quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Divulgadas imagens inéditas de uma tribo da Amazónia que ainda vive em total isolamento

Foram divulgadas imagens inéditas de uma tribo de índios da Amazónia. As fotografias e imagens vídeo mostram elementos de uma família que vive isolada perto do parque Nacional de Manu, no Peru, com hábitos totalmente primitivos que evidenciam a ausência de influência do mundo exterior.

Fotos inéditas de índios isolados no Peru são divulgadas - 6 (Gleison Miranda FUNAI www.uncontactedtribes.org Divulgação)
Há exatamente um ano, imagens aéreas de outra tribo isolada foram feitas na Amazônia. Esta foi localizada no Acre, próximo à fronteira com o Peru
Fotos inéditas de índios isolados no Peru são divulgadas - 3 (Gabriella Galli www.uncontactedtribes.org Divulgação)
Fotos em close-up de uma família de índios isolados da tribo Mascho-Piro, habitante do Parque Nacional de Manú, no sudeste do Peru, foram divulgadas nesta terça-feira (31) pela ONG inglesa Survival International.É o que se viu até agora de mais detalhado dos índios isolados registrado em fotos, mas avistar os Mascho-Piro nos últimos meses tem sido cada vez mais recorrente.Muitos culpam a extração ilegal de madeira dentro e no entorno do parque, e os helicópteros de voos baixos dos projetos de extração de gás e petróleo, por deslocarem os indígenas de suas florestas. Os Mashco-Piro são uma das cerca de 100 tribos isoladas ao redor do mundo.

DEPOIMENTO DE SINALDO DO CLUBE IPITANGA

EMAIL MANDADO POR SINALDO DO CLUBE  IPITANGA PARA POSTAR NO BLOG

Sinaldosouza@bol: Fiquei muito triste quando soube que querem colocar o nome da concha com o nome do finado, nada tenho contra o finado pelo contrario sempre tive amizade com ele e sua familia, mas gente aqui em Lauro de Freitas virou piada fiCa Bebel e Alexandre querendo ser o pai da criança gente tem tanta gente neste Municipio merecendo e estes dois politiqueros querendo fazer homenagem a quem não merece,  cara espero que isso não aconteça se não vou ´para justiça faça uma sala na casa de vcs e der nome a quem vcs quiserem ali é lugar de quem fez algua coisa neste Municipio.


 Estes politicos merecem seu voto?


SINALDO PEREIRA

CONVITE DO PT DE LAURO DE FREITAS

DEU NO G1 - BA - Bloco Afro Bankoma divulga tema do Carnaval 2012 - Grupo leva para a avenida a busca pela preservação da cultura infantil. Bankoma traz quilombolas de Senhor do Bonfim para desfilar no Carnaval.

bankoma (Foto: Divulgação)'O Tempo e a Criança' é o tema do bloco Afro Bankoma. (Foto: Divulgação)
‘Tembwa Ye Ndenge’, ou ‘O Tempo e a Criança’. Esse é o tema para o carnaval 2012 do Bloco Afro Bankoma. Para festejar o tema, o grupo leva para a avenida a busca pela preservação da cultura infantil.
A coordenadora pedagógica do Bloco, que também funciona como projeto social, Eliana Santos, conta a importância de reconhecer a infância.
O Bankoma leva para a avenida esse tema com o intuito de chamar atenção para a importância do ensinamento dos mais velhos para o mais novos. É importante sabermos cuidar dessas crianças e prepara-las para um futuro próximo”, diz.
A coordenadora comentou ainda, sobre a importância de propagar o conhecimento ancestral. “Como o Bankoma trabalha no contexto social, existe a preocupação de formar cidadãos e existe a preparação para postergar o conhecimento ancestral”, conclui.
No carnaval de 2012, o Bankoma repete na avenida o sucesso de 2008 e traz grupos quilombolas do município de Senhor do Bonfim para desfilar no Carnaval.
Sobre o Bloco
O Bloco Bankoma, é um dos mais tradicionais blocos afros de Salvador. O bloco surgiu com intuito de divulgar o que era produzido dentro do terreiro e atualmente possui relação com 350 terreiros de candomblé.
Atualmente o bloco desenvolve atividades educacionais no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, lo De origem Banto, ‘Bankoma’ significa ‘reunião de pessoas’. Todas as oficinas são abertas à sociedade.

FESTA DE YEMANJÁ EM LAURO DE FREITAS 2012 - PESCADORES DE BURAQUINHO PREPARAM HOMENAGEM A YEMANJÁ

02 de fevereiro, dia de Yemanjá em Buraquinho.

Dia 2 de fevereiro será de festa no mar também para os pescadores de Buraquinho, Lauro de Freitas, que há 12 anos organizam a entrega das oferendas à Yemanjá. “Não é do tamanho da do Rio Vermelho, mas a fé é a mesma” - garante o presidente da Associação de Pescadores da localidade, Jonas Tomás dos Santos, o Touro. Ele conta que a tradição sempre foi forte em Lauro de Freitas, mas era feita individualmente por cada pescador. Hoje, organizada pela Colônia juntamente com o povo de santo, reúne devotos de toda a região, além de turistas que tem a oportunidade de conhecer uma tradição que representa força e símbolo da cultura baiana. 
Este ano os presentes poderão ser entregues a partir das 9h, na Colônia. Os trabalhos serão dirigidos por Mãe Lúcia, do Terreiro São Jorge Filhos da Goméia. Os 15 barcos, que dependem da maré alta para vencer a barra, devem sair entre 11h e 13h. Após entrega dos presentes, a festa continua em terra com apresentações musicais da Banda Samba de Viola, de Portão, que faz parte do projeto social do Bankoma; e da Banda de Música da Base Aérea de Salvador. Touro conta que nos últimos dias recebeu pessoas de toda a região querendo informações sobre a festa. “Pela quantidade de gente que já me perguntou acho que a festa será maior. Todo ano cresce. As pessoas querem participar, trazer suas oferendas” - explica o pescador.
FONTE: SAIU NO BLOG

Cordeiros são valorizados em evento da ABI-ARFOC

Por iniciativa do prof.Luiz Guilherme, a ABI e a Arfoc promoveram hoje uma palestra do jornalista e antropólogo Haroldo Abrantes, que apresentou o seu ensaio, aprovado pelo “Programa de Pós Graduação da Faculdade de Ciência sHumanas da UFBa”, sobre o trabalho dos cordeiros. “Eles são figuras inexistentes para muitos e ao mesmo tempo, tem grande importância de separar a “pipoca” do bloco e usando o próprio corpo, para receber a menor fatia do bolo”, enfatizou o jornalista. Na ocasião, o presidente da ABI, Walter Pinheiro, ressaltou a importância da pesquisa de Haroldo, que além de tratar do assunto voltado aos cordeiros, também ressaltou o trabalho dos jornalistas na cobertura do carnaval. Pinheiro abriu o evento homenageando o fotógrafo Valter Lessa, presente na palestra, na data em que completava 80 anos de vida. Às vésperas da maior festa aberta do planeta, Haroldo Abrantes revelou que os cordeiros chegam a ganhar R$ 18 reais por dia e muitas vezes levam calotes dos organizadores dos blocos. “Eles comem apenas bolachas e tomam sucos para agüentar mais de 8 horas de folia. A maioria de cor negra e moradores da periferia que buscam no carnaval, ganhar um dinheiro extra para o sustento de suas famílias. Para decifrar o tema que escolhera para sua pesquisa acadêmica, Abrantes contou com a ajuda de seu orientador, professor doutor Edwin Reesink, e para isso, atuou como cordeiro do bloco “Nu Outro” no carnaval de 2008.

CONVITE DO PT DE LAURO DE FREITAS



 
PT Lauro Freitas
CONVITE DO ENCONTRO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS


Olá companheiros e companheiras,


O Diretorio Municipal do Partido dos Trabalhadores de Lauro de Freitas tem o prazer de convidá-lo para o ENCONTRO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE LAURO DE REITAS, a ser realizado no próximo dia 05 de fevereiro de 2012, ás 9h, na Casa do Trabalhador ( Centro).
...
Na oportunidade, delegados e delegadas eleitos ao encontro aprovarão a indicação da pré- candidatura a prefeito, que tem como única inscrição a do companheiro João Joao Oliveira, atual vice-prefeito.
No entanto também serão discutidas a tática eleitoral e a data do encontro para definição das pré-candidaturas a vereadres (as).


Contamos com sua presença.


Saudações Petista.


Rosalvino de Queiroz "Tom"


Presidente
Diretório Municipal do PT
Lauro de Freitas - Bahia

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares