segunda-feira, 29 de maio de 2017

Mulher dá à luz sêxtuplos após 17 anos tentando engravidar



Ajibola Taiwo é uma nigeriana que vive nos Estados Unidos e há 17 anos tentava realizar o sonho de ser mãe. No dia 11 de maio de 2017 ela finalmente conseguiu realizá-lo. A mulher deu a luz a 6 bebês, num caso raríssimo de gravidez de sêxtuplos. As três meninas e três meninos nasceram às 8h26, no Hospital Infantil de Richmond, estado da Virgínia, Estados Unidos. Os bebês vieram ao mundo após 30 semanas e dois dias de gravidez.
Até janeiro deste ano, o casal pensou que estava esperando por quatro crianças, mas, após um exame de ultrassom, descobriram que havia mais dois. Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, em 4 milhões de nascidos vivos no país em 2015, apenas 24 eram quíntuplos ou outros de ordem superior. A equipe médica para o parto de Ajibola contou com 40 profissionais e precisou de muitas horas de treinamento e simulações.
“A equipe rapidamente se reuniu para iniciar o planejamento pré-natal e planejamento de entrega, incluindo exercícios de pré-entrega e exercícios de ressuscitação”, disse Susan Lanni , MD, diretor do Virginia Commonwealth University Medical Center.
O pai dos bebês, Adeboye Taiwo, disse que os cuidados médicos superaram as expectativas do casal: “Estamos longe de casa, mas a equipe médica é nossa família. Isso é o que nos trouxe até aqui”. Ajibola teve alta uma semana depois do parto, mas os bebês permaneceram no hospital, pois precisam de cuidados especiais. Segundo os últimos boletins, todos eles passam bem.
Fonte: Uol.

São João do Pelô já tem 36 grandes atrações garantidas

O tradicional São João do Pelô deste ano será realizado de 22 a 24 de junho e já possui uma grade de 36 grandes atrações, que se revezarão nos três principais palcos montados no Centro Histórico de Salvador para a festa: no Terreiro de Jesus, no Largo do Pelourinho e no Cruzeiro de São Francisco. Já estão assegurados pela Bahiatursa quatro shows, por dia, em cada um desses espaços, entre locais e nacionais, mas o número de artistas a se apresentar ainda pode aumentar. 

Coordenada pela Bahiatursa, superintendência vinculada à Secretaria de Turismo do Estado, a programação de São João deste ano, excepcionalmente, não se estenderá às praças Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro D’água, que serão fechadas em junho para a execução de obras estruturais. Como nos anos anteriores, o São João do Pelô terá uma programação diversificada e eclética para baianos e turistas que visitam a capital nesse período. 

Investimento

O Governo do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac), vai investir R$ 2,4 milhões nas obras das três praças do Centro Histórico, que permanecerão fechadas nos próximos três meses, prazo previsto para a conclusão dos serviços.

O fechamento obedeceu a uma recomendação do Ipac e do Corpo de Bombeiros após vistoria, realizada em abril, que apontou a necessidade de reformas estruturais de emergência dos largos. Na avaliação do diretor-geral do Ipac, João Carlos Oliveira, por ser aberto nas suas extremidades laterais, os largos tornam-se vulneráveis e bastante fragilizados na época das chuvas. 

Os largos Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro D’água encontram-se em área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo de propriedade do Estado da Bahia e gerido pelo Ipac. Após a reforma, os largos reabrirão com maior qualidade, segurança e conforto para os usuários que frequentam o local.

Desconto de 5% no IPVA para placas de final 5 vale até dia 30 de maio de 2017

Os contribuintes que possuem veículos com placas de final 5 têm até o dia 30 de maio para quitarem o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), existe ainda a opção do pagamento do IPVA em três parcelas, com o vencimento da primeira cota também no dia 30 de maio. Caso o contribuinte prefira pagar em cota única sem desconto, a data limite é 31 de julho.

Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do renavam em mãos. Também neste mês de maio, os proprietários de veículos de placas de finais 3 e 4 que optaram pelo parcelamento devem estar atentos ao pagamento da segunda cota, que vence nos dias 29 e 30, respectivamente. Além disso, no dia 29 também vence o prazo para pagamento em cota única, sem desconto, do imposto devido pelos veículos com placas de final 2.

As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2017, disponível no site da Sefaz, clicando no canal Inspetoria Eletrônica e em seguida em IPVA. A Secretaria da Fazenda ressalta que não encaminha para os contribuintes boleto de pagamento do imposto. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071. O pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado. 



Fonte: Ascom/ Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz)

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas começa a promover no município as Audiências Públicas Territoriais, com objetivo de ouvir os questionamentos dos moradores


Conheça os benefícios de estudar música para o desenvolvimento infantil

A música pode ter um impacto fundamental e positivo no cotidiano. Médicos e terapeutas já comprovaram cientificamente que uma simples canção pode trazer benefícios para a saúde do corpo e da mente. Não é à toa que alguns filósofos descrevem a música como a linguagem da alma. Aprender essa arte no período escolar, por sua vez, pode gerar resultados surpreendentes no desenvolvimento da criança e do adolescente, impactando positivamente na coordenação motora, concentração e emoções. Devido a sua importância, muitas escolas introduziram o aprendizado da música na educação, não somente na fase infantil, na qual é elemento lúdico fundamental, mas também em outros períodos letivos. No Colégio Poliedro em São José dos Campos (SP), por exemplo, os alunos do Ensino Fundamental II têm a oportunidade de participar dos módulos violão, orquestra de flauta e canto coral, onde são trabalhados elementos básicos da técnica vocal, além de habilidades rítmicas e de percepção auditiva.
Os estudantes também aprofundam seu conhecimento sobre a música popular brasileira, aumentando o repertório cultural. O professor de música da marca educacional, Celso Pan, afirma que a prática musical do 6º ao 9º ano escolar é um dos mais interessantes momentos da vida para esse aprendizado, porque nesta fase já está desenvolvida a capacidade de compreensão de conceitos elaborados, exigidos no processo pedagógico musical. “A música estimula atributos como a expressividade, a comunicação e a espontaneidade.Como uma expressão artística, comunica e desenvolve a espontaneidade quando se começa a improvisar ou criar”, descreve. Segundo ele, a música está diretamente ligada à percepção dos sons, ou seja, ao treino de escutar, o que também desenvolve a memória sonora e corporal. Pan conta que em sua aula, o aprendizado da música suscita conhecimentos matemáticos (divisão de tempos, fração), históricos (por meio do legado musical, entendemos melhor os momentos históricos passados) e geográficos (cada povo tem sua expressão artística musical). “Tudo isso representa o desenvolvimento de raciocínio e entendimento de um todo”, ressalta. Para aprender a tocar um instrumento musical, aponta o professor, não basta ter vontade, é preciso ter disciplina, autoconhecimento corporal e concentração, mas toda essa dedicação compensa. Ele recorda a fala do músico compositor Caetano Veloso “como é bom tocar um instrumento”. “É muito prazeroso conseguir dominar e criar música a partir de um instrumento. Muitas vezes torna-se um jogo de sons, pura diversão”, conclui o professor. (Noticias ao Minuto)

Dois manifestantes são presos em frente à Câmara após lançar ovos em políticos

Dois jovens foram presos na manhã desta segunda-feira (29) durante uma manifestação contra o projeto “Escola sem Partido” e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) realizada em frente à Câmara Municipal de Salvador. Segundo informações do jornal A Tarde, os dois manifestantes foram detidos após jogar ovos em políticos. Ainda de acordo com A Tarde, os participantes do protesto afirmam que os dois jovens lançaram os ovos após serem afrontados pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM), que apresentou o projeto do “Escola Sem Partido” em âmbito municipal (entenda). O texto está sendo discutido em audiência pública desde as 9h. Além de Eduardo Bolsonaro, participam do debate os professores Fernando Penna (UFF) e Sandra Marinho (UFBA), que se opõem à instituição do projeto. A partir das 14h, é realizado nova discussão, com o tema ‘Escola sem mordaça: por uma educação crítica e libertadora’. 
BN

Universidades estaduais paralisam atividades nesta terça

Professores e servidores das quatro universidades estaduais baianas (Ueba) realizam paralisação de 24 horas nesta terça-feira (30). O ato é dedicado à defesa dos direitos trabalhistas e da educação superior pública de qualidade. Além dos portões fechados e da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, os profissionais, acompanhados dos estudantes, darão um “abraço simbólico” no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) de Salvador, a partir das 8h30. No local, também será oferecido um café da manhã. No caso da Uneb, que é composta por 24 campi distribuídos em todo o estado, a paralisação doi decidida em assembleia geral dos professores realizada no último dia 15. Entre os encaminhamentos, está a radicalização do movimento, já que, para os docentes, o governo do Estado não tem demonstrado disposição para negociar. A diretoria da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) reclama dos processos travados na Secretaria de Administração (Saeb) relacionados a direitos trabalhistas: ao todo, são 489, sendo 234 progressões, 150 promoções e 105 alterações de regime de trabalho.  O sindicato também cita o acúmulo da inflação dos últimos dois anos – em 2017, a reivindicação é de 30,5%, considerando o resultado da soma das perdas salariais geradas pela inflação de 2015 e 2016, somada a recomposição salarial.

Alta do PIB de 2017 prevista pelo Relatório Focus cai de 0,50% para 0,49%

Os economistas do mercado financeiro alteraram, para pior, suas projeções para a atividade em 2017 e 2018. Pelo Relatório de Mercado Focus divulgado nesta segunda-feira (29) a mediana para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano passou de 0,50% para 0,49%. Há um mês, a perspectiva era de avanço de 0,46%. Para 2018, o mercado também mudou a previsão de alta do PIB, de 2,50% para 2,48%. Quatro semanas atrás, a expectativa estava em 2,50%. Na ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada em abril, os diretores do Banco Central afirmaram que os indicadores permanecem compatíveis com a estabilização da atividade econômica ao longo de 2017. Nas últimas semanas, no entanto, as notícias sobre a delação da JBS, que atingem o governo Michel Temer, elevaram o risco. Na visão de alguns analistas, a crise política pode prejudicar a recuperação da atividade. No relatório Focus desta segunda, as projeções para a produção industrial ficaram estáveis. O avanço projetado para 2017 seguiu em 1,30%. Há um mês, estava em 1,47%. No caso de 2018, a estimativa de crescimento da produção industrial permaneceu em 2,50%, mesmo porcentual de quatro semanas antes. Já a projeção para o indicador que mede a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB para 2017 permaneceu em 51,50% no Focus. Há um mês, estava em 51,40%. Para 2018, as expectativas no boletim Focus seguiram em 55,20%, ante 55,00% de um mês atrás. Os economistas do mercado financeiro alteraram suas projeções para a balança comercial em 2017 e 2018. A estimativa de superávit comercial este ano foi de US$ 56,00 bilhões para US$ 56,20 bilhões, ante US$ 53,15 bilhões de um mês antes. Na estimativa mais recente do BC, o saldo positivo de 2017 ficará em US$ 51,00 bilhões. Para 2018, os economistas do mercado projetam um superávit comercial de US$ 43,12 bilhões, ante os US$ 42,97 bilhões da semana anterior. Há um mês, a expectativa era de US$ 41,10 bilhões. No caso da conta corrente, as previsões contidas no Focus para 2017 indicaram déficit de US$ 23,00 bilhões, ante US$ 24,66 bilhões de déficit de uma semana antes. Há um mês, a projeção estava em US$ 25,62 bilhões. Já a estimativa do Banco Central para o déficit em conta em 2017 é de US$ 30,0 bilhões. O mercado alterou a projeção de rombo nas contas externas em 2018, de US$ 37,80 bilhões para US$ 36,95 bilhões. Um mês atrás, o rombo projetado era de US$ 37,00 bilhões. Para os analistas consultados semanalmente pelo BC, o ingresso de Investimento Direto no País (IDP) será mais do que suficiente para cobrir o resultado deficitário, tanto em 2017 quanto em 2018. A mediana das previsões para o IDP em 2017 foi de US$ 79,50 bilhões para US$ 79,00 bilhões. Há um mês, estava em US$ 78,00 bilhões. A projeção atual do BC para este ano é de IDP de US$ 75,00 bilhões. Para 2018, a perspectiva de volume de entradas de investimento direto, de acordo com o Focus, seguiu em US$ 78,75 bilhões, ante US$ 80,00 bilhões de quatro semanas antes.
por Fabrício de Castro | Estadão Conteúdo

'Capital da Mata Atlântica': Até oito parques devem sofrer intervenções em Salvador

A proposta de tornar Salvador a “capital da Mata Atlântica”, constante no programa Salvador 360, é apontado pelo secretário de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Guilherme Bellintani, como “o mais audacioso” do eixo de sustentabilidade, cujas ações começam em julho deste ano. “É um programa também audacioso, mas de preservação, eu diria de congelamento, de todo o parque de mata atlântica atualmente disposto em Salvador. Ou seja, um programa que faz com que a gente não tenha queda de cobertura de mata atlântica. Basicamente, política de preservação”, explica o titular da Sedur. Segundo Bellintani, as ações se basearão em três pilares: preservação; identificação de áreas que permitem ampliação de cobertura vegetal, por meio de estratégias como reflorestamento; e medidas para aumentar a interação entre o cidadão e os remanescentes de Mata Atlântica. “Preservar a mata atlântica não significa deixa-la isolada em uma bolha sem a convivência com a cidade. O parque da cidade é uma experiência positiva. Em síntese, é usar a experiência do parque da cidade para outros parques de salvador, fazendo com que de fato a preservação da natureza, sobretudo da mata atlântica, seja convergente com o nível de interação que o cidadão quer ter com a cidade”, observou. De acordo com o secretário, serão feitas intervenções em no máximo oito parques ou no mínimo quatro, nos moldes do Parque da Cidade. “Então eu diria que esse investimento, do eixo de sustentabilidade, é o investimento mais audacioso que nós temos”. 
por Estela Marques / Luana Ribeiro

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares