quarta-feira, 25 de março de 2015

Ex-prefeito invade Câmara e agride vereador durante sessão no interior de São Paulo

Ex-prefeito invade Câmara e agride vereador durante sessão no interior de São Paulo
Foto: Reprodução / YouTube
O ex-prefeito de Orlândia, Oswaldo Ribeiro Junqueira Neto (PMDB), invadiu a Câmara do município no interior de São Paulo durante a noite desta segunda-feira (23) e agrediu com socos o vereador da base aliada Luís Antônio de Abreu (PSB). Segundo a Folha de S. Paulo, a confusão começou depois que Abreu criticou a vereadora da oposição Michele Ribeiro Ruffo Junqueira (PMDB), mulher do ex-prefeito, depois que ela interrompeu a fala de outro colega. Junqueira Neto, que não estava na Câmara, entrou pelos fundos do prédio e surpreendeu o vereador com socos na cabeça. Imagens do Orlândia Online mostram o parlamentar agredido caindo no chão e sendo atingido por mais golpes. Os dois foram separados apenas por outros parlamentares. Abreu fez exame de corpo de delito e registrou boletim de ocorrência. Veja o momento da agressão:


Senado aprova PEC que acaba com 'efeito Tiririca'

por Isadora Peron e Erich Decat | Estadão Conteúdo
Senado aprova PEC que acaba com 'efeito Tiririca'
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
O Senado aprovou nesta terça-feira (24) em segundo turno, proposta que altera a Constituição (PEC) e proíbe coligações partidárias nas eleições para deputados federais, estaduais e vereadores. A PEC recebeu 62 votos favoráveis, 3 contrários e 1 abstenção, e segue agora para ser analisada pela Câmara dos Deputados. O novo modelo acaba com o chamado "efeito Tiririca", no qual votos de um candidato ajudam a eleger outros do grupo de partidos que se uniram para o pleito. Um exemplo disso ocorreu em 2010 quando o então candidato a deputado Tiririca conquistou 1,35 milhão de votos e garantiu sua cadeira na Câmara e a de mais 3,5 deputados. Com a mudança, portanto, os partidos não precisam mais lançar nomes que funcionem apenas como "puxadores de votos" para conquistar um número maior de cadeiras na Câmara e assembleias legislativas. Apesar da mudança, a coligação continuará valendo para as eleições majoritárias, ou seja, os partidos poderão se unir para eleger o presidente da República, o governador do Estado e o prefeito.

Estado Islâmico já recrutou e treinou mais de 400 crianças para combate

Estado Islâmico já recrutou e treinou mais de 400 crianças para combate
Foto: Reprodução/ LiveLeaks/ Legionnaire77
O Estado Islâmico já treinou cerca de 400 crianças para combater na Síria – de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). "Os jihadistas submetem as crianças, a quem chamam de 'filhotes dos leões do Califado", a intensivos treinamentos militares e religiosos nos territórios que controlam na Síria", diz a ONG com sede na Grã-Bretanha, de acordo com o G1. Vários vídeos difundidos nas redes sociais, em contas ligadas ao EI, mostram crianças carregando escopetas, disparando e rastejando no chão em treinamento de guerrilha. Nas imagens, as crianças também são vistas estudando textos religiosos em torno de uma mesa redonda. "Quando atingem a idade de 15 anos, esses meninos têm a opção de virar verdadeiros combatentes que recebem salário", indicou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman. "O EI tenta atrair as crianças com dinheiro e armas", acrescentou, explicando que as crianças não são obrigadas a lutar, mas é o que acabam fazendo já que não vão à escola, nem trabalham. Segundo Rahman, o EI já utilizou dez crianças como terroristas suicidas na Síria. "Trata-se de uma lavagem cerebral", afirmou o diretor da OSDH. "O chocante é que não escondem que usam crianças, ao contrário, se orgulham disso", denuncia, por sua vez, Nadim Hury, diretor adjunto para o Oriente Médio da Human Rights Watch.

Grávida anuncia doação de filho através do Facebook: 'Criança tranca a vida da gente'

Grávida anuncia doação de filho através do Facebook: 'Criança tranca a vida da gente'
Foto: Reprodução/Facebook
Uma jovem de 20 anos, grávida do terceiro filho, anunciou através do Facebook a doação do bebê que está aguardando. A postagem na rede social aconteceu em um grupo de venda de produtos usados: "Procuro um casal para adotar um bebê. Estou grávida, não tenho condisao de cria. Ce alguen interessa me liga (sic)", escreveu a moradora da cidade de Poconé, no Mato Grosso. Em entrevista ao G1, ela afirmou que já encontrou uma pessoa para cuidar da criança assim que ela nascer: "Não quero ficar com o bebê porque não tenho condições de cuidar. Já tenho outros dois filhos que ficam comigo". Na postagem no Facebook, ao ser questionada sobre o motivo de não manter o filho, ela também justificou que "criança tranca a vida da gente". Ainda de acordo com o G1, o Conselho Tutelar do município já está ciente do caso e deve tomar providências. Segundo o promotor da Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, José Antônio Borges, não há crime em anunciar o interesse de doar o filho em uma rede social: "Crime é jogar no lixo".

Reunião que discutia redução da maioridade penal na Câmara termina em confusão

Reunião que discutia redução da maioridade penal na Câmara termina em confusão
Foto: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Os deputados Laerte Bessa (PR-DF) e Alessandro Molon (PT-RJ) discutiram, em sessão da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (24), e levaram o presidente da comissão, Artur Lira (PP-AL), a encerrar o encontro. A reunião tratou sobre a admissibilidade da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e contou com a presença de defensores e opositores à redução penal. Em decorrência disso, o debate foi marcado por alguns momentos de tensão, entre eles um bate-boca entre o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) e manifestantes contrários à redução. Ao final da reunião, os parlamentares envolvidos em conflito saíram sem comentar a discussão. Embora a sessão tenha sido conturbada, a expectativa é que a proposta já seja votada nesta quarta-feira (25).

PL pede registro ao TSE

por Talita Fernandes e Ricardo Della Coletta
PL pede registro ao TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu hoje, 23, um pedido de registro do estatuto, do programa e do órgão de direção nacional do Partido Liberal (PL). A sigla, que foi transformada em 2007 no atual PR, se conseguir obter o registro dá esperanças ao projeto do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, de fundi-la com o seu partido, o PSD.No pedido apresentado ao TSE, a sigla afirma ter cumprido todas as exigências legais prevista na resolução da Corte eleitoral para criação de novas legendas. O partido diz ter obtido 167.627 mil assinaturas - 67.924 já foram consolidadas e 99.703 foram certificadas. A sigla disse que o restante das assinaturas necessárias para atingir 484.169, o mínimo para registro do partido, "foi colhido e está em procedimento de certificação perante os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e as Zonas Eleitorais (ZE)". Junto à solicitação, o PL registrou que "protocola o pedido antes da conversão em lei do Projeto Normativo da Câmara 23/2015". O projeto, aprovado pelo Senado no início de março, ainda precisa ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff antes de entrar em vigor. Se convertida em lei, a iniciativa dificultará a fusão entre partidos por vedar a junção de siglas que tenham sido criadas a um período inferior a cinco anos. Reservadamente, integrantes do PSD confirmaram ao Estadão que, ao pedir o registro do PL antes da sanção do projeto de lei, cria-se um argumento jurídico que possibilitará a fusão com o PL.

ANIVERSARIANTES DO DIA 25 DE MARÇO DE 2015

WALTER  GANDARELLA

LUANA  ARAUJO

LUANA  ANDRADE

EDY  SANTOS

PÁBULO  BARUCH

LAIZA  SANTOS

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares