotos: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O comando da Polícia Militar, sob liderança do coronel Valter Menezes, que acompanha o protesto contra a Copa do Mundo em Salvador, na noite desta quinta-feira (15), tenta impedir a passagem dos cerca de 50 manifestantes na altura da sede da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), na Avenida Joana Angélica. O grupo pretende chegar à Arena Fonte Nova para realizar o ato contra os gastos públicos no torneio de futebol, mas a PM só permite a chegada ao Colégio Central.
A reportagem flagrou que, enquanto as partes negociam, policiais já estão com sprays de pimenta em mãos para coibir um possível levante. Algumas lojas da região baixaram as portas.

TRADIÇÃO CHAPÉU E GRAVATA 2011

TRADIÇÃO CHAPÉU E GRAVATA 2012

TRADIÇÃO CHAPÉU E GRAVATA 2013


CONVITE DO P S D C - LAURO DE FREITAS

Família Marinho é a mais rica do país, diz Forbes

Família Marinho é a mais rica do país, diz Forbes
Foto: Reprodução
A revista Forbes divulgou uma lista com as 15 famílias mais ricas do Brasil. De acordo com a revista, a família Marinho, detentora das Organizações Globo, é a mais rica do país, com uma fortuna estimada em US$ 28,9 bilhões – divididos entre os irmãos Roberto Irineu Marinho, João Roberto Marinho e José Roberto Marinho. Segundo a publicação, no primeiro ranking de bilionários, publicado em 1987, apenas três brasileiros foram relacionados: Sebastião Camargo (Camargo Correa), Antonio Ermírio de Moraes (Grupo Votorantim) e Roberto Marinho (Organizações Globo). Atualmente, 65 brasileiros fazem parte da lista. De acordo com a revista, as 15 famílias mais abastadas do Brasil possuem cerca de US$ 122 bilhões, o equivalente a 5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas) do país. A matéria ressalta, ainda, que ter nascido em famílias com grandes fortunas é a melhor maneira de alcançar status bilionários no Brasil. Isso porque, dos 65 bilionários brasileiros no ranking da Forbes, 25 são parentes de sangue, com oito famílias contempladas com membros na mais recente classificação.

Defesa de Prisco reclama de uso de algemas durante transferência para hospital

Defesa de Prisco reclama de uso de algemas durante transferência para hospital
Foto: Ascom
O vereador Marco Prisco foi transferido na noite desta quarta-feira (14) para o Hospital Regional Asa Norte, em Brasília, após receber alta médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base na última semana, informou sua defesa, que reclamou ainda do uso de algemas durante o procedimento, ordenado por uma delegada do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A advogada Marcelle Maron disse que a utilização de braceletes só é lícita em casos de “resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito”. “O vereador está debilitado. Passou por um cateterismo e nunca ofereceu risco, mesmo enquanto sadio. A atitude trata-se de excesso e cabe responsabilização, segundo súmula vinculante do próprio Superior Tribunal Federal”, protestou a defensora do tucano. Uma imagen enviada pela defesa mostra o vereador algemado a uma maca. Conforme seus advogados, Prisco ainda se recusa a comer e beber e perdeu 15 quilos.

Aposentadoria integral por invalidez para servidor público é aprovada em comissão da Câmara

Aposentadoria integral por invalidez para servidor público é aprovada em comissão da Câmara
Foto: Reprodução
A proposta de aposentadoria integral por invalidez para servidores públicos venceu mais uma etapa antes de ser definitivamente sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Nesta quarta-feira (14), a comissão especial da Câmara, que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 170/12, aprovou o parecer do deputado Marçal Filho (PMDB-MS). Atualmente, a Constituição prevê a aposentadoria por invalidez com proventos integrais apenas nos casos de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave prevista em lei, como hanseníase, paralisia irreversível e mal de Parkinson. Caso o servidor sofra um acidente fora do trabalho e fique inválido, por exemplo, ele pode ser aposentado, mas receberá remuneração proporcional ao tempo de contribuição. Segundo a proposta, o objetivo é garantir que todo servidor público receba seu salário integralmente no caso de ficar incapacitado para o trabalho. Com a PEC na prática, a aposentadoria integral se aplicará a qualquer hipótese, como por acidentes domésticos, por exemplo. A previsão é que o texto seja votado em breve na Câmara dos Deputados. Informações da Agência Câmara.

Pré-convocado pela Croácia, polêmico jogador baiano sonha com participação na Copa do Mundo

por Edimário Duplat

Pré-convocado pela Croácia, polêmico jogador baiano sonha com participação na Copa do Mundo
Foto: Divulgação
Assim como Daniel Alves e Dante, outro baiano pode atuar em casa pela Copa do Mundo 2014. Naturalizado croata, o meia-atacante Sammir é um dos 30 pré-convocados pelo treinador Niko Kovac para defender o país na competição de seleções.

Natural de Itabuna, Sammir foi levado as divisões de base do Atlético Mineiro logo aos 11 anos, mas acabou se transferindo para o Atlético Paranaense, onde acabou se profissionalizando. Entretanto, sem agradar no Furacão e depois de ser emprestado para algumas equipes paulistas, o jogador acabou sendo transferido para o Venda Nova de Minas Gerais e emprestado para o Dinamo Zagreb, da Croácia.

Pelos Blavi, o meia foi heptacampeão croata e pentacampeão da copa nacional, chegando a marcar 19 gols na temporada 2010-11. Em seleções nacionais, teve participação nos selecionados brasileiros sub-17 e sub-18, mas acabou escolhendo a nacionalidade estrangeira e integrou a Croácia em três jogos das eliminatórias da Copa 2014 e um amistoso.

Apesar do destaque dentro de campo, Sammir também tem um histórico de indisciplinas e brigas pelo clube eslavo. O auge foi em 2012, quando o atleta recebeu uma multa de 250 mil euros por ter promovido uma festa na concentração do Dínamo para uma partida pela Liga dos Campeões da Europa. Na seleção, foi preterido pelo treinador Niko Kovac nos play-offs contra a Islândia.

Atualmente no Getafe, Sammir fez apenas sete jogos pela liga espanhola e disputa uma vaga na seleção croata com mais 11 atletas do país. Dentre eles, os destaques vão para Luka Modric do Real Madrid, Niko Kranjcar do QPR e Mateo Kovacic da Inter de Milão.

Integrante do Grupo A da Copa do Mundo, a Croácia será a primeira adversária do Brasil e ficará concentrada em Praia do Forte, no municipio de Mata de São João, durante o torneio. Porém, antes do confronto inaugural, os Vatreni tem um amistoso contra a Austrália, marcado para o dia 6 de junho no Estádio de Pituaçu 

Confira abaixo alguns momentos do jogador baiano no futebol croata 


Número de eleitores na Bahia supera média nacional

Número de eleitores na Bahia supera média nacional
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O número de eleitores aptos a comparecer às urnas em 5 de outubro deste ano aumentou na Bahia. Superando o crescimento nacional, que foi de 4,43%, o eleitorado baiano saltou de 9.544.368 votantes, em 2010, quando foram realizadas as últimas eleições gerais, para 10.117.415 em 2014, um acréscimo de 6%. Do total de eleitores do estado, 1.913.122 estão em Salvador, que também registrou alta (4,4%) em relação a 2010, quando a capital tinha um eleitorado de 1.836.490 pessoas. Os números, atualizados até a segunda-feira (12), ainda são parciais. “Este crescimento reflete a mobilização da população baiana diante de campanhas de conscientização coordenadas pela Justiça Eleitoral em nível nacional e local”, opina o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Lourival Trindade. O magistrado lembra que o aumento do eleitorado em 2014 pôde ser percebido já diante da presença do público que se intensificou nos últimos dias do alistamento eleitoral. Do total de 490.808 atendimentos realizados em 2014 na Bahia, 98.082, ou seja, 19,9% da procura do ano, foram realizados somente nos três dias que antecederam o fechamento do Cadastro Eleitoral: 5, 6 e 7 de maio. A maior parte das solicitações tratou de alistamento eleitoral (188.623 pedidos), seguido de transferência (76.337) e da revisão cadastral (218.376).

Senado da Bélgica aprova punição a quem fizer cantadas grosseiras nas ruas

Senado da Bélgica aprova punição a quem fizer cantadas grosseiras nas ruas
O Senado da Bélgica aprovou uma lei que multa as pessoas que façam cantadas agressivas a mulheres em vias públicas. A norma ainda prevê prisão de um ano para quem comete a importunação e punição para quem pratica o assédio nas redes sociais. A Bélgica é o primeiro país europeu a considerar as intimidações sexuais como forma de assédio. O projeto ganhou apoio dos parlamentares depois que a estudante Sophie Peeters gravou um documentário chamado “Femme de la Rue" (A Mulher da Rua) que mostra os assédios que sofre uma mulher ao caminhar nas vias públicas do país. Com uma câmera caseira, durante meses, ela filmou as cantadas e insultos que ouvia de homens na rua. A lei entrará em vigor em junho. De acordo com a ministra federal da Igualdade de Oportunidades, Joelle Milquet, a nova regra encarará como ofensa criminal as intimidações sexuais em via pública. As multas variam entre 50 euros e mil euros. Parte da população belga ainda não sabe como serão feitas as repressões.

Polícia acompanhará protesto contra Copa em Salvador

Polícia acompanhará protesto contra Copa em Salvador
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
A Polícia Militar acompanhará a manifestação contra gastos da Copa do Mundo, marcada por movimentos sociais para a tarde desta quinta-feira (15), em Salvador, para garantir o direito das pessoas de protestar, de acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública. O secretário Maurício Barbosa afirmou que o setor de inteligência foi acionado “para identificar aqueles que têm por intenção a baderna e não a manifestação legítima e democrática”. O titular informou ainda o uso de patrulhas de aproximação para o diálogo “e para fazer contato primário”. Em caso de situação crítica, tropas do Batalhão de Choque e Cavalaria estarão de prontidão. Será utilizado um efetivo de aproximadamente 140 homens, o que inclui os profissionais que farão o controle de tráfego. As entidades que planejaram o protesto são o Comitê Popular da Copa, Intersindical, Conlutas, Movimento Sem-Teto, Atitude Quilombola e o Círculo Palmarino. A concentração para o protesto ocorrerá na Praça da Piedade, às 17h. Os manifestantes deverão seguir pela Avenida Joana Angélia até a Arena Fonte Nova. Informações do A Tarde.

Enem ultrapassa 2 milhões de candidatos inscritos

Enem ultrapassa 2 milhões de candidatos inscritos
Foto: Divulgação
A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já recebeu mais de 2,2 milhões de inscrições. O balanço do total de candidatos registrados até o meio-dia desta quinta-feira (15) foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições estão abertas desde segunda (12) e se encerram no próximo dia 23, pela internet. O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Para realizá-lo, é preciso pagar uma taxa de R$ 35 até 28 de maio. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.

Greve da PM em Recife resulta em sete homicídios em sete horas



Entre 18h desta quarta-feira (14) e 1h desta quinta (15), a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Recife registrou sete homicídios, o que dá uma média de um por hora. Os números se dão por conta da greve da polícia militar, iniciada na noite desta terça-feira (13), após assembleia da PM na frente do Palácio das Princesas. A paralisação tem causado uma onda de saques nos centros comerciais da capital pernambucanae o jogo entre Sport e Bahia, válido pela Série A do Campeonato Brasileiro e agendado para este domingo (18), na Ilha do Retiro, pode ser adiado se a situação não se resolver. Os policiais militares querem reajuste de 50%, mas o governo do Estado já revelou que não poderá chegar a esse número na negociação. (Bocão News)

ANS suspende 161 planos de saúde de 36 operadoras em todo país

ANS suspende 161 planos de saúde de 36 operadoras em todo país
Foto: Reprodução
Um total de 161 planos de saúde de 36 operadoras de planos de saúde teve a suspensão decretada nesta quarta-feira (14). Segundo determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Ministério da Saúde, desse total, 29 planos e 26 operadoras já haviam sido suspensos. Com a nova suspensão, passam a integrar a lista 132 planos e mais dez empresas. De acordo com a agência, os dados fazem parte do nono ciclo de Monitoramento da Garantia de Atendimento. A proibição do comércio dos planos é resultado das reclamações de consumidores que tiveram prazos para consultas, exames e cirurgias descumpridos ou coberturas indevidamente negadas. Segundo a ANS, no último ciclo, foram registradas 13.079 reclamações referentes a 513 operadoras. Saíram da lista de suspensas 21 operadoras. Dezesseis delas tiveram os serviços parcialmente reativados – o que beneficiou diretamente 1,3 milhão de consumidores que têm contratos com 82 planos de saúde. O monitoramento é feito a cada três meses, desde 2011, e resulta em medida cautelar e na suspensão dos planos que tiveram pior desempenho. Segundo o governo, a expectativa é que 1,7 milhão de consumidores que contrataram os planos de saúde em questão devem ter problemas assistenciais sanados.

Paciente é morto a tiros dentro de ambulância em Feira de Santana

Paciente é morto a tiros dentro de ambulância em Feira de Santana
Foto: Reprodução/Mario Sepúlveda/Folha do Estado
Um paciente foi morto enquanto era transferido de ambulância para um hospital em Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (14). Quatro homens em duas motos interceptaram o veículo e executaram o homem a tiros. Segundo a delegada da cidade de Santanópolis, Edileuza Sueli, a vítima havia sido baleada, mais cedo, na região próxima ao olho e estava acompanhada na ambulância pelo motorista e um parente. "Os criminosos pararam o veículo na BA-504 e pediram para as duas pessoas descerem. Eles atiraram no paciente e fugiram", explicou. Ainda de acordo com a titular, o homem havia sido encontrado pela Polícia Militar por volta de 7h30 e encaminhado para o hospital municipal da cidade, onde recebeu os primeiros socorros. Na unidade médica, ele teria confessado que era usuário de drogas. O paciente foi atacado dentro da ambulância por volta de 9h30, quando era transferido para uma unidade em Feira. O motorista do veículo e o parente que o acompanhava não ficaram feridos. A polícia ainda não esclareceu o motivo da execução e investiga quem são os envolvidos no caso.

Com cruzes e velas, movimentos sociais realizam protesto contra Copa nesta quinta em Salvador

Com cruzes e velas, movimentos sociais realizam protesto contra Copa nesta quinta em Salvador
Foto: Max Haack/Ag. Haack/Bahia Notícias
Integrantes de pelo menos seis movimentos sociais participarão, nesta quinta-feira (15) em Salvador, de um protesto contra a Copa do Mundo no Brasil. O ato faz parte do “Dia Nacional de Luta”, mobilização marcada pelo Comitê Nacional da Copa em várias localidades do país. Além de representantes do grupo organizado contra o torneio, os coletivos Intersidical, Conlutas, Sem Teto, Atitude Quilombola e Circuito Palmarino devem integrar a manifestação. Com concentração marcada para as 17h, na Praça da Piedade, uma grande passeata seguirá pela Avenida Joana Angélica até a Arena Fonte Nova. Segundo comunicado divulgado pela coordenação do protesto, os ativistas irão percorrer as ruas da capital com cruzes e velas acesas em referência aos nove operários que morreram durante as obras do Mundial. Outros protestos estão previstos para as demais 11 cidades-sedes do campeonato.  

Cartilha japonesa sobre violência no Brasil aconselha torcedor a não saír à noite na Copa

Cartilha japonesa sobre violência no Brasil aconselha torcedor a não saír à noite na Copa
Foto: Reprodução/Reuters
Uma cartilha elaborada pelo governo do Japão e divulgada nesta quarta-feira (14) faz um alerta à parcela da população que pretende viajar para ver os jogos da Copa do Mundo sobre a “frequência muito alta de crimes em geral” registrada no Brasil. O documento é uma espécie de guia e diz como o japonês deve reagir a abordagens no país e o que fazer para evitar ser alvo de assaltos. Entre as informações, o ministério dos Negócios Estrangeiros destaca que o número de homicídios em Recife, por exemplo, é 43 vezes maior do que no país asiático e que, em Pernambuco, acontecem 200 vezes maios roubos do que território nipônico. "O modus operandi desses crimes são hediondos, armas de fogo, como revólveres, são usados em grande quantidade de crimes e a resistência pode causar risco à vida", adverte. O texto ainda aconselha os visitantes a deslocar-se em grupo, evitar sair à noite e em locais desertos, a vestir-se modestamente, não expor máquinas fotográficas e smartphones, utilizar apenas táxis identificados e, em caso de assalto, entregar os pertences lentamente para evitar “mal entendidos”. 

Rota de seleção suíça e alemã na Copa, BR-367 cede em trecho da orla de Porto Seguro

Rota de seleção suíça e alemã na Copa, BR-367 cede em trecho da orla de Porto Seguro
Foto: Reprodução/G1 Bahia
Integrante da rota de duas seleções que vão treinar e se hospedar no extremo sul baiano, a BR-367 sofre erosão e já perdeu parte da pavimentação na orla norte de Porto Seguro. O trecho danificado fica na altura da Ponta Grande. A Suíça ficará na Praia do Mutá, em Porto Seguro e a Alemanha, na Vila de Santo André, em Santa Cruz Cabrália. Há dois anos, um muro de contenção foi feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), no entanto, a faixa esquerda da pista apresenta rachaduras e começou a ceder.

Por conta das falhas, os veículos que seguem no sentido Porto Seguro – Santa Cruz Cabrália invadem a outra faixa de tráfego. O Dnit informou que o muro de contenção foi instalado como medida emergencial e que o projeto de reforma, que prevê a construção de viadutos, mudança de grade, de eixo e de contenções na orla, deve ser entregue em agosto, após Copa do Mundo. Com informações do G1 Bahia. 

Mirela confirma pré-candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia. Vereadora quer ampliar os trabalhos para todo o estado.

Mirela contou a novidade no plenário da Câmara Municipal
Mirela contou a novidade no plenário da Câmara Municipal

A Vereadora Mirela Macedo deve disputar uma cadeira de deputada estadual nas eleições de 2014 pelo Partido Social Democrático (PSD). A confirmação da pré-candidatura aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Lauro de Freitas durante a sessão ordinária desta terça-feira (13).
De acordo com Mirela, uma conversa no último domingo com o presidente estadual do partido, Otto Alencar, garantiu sua legenda partidária para disputar no próximo pleito.
“Nossa pré-candidatura é resultado do trabalho que estamos desenvolvendo em Lauro de Freitas, atuando em todas as áreas, sobretudo saúde, educação e infraestrutura, cobrando melhorias para a população”, afirma a edil.
Transparência
Eleita Vereadora em 2012 como a terceira mais votada da cidade, Mirela tem se destacado neste quase um ano e meio de mandato pela sua atuação combatente dentro do legislativo.  Em dezembro passado denunciou ao Ministério Público a administração da Câmara Municipal por suspeitas de irregularidade e superfaturamento nas licitações públicas. O caso foi parar nos principais veículos de comunicação do estado, incluindo o jornal A TARDE.
Ministério Público
Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, além de ser membro da Comissão de Educação, desde 2013 Mirela segue fiscalizando as escolas e os postos de saúde ao lado das promotoras de justiça Ana Paula Canna Brasil e Ivana Moreira. A iniciativa faz parte do projeto O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: saúde e educação de qualidade para todos, que tem como objetivo garantir a excelência desses serviços à população.
Além disso, Mirela já documentou denúncia no próprio Ministério Público em relação à depredação da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – de Itinga, bem como o pedido para que a 5ª Promotoria de Justiça investigue a distribuição de alvarás de táxis na cidade.
Conselhos municipais
A atuação legislativa da Vereadora Mirela também está dentro dos Conselhos Municipais de Educação e do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – onde atua como membro titular. Nomeada na Comissão da Mobilidade Urbana de Lauro de Freitas, participa assiduamente das reuniões do colegiado. Na AGERBA, por exemplo, defendeu que os ônibus que circulam em Lauro de Freitas possam entrar na Estação Mussurunga.
Assembleia Legislativa
Segundo a Vereadora Mirela, sua pré-candidatura à deputada estadual nas eleições de 2014 mostra a necessidade de ampliar sua atuação como parlamentar para todo o estado. “Nossa intenção é continuar os trabalhos agora em toda Bahia”, complementa a pré-candidata.
A oficialização da candidatura da Vereadora acontece em junho, após a convenção do partido.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares