terça-feira, 30 de setembro de 2014

Epidemia de ebola na África deixa 3,7 mil crianças órfãs

Epidemia de ebola na África deixa 3,7 mil crianças órfãs
Estigma é o principal problema enfrentado/Foto: Reprodução/AP
Pelo menos 3,7 mil crianças perderam um ou ambos os pais na Guiné, Libéria e Serra Leoa, países afetados pela epidemia de ebola na África. Um dos principais problemas que os menores enfrentam é o isolamento dos familiares por medo de que possam ser contagiados pela doença letal. De acordo com estimativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês) divulgadas nesta terça-feira (30), a intensificação da epidemia nas últimas semanas pode fazer a quantidade de órfãos dobrar até meados de outubro. "Sabemos que os números que temos são somente a ponta do iceberg", disse Manuel Fontaine, diretor regional da Unicef para a África Ocidental. “O estigma é o principal problema que enfrentamos. É raríssimo na África que as famílias não assumam o cuidado dos seus filhos. Isso mostra o medo que reina", disse Fontaine. O representante da Unicef ainda informou que familiares e vizinhos alimentam os órfãos, mas poucas pessoas querem acolhê-los. Uma das ações da Unicef agora é tenta criar unidades infantis para acolher as crianças. Uma possibilidade seria fazer como que os sobreviventes do vírus pudessem tomar conta das crianças. Par a Unicef e a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sobreviventes podem ajudar às crianças órfãs, como também trabalhar em centros médicos, além de ajudar em tarefas de conscientização. A Unicef informou que, entre as 3,1 mil vítimas fatais da doença, 15% eram de pessoas menores de 15 anos. Informações da AP e EFE.

Número de mesários voluntários triplica após incentivos

Número de mesários voluntários triplica após incentivos
Foto: TRE/ PE
O número de alistamentos espontâneos de mesários que trabalharão no próximo domingo (5) é três vezes maior do que o das últimas eleições gerais, em 2010. Serão 2,4 milhões de voluntários, enquanto o número era de 404,7 mil no último pleito. O aumento pode ser justificado por um programa de incentivos da Justiça Eleitoral. O serviço não oferece remuneração, mas os mesários podem tirar dois dias de folga no trabalho para cada dia trabalhado nas eleições. A medida beneficia tanto trabalhadores privados quando servidores públicos. Já as pessoas que foram convocadas podem ser punidas com multas e até seis meses de prisão. Elas terão 30 dias para apresentar justificativa. Os mesários são responsáveis por organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica e conduzir os trabalhos de votação. Além disso, são proibidos de usar camisetas, bótons ou qualquer identificação de partidos ou candidatos.

Patricia e mais três gremistas são indiciados por injúria racial no caso Aranha

Patricia e mais três gremistas são indiciados por injúria racial no caso Aranha
Foto: Arquivo Pessoal
Patrícia Moreira e mais três torcedores do Grêmio foram indiciados por injúria racial no inquérito do caso Aranha. Em uma partida contra o time gaúcho e o Santos, pela Copa do Brasil, os gremistas foram flagrados no final de agosto gritando ofensas de cunho racista. Os documentos serão remetidos à Justiça nesta terça-feira (30). Apesar de identificadas oito pessoas, apenas quatro foram indiciadas até o momento. Entre elas está Patrícia, que foi flagrada por câmeras de TV gritando a palavra “macaco”. Além dela, foram acusados Éder Braga, Rodrigo Rychter e Fernando Ascal. De acordo com a polícia, apenas um deles nega que tenha proferido as palavras. A próxima etapa da investigação será buscar nome e endereço dos outros quatro torcedores flagrados, mas que não forma indiciados. A pena de injúria racial é de um a três anos de reclusão, porém a Justiça poderá decidir quem cumprirá pena e quais torcedores deverão se apresentar em delegacias nos horários de jogos. As informações são do iG.

Elevador Lacerda será iluminado de rosa em prol da luta contra o câncer de mama

Elevador Lacerda será iluminado de rosa em prol da luta contra o câncer de mama
Foto: Max Haack / Agecom
O mês de outubro chega nesta quarta-feira e, em todos os anos, o período é dedicado à conscientização do combate ao câncer de mama. Neste ano não será diferente. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fará a abertura oficial da campanha municipal nesta terça-feira (30), a partir das 17h, na Praça Cairu. Um dos cartões postais da cidade, o Elevador Lacerda, será iluminado com a cor rosa. A partir disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá ações contínuas de educação, promoção e prevenção em favor da causa. As atividades serão reforçadas nos 12 Distritos Sanitários com a participação efetiva dos profissionais de saúde, realização de mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce. A mobilização em prol da luta contra o câncer de mama, que continua sendo a principal causa de morte por neoplasia entre as mulheres em idade fértil em Salvador, é promovida mundialmente. Na capital baiana, as ações desenvolvidas pela prefeitura contam com a parceria da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM).

Primeiro caso de ebola é detectado nos EUA

por Estadão Conteúdo
Primeiro caso de ebola é detectado nos EUA
Foto: Reprodução
O primeiro caso de ebola foi diagnosticado nos EUA, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglÊs). Autoridades de saúde federais confirmaram que um paciente tratado em um hospital em Dallas foi testado positivamente com ebola. De acordo com a Sky News, o paciente é um homem infectado na Libéria que viajou para o Texas, onde foi hospitalizado com sintomas confirmados de serem causados pelo vírus fatal. O Hospital Presbiteriano de Saúde de Texas informou que recebeu um paciente não identificado que está sendo mantido isolado. Funcionários do hospital afirmaram que estão seguindo as recomendações do CDC para manterem a equipe médicas e pacientes a salvo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Bebida na zona, só com autorização; prisão, só em flagrante; saiba o que muda no dia da eleição

por Luiz Fernando Teixeira
Bebida na zona, só com autorização; prisão, só em flagrante; saiba o que muda no dia da eleição
Foto: Divulgação
A menos de uma semana das eleições de 2014, no dia 5 de outubro, quase ninguém pode ser preso no Brasil. Isso porque, segundo a legislação eleitoral, até terça-feira (8), os eleitores só poderão ser presos por crime inafiançável ou em flagrante, pra garantir que o máximo de eleitores possíveis possa votar. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a lei surgiu para impedir que as pessoas fossem presas de forma a atender interesses de “coronéis” e está em vigor até hoje. Outra modificação na lei é que os juízes eleitorais assumem o poder de policiais e podem tomar “quaisquer medidas necessárias para manter a ordem” durante o dia do pleito. Por conta disso, eles podem solicitar a proibição da venda de bebidas alcoólicas em suas respectivas zonas e quem desrespeitar a determinação pode ser preso por até um ano. De acordo com o TRE, porém, poucos juízes proíbem a venda hoje em dia e a decisão do magistrado só é divulgada no dia da eleição. O Tribunal ainda alerta que a boca de urna continua sendo contra a lei e gera prisão de até seis meses. “O eleitor tem o direito de se manifestar de forma individual e silenciosa, através de broche, adesivo, etc. Mas camisa, boné ou outro tipo de vestuário foi proibido por configurar brinde”, esclareceu o órgão.

Datafolha: Dilma mantém 40% e Marina cai para 25%; Aécio cresce e alcança 20%

Datafolha: Dilma mantém 40% e Marina cai para 25%; Aécio cresce e alcança 20%
Foto: Ag. Haack/Bahia Notícias
Na nova pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (30), Dilma Rousseff (PT) se manteve com 40% das intenções de voto, mas teve ganho de vantagem sobre Marina Silva (PSB) na corrida ao cargo de Presidente da República, que agora teve queda de dois pontos percentuais e está com 25%. Aécio Neves (PSDB) cresceu dois pontos percentuais e está 20%. Considerando os votos válidos (sem brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 45%, Marina tem 28% e Aécio tem 22%. Na simulação de segundo turno, Dilma sobe dois pontos  e alcançou 49% das intenções de voto, contra 41% de Marina Silva. Considerando os votos válidos, Dilma venceria com 54% e Marina Silva teria 46%. O Datafolha também simulou um segundo turno entre a presidente e o tucano, que conseguiu 41%, enquanto Dilma obteve 50% da preferência dos eleitores e venceria as eleições. Considerando os votos válidos, Dilma tem 55% e Aécio 45%. O Datafolha ouviu 7.526 pessoas em 315 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O registro no TSE (tribunal Superior Eleitoral) é BR-00905/2014.

Robôs atacam Souto e fazem campanha para Rui nas redes sociais

por Fernando Duarte
Robôs atacam Souto e fazem campanha para Rui nas redes sociais
Foto: Reprodução
Levantamento feito pela equipe de internet da campanha do candidato Paulo Souto (DEM) identificou uma série de perfis nas redes sociais que utilizam imagens de outras pessoas e postam simultaneamente informações favoráveis ao adversário de Souto, Rui Costa (PT). A técnica, conhecida por usuários de redes sociais, consiste na criação de perfis no Facebook e Twitter para ampliar a visibilidade de empresas e instituições – a prática, no entanto, é coibida pelos termos das redes sociais. Tais perfis reproduzem automaticamente conteúdos fabricados por equipes de mobilização em marketing de guerrilha. No Facebook,José Valverde, de Amélia Rodrigues, escolheu ser o ator peruano Christian Meier. Já a “mulher, mãe, professora” no Twitter Elisabete Santos prefere ser ex-secretária de estado em Portugal. Utiliza no Twitter a imagem da lisboetaElisabete Caramelo, que trabalhou com o ex-presidente português Jorge Sampaio. De acordo com assessoria de Souto, além dos perfis aparentemente fakes de José Valverde e Elisabete Santos, outros como Jessica Lima – que usa a foto de perfil deEmanuella Gonçalves – e Gabrielle Ferreira e Paloma Novaes, com fotos genéricas de bancos de imagens internacionais, também são bem ativos nas redes sociais. A maioria deles com atuação concentrada após o início do pleito de 2014. A assessoria de Souto, no entanto, prefere não criticar o adversário. “Chama muito atenção algumas ações orquestradas”, pondera a assessoria do democrata. 

MARCELO ABREU MOSTRA FORÇA E APRESENTA SEUS CANDIDATOS A LAURO DE FREITAS NUM EVENTO LOTADO


O Ex- Prefeito MARCELO ABREU recepcionou ontem em ITINGA,os seus candidatos ao PARLAMENTO ESTADUAL E FEDERAL: O evento aconteceu no Espaço Cultural FUNDO DE QUINTAL no Vila de Sena e contou com a participação de mais de 600 populares e diversas LIDERANÇAS locais entre elas podemos destacar O ex Vereador RENATO BRÁZ e PEDRO ASSÊNCIO, O PASTOR RAILDO,PASTOR JEFERSON ( Ex BIRU BIRU ) A PASTORA ELIZABETE, O PASTOR ALISSON,,EDGAR LÍDER COMUNITÁRIO do Jardim Ipitanga,além  alguns Secretários do atual governo.

SOLENIDADE :

A Solenidade foi mesmo apoteótica,pois logo na entrada já havia um trio elétrico e várias garotas com bandeiras de BRUNO REIS,JUTAHY,PAULO SOUTO,GEDDEL E AÉCIO.Dando um colorido todo sofisticado que se misturava a todos os presentes.

APRESENTAÇÕES e DISCURSOS...

OS CANDIDATOS  BRUNO REIS E JUTAHY,FORAM APRESENTADOS A COMUNIDADE POR MARCELO ABREU QUE FEZ QUESTÃO DE MOSTRAR PONTO A PONTO A IMPORTÂNCIA DE CADA UM PARA A CIDADE.ANTES PORÉM O EX-VEREADOR RENATINHO FEZ UM RELATO DO TEMPO EM QUE MARCELO FOI PREFEITO ENUMERANDO AS SUAS REALIZAÇÕES E CONQUISTAS." BRAZ " AGRADECEU TAMBÉM A LEMBRANÇA AO SEU NOME POIS FOI MARCELO QUE O TROUXE DE VOLTA PARA À POLÍTICA.NA SEQUÊNCIA MARCELO SE PRONUNCIOU E LEMBROU AOS PRESENTES TODOS OS ATOS EM PROL DA POPULAÇÃO NO PERÍODO EM QUE GOVERNOU A CIDADE E CITOU OS " MAL FEITOS PETISTAS  A FRENTE DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL " DEIXANDO UMA PERGUNTA NO AR SOBRE O INSTITUTO BRASIL E OS  ( SEIS MILHÕES QUE SUMIRAM DOS COFRES PÚBLICOS MUNICIPAIS. )

POLÍTICOS OU CELEBRIDADES:

APÓS O SEU DISCURSO,ABREU chamou BRUNO REIS, e esse foi recebido com muitos aplausos pela comunidade, que fez questão de tietar o Deputado que mais parecia um Astro do Cinema Americano.A cada palavra do parlamentar havia um grito eufórico da população.Bruno Reis deixou uma excelente imagem junto ao eleitorado Laurofreitense e de QUEBRA pode ajudar e muito os projetos de Marcelo Abreu em 2016.Bruno Reis DISSE QUE ERA UM SONHO PODER REPRESENTAR O POVO DA CIDADE NA ASSEMBLÉIA,e Finalizou agradecendo o apoio de  Marcelo Abreu de Renatinho e fez questão de mencionar a amizade que tem com César e que compreende cada caminho que alguns amigos precisam tomar por questões partidárias.Bruno deixou um grande beijo no coração de todos e pediu voto para PAULO SOUTO E GEDDEL.Na sequência JUTAHY deu inicio a sua explanação e enumerou os seus feitos em defesa da população baiana nos seus quase 40 anos de vida pública onde já exerceu diversos cargos: Deputado Estadual,Federal e Ministro de Estado. Jutahy agradeceu a presença de todos e conclamou a população para desmascarar os petistas que gastaram quase UM BILHÃO EM PROPAGANDA enquanto o povo sofre nas filas dos hospitais.
O EVENTO FOI REALMENTE GRANDIOSO E DEIXOU MARCELO ABREU CADA VEZ MAIS PERTO DE RETORNAR AO COMANDO DA CIDADE...2016 PARECE LONGE, MAIS ESTÁ CADA VEZ MAIS PERTO...DÚVIDA ?
( Reportagem de PAULO SÉRGIO Drt-Ba. 4963 ) 

Feira de Santana: Detento foge da prisão vestido de mulher, se arrepende e volta a presídio

Feira de Santana: Detento foge da prisão vestido de mulher, se arrepende e volta a presídio
Foto: Divulgação
Um detento se vestiu com roupas de mulher antes de fugir do Conjunto Penal de Feira de Santana, no centro norte baiano, neste domingo (28). Mas nesta segunda-feira (29), ele se arrependeu e decidiu voltar para o presídio. De acordo com o diretor do Conjunto Penal, Edmundo Memeri Dummet, Paulo da Silva Alves, 27 anos, foi preso há cerca de uma semana por tentativa de roubo e levado para a enfermaria após apresentar problemas de saúde. “No momento em que o auxiliar de enfermagem saiu para jantar, ele aproveitou esse intervalo e conseguiu arrombar o cadeado da cela dele, tirou o ar-condicionado da sala da administração da ala hospitalar e pulou o muro, aproveitando as roupas que tinha dentro da sala de administração, como uma blusa de mulher, uma bermuda e foi embora”, contou o diretor ao site Acorda Cidade. Segundo Dummet, a fuga foi notada cerca de 40 minutos depois pelo enfermeiro. Agentes da Polícia Militar chegaram a organizar uma busca, mas não conseguiram encontrar o fugitivo. Para o diretor, Paulo decidiu voltar por causa dos problemas de saúde. “Ele estava com um processo nos rins, com bastante dificuldade de urinar, estava com uma sonda, quase com necessidade de fazer hemodiálise, tinha ido pra hospital e tinha sido liberado. Ele sabia que não ia ter atendimento médico do lado de fora. O atendimento médico que ele estava tendo aqui no presídio é que estava salvando a vida dele. Então ele preferiu a vida à liberdade”, avaliou.

Por declarações homofóbicas, Levy Fidelix pode pagar multa de R$ 60 mil

Por declarações homofóbicas, Levy Fidelix pode pagar multa de R$ 60 mil
Foto: Divulgação
As declarações de teor homofóbico ditas pelo candidato à Presidência da República pelo PRTB, Levy Fidelix, durante debate na Record neste domingo (28), podem render punições ao mesmo, incluindo o pagamento de multa de até R$ 60 mil, a ser paga para o Estado de São Paulo. “Tenho a prerrogativa e já estou realizando uma denúncia pela lei 10948/01, que pune homofobia. Além disso, nossa ouvidoria recebeu uma série de queixas que serão anexadas ao processo que pode ser instaurado pela Secretária da Justiça”, disse Heloísa Gama Alves, coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo. Segundo ela, caso seja julgado, Levy terá direito a defesa e, caso seja condenado, “pode ser advertido ou ter que pagar uma multa de 1 a 3 mil UFESPs, as Unidades Fiscais do Estado de São Paulo, que em reais gira em tordo de R$ 20 e R$ 60 mil reais”. “Infelizmente cometer esse tipo de ato preconceituoso ainda não é crime. Se o projeto de lei 122/06, que criminaliza a homofobia, o candidato seria processado com certeza. Seria como o racismo”, disse o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB São Paulo, Martim de Almeida Sampaio. Tanto Heloísa, quanto Martim indicam também as denúncias individuais dos que se sentiram ofendidos pela fala de Levy, que podem ser realizadas pelo site da Secretária de Justiça. Um dos que pode fazer isso é o deputado federal e candidato à reeleição ao cargo, Jean Wyllys (PSOL-RJ): “Vou avaliar junto à assessoria jurídica se é possível representar contra o candidato na Justiça por sua ofensa a uma coletividade e por estimular a violência contra esta”, disse Jean em seu Facebook. Informações do BuzzFeed Brasil.

Urubus morrem após ingerir carne de cães envenenados em Brumado

Urubus morrem após ingerir carne de cães envenenados em Brumado
Foto: Lay Amorim / Bahia Notícias
Após o caso de envenenamento de três cães em Brumado, no sudoeste baiano, vinte urubus foram encontrados mortos após ingerir a carne dos animais mortos, na estrada conhecida como “rodagem da Magnesita”, que é utilizada para escoar o minério extraído pela empresa. A via atravessa a área de preservação ambiental na Serra das Éguas. Segundo informações do site Brumado Notícias, a Associação Protetora dos Animais informou que vai acionar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária para fiscalizar a comercialização do rodenticida conhecido como chumbinho, devido à suspeita de que a substância tenha sido utilizada para envenenar os cães. “No dia a dia ninguém dá importância para os urubus, pois apenas os enxergam como carniceiros, mas eles são os faxineiros da natureza, responsáveis por eliminar os restos mortais dos demais animais, que em estado de putrefação podem proliferar doenças. Temos que respeitar a função de cada ser vivo na natureza ou então teremos que arcar com as duras consequências”, disse o presidente da associação, Paulo Esdras.

Comitê lança história em quadrinhos de dez páginas com vida de Marina

Comitê lança história em quadrinhos de dez páginas com vida de Marina
Foto: Reprodução/Facebook
O comitê da candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, lançou a revista em quadrinhos “Marina. Uma história de superação”, para contar a trajetória da postulante ao cargo. Desde o último sábado, a publicação tem sido distribuída nos escritórios de campanha da socialista. Entre os fatos da sua vida representados na HQ, está a infância marcada pela hepatite e malária; a relação com seringueiro e ativista Chico Mendes; o prêmio recebido pela ONU e a participação nos Jogos Olimpícos de Londres de 2011; e a candidatura à Presidência da República em 2010.
A revista, que tem dez páginas e tiragem de 700 mil exemplares, cita também a morte de Eduardo Campos e a decisão de concorrer nas eleições deste ano. “Em meio a grande comoção nacional, Marina assume o compromisso com o legado de Eduardo Campos e aceita a candidatura à Presidência com Beto Albuquerque de vice", diz a publicação.

Penúltimo debate é marcado por protagonismo de nanicos e fugas de Rui e Souto

por Fernando Duarte
Penúltimo debate é marcado por protagonismo de nanicos e fugas de Rui e Souto
Foto: Betto Jr. / Ag. Haack / Bahia Notícias
Da Luz (PRTB) e Marcos Mendes (PSOL) foram alçados a condição de protagonistas dos embates entre os candidatos ao governo da Bahia durante o penúltimo debate antes do primeiro turno, realizado pela projeto Vota Bahia, parceria entre TV Aratu, jornal A Tarde de rádio Metrópole. Apesar do candidato do PRTB ter levantado o tom quando questionado sobre o programa de infraestrutura logística (PIL), vieram dele os momentos mais marcantes do encontro entre os postulantes ao Palácio de Ondina - com ataques direcionados, principalmente, ao ex-governador Paulo Souto (DEM). Já Marcos Mendes dividiu os ataques entre Rui Costa (PT) e Souto, mostrando o que o partido considera falhas das administrações do antigo PFL e do PT à frente do governo da Bahia nos “últimos 50 anos”. Instados a falar sobre dois momentos delicados da política baiana, os escândalos da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) e do Instituto Brasil, Rui Costa e Souto optaram por desviar as atenções. Rui buscou transpor a responsabilidade imputada por reportagens da época ao período em que a Ebal esteve sob influência do candidato ao Senado Otto Alencar (PSD) para a administração de Souto e o democrata evitou falar diretamente de um vínculo entre o candidato adversário e o Instituto Brasil, minimizando os efeitos das denúncias na corrida eleitoral, mas atrelando a denúncia ao PT. Mais afastada do centro do debate, Lídice da Mata (PSB) acusou os adversários Rui e Souto de tentarem concentrar as discussões, porém manteve o tom da discussão do último encontro, na sexta-feira (26), na Record Bahia.

Marcos Mendes diz que pesquisas são ‘completamente manipuladas’

por Luiz Fernando Teixeira/ Fernando Duarte
Marcos Mendes diz que pesquisas são ‘completamente manipuladas’
Foto: Betto Jr. / Ag. Haack / Bahia Notícias
Com pequenos índices de intenções de votos em todas as pesquisas realizadas, Marcos Mendes (PSOL) afirmou na madrugada desta terça-feira (30) que todas as pesquisas “são completamente manipuladas”. “Nós só aparecemos quando pesquisa a rejeição, aí nós aparecemos. Mas nas outras pesquisas nós não aparecemos. Inclusive foi comprovado, eu posso dizer até o nome da pessoa. Quando foram lá não tinha o nome da gente. A mesma coisa aconteceu em Juazeiro”, afirmou o candidato ao governo do estado. Segundo ele, tanto o Ibope quanto o Bapesp foram desmoralizados pelo jornal A Tarde, que entrevistou o estatístico Denivaldo Fernandes, especialista em marketing político e eleitoral e fiscal do Conselho Federal de Estatística da 5ª Região (Bahia, Minhas Gerais e Sergipe). “São pesquisas encomendadas e irresponsáveis. Uma já é chamada DataNilo, porque favorece Rui Costa e a outra DataNeto, porque favorece Paulo Souto. Não acreditamos nessas pesquisas”, criticou o postulante do PSOL. Para ele, nada muda para os últimos dias da campanha. “Nós vamos fazer o debate amanhã (hoje) da mesma forma que estamos fazendo: de maneira técnica”, prometeu.

ANIVERSARIANTES DO DIA 30 DE SETEMBRO DE 2014

SINTIA BATISTA


MARCOS SOMBRA

JOELMA SANTOS

SONIA SANTOS

SILMARA MARA

MARCELO DOS ANJOS

ROSANE  BARROS

THEREZA  PATERNOSTRO

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ




MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares