segunda-feira, 18 de maio de 2015

Record condenada a exibir programas sobre Candomblé na sua programação

















O Dia 13 de Maio, que na cultura afro é conhecido como Dia do Preto Velho, é uma data que vai demorar a sair da memória dos dirigentes da Rede Record e da Igreja Universal do Reino de Deus


O preconceito manifesto pela Rede Record sobre as religiões com matrizes africanas, especialmente o Candomblé e a Umbanda, não ficará impune. Por decisão do juiz Djalma Moreira Gomes, da 25ª Vara Federal Cível em São Paulo/SP, a emissora que pertence ao bispo Macedo, também dirigente maior da Igreja Universal do Reino de Deus, será obrigada a produzir e exibir quatro programas que revelem a identidade cultural das religiões. A notícia foi divulgada pelo site TV Foco.

Após proferir ofensas contra religiões de origem africana em sua programação, a Record e a extinta Rede Mulher foram condenadas pela Justiça Federal e serão obrigadas a produzir, cada uma, quatro programas de "retratação" com duração mínima de uma hora em sua grade.

O canal do bispo Edir Macedo terá que emprestar seus espaços físicos, equipamentos e pessoal técnico para produzir o material que será levado ao ar. A decisão do Ministério Público Federal (MPF) foi tomada pelo juiz Djalma Moreira Gomes, da 25ª Vara Federal Cível em São Paulo/SP.

A denúncia foi feita pelo Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira (INTECAB) e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e da Desigualdade (CEERT), que ajuizaram a ação civil pública, alegando que as religiões afro vêm sofrendo agressões em seus programas.

A atitude é vetada pela Constituição Federal, que proíbe a demonização de religiões por outras. Djalma Gomes cita algumas passagens da Constituição Federal (CF) que tratam destes serviços que devem ser "prestados visando à consecução dos fins da República Federativa do Brasil".

Entre esses fins, estão "a promoção do bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação" e que o Estado deve garantir a todos "o pleno exercício dos direitos culturais, protegendo as manifestações das culturas populares".

Fonte : Conexão Jornalismo

Consumidor brasileiro ficou em média 17 horas sem energia em 2014, diz Aneel

por Luci Ribeiro | Estadão Conteúdo
Consumidor brasileiro ficou em média 17 horas sem energia em 2014, diz Aneel
Foto: Carlos Severo / Fotos Públicas
No ano passado, o consumidor brasileiro ficou 17 horas e 37 minutos, em média, sem energia elétrica, uma redução de 3,6% em relação a 2013. A Região Norte teve a maior redução do tempo sem energia elétrica de um ano para outro, de 60 horas e 40 minutos para 47 horas. Na Região Sul, houve aumento no tempo médio que o consumidor ficou sem energia elétrica, de 15 horas e 5 minutos em 2013 para 17 horas e 1 minuto em 2014, "em razão das condições climáticas adversas verificadas". Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 18, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na quinta edição do documento "Ouvidoria Setorial em Números - Aspectos Técnicos e Comerciais", disponível no site da agência. As informações abrangem as 63 distribuidoras, e os números são consolidados nacional e regionalmente. A publicação mostra que em 2014 foram registradas 121.162 reclamações na Ouvidoria Setorial da agência, um aumento de 38% em comparação com 2013. Já as ouvidoras e canais de teleatendimento e atendimento presencial das empresas receberam mais de 28 milhões de reclamações do consumidor em 2014, ou 7,6% a mais em relação ao ano anterior. O documento ainda revela que as distribuidoras desembolsaram mais de R$ 1,5 bilhão nos últimos quatro anos para compensar o consumidor, "em razão da transgressão dos indicadores de continuidade" do fornecimento de energia elétrica.

Professores da Uesb realizam 'cortejo fúnebre' de Rui Costa

Professores da Uesb realizam 'cortejo fúnebre' de Rui Costa
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Em protesto contra o que os professores chamam de “descaso do governo”, os docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e das demais Universidades Estaduais realizarão o enterro simbólico do governador Rui Costa (PT) nesta terça (19). A atividade ocorrerá em frente à Secretaria Estadual de Educação, em Salvador, às 9h. A categoria está em greve desde o dia 13 de maio e luta por mais investimentos para as Instituições, bem como o respeito aos direitos trabalhistas. Com faixas, cartazes, mortalhas e coroas de flores, a comunidade acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia pretendem denunciar os “problemas vividos, além de cobrar soluções efetivas”. Desde o ano passado o Movimento tenta garantir direitos trabalhistas previstos em lei. “Apenas na UESB mais de 250 professores aguardam por promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho. O governo se recusa ainda a atender outras reivindicações como a ampliação do número de professores efetivos e o investimento de 7% da receita líquida de impostos para o orçamento das Universidades”, diz o grupo, em nota.

Cidade no sul do Paraná tem oito prefeitos em cinco anos

Cidade no sul do Paraná tem oito prefeitos em cinco anos
Novo chefe do executivo foi eleito neste domingo | Foto: Divulgação
O município de Bituruna, no sul do Paraná, teve seu oitavo prefeito eleito desde 2010 neste domingo (17). Claudinei de Paula Castilho (PSDB) era presidente da Câmara Municipal e atuava na prefeitura como interino. Agora, caso não seja cassado, cumprirá mandato até 31 de dezembro de 2016. Segundo a Justiça Eleitoral, a candidata Catiane Andrioli Nhoatto Rossoni, eleita em 2012 durante o período regular, teve o pedido de registro da candidatura cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por não ter comprovado sua filiação partidária em tempo hábil. De acordo com matéria do G1, o chefe municipal eleito em 2008 também foi punido por ter as contas reprovadas entre 2001 e 2004. O seu substituto, que assumiu em 2001, perdeu o mandato por abuso do poder econômico. Assim, desde 2010, oito pessoas ocuparam oficialmente a vaga de líder do Executivo municipal: Remi Ransolin (2009-2011), Eduardo Ribas Conrado (2011), Rodrigo Rossoni (2011-2012), Pedro Vicente Boese Padilha (2012), Carlos Roberto de Oliveira Silveira (2012), Catiane Rossoni (eleita em 2012), José Laurentino de Lara Ribas (2014) e Claudinei de Paula Castilho (2015).

Mais de 1 milhão de brasileiros estão matriculados em cursos à distância

Mais de 1 milhão de brasileiros estão matriculados em cursos à distância
Foto: IF Sertão
O número de universitários que optaram por cursos à distância no Brasil chegou a 1,1 milhão, apontou um documento do Ministério da Educação (MEC). O dado representa um crescimento de 16,2% da modalidade entre 2011 e 2013 - ano com dados mais atuais -, o que equivale a quase o dobro do registrado em graduações tradicionais (8,4%). Além disso, o número de inscritos neste tipo de curso cresceu 80% em dois anos. No Brasil, 97 faculdades e universidades oferecem cursos à distância, das quais 60% são particulares. "O preconceito com esses cursos está sendo diluído em função da entrada das universidades públicas", avaliou Nara Maria Pimentel, diretora da Universidade de Brasília, que conta com oito licenciaturas do tipo. À Folha de S. Paulo, ela disse que houve um "amadurecimento da modalidade". É quase como pensar em uma nova universidade, focando em revisões curriculares a todo o tempo. É uma adaptação a um estudante que não é mais aquele do século 19", acredita. Ainda assim, para especialistas ouvidos pelo jornal, a qualidade dos cursos precisa de melhorias, visão compartilhada pela diretora. "As turmas são maiores que as presenciais e o conteúdo é mais leve. Essa é uma postura perigosa porque compromete a formação dos alunos", conclui.

'Da próxima vez é melhor eu pagar um motel', diz jovem que teve carro levado pela maré

'Da próxima vez é melhor eu pagar um motel', diz jovem que teve carro levado pela maré
Foto: Edilson Almeira / Arquivo Pessoal
O jovem Guilherme Luiz Vaz Akagui, 23 anos, procurava um lugar mais reservado para namorar quando teve o carro levado pelo mar por volta das 5h do último sábado (16), no litoral de São Paulo. O caso aconteceu quando o rapaz usava o carro da avó e tentou atravessar a barra do Portinho de pesca da cidade em direção à praia do Costão. Depois de levado pela maré, o veículo só foi retirado do local cerca de cinco horas depois, com a ajuda de um guincho. "Só o guincho ficou em R$ 2 mil. Eu acho que da próxima vez é melhor eu pagar um motel", declarou Akagui, contabilizando o prejuízo. Após o incidente, o jovem disse que levou o carro para a casa da mãe e pediu ajuda do padrasto para uma faxina no veículo. Segundo Akagui, visualmente o carro está bom, o que preocupa é a parte mecânica, que está sendo revista por um amigo da família, de acordo com o G1. Sobre a garota que estaria com ele no dia do incidente, o jovem preferiu manter sigilo. "Ela até queria ficar lá para ajudar, mas eu preferi que ela fosse embora. Eu consegui recuperar o meu celular e os meus documentos que estavam dentro do carro. Tentei ligar pra ela, mas ainda não nos falamos", disse.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares