segunda-feira, 13 de julho de 2015

A máfia da morte no Nina Rodrigues

por Samuel Celestino
A máfia da morte no Nina Rodrigues
Este BN recebeu uma denúncia que a Secretaria de Segurança Pública e a Procuradoria do estado têm a obrigação de investigar a fundo. Trata-se de uma máfia que atua no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, incluído funcionários do instituto e outros estranhos ao quadro. Atua na exploração da morte. A máfia se mobiliza quando um cadáver dá entrada para autópsia e recebe a informação do nome dos familiares responsáveis e onde residem. A partir daí o grupo inicia o processo de extorsão procurando a família e informando sobre “os entraves que ocorrem no Nina” para liberar o cadáver depois da autópsia, alegando que este “é um fato normal no instituto”. Procuram outras informações sobre as posses dos parentes, iniciando a extorsão que deixa a família desorientada. A máfia recua quando um familiar informa que já contratou uma empresa funerária que se encarrega de cuidar de todos os procedimentos. Este tipo de extorsão já foi, anos atrás, denunciado pela imprensa baiana, mas voltou a agir sempre em grupo como antes, utilizando como forma de ação determinar ao porteiro do prédio (quando se trata de apartamento) ligar para o apartamento informando  que “são policiais”. Com a família desorientada, a máfia passa a agir exigindo dinheiro para liberar o corpo a tempo de realizar o sepultamento, ou o cadáver ficará retido no Nina porque “são poucos os médicos legistas.”

Sesab registra 42 casos confirmados de Guillain-Barré; 26 são em Salvador

Sesab registra 42 casos confirmados de Guillain-Barré; 26 são em Salvador
Alguns casos têm registros de dengue, zika ou chikungunya | Foto: Fotos públicas
Por meio de boletim, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que, até 10h desta segunda-feira (13), foram notificados 76 casos da Síndrome de Guillain-Barré, com 42 confirmações. Destes, 26 são em Salvador, enquanto os outros foram registrados nos municípios de Valença, Itabuna, Camaçari, Ipiaú, Serrolândia, Tanquinho, Jequié, Santa Bárbara, Conceição de Feira, Lauro de Freitas, Castro Alves, Cândido Sales e ignorados. A Sesab informou que todos os casos anteriormente confirmados estão em processo de estudo para informação precisa. A pasta afirmou ainda que quatro casos foram descartados, 25 estão em investigação e cinco foram determinados como de outros eventos neurológicos. Ainda segundo o boletim, apenas 26 dos 42 casos confirmados têm registros anteriores de dengue, zika ou chikungunya.

Senado aprova MP do Futebol; confira novas regras

Senado aprova MP do Futebol; confira novas regras
Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado
O Plenário do Senado aprovou nesta segunda-feira (13) a MP 671/2015 (conhecida como MP do Futebol), que refinancia as dívidas fiscais e trabalhistas dos clubes de futebol. Ela impõe exigências de gestão e responsabilidade fiscal que os clubes devem cumprir se quiserem participar do programa de refinanciamento. Além disso cria novas loterias, cuja arrecadação será revertida para programas de iniciação desportiva e para o futebol feminino. Como o texto original da MP sofreu mudanças na passagem pelo Congresso, a versão aprovada pelo Senado ainda precisa ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com a Agência Senado, o parcelamento facilitado é feito através do Programa de Modernização do Futebol Brasileiro (Profut), ao qual os interessados devem aderir. A partir daí, os clubes poderão dividir seus débitos em até 240 parcelas de no mínimo R$ 3 mil, contando com redução de 70% das multas, de 40% dos juros e de 100% dos encargos legais. As primeiras 60 parcelas poderão ser reduzidas em até 50%, mas esse desconto deverá ser coberto posteriormente. Os clubes se comprometem a reduzir o déficit para 10% da receita anual a partir de 2017, e 5% a partir de 2019. A permanência no Profut é condicionada ao cumprimento de uma série de práticas de gestão e responsabilidade fiscal.


Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Os clubes não poderão mais antecipar receitas, como os direitos de televisão, previstas para depois do término da gestão vigente (exceto um limite de 30% para reduzir a dívida), e deverão limitar seus gastos com folha de pagamento de atletas a 80% dos rendimentos. Entre outras regras estão o pagamento em dia de salários e direitos de imagem, a limitação do mandato presidencial (quatro anos e uma reeleição), a regularidade das obrigações trabalhistas e tributárias e a manutenção de conselho fiscal autônomo. Os dirigentes responsáveis pelos clubes passam a ficar passíveis de responsabilização individual por atos de gestão temerária praticados durante seus mandatos. As penas são o afastamento do cargo e a inelegibilidade na agremiação por período de até dez anos, além da possibilidade de responder solidariamente por atos irregulares praticados em gestões anteriores.  O cumprimento das responsabilidades pelos clubes será fiscalizado por um novo órgão: a Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut), criada no âmbito do Ministério do Esporte. Ela terá a prerrogativa de comunicar à Receita eventuais descumprimentos, que implicam em rescisão do refinanciamento, e de receber denúncias em relação a más prática de gestão. As federações estaduais e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também são alvo da MP, que estabelece para elas regras de transparência na gestão semelhantes àquelas que são cobradas dos clubes participantes do Profut. As entidades organizadores de competições ficam também obrigadas a punir com rebaixamento os clubes que não cumprirem regularmente com as obrigações trabalhistas e tributárias - independentemente de adesão ou não ao programa de refinanciamento. Outra mudança promovida pela MP no funcionamento das federações diz respeito às eleições internas para a presidência. A proposta expande o colégio eleitoral, incluindo todos os clubes das duas primeiras divisões da principal competição organizada pelas entidades - os respectivos campeonatos estaduais ou, no caso da CBF, o campeonato brasileiro. A MP cria também duas loterias para angariar recursos para os clubes, além da já existente Timemania.

Estado destina leitos para baianos com síndrome de Guillain-Barré

Estado destina leitos para baianos com síndrome de Guillain-Barré
Foto: Reprodução
Um grupo de trabalho do Governo do Estado atua desde janeiro para o enfrentamento à epidemia das doenças Dengue, Chikungunya e Zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. O Zika Vírus está relacionado ainda à Síndrome de Guillain-Barré, doença que provoca a paralisia inicialmente dos membros inferiores, pernas e pés, e que, e se não for tratada, pode evoluir e levar à morte. O Estado destinou 36 leitos para receber exclusivamente pacientes vítimas desta síndrome, que, até esta segunda-feira (13), contabiliza 76 casos suspeitos da Síndrome de Guillain-Barré. Do total, 42 foram confirmados. Segundo o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o Estado tem um projeto de combate e contingência para as epidemias. “A Zika veio associada ao aumento do número de registros da Síndrome de Guillan Barré. Estamos acompanhando de perto o aparecimento de novos casos e bloqueamos leitos em toda a rede hospitalar. Nosso projeto de enfrentamento foi submetido ao ministério há cerca de 60 dias, solicitando um aporte de R$ 15 milhões. Eu e o governador Rui Costa vamos a Brasília esta semana solicitar ao Ministério da Saúde uma participação neste enfrentamento que vem sendo todo feito exclusivamente com recursos do Estado da Bahia”. De acordo com a diretora do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes, menos de 1% das pessoas que tiveram Zika Vírus vão desenvolver a Síndrome de Guillian-Barré. “Os primeiros sintomas da síndrome são a fraqueza e a dormência começando pelos membros inferiores, e, nestes primeiros indícios, a pessoa deve procurar logo um serviço médico”. Segundo ela, os primeiros sintomas da Guillian-Barré aparecem de sete até 30 dias após a infecção do Zika Vírus.  Ainda segundo Nunes, das três doenças, a considerada mais grave é a dengue, que, na sua fase aguda, pode levar à morte e se caracteriza pela prostração e febre alta. “Depois vem a chikungunya, que tem sintomas parecidos com a dengue, mas embora seja mais leve, pode deixar dores nas articulações por até dois anos. Agora temos o Zika Vírus, que apresenta como maior sintoma a lesão de pele e coceira. Temos visto que depois de identificada essa doença do Zika Vírus, foi registrado também um aumento nos registros da Síndrome de Guillan-Barré, e a literatura médica já mostrava essa possibilidade”.

Médica paulista critica água na Bahia e ataca baianas: sei porque usam turbante



Não pegou bem as críticas que uma dermatologista paulista fez em seu Instagram na noite do último domingo (13). A médica Adriana Awada, conhecida nacionalmente em sua especialidade, criticou a qualidade da água na Bahia e não satisfeita ainda criticou as baianas que usam turbante.
 
“Uma semana lavando os cabelos na água da Bahia, foi uma das piores coisas que os meus fios já viram! Ficaram duros, com aspecto de sujo, difíceis de pentear, textura quase melecada, enfim, cruel demais!”, contou a dermatologista na rede social.
 
“Passei os últimos quatro dias usando rabo de cavalo e todos os produtos que tive acesso!!! Agora já sei porque as Baianas usam turbante!!! Precisamos nos internar no salão, lavar muito, hidratar para que eles voltassem ao norma!!!”.
 
 
A postagem da médica, que já foi apagada da rede social, gerou uma onda de revolta entre alguns internautas. 
 
Awada é filiada ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo, a Associação Médica Brasileira e também é Filiada à Associação Paulista de Medicina.

Por Redação Bocão News

Projeto “Cuidando do Seu Bairro” chega a Itinga nesta segunda-feira (13)


Em sua 3ª edição, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), chega para atender o bairro de Itinga. A região que é a mais populosa da cidade, com cerca de 100 mil habitantes, necessita de um olhar diferenciado para receber o projeto e diante dessa realidade, foi feito um recorte, contemplando nessa edição as comunidades de Vila Pedrita, Jardim Talismã, Jardim Taubaté, Jardim Tarumã e Jardim Taruminas.

A ação da PMLF, coordenada pela Secretaria de Ações Estratégicas (Seaes), consiste em descentralizar os serviços públicos, levando-os para a comunidade, contará com a participação de todas as secretarias. Os munícipes interessados a participar das atividades devem dirigir-se à Casa do Hip Hop, localizada na quadra 29, Lotes 2 e 3, no Loteamento Vila Pedrita, de segunda a sexta-feira (13 a 18 de julho), das 9h às 16h. Já no sábado (19), das 8h às 13h, acontecerá a culminância do projeto, com entrega de alvarás de funcionamento comercial, para microempreendedores cadastrados e ainda a ação de Saúde, que disponibilizará consultas com médicos Pediatra, Clínico Geral, vacinação animal e humana, Saúde Bucal e outros serviços.

Dentre as secretarias que participam desta ação estão Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Turismo, Esporte e lazer (Setel), Secretaria de Educação (Semed), Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasci), da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (Supir) e das secretarias de Governo (Segov); Saúde (Sesa); Políticas para Mulheres (SPM); Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop); Serviços Públicos (Sesp); Infraestrutura (Seinfra); Cultura (Secult); Juventude e Trabalho (Sejut); Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh).

A primeira edição do projeto aconteceu na localidade de Areia Branca e em seguida, o Cuidando do Seu Bairro atendeu Portão com cerca de 1500 atendimentos. É importante ressaltar que alguns parceiros ao saberem do sucesso do projeto, se disponibilizaram a participar, como Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Sebrae e INSS também estarão durante a próxima semana atendendo os munícipes.



Fonte: Agecom PMLF

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares