quinta-feira, 19 de julho de 2012

HOJE DIA 20 DE JULHO LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE PAULO AQUINO 40017 NO FUNDO DE QUINTAL EM ITINGA

PROGRAMAÇÃO OFICIAL - EMANCIPAÇÃO 31 DE JULHO 2012 EM LAURO DE FREITAS

Em reunião na AL-BA, cúpula da APLB decide rumos do movimento

por David Mendes / Mariele Góes
Em reunião na AL-BA, cúpula da APLB decide rumos do movimento
Foto: David Mendes / Bahia Notícicas
Após o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) conceder a liminar de reintegração de posse da Assembleia Legislativa (AL-BA), o comando de greve da APLB foi convocado para decidir o futuro do movimento. A reunião começou aproximadamente 40 minutos após a deliberação feita pelo juiz Ruy Eduardo Almeida Britto, da 6ª Vara da Fazenda Pública, que determina a saída dos professores do prédio da AL-BA até ás 14h da sexta (20). O encontro ocorre em uma das salas da Casa e não tem hora para acabar. Estão presentes os diretores do sindicato e diversos dirigentes das zonais. Enquanto isso, no saguão Deputado Nestor Duarte, o restante dos manifestantes canta que “a greve não acabou”. A APLB realizará uma assembleia na manhã desta sexta, às 10h, quando os grevistas devem expor se atenderão ou não a determinação judicial. Caso os professores não deixem a AL-BA até o horário apontado pelo magistrado, a força policial será convocada. 

Assessora de senador é demitida após vazamento de vídeo com cenas de sexo

Assessora de senador é demitida após vazamento de vídeo com cenas de sexo
Denise Leitão trabalhava para o senador Ciro Nogueira (PP-PI)
A assessora do senador Ciro Nogueira (PP), a advogada Denise Leitão Rocha, será demitida do cargo comissionado que ocupa no Senado Federal desde janeiro de 2011após ter umvídeo com cenas de sexo vazado na internet. Segundo o jornal Extra, a informação foi confirmada por uma fonte da Casa. "Não é uma demissão por justa causa, até porque não existe isso em cargos comissionados. Ela era uma excelente funcionária. Ela está sendo desligada não por causa do vídeo. Mas pelo constrangimento que está sendo criado para o senador", justificou a fonte, cujo nome não foi revelado. Ainda de acordo com o o jornal, Denise está de férias do Senado desde o início da semana, quando o vídeo vazou primeiro entre celulares e tablets do Senado e depois foi parar na internet. 

Porto Seguro: Imagens mostram que preso foi morto a pauladas; policiais civis bebiam durante ação

As imagens da câmera do circuito interno da delegacia de Porto Seguro, no extremo sul baiano, divulgadas nesta quinta-feira (19), mostram os três investigadores da Polícia Civil da Bahia e o filho de um deles, acusados de matar um preso no último sábado (14). Nesta quarta (18), o titular da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coopin) de Eunápolis, Evy Paternostro, responsável pelo caso, afirmou que os agentes, que estavam de folga na noite do crime e ainda não tiveram os nomes revelados, agrediram até a morte Ricardo Santos Dias, de 21 anos, no intuito de que a vítima confessasse algum crime. As imagens mostram um dos agentes com um pedaço de madeira na mão com simulações de como teria agredido e matado o detento. O vídeo também mostra na sequência, o corpo da vítima carregado, já sem vida, da unidade policial. Os policiais ainda brincam com a câmera de segurança. A polícia suspeita que ele tenha sido espancado na sala de investigação, onde não há câmera. O secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, determinou a ida ao município do corregedor-geral da pasta, delegado federal Nélson Gaspar, e a corregedora da Polícia Civil, delegada Iracema Silva de Jesus, para acompanharem as investigações. Os acusados já são considerados foragidos da Justiça.

Suplente que teve apenas o voto do marido assume vaga de vereador no RN

Suplente que teve apenas o voto do marido assume vaga de vereador no RN
Foto: Reprodução / Tribuna do Norte
Uma segunda suplente da Câmara de Vereadores da cidade de Ceará-Mirim, região da Grande Natal, no Rio Grande do Norte, assumiu a titularidade do mandato após o vereador Renato Coutinho ser punido pela Justiça Eleitoral por infidelidade partidária, o edil teria trocado o PP pelo PR. Como o primeiro suplente também foi “infiel” ao partido, o posto no Legislativo ficou para a enfermeira Cláudia Roberta Câmara (PP), que nas eleições de 2008 teve apenas um voto: do marido, o advogado Bruno Cavalcanti. Segundo o Estadão, a nova vereadora de Ceará-Mirim disse que votou no irmão, Júlio César (PSD), que é o atual presidente da Câmara da cidade. "Votei na minha esposa porque tinha o meu tio candidato, o meu cunhado e isso já estava gerando confusão entre os parentes", justificou o marido. Cláudia terá salário bruto de R$ 5 mil, verba de gabinete de R$ 4,5 mil ao mês e ainda terá disponível três assessores.

Vitória da Conquista poderá ter segundo turno pela primeira vez, aponta TRE-BA

Vitória da Conquista poderá ter segundo turno pela primeira vez, aponta TRE-BA
Foto: Reprodução / TRE-BA
O município de Vitória da Conquista, no sudoeste, o terceiro colégio eleitoral da Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, tem chances de realizar pela primeira vez na história o segundo turno nas eleições municipais deste ano. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), com 215.299 mil eleitores, a cidade atingiu o quantitativo mínimo necessário para a realização de segundo turno nas eleições para prefeitos, que é de 200 mil eleitores, conforme determina a Lei das Eleições. A Juíza Simone Soares Chaves, titular da 40ª Zona Eleitoral, uma das três zonas que compreendem o município, destacou que esse "é um momento histórico para a cidade, marcando seu desenvolvimento pelo crescimento populacional e, consequentemente, de eleitores”. “O segundo turno só se realiza caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta no primeiro turno da eleição”, explica o TRE. No segundo turno, concorrem apenas os dois primeiros colocados do turno anterior, desde que o mais votado não tenha alcançado a maioria absoluta, que é determinada quando um candidato vence determinada eleição com, pelo menos, metade do número de votos válidos mais um voto.

Menino colombiano desaparecido é encontrado em esgoto

Jeanpier Silvera Arteta, 3 anos, é resgatado da rede de esgoto na cidade de Barranquilla. Foto: BBC Brasil
Jeanpier Silvera Arteta, 3 anos, é resgatado da rede de esgoto na cidade de Barranquilla
Foto: BBC Brasil
Um menino de 3 anos, que estava desaparecido havia um dia, foi resgatado da rede de esgoto na cidade de Barranquilla, no norte da Colômbia.
A família de Jeanpier Silvera Arteta relatou o desaparecimento do menino na terça-feira. Ele brincava com os irmãos em um canteiro de obras. A Defesa Civil da cidade suspeitou que ele tivesse caído em um buraco, sem que os irmãos notassem.
No dia seguinte, Jeanpier acabou sendo encontrado dentro de um bueiro. A Defesa Civil da cidade já tinha procurado Jeanpier nos esgotos uma vez, sem sucesso. Eles conseguiram encontrar o menino agarrado a um pedaço de concreto, dentro d'água, quase sendo levado para dentro dos túneis. Jeanpier foi levado ao hospital.

Lauro de Freitas sedia evento nacional de capoeira








Entre os dias 20 e 25, capoeiristas de todo o Brasil e de vários países participarão, em Lauro de Freitas, do VI Encontro Nacional de Capoeira e 26° Batizado dos Filhos da Bahia. A programação inclui palestras sobre a história e o fundamento de umas das expressões culturais mais representativos do Estado.

Entre as atividades, está a 12ª Caminhada, em Itinga, que deve reunir cerca de mil participantes. De acordo com a voluntária social e representante da Associação Filhos da Bahia, Cristina Castro, serão graduados 2 mil capoeiristas em cerimônia na Escola Municipal Eurides Santana, dia 22.

Entre eles jovens capoeiristas dos projetos desenvolvidos pelas secretarias municipais de Educação e de Assistência Social e Cidadania.
Mestres, professores e alunos da Paraíba, Ceará, São Paulo e até da Europa já confirmaram presença. O evento, organizado pela Associação de Capoeiristas de Lauro de Freitas em parceria com a prefeitura, homenageia o Cinquentenário da emancipação política da cidade. Cristina Castro chama atenção para a importância da tradição no município: “Representa a valorização da nossa identidade cultural. A capoeira transmite emoção, alegria, é boa para a saúde e ajuda na formação da cidadania. Aqui, mesmo os que não praticam são apaixonados”.
Além de elevar a autoestima, a capoeira ajuda na educação dos jovens do município. Em 2005, a prefeitura encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal, determinando que a capoeira fizesse parte do calendário letivo das escolas municipais. Também devido à importância para a cultura local, foi instituído o Dia Municipal da Capoeira, 22 de setembro. Com 400 terreiros de candomblé registrados, Lauro de Freitas é uma das cidades brasileiras que mais representam a força da cultura afro-brasileira e se projeta mundialmente como um dos mais importantes pólos da capoeira.
Praticada por 7 milhões de brasileiros e presente em cerca de 130 países, a capoeira é reconhecida como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares