sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA DA MULHER 2013 - PARABÉNS PARA TODAS AS MULHERES

HOMENAGEM AS PROFESSORAS DO GRUPO BAMBOLÊ

Bahia tem 7 de 20 cidades com mais mortes por armas de fogo, diz estudo Simões Filho é mantida em 1° lugar na lista do Mapa da Violência 2013. Pesquisador explica que crescimento econômico atrai a criminalidade.


Simões Filho, Lauro de Freitas, Porto Seguro e Eunápolis estão entre as dez cidades onde mais ocorreram assassinatos por arma de fogo no país entre os anos de 2008 e 2010, de acordo com os dados do Mapa da Violência, pesquisa promovida pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) e pela Flacso Brasil, cujos dados foram divulgados na noite de quarta-feira (6). Ao total, a Bahia possui sete locais com maiores índices de mortalidade entre as 20 cidades brasileiras com grave incidência da violência.
Por mais um ano, Simões Filho, cidade na região metropolitana de Salvador, figura na primeira colocação do ranking de 100 municípios com mais de 20 mil habitantes que possuem maiores índices de mortes por arma de fogo. Com uma população estimada em 118 mil no ano de 2010, a cidade registrou 180 assassinatos, com média de 141,5 casos desde 2008, segundo dados do Mapa. Na terceira colocação, depois de Campina Grande do Sul, no Paraná, está a cidade de Lauro de Freitas, também vizinha à capital baiana, onde ocorreram 173 crimes, com média de 106 nos três anos de análise.
Mapa da Violência na Bahia 2013 (Foto: Pesquisa Mapa da Violência 2013/Reprodução)Lista elenca as 20 cidades mais violentas por arma de fogo. Bahia está presente com sete municípios.
(Foto: Pesquisa Mapa da Violência 2013/Reprodução)
O professor Julio Jacobo Waiselfisz explica que o estudo é realizado com base nos atestados de óbito do Ministério da Saúde, dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de mortalidade da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ele, a onda de violência registrada nos últimos anos na Bahia pode ser justificada pelo desenvolvimento do estado, o que comumente atrai um fluxo populacional mais intenso e, consequentemente, a criminalidade.

Ex-goleiro Bruno é condenado a 22 anos de prisão


Ex-goleiro Bruno é condenado a 22 anos de prisão
Dayanne, ex-mulher do jogador, foi absolvida |TJ/MG
O ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes de Souza foi condenado a 22 anos e 3 meses pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio e também pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho. Dayanne Rodrigues, ex-mulher do jogador, foi absolvida da acusação de sequestro e cárcere privado do bebê. O júri popular formado por cinco mulheres e dois homens condenou o ex-jogador no início da madrugada desta sexta-feira (23), no Fórum de Contagem, em Minas Gerais. Bruno foi condenado a 17 anos e 6 meses em regime fechado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima), a outros 3 anos e 3 meses em regime aberto por sequestro e cárcere privado e ainda a mais 1 ano e 6 meses por ocultação de cadáver. A pena foi aumentada porque o ex-atleta foi considerado o mandante do crime, e reduzida pela confissão do jogador.  A sentença da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues foi lida em 19 minutos. Em sua decisão, ela disse que a personalidade de Bruno "é desvirtuada e foge dos padrões mínimos de normalidade" e destacou que "o réu tem incutido na sua personalidade uma total incompreensão dos valores". A magistrada afirmou ainda que "a execução do homicídio foi meticulosamente calculada" e que "Bruno acreditou que, ao sumir com o corpo, a impunidade seria certa". Por fim, lembrou que, assassinada, "a vítima deixou órfão uma criança de apenas quatro meses de vida". Eliza Samudio desapareceu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro, de quem foi amante. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade.

Presidente Dilma comparece ao velório de Chávez, mas adianta retorno


Presidente Dilma comparece ao velório de Chávez, mas adianta retorno
Associated Press
Dilma comparece ao velório de Chávez e adianta retorno ao Brasil
A presidente Dilma Rousseff (PT) compareceu ao velório do presidente Hugo Chávez, na Academia Militar de Caracas, na noite desta quinta-feira (7). Acompanhada do ex-presidente Lula (PT) e do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), a mandatária brasileira ficou alguns minutos diante do caixão, de braços dados com a filha de Chávez, Rosa Virginia. Ao contrário do que se esperava, a líder nacional deve retornar ainda nesta madrugada ao Brasil. Inicialmente Dilma ficaria na Venezuela para acompanhar a cerimônia fúnebre do ex-líder venezuelano, que está marcada para ocorrer às 11h (12h30 de Brasília) desta sexta (8). A comitiva brasileira chegou a Caracas de forma discreta, às 15:58 (horário de Brasília). Além de Lula e Wagner, deputados e lideranças de esquerda pegaram carona na comitiva presidencial. Em uma aeronave de apoio, embarcaram o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e cinco deputados federais petistas: Irini Lopes (PT-ES), José Guimarães, líder do PT na Câmara, Josias Gomes (PT-BA), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Valmir Assunção (PT-BA). Todos viajam a convite da Presidência.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares