quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Três prefeitos do interior da Bahia já estão eleitos.


Os candidatos não tem concorrentes ao cargo.

Em apenas três dos 417 municípios baianos – Lafaiete Coutinho, Ibipeba e América Dourada, não ocorrerá disputa para o cargo de prefeito nas eleições do próximo domingo, 7. Nesses municípios apenas um candidato está registrado. Para vencer, basta um voto válido. O candidato Zenildo Brandão (PP), “Zé Cocá”, é o atual prefeito de Lafaiete Coutinho, município com cerca de 4 mil habitantes e deverá ser reeleito com folga. As pesquisas de opinião apontaram índice de aprovação de sua administração superior a 90%.

Em Ibipeba, cidade com cerca de 17 mil habitantes, o candidato a prefeito Israel Chaves Lélis, do Partido Progressista (PP), concorre à vaga pela segunda vez. Em 2008, ele perdeu a eleição para o atual prefeito, Nei Amorim de Souza. Na cidade de América Dourada, com 16 mil habitantes, o atual vice-prefeito Joelson Cardoso do Rosário (PT) é o único concorrente. Esse tipo de eleição é considerada normal pela Justiça Eleitoral. No caso das cidades com mais 200 mil eleitores, para o candidato ser eleito, ele precisa somar 50% dos votos válidos mais um. Nos municípios com menos de 200 mil eleitores, vence o candidato que receber o maior número de votos válidos.
(Jequié Urgente)

Skol suspende patrocínio do Festival de Pagode Salvador que terá participação da New Hit


A Skol cancelou nesta quinta-feira (4) o patrocínio do Festival de Pagode Salvador em que a banda New Hit deverá fazer o primeiro show após os integrantes serem liberados do Presídio de Feira de Santana. "No caso do "Festival de Pagode Salvador", produzido pela "Salvador Produções", em respeito aos consumidores, a marca decidiu e gostaria de comunicar que suspendeu o patrocínio ao evento até que a questão envolvendo a banda New Hit seja esclarecida”, diz uma nota emitida nesta quinta. A divulgação do evento com a participação do grupo acusado de abusar sexualmente de duas adolescentes na cidade de Ruy Barbosa arrancou protestos de diversos internautas nas redes sociais contra as marcas patrocinadoras.

Jac Motors já tem data para começo de instalação de fábrica na Bahia


Jac Motors já tem data para começo de instalação de fábrica na Bahia
Foto: Divulgação
Após ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff, o decreto 7.819, que incentiva instalação de novas montadoras com redução de IPI, foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (4). O tema foi abordado em coletiva de imprensa em Brasília pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, da Fazenda, Guido Mantega, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp. Às 15h desta quinta-feira (4), na governadoria, em Salvador, o governador Jaques Wagner e o presidente da Jac Motors no Brasil, Sergio Habib, confirmarão a implantação da fábrica em Camaçari, que terá sua pedra fundamental lançada no dia 28 de novembro. A previsão é que até o final de 2014 os primeiros veículos produzidos na unidade baiana cheguem ao mercado. Outra empresa que já oficializou protocolo de intenções para fábrica em Camaçari, a Foton Moton Group deve anunciar a qualquer momento a data em que começará a construção da unidade.

Regra da Fifa ameaça venda de acarajé em jogos da Copa 2014


Davi Lemos, A Tarde
Foto: Raul Spinassé | Ag. A Tarde

Organização proíbe comércio ambulante nos estádios e em perímetro de até 2 km
A Arena Fonte Nova, estádio que vai abrigar jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo em Salvador, pode ficar sem acarajé. A venda do tradicional bolinho, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial, é caracterizada como comércio ambulante. A Fifa recomenda o afastamento dessa modalidade de comércio num perímetro de até dois quilômetros das praças de jogos. O acarajé, em tese, não pode ser concorrente dos hambúrgueres produzidos pela rede McDonald’s, patrocinadora oficial da Fifa. “Até agora ninguém me chamou para conversar sobre a situação das baianas”, reclama a presidente da Associação das Baianas de Acarajé e Vendedoras de Mingau (Abam), Rita Maria Ventura dos Santos. Ela classifica como absurda a hipótese de não haver baianas vendendo acarajé na Fonte Nova. “Eram oito baianas lá dentro que tiveram que sair devido à obra. Agora que está tudo novo vão retirar as baianas? Todas tinham carteira”, conta Rita dos Santos. Leia mais em A Tarde.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares