quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Artesão é dado como morto e enterrado



Um artesão desaparecido foi dado como morto e enterrado pela família, no sul da Bahia. A confusão começou na sexta-feira (4), quando um homem foi atropelado na BA-001, entre Ilhéus e Itacaré, e levado ao Hospital Geral Luiz Viana Filho em estado grave e sem a documentação. Uma mulher, que acompanhava um irmão no hospital, percebeu a movimentação, se aproximou e reconheceu a vítima como o seu irmão mais novo, Francisco Menezes de Almeida, de 30 anos, que estava desaparecido há 15 dias. Edna Almeida pediu aos enfermeiros que deixassem os dois irmãos juntos para que cuidasse deles. Por volta das 4h da madrugada, a vítima do atropelamento não resistiu e morreu. O corpo foi levado para o Departamento de Policia Técnica de Ilhéus, passou por perícia, foi novamente reconhecido pela família e enterrado em Uruçuca. O rapaz foi encontrado dois dias depois, no domingo (6), trabalhando em Itacaré, cidade vizinha. "Quando eu cheguei, meus parentes todos me abraçaram. Os meus sobrinhos saíram correndo com medo", afirmou o então desaparecido.  O artesão precisa agora provar à Justiça que está vivo. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso. "Tentar identificar a pessoa que atropelou a vítima que foi enterrada como o seu Francisco e vamos tentar também identificar de quem é o corpo e solicitar a exumação do cadáver", aponta a delegada Andrea Oliveira. (G1)

Ratão provoca curto-circuito e deixa 60 mil sem luz no Paraguai



Um ratão entrou em uma subestação de energia elétrica e provocou um curto-circuito que deixou sem luz 60 mil usuários na capital Assunção, no Paraguai. O roedor entrou em uma das redes de 23 mil volts de uma subestação do bairro Villa Aurelia, em Assunção. "O animal ocasionou um curto-circuito que gerou uma descarga muito forte que deixou 60 mil usuários sem energia", disse o responsável pela Administração Nacional de Eletricidade (Ande), Víctor Romero. Romero ainda ironizou ao comentar o tamanho do roedor: "Não era pequeno, estava muito bem nutrido", disse.

Feira: Jovem que matou grávida é maior de idade e será transferido para presídio

Feira: Jovem que matou grávida é maior de idade e será transferido para presídio
Márcio Nunes foi encaminhado a uma casa para menor após informar idade errada
Um dos jovens acusados de matar a técnica de enfermagem Cirleide Oliveira Ribeiro, de 35 anos, que estava grávida de três meses, é maior de idade. O crime aconteceu na noite de segunda- feira (7) durante um assalto em Feira de Santana. De acordo com o site Acorda Cidade, Márcio Nunes de Souza, de 19 anos, morador do bairro Campo Limpo, informou à polícia após ser preso que era menor e chegou a ser encaminhado à Comunidade de Atendimento Sócioeducativo (Case) Juiz Melo Matos com o comparsa, que é menor de idade. Segundo o titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), André Ribeiro, com a confirmação da idade, o criminoso foi autuado em flagrante por latrocínio – roubo seguido de morte – e será encaminhado ao Conjunto Penal de Feira de Santana. “Houve uma mudança de nomenclatura. Quando é menor é lavrado um auto de apreensão e agora que foi descoberto que ele é maior será lavrado um auto de prisão em flagrante. Acredito que familiares tenham comparecido à delegacia e informado a idade”, disse o delegado. Cirleide foi morta após deixar a policlínica onde trabalhava no bairro Tomba. Ao parar a motocicleta em uma sinaleira foi surpreendida pelos bandidos que anunciaram o assalto e efetuaram os disparos. O crime chocou a população de Feira de Santana.

O ti-ti-ti e o trololó do PT da Bahia

por Evilásio Júnior
O ti-ti-ti e o trololó do PT da Bahia
Fotos: Max Haack/ Ag. Haack/ Tiago Melo/ Sandro Freitas/ BN
O líder do PT na Assembleia Legislativa (AL-BA), Rosemberg Pinto, usou as redes sociais para tentar desmentir a reportagem do Bahia Notícias sobre a disputa interna no seu partido para a indicação do candidato a governador e, em contato com o site, ameaçou levar a questão para a tribuna da Casa. Ele alega não ser "midiático", diz que não procurou a reportagem e que o conteúdo da conversa, na qual ele sentenciou que o nome da base será petista, foi distorcido. Ora, em momento algum foi dito na matéria que ele contatou o BN para comentar o imbróglio, até porque o jornalista foi até o deputado em missão colocada pelo seu editor, que apura o caso. Também foi contestado pelo parlamentar o título da nota, devido à inserção "eleição é Lula x Wagner".
Aos fatos: a disputa no PT é, sim, Lula x Wagner. O ex-presidente da República tem como seu postulante favorito o secretário estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, que voltou para a Bahia, após seis anos de comando na Petrobras, para tentar emplacar a candidatura ao governo. O próprio Gabrielli, em entrevista nesta terça-feira (8), na redação do BN – a íntegra do conteúdo será publicada na próxima segunda (14) –, admite ter a preferência não só de Luiz Inácio, como do chefe nacional Rui Falcão e do ex-ministro José Dirceu, embora isso não signifique que "só pode ser" ele. O titular da Seplan também é o predileto de Rosemberg, que foi gerente de Comunicações em sua gestão na regional Nordeste da petrolífera, fator determinante para a sua eleição à AL-BA.
O escolhido pelo governador é mesmo o seu chefe da Casa Civil, Rui Costa, fato indiscutível entre dezenas de centenas de integrantes da máquina e confirmado publicamente pelo deputado federal Zezéu Ribeiro.
O senador Walter Pinheiro, que é de uma tendência – Democracia Socialista (DS) – considerada "mais radical", aposta sobretudo no seu potencial de votos (mais de 3,6 milhões em 2010), mas é temido pelos próprios pares, pelo seu perfil combativo. Acreditam que ele pode "melar" alguns acordos e desagregar alianças. Tentam "empurrar" para Pinheiro, por sinal, um "prêmio de consolação". O seu nome já foi ventilado para os ministérios das Comunicações, Turismo e, agora, Ciência e Tecnologia. Ele diz que não aceita.
O azarão é Luiz Caetano que, ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), tenta alavancar apoios municipalistas. A tese é de que "quem tem quatro não tem nenhum". Independentemente de quem vencerá a batalha, a bênção de Lula e Wagner será um dos pontos decisivos. Tanto que já foi encomendada uma pesquisa qualitativa, em comum acordo com a direção nacional, na qual serão elencados minuciosamente os fatores pró e contra de todos os concorrentes. Rosemberg decretou o que, em suma, todos já sabiam e Wagner já tinha admitido ao próprio BN: o candidato é do PT, o que é natural, devido aos dez anos de governo federal e sete de administração estadual, recorde de prefeitos eleitos e força das bancadas no Congresso e Assembleia – a maior na Bahia. Por mais que as legendas aliadas esperneiem (ver aqui e aqui), elas sabem que, no grupo de coalizão, não conseguirão fazer o cabeça de chapa. Não foi dito que o líder petista "excluiu" os aliados, apenas que eles e limitarão a fazer parte da discussão da escolha do nome do PT. Eis a decupagem do trecho do áudio não publicado da entrevista do deputado ao BN sobre a questão: "Não é que os partidos da base não vão indicar. Há um entendimento que vem sendo conduzido pelo governador que o nome deva ser do Partido dos Trabalhadores"(clique aqui e confira a íntegra). Dito, e não é surpresa.
Mensagem enviada na manhã desta segunda pelo presidente estadual do PT, Jonas Paulo, sob o título "Sem ti-ti-ti nem trololó", dá conta de que "existe um clima de apreensão" anterior à decisão do nome do partido que disputará a sucessão de Wagner, mas ressalta que "o que existe é um pacto de unidade e consenso no partido". Nem tanto. Devido ao medo de imposição de Rui pelo governador, o trio "excluído" – Gabrielli ancorado em Lula, Pinheiro no eleitorado e Caetano com prefeitos – ameaçou na reunião da comissão interna da última segunda que, caso o nome seja prescrito de cima para baixo, Rui Costa sairá com "meio partido". Ou seja, sem a força da militância das correntes e apoiadores dos demais. Daí saiu o discurso unificado da "decisão consensual" e da impossibilidade de bate-chapa. A eleição do candidato do PT ao governo realmente não se limita a Lula x Wagner: é Lula x Wagner x quem conseguir agregar mais o PT, que tem mais de 42 mil filiados aptos a eleger o seu próximo comandante em 10 de novembro.

Hambúrguer com hóstia revolta católicos

Uma famosa lanchonete de Chicago (Estados Unidos) gerou uma grande polêmica com a comunidade católica da cidade ao oferecer o Hambúrguer do Espírito Santo, que inclui entre seus ingredientes uma hóstia não consagrada. Em sua página do Facebook, a lanchonete explica que o Ghost Burger (alusão ao Espírito Santo) inclui pimenta, queijo cheddar branco, "vinho tinto reduzido (o sangue de Cristo) e hóstia (o corpo de Cristo)". A hóstia que acompanha o hambúrguer bovino não é benzida, mas tem o símbolo da cruz. O lançamento gerou polêmica nas redes sociais e a cidade, onde muitos fiéis o consideram um "sacrilégio" e um "insulto". Em mensagem na página de Facebook do restaurante, o internauta Keir Norwell, da cidade de Buffalo Grove (Illinois), disse que incluir esse hambúrguer no menu é de "muito mau gosto". Após a polêmica, o estabelecimento indicou que "trabalham duro para oferecer combinações criativas" e agradeceram o apoio das pessoas que entenderam que, "de nenhuma maneira", criaram este hambúrguer como um "ataque às crenças religiosas".O gerente geral da lanchonete Kuma's Corner, Luke Tobias, explicou que o nome do hambúrguer é uma homenagem à banda sueca de heavy metal Ghost B.C. Os donos da Kuma's fizeram ainda referência à liberdade religiosa e de expressão garantidas na Constituição americana para justificar sua decisão de criar este hambúrguer, que será vendido por todo o mês de outubro. Para refrear a péssima repercussão, o restaurante enviou ainda uma doação de US$ 1.500 à arquidiocese Católica de Chicago, que rejeitou o dinheiro. (AFP)

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares