quinta-feira, 11 de junho de 2015

Escudero visita instituição beneficente em Lauro de Freitas

por Glauber Guerra
Escudero visita instituição beneficente em Lauro de Freitas
Foto: Divulgação
A tarde da última quarta-feira (10) foi especial para as crianças e adolescentes da Instituição Beneficente Lar Escola Mundo da Criança, em Lauro de Freitas.  Os jovens foram recebidos pelo meio-campista Escudero, do Vitória. O argentino colaborou com alimentos, fraldas e brinquedos e disputou até um “baba” com a criançada.

“Hoje [quarta-feira] foi um dia mais que especial. Tive o prazer de visitar a Instituição Beneficente Lar Escola Mundo da Criança, em Lauro de Freitas. Fiquei feliz em ajudar com alimentos, fraldas e brinquedos, mas nada superou a satisfação de ver o sorriso no rosto das crianças. Até peguei um 'baba', como os baianos falam. Uma tarde para ficar marcada”, afirmou Escudero, por meio do Facebook.

Na tarde desta quinta (11), Escudero continua a preparação para o duelo contra o Mogi Mirim, sábado (13), fora de casa, pela sétima rodada da Série B. A atividade será fechada a imprensa.

Com 12 pontos, o time Rubro-negro ocupa a quarta posição no certame nacional.

Foto: Divulgação

Deputados interrompem votação e protestam contra 'crucificação' na Parada LGBT

Deputados interrompem votação e protestam contra 'crucificação' na Parada LGBT
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Em meio à votação da proposta que acaba com o voto obrigatório no Brasil, parte das discussões sobre a reforma política, um grupo de deputados federais realizou uma manifestação na noite desta quarta-feira (10), no plenário da Câmara, contra o protesto realizado na Parada LGBT de São Paulo, na qual uma atriz transexual interpretou uma crucificação. Com cartazes, os parlamentares rezaram o “`Pai Nosso”, em meio a gritos de “Viva a família”. Autor do projeto de lei que criminaliza a “Cristofobia”, tornando o ultraje, impedimento ou perturbação de cultos religiosos crime hediondo, o líder do PSD na Casa, Rogério Rosso (DF), foi um dos deputados a se manifestarem em tribuna sobre o caso. Rosso afirmou que a “crucificação” conseguiu, de forma inédita, “unir as religiões, unir os cristãos, unir os católicos, evangélicos” e afirmou que o ato ocorrido na Parada LGBT é “o contrário da tolerância, o contrário do amor”. “As pessoas que têm fé não merecem conviver com isso”, concluiu o social-democrata. Antes do retorno da votação, o deputado Roberto Freire (PPS-SP) se posicionou sobre o protesto na Câmara. “Não pode aqui ter nenhuma crença”, destacou, recebendo vaias. “Estou querendo respeito a diversidade e, mais do que isso, respeitem a república laica brasileira”, acrescentou.

MEC anuncia 1 milhão de vagas do Pronatec, um terço do ofertado no ano passado

MEC anuncia 1 milhão de vagas do Pronatec, um terço do ofertado no ano passado
Foto: Divulgação
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou nesta quarta-feira (10) a abertura de mais de um milhão de novas vagas do Pronatec este ano, um terço do que foi ofertado no ano passado. Segundo informações do portal G1, o número foi divulgado durante audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na manhã desta quarta. O MEC já havia informado que reduziria as vagas do Pronatec por conta dos cortes no orçamento ocorridos em 2015. “Estamos administrando isso (os cortes no orçamento) com o cuidado, com o carinho de evitar maiores prejuízos. Na última semana, liberamos mais de R$ 270 milhões para as entidades afiliadas (ao Pronatec). Se houve atraso, não foi absolutamente por vontade, foi por falta de recursos”, disse Janine, durante a audiência. As inscrições, que seriam realizadas em maio, foram adiadas para este mês, entre os dias 22 e 26. A matrícula dos aprovados em primeira chamada deve acontecer entre 1 a 3 de julho. Já a segunda chamada será no dia 7 de julho, com matrícula entre 8 e 10 de julho.

Câmara rejeita voto facultativo por 311 votos a 134

por Beatriz Bulla e Ricardo Della Coletta | Estadão Conteúdo
Câmara rejeita voto facultativo por 311 votos a 134
Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara
A Câmara dos Deputados rejeitou a proposta de tornar o voto facultativo, e não mais obrigatório, por um placar de 311 votos contrários à mudança. Foram 134 votos favoráveis e três abstenções. A Casa retomou o julgamento dos pontos restantes da proposta de emenda constitucional de reforma política no início da noite desta quarta-feira (10). A maioria das bancadas orientou os parlamentares a rejeitar a mudança. Só PV, PPS e DEM deram orientação favorável ao voto facultativo, enquanto PMDB e PP liberaram a bancada para votação de acordo com o desejo de cada parlamentar por falta de consenso. Agora, os parlamentares iniciam discussão sobre tempo de mandato, com a possibilidade de alterar de quatro para cinco anos o período de permanência no cargo de presidente, governadores, prefeitos, deputados, vereadores e senadores. Além desses dois pontos, a Câmara ainda precisa discutir a proposta de coincidência de eleições e cota de mulheres. A previsão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é finalizar a votação de todos os pontos da reforma política em primeiro turno entre esta quarta, 10, e quinta, 11. A votação em 2º turno ocorreria na primeira semana de julho, segundo Cunha.

Inscritos no Sisu já passam de 1 milhão em 2015

Inscritos no Sisu já passam de 1 milhão em 2015
Foto: Arquivo/Agência Brasil
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já ultrapassou 1 milhão de inscritos, segundo o Ministério da Educação (MEC). Esta quarta-feira (10) é o último dia para fazer a inscrição no site do programa. Os estudantes também podem consultar no site as últimas notas de corte de cada curso, divulgadas às 8h. O Sisu seleciona estudantes para vagas no ensino superior público com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta edição vai oferecer 55.576 vagas em 72 instituições públicas. No ano passado, a edição do meio do ano teve 1.214.259 candidatos inscritos, um recorde. Durante o período de inscrição, uma vez por dia o Sisu calcula a nota de corte que é a menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota é apenas uma referência e não uma garantia de que o estudante será selecionado. Até o fim do período de inscrição o candidato pode mudar de opção de curso. Quem não conseguir uma vaga na chamada regular pode participar da lista de espera inscrevendo-se na página do Sisu, na internet, entre os dias 15 e 26 de junho. Em 2014, cerca de 6,2 milhões de candidatos fizeram o Enem em todo o país.

Em amistoso morno no Beira-Rio, Brasil vence Honduras por 1 a 0

por Glauber Guerra
 Em amistoso morno no Beira-Rio, Brasil vence Honduras por 1 a  0
Foto: Reuters
Uma partida morna. Assim foi o amistoso entre Brasil e Honduras, nesta quarta-feira (10), no Beira-Rio. O duelo terminou em 1 a 0 para o time canarinho, com gol marcado por Roberto Firmino na etapa inicial. A Seleção não empolgou e no final do jogo vaias puderam ser ouvidas. Ao todo, 22.305 torcedores compareceram ao estádio.  A equipe comandada pelo técnico Dunga estreia na Copa América no domingo (14), contra o Peru, no Chile. Na sequência, o Brasil encara a Colômbia e depois a Venezuela.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares