terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Vitória é o 13º time mais valioso do Brasil; Bahia aparece em 17º

Vitória é o 13º time mais valioso do Brasil; Bahia aparece em 17º
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
Um levantamento realizado e divulgado pela Pluri Consultoria indica o Vitória como o 13º time mais valioso do Brasil. O Leão aparece acima do rival Bahia na lista que contém 25 clubes. O Tricolor ocupa a 17ª colocação.
Em relação ao ano de 2012, o Vitória subiu nove posições. Na temporada passada, o Rubro-negro estava em 22º. Já o Bahia fez o caminho inverso. No ano passado, o Tricolor estava na 14ª posição, caindo, assim, três colocações. 
O clube mais valioso do Brasil, ainda de acordo com a Pluri Consultoria, é o Cruzeiro, atual campeão brasileiro. Completam o G-4 no quesito valor, o Corinthians, Internacional e São Paulo. Curiosamente, nenhum destes três clubes figurou entre os quatro primeiros no Brasileirão. 

Incêndio atinge navio carregado de gás inflamável em porto de Aratu

Incêndio atinge navio carregado de gás inflamável em porto de Aratu
Foto: Reprodução/Codeba
Um incêndio atingiu um navio carregado de gás propeno no pier de uma área do Porto de Aratu em Candeias, na noite desta terça-feira (17). Segundo a guarda portuária, o fogo foi propagado após uma explosão ocorrida durante o descarregamento de gás do navio Gold Miller. Ainda segundo a guarda portuária, equipes dos bombeiros estão no local combatendo as chamas. A Marinha e equipes do Pólo Petroquímico também estão indo para o local. Ninguém ficou ferido. Parte do porto está interditada. Informações do G1.

Obra do Imbuí interdita Avenida Paralela durante a madrugada

A Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) será interditada na madrugada desta quarta-feira (18) para a instalação de uma viga que servirá à construção do viaduto do Imbuí. A via será bloqueada no sentido aeroporto da meia-noite às 5h de quarta (18) e, novamente, de meia-noite às 5h de quinta-feira (19), somente no trecho do antigo Posto 1. Segundo a Transalvador, a alternativa para quem desejar seguir pela via é entrar no Imbuí, fazer a volta na praça principal e retornar à Paralela pela saída convencional do bairro, conforme indica o mapa.

Com permanência na Série A, Flu vira alvo de gozações na Internet

Na tarde desta segunda-feira, com a punição a Portuguesa pela escalação de Héverton, a perda de quatro pontos, o rebaixamento do time paulista e a permanência do Fluminense na Primeira Divisão depois de julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), começaram a pipocar e se multiplicar gozações com o Tricolor na Internet. Ainda cabe recurso para a Lusa. Em uma das montagens, a sigla F.F.C (Fluminense Football Club) que fica no escudo do time foi substituída pelo STJD. Veja algumas das gozações que circulam na grande rede.

Após 26 horas, índio é retirado de árvore no Rio

por Marcelo Gomes e Sergio Torres | Agência Estado
Após 26 horas, índio é retirado de árvore no Rio
Foto: Reprodução/ O Globo
O índio que se identifica como Urutau José Guajajara foi retirado da árvore em que permaneceu por 26 horas, em protesto contra a possibilidade de demolição do Museu do Índio, vizinho ao estádio do Maracanã (zona norte do Rio). Ele não reagiu após ser cercado por bombeiros, que subiram de maneira simultânea por três acessos diferentes. Vestido apenas com uma bermuda, com um cocar no alto da cabeça, o homem foi levado até o chão por cordas, ao estilo rapel, por volta das 11h30 desta terça-feira (17). Em seguida, foi colocado em uma ambulância, que seguiu para um hospital da capital fluminense. Os ativistas que acompanharam o protesto tentaram evitar a saída da ambulância e houve enfrentamento com policiais. De dentro do veículo, pertencente ao Corpo de Bombeiros, pôde-se notar a liberação de spray de pimenta em direção ao grupo. "Isso é prisão. É o Estado usando a força para interferir na pauta dos movimentos sociais", reclamou o advogado do indígena, Arão da Providência, que também foi atingido. O defensor comentou ainda a decisão da Polícia Militar de retirar os manifestantes do velho museu. "O governador [Sérgio Cabral] acha que o prédio é dele", gritou. Guajajara subiu no alto de uma árvore de quatro metros às 9h30 de segunda-feira (16), durante a remoção dos manifestantes, indígenas e simpatizantes, da região.

Bahia é penúltimo estado do Brasil em número de juízes por habitantes

por Rebeca Menezes

De acordo com dados do Índice de Acesso à Justiça (Inaj), lançado nesta segunda-feira (16) pelo Ministério da Justiça, a Bahia tem apenas seis juízes para cada 100 mil habitantes, e está em penúltimo lugar quando comparado com as 27 unidades da federação. O estado é ainda o penúltimo em número de promotores (4 para 100 mil), e o último em número de defensores (1,48 para 100 mil). No relatório divulgado no portal Atlas de Acesso à Justiça, o Distrito Federal possui a “maior proporção nacional em qualquer categoria, o que foi entendido como resultado da grande concentração de órgãos públicos e com destaque para cúpula do Poder Judiciário e Executivo Federal”. Contudo, quando se desconsidera a capital brasileira, “continua o quadro de grandes discrepâncias, especialmente quanto à Bahia, pela baixa proporção, decisiva para os baixos índices de acesso apurados nos indicadores”.

Feliciano: ‘Mandela implantou a cultura da morte na África do Sul’

Feliciano: ‘Mandela implantou a cultura da morte na África do Sul’
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), em entrevista ao Portal IG, fez críticas ao ex-presidente da África do Sul e líder do Apartheid, Nelson Mandela, falecido no último dia 5. “Quem mata uma criança não é meu amigo. Então Mandela implantou a cultura que chamamos de cultura da morte dentro da África do Sul”, acusou. Como presidente, Mandela legalizou o aborto no país em 1996, por conta dos altos índices de violência sexual contra as mulheres. Ao site, o parlamentar ainda comentou a sucessão eleitoral de 2014 e recuou quando questionado sobre uma possível aproximação e apoio ao pré-candidato à presidência Eduardo Campos (PSB). “Para que ferir um povo que tem peso de voto?”, perguntou o religioso, após afirmar ter lido entrevistas em que o socialista declara ser favorável à cobrança de impostos de igrejas. 

PCdoB pedirá anulação de concessão da Estação da Lapa; 'Votamos no escuro', diz vereadora

PCdoB pedirá anulação de concessão da Estação da Lapa; 'Votamos no escuro', diz vereadora
Fotos: Max Haack / Ag Haack / Bahia Noticias
Os vereadores da bancada do PCdoB da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Aladilce Souza e Everaldo Augusto, entrarão com ação no Ministério Público para pedir a anulação do Projeto de Lei (PL) nº 903/13, que viabiliza a concessão de serviço na Estação da Lapa(veja aqui). O PL foi aprovado em plenário na última segunda-feira (16). A bancada alega  que “não houve discussão da matéria, como é assegurado pela constituição”. Os edis incluíram ao projeto original mais duas emendas, sendo que a primeira garante a acessibilidade na estação. Já a segunda decreta a permanência dos permissionários. “Qual a garantia de que as emendas serão aprovadas?”, questionou Aladilce. “Temos experiência de que o prefeito não respeita acordos com a população”. Para a vereadora, cumprir a constituição é mais importante do que colocar emendas, e o direito a discussão é legal. "Votamos no escuro", discursou em plenário. Os vereadores Gilmar Santiago (PT), Hilton Coelho (PSOL), e Silvio Humberto (PSB) também se posicionaram contra o projeto.

Celulares piratas devem ser bloqueados no Brasil após a Copa de 2014



Milhões de celulares no Brasil devem ficar inutilizados depois a Copa do Mundo do ano que vem. Os aparelhos piratas, que não passaram por testes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), serão bloqueados por conta de um pedido das operadoras de telefonia. De acordo com a Veja, dados da Anatel indicam que mais de 254 milhões de aparelhos estejam em operação no país e a Agência estima que taxa de celulares não homologados chegue a 20%. A medida pode representar o fim dos chamados 'xing-ling' que devem ser bloqueados com base no cadastro único de códigos internacionais de identificação de dispositivos móveis (Imei, na sigla em inglês). Ele é uma especie de DNA do celular, através do qual a Anatel vai rastrear os aparelhos. Apesar dos bloqueios começarem após a Copa, o cadastro deve ser implantado já em março de 2014. A partir desse momento, assim que um celular se conectar à rede de uma operadora, o seu Imei será reconhecido e comparado com os registros do cadastro, identificando se o aparelho já foi homologado no Brasil. A medida deve ser implantada após a Copa do Mundo para evitar que os dispositivos de turistas também sejam bloqueados. Ainda segundo a Veja, as operadoras de telefonia temem que celulares não disponíveis para venda no Brasil e trazidos do exterior podem ainda não estar homologados pela Anatel, impossibilitando que eles sejam usados. 

Professor Antônio Claudio da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães vai receber amanhã dia 18 de dezembro as 17 horas na casa do Trabalhador em Lauro de Freitas o Titulo de Cidadão Laurofreitense . Segue um pouco da sua HISTÓRIA



Em uma noite bonita de lua cheia em Feira de Santana, a luz de velas ( faltou energia )  nas mãos de D. Jussara , parteira das boas , cheguei e este mundo . Acolhido com amor, carinho e respeito e humildade, valores  sempre passados   pelos meus pais .
Tive uma infância maravilhosa, brincando de pião, forte apache, arraia, cozinhado, visitas ao sitio do meu avõ , comendo manga verde com sal , jaca e muito sapoti ( enterrado na areia para amadurecer mas rápido ) , meu primeiro contato com o meio ambiente .
Com nove anos mudei para Salvador, devido a problemas de alergia , descobrir  o meu segundo amor ( 1º meus pais ) o mar , que coisa maravilhosa , o contato com a  água , uma energia que transmitia vida , e me acompanha todos os dias .  Na 8º série , um professor de biologia , sempre realizavas atividades ( aulas vivas ) em sítios ou fazendas , despertando o meu interesse sobre a preservação da natureza , implanto uma sementinha que mais tarde brotaria .
Aos 17 anos, influenciado por visitas ao sitio de do meu avô, saudades, passei no vestibular para Agronômia em Cruz das Almas , como adolescente sempre a procura da sua cara metade não terminei ,   depois tentei   biologia ,não terminei  e enfim encontrei a metade da minha laranja , o curso de geografia na UFBa , principalmente devido as Saídas de Campo , visualizando o conhecimento na pratica .
Paralelo a faculdade trabalhava na secretaria da escola da minha mãe , minha 3º paixão lecionar , passar o conhecimento com prazer sempre destacando a importância da ética e dos valores ma formação de cidadãos . Comecei a dar aulas de geografia como estagiário em escolas do ensino fundamental .
Como bom geminiano e empreendedor, tive uma barraca de praia em Itapoan , que perdição , onde conheci  o meu  Cabo da Boa Esperança , minha companheira ,amiga ,  minha bússola  , vamos juntos  até ficar bem velhinhos e que me deu meu grande orgulho minha filha adrielle ,  através dela fui apresentado a Lauro de Freitas , primeiro freqüentado como visitante ,depois passeie a adotar esta cidade como parte da minha família . Em junho de 2006 , nasceu minha outra sementinha , Beatriz (aquela que faz os outros felizes ) , que já estar acompanhando o ritmo do pai , preocupada com a preservação do planeta . 
 Formei-me,em licenciatura e bacharelado em Geografia  , passei no concurso para professor em Lauro de Freitas  e no estado  e já na primeira escola em 1996 ,  SESI ( Eurides Santana ) , comecei a realizar aulas vivas e atividades ambientais como Caminhada Ecológica com 300 alunos na Praia de Ipitanga , criação do 1º banda utilizando material reciclável com cerca de 50 alunos do 5º ao 9º ano  ( grupo LATINGA ) entre outras ações .
. Trabalhei e participei em ações socioambientais durante todos esses anos :  na elaboração como coordenador do Projeto VER DE ATOS , através do Centro de Gestão Ambiental . Ingressei como Conselheiro no Conselho Gestor da APA Joanes-Ipitanga em 2004 e  em 2005 , na    Secretaria de Educação , inovando e  criando um Núcleo de Educação Ambiental , passando então  a coordenar esta divisão   , no que se refere às questões ambientais e procurando ainda, valorizar o papel das escolas e da  comunidade .
A partir do resultado positivo de conscientização através das primeiras ações,não parei mais , as idéias afloravam e foram sendo ampliadas para toda a comunidade a cada ano . Durante todos esses anos várias ações foram realizadas . Segue um resumo das ações
Em 1999desfile reciclável  com alunos no projeto FELIZ CIDADE LIMPA  em parceria com Rotary  Clube e secretaria municipal de Planejamento ,  com a presença de cantora Carla Vise , na praia de Vilas do Atlântico
Já no ano de 2000 , participei na elaboração como coordenador do Projeto VER DE ATOS , através do Centro de Gestão Ambiental e da Secretaria de Educação , realizando oficinas de material reciclável , criação de uma revista em quadrinhos sobre a história do bairro da Extinga .
Ainda em 2000 , surgiu uma outra vertente que foi a 1º  GINCANA ECOLÒGICA , em parceria com a APA Joanes/Ipitanga  , do CRA  , primeiramente realizada  na Escola Ana Lúcia Magalhães  com cerca de 210 alunos , divididos em cinco equipes , competindo entre se ,  na realização de 19 tarefas relacionadas ao meio ambiente . dentre as tarefas  , constaram  a recomposição da Mata Ciliar ,  através do plantio de 180 mudas de árvores nativas da região.
Completamos 10 anos em 2010 , consolidando o sucesso da Gincana ecológica . com destaque para o desfile do rei e rainha com material reciclável  e tambem pessoas da comunidade como o professor Gildasio Freitas , Marcelo Cerqueira , Teresinha Barros a cantora Elaine Fernandes entre outros
Em 2001, já lecionando na Escola Ana Lúcia Magalhães ,  surgiu  e  pilar principal que  foi a criação do PROJETO DOUTORES DA NATUREZA ,  onde o aluno sai da sala de aula e vai para parte pratica , conhecendo o rio da nascente até a foz  , partindo do principio que os alunos são os doutores observando e registrando os vários aspectos relacionados a água e a sua relação com o meio ambiente e os pacientes  são os rios Ipitanga , Joanes e Sapato . 
 No ano seguinte em 2002 ,  foi criado o Certificado Beija-flor Amigo da Natureza , titulo criado para homenagear pessoas e entidades que merecem destaques pelas suas ações relacionadas ás questões ambientais e sociais . Receberam a homenagem oRotary Club , Secretaria de Planejamento  e o jornal na época Vilas Magazine e o coordenador da APA Joanes/Ipitanga(Geneci Braz ) , Marivaldo Paixão , Coriolando da Barraca da Gávea  , Artêmio da luz . Lourival Placa 07entre outros .
Em 2005 o 1º documentário sobre a história de Lauro de Freitas, realizado por alunos da Escola Ana Lúcia  Magalhães  ( FILHOS DE SANTO AMARO DE IPITANGA ) , fortalecendo a identidade cultural , artística e ambiental  elevando a auto-estima e o exercício da cidadania 
A Caminhada Ambiental ,  teve inicio em 2001 e é  realizada a 10 anos ,  buscando  mobilizar e sensibilizar os alunos e  a comunidade  para a conscientização ambiental, a preocupação da poluição   dos Rios Ipitanga e Joanes  e  a preservação  da natureza e a memória da nossa cidade
Implementação doPROJETO LAURO VERDE ,  teve  inicio em 2001 e é  realizada a 10 anos , com o  plantio de 1.000 mudas de árvore nativas , em diversas áreas do município ( Itinga , Portão , Vilas , Areia branca , Capelão ,  Vida Nova , Centro , Praia de Ipitanga ) , mobilizando todas as  60 escolas da rede pública  da  1º a 8º série  de Lauro de Freitas   , buscando equilibra a emissão de gases de efeito estufa e o seqüestro de carbono ‘ Quem sabe faz a hora não espera acontecer “., através do plantio  das árvores . Objetivo é possibilitar ao alunado adquirir conhecimentos , atitudes e habilidades voltadas para a manutenção do direito ao  meio ambiente ecologicamente equilibrado
A partir de 2005 ,   coordenei  diversos  cursos  em EDUCAÇÂO AMBIENTAL PARA PROFESSORES do  5º ao  9 ºano  , com a  incorporação da dimensão ambiental na formação e atualização dos educadores ,  entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania  ,  com   palestrantes  renomados como : Elizete Rios e Geneci Braz ( SEMARH ) .
No ano de 2006 a 1º Exposição Fotográfica ,sobre os rios Ipitanga/Joanes e a Corrida Ecológica realizada no dia  22 de março (  Dia Mundial das Águas ) ,  ressaltando a importância da água  , que é um bem precioso  , insubstituível de domínio público e de vital importância para existência da vida na terra .
Também em2006 o concurso Árvore   Símbolo   ,   Oficialização do Oitizeiro como Árvore Símbolo do município de Lauro de Freitas .  emSeção Especial na Câmara de Vereadores  Entre agosto e setembro de 2006 a Secretaria de Educação realizou um plebiscito , visando  escolher a árvore símbolo de Lauro de Freitas , através de um concurso publico , Na primeira etapa os alunos de 5º a 8º série de  escolas municipais entrevistaram pessoas que nasceram  ou moram há muito tempo no município selecionando as 16 espécies mais citadas.  Na segunda etapa os munícipes poderãovotar em uma das 16 árvores previamente selecionadas , em  quatro postos fixos  de votação, com urnas , cédulas de votação e mostra de fotos das 16  árvores  ,   na Praça da Matriz , no Centro , Largo do Caranguejo , em Itinga , Praça de Portão e Areia Branca   alem das urnas itinerantes para votação em diversos bairros . Os moradores também poderam votar pele internet , utilizando os sites www.laurodefreitas.ba.gov.br  da prefeitura ou www.vilasmagazine@terra.com.br  da revista Vilas Magazine  na árvore que melhor representa   o povo Laurofreitense , com 38% de votos o Oitizeiro foi a árvore vencedora em segundo lugar a mangueira .

  Em 2007 o 1º Concurso de Fotografia do Meio Ambiente retratando os ambientes naturais do município : rios, árvores, jardins, praças, parques, aves, animais e áreas preservadas e degradadas., colocando a qualidade de vida como algo construído ,  cerca de 50  escolas e mais de 500 alunos  participaram .  No primeiro momento com a participação de alunos da 5º a 8º série de 11 escolas municipais, cada escola realizou uma pré-seleção das dez melhores fotografias as quais foram selecionadas pela direção da escola ,contribuindo assim para a conservação da biodiversidade, através de processos educativos/participativos que promovam a melhoria do meio ambiente e a qualidade de vida.
Peixamento no Rio Sapato ,ocorreu em 2006  , onde  cerca de 2.000 alevinos  foram  lançados  no Rio Sapato   , participaram desta ação cerca de  60 alunos da rede pública  O peixamento consiste no povoamento dos Rios e Córregos de forma que o peixe quando pequeno ,encontre um ambiente favorável ao seu desenvolvimento.  Vale ressaltar a importância dese restaurar a fauna  do Rio Sapato , porque o peixe é o indicador biológico da qualidade das águas. A alegria dos alunos esta estampada nos sorrisos e na demonstração de atitudes em defesa do RioSapato . 
Já em 2007 oCalendário Ambiental ,  retratando     as belezas naturais do município de Lauro de Freitas : rios , árvores, praias , jardins, parques, restinga , dunas  e toda sua  biodiversiade    , envolvendo  a comunidade num processo de conscientização ambiental, despertando um novo olhar sobre as riquezas naturais, além de motivar a valorização e proteção do meio-ambiente , colocando a qualidade de vida como algo construído.
No segundo momento as 12 melhores poesias , ,junto com as 12  fotografias ( uma para cada mês do ano ) de Junho de 2008 até junho de 2009  , foram selecionadas pelo jurados fazendo parte  do Calendário   . Ressaltando que é o 1º Calendário com fotos das belezas naturais ( algumas  pontos turísticos de Lauro de Freitas como : Praia de Ipitanga , Praça da Matriz , Oitizeiro , Praia de Buraquinho entre outras ) já que os Calendários encontrados na cidade resaltam as belezas de Salvador.

Outro projeto realizado em 2008 foi o  Projeto Pedalada Ambiental ,  por um mundo mais verde - Passeio ciclístico com alunos e a comunidade ,  O principal benefício individual é que enquanto se desloca de bicicleta pela cidade o cidadão exerce uma atividade física que faz bem a sua saúde, tornando-o mais disposto, bem humorado e fisicamente em forma. máquina mais eficaz inventada pelo ser humano para transformar energia em movimento.
Coordenador em 2009 do  projeto EDUCANDO COM  A HORTA ESCOLAR  , projeto realizado em 05 escolas municipais , através da implementação de hortas  , onde se evidencia a importância da ação no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem ( Aprender e  fazendo ) .
Este ano oProjeto ECOCHILA  ,  Projeto de  conscientização nas escolas de 1º a 4º série para diminuição ou mesmo erradicação do uso de sacolas plásticas.os alunos participaram de um concurso de arte ( pinte o verde ) . Os melhores desenhos foram impressos  nas ecomochilas e distribuídas para aproximadamente  1000 alunos .
 Juntos conseguimos executar inúmeras ações educativas coerentes com a perspectiva socioambiental .Foram  realizaram ações de capacitações de professores e programas de educação ambiental ,principalmente devido à visão ambiental e inovadora  da Secretaria de Educação  , e a visão ambientalista dos  gestores como Paulo Aquino  e toda a equipe da Secretaria .
Procedendo um balanço das atividades em 2010   , evidencia-se o esforço, tanto do corpo docente e discente no desenvolvimento das ações ambientais . As inúmeras parcerias importantes como revista Vilas Magazine , a Barraca da Gávea , Batrre , Rotary Club , Plaka 7 , SESP e Secretaria de Meio Ambiente  ,  evidenciam o esforço, tanto no sentido do fortalecimento a educação ambiental , quanto no exercício da transversalidade entre o poder publico e as empresas ,  que buscam associar  sua imagem  as questões ambientais e sociais .  Um significativo esforço foi realizado na formulação de bases pedagógicas e metodológicas necessárias à promoção de ações educativas de mobilização e capacitação de professores ,  buscando habilitá-los a intervirem de modo qualificado, seja na gestão das questões  sociais e ambientais , via participação na elaboração dos projetos , seja na gestão compartilhada de ações relacionadas ao meio ambiente  nas escolas .
Neste processo, de amadurecimento em relação a educação ambiental , muitos obstáculos tiveram que ser superados e outros ainda persistem. O primeiro deles, diz respeito às questões de fundo ideológico, de concepção de mundo e de natureza, pois  o pensamento hegemônico típico  da área ambiental sempre se caracterizou pela defesa do ambiente, “sem o homem”. 
Atualmente assumir um novo desafio, a frente da gestão da Escola Ana Lúcia Magalhães e com a responsabilidade de ser eleito  através de eleição  direta , por duas gestões .Nessa perspectiva, buscamos realizar  um trabalho que se desenvolve no coletivo, com ampla participação de toda comunidade escolar .
  Agradeço aos alunos,pais,professores e funcionários pelos  brilhantes resultados já alcançados , pela significativa participação, pelo desprendimento, pela dedicação e  carinho que vocês dedicam  a escola  e a sincera amizade que nos une em busca  de uma educação de qualidade .
 Como conseqüência desta caminhadas   A Escola Municipal Ana Lucia Magalhães ficou em primeiro lugar entre á região de Salvador e Lauro de Freitas, nas séries finais (6º ao 9º ano), com o índice de 5.3, empatando com o Colégio da Policia Militar e ficou na sexta colocação em todo o estado da Bahia. A prova é realizada a cada dois anos e nos 5º anos, para as séries inicias, e 9º anos para as finais ..Com diversos  alunos premiados com medalhas de prata e bronze a nível nacional na Olimpíada da Matemática e aprovados no IFBA e no SENAI .


Segue abaixo a RELAÇÃO das MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE
 6º A 9º ANOS DO ESTADO DA BA
MUNICÍPIO
NOME DA ESCOLA
REDE
IDEB 2011
SALVADOR
COLEGIO MILITAR DE SALVADOR
Federal
7,2
AMELIA RODRIGUES
EE - EDUCANDARIO IMACULADO CORACAO DE MARIA
Estadual
5,7
MAIRI
GRUPO ESCOLAR GETULIO VARGAS
Municipal
5,5
FEIRA DE SANTANA
EE - COLEGIO DA POLICIA MILITAR CPM DIVA PORTELA
Estadual
5,4
MATA DE SAO JOAO
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO PAIVA TOLENTINO
Municipal
5,4
LAURO DE FREITAS
ESCOLA MUNICIPAL ANA LUCIA MAGALHAES
Municipal
5,3
LICINIO DE ALMEIDA
ESCOLA MUNICIPAL PINGO DE GENTE
Municipal
5,3


Os pais tem participação ativa na definição e no desenvolvimento da escola, buscando o estreitamento de laços entre escola e comunidade , além de restabelecer a relação de respeito e confiança com a escola e promover sua valorização junto à sociedade ,  na busca por realizar o sonho de uma sociedade verdadeiramente democrática e sustentável .

Gostaria de agradecer a todos que fizeram parte desta caminhada ,  com um sonho de construir uma rede cidadã , formada por todos que amam o meio ambiente em busca de uma    cidade sustentável  , que tanto amo .

ANIVERSARIANTES DO DIA 17 DE DEZEMBRO DE 2013

DARA CRISTINA

VICTOR LIMA

LARISSA OLIVEIRA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Filha de roqueiro diz ter flagrado fantasma em foto

  1. Reprodução/Instagram(Peaches Geldof)
Peaches Geldof, filha do roqueiro e ativista dos direitos humanos irlandês Bob Geldof, disse ter flagrado um fantasma em foto. A socialite de 24 anos postou a imagem na sua conta no Instagram: O selfie (autorretrato para postagem na web) mostra Peaches, o filho, Astala, euma "misteriosa" mão sobre um dos ombros da britânica. De acordo com o "Daily Mail", Peaches disse acreditar que a mão pertence ao espírito de uma mulher que cometeu suicídio cem anos atrás após dar à luz um bebê natimorto. A mulher teria morado na residência onde Peaches vive com o marido, Thomas Cohen, em Kent (Inglaterra). Em entrevista à Fox, Peaches disse que o espírito é "amistoso, maternal e adora estar ao lado de bebês". (OGlobo)

Uma tonelada de cabelo humano é apreendida em aeroporto de São Paulo

Uma tonelada de cabelo humano foi retida na alfândega do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, informou nesta segunda-feira a Receita Federal. A carga vinha da Índia e tinha valor declarado de US 15 mil, muito inferior aos US$ 400 mil (cerca de R$ 1 milhão) que, segundo os fiscais do órgão, são seu valor real. A Receita também constatou que o importador não era o real comprador da mercadoria. A retenção da carga aconteceu no dia 2 de dezembro, mas só foi divulgada pelo órgão nesta tarde.  O órgão recomendou, por meio de seu site, que os consumidores desse tipo de produto - que costuma ser usado em implantes capilares e perucas - devem verificar se o fornecedor respeita os requisitos sanitários exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (Globo)

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares