sábado, 11 de agosto de 2012

CATOLÂNDIA NA BAHIA TEM MAIS ELEITORES QUE MORADORES

CATOLÂNDIA - BAHIA

Eleitorado supera população em mais de 300 municípios

Oliveira de Fátima (TO) tem duas vezes mais eleitores que moradores.
TSE diz que situação pode ocorrer e não implica fraude necessariamente.


Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que 305 municípios têm mais eleitores que habitantes, se levada em conta estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da população residente por município para 2011 – os dados são os mais atualizados do instituto e foram publicados no “Diário Oficial da União”.O percentual de municípios onde o total de eleitores é maior do que a população é de 5,5% dentre 5.564 cidades do país com ambos os números disponíveis – o IBGE possui dados de 5.568 municípios. O Brasil tem uma população estimada de 192.376.496 habitantes para 2011. O TSE contabilizou, em julho deste ano, 140.394.103 eleitores aptos a votar no país e outros 252.343 que votam no exterior – cerca de 70% da população brasileira.De acordo com o TSE, nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil, e alguns municípios desenvolvem características específicas que levam a essa situação, o que, segundo o tribunal, não configura necessariamente fraude.
Fontes: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral
TSE justifica

Em nota, o TSE afirma que para votar em determinados municípios, vínculos como os profissionais são aceitos. “O cidadão não precisa ter residência no município onde pretenda fixar-se como eleitor, para isso bastando que comprove vínculos que abonem esse requisito (patrimonial, profissional, comunitário, entre outros).”
“Daí decorre que, em alguns casos, notadamente em municípios que apresentem características especiais geográficas, de desenvolvimento de atividade econômica ou produtiva, ou de atrativos de outra natureza, haja incremento no quantitativo de eleitores, superando a própria população residente”, informou o tribunal. “Não há proporção ideal ou legalmente definida."Ainda conforme o TSE, em razão disso, “a relação entre eleitorado e população não conduz, por si só, a indicativo de fraude no alistamento eleitorado” e a realização de revisão de eleitorado é de competência dos tribunais regionais eleitorais quando se tratar de suspeita de fraude.Já as revisões que levam em conta os requisitos estatísticos, o TSE afirma que vem regulamentando essas revisões desde a implantação do Programa de Identificação Biométrica do Eleitorado. Diz ainda a nota que, salvo em situações excepcionais autorizadas pela Corte, estão vedadas revisões de eleitorado em anos eleitorais.“Desde 2009, o tribunal vem admitindo tão somente a realização das revisões de eleitorado com identificação biométrica até o primeiro trimestre do ano eleitoral, de forma a assegurar a regularização de situação dos eleitores eventualmente cancelados nos procedimentos revisionais até o fechamento do cadastro imposto pelo art. 91 da Lei nº 9.504/97.”

De virada, Vitória vence o América-MG e cola no líder

De virada, Vitória vence o América-MG e cola no líder
Foto: Ilustrativa / Romildo de Jesus
Gol do América Mineiro, aos 23 minutos do primeiro tempo, e o goleiro Deola expulso. A tarde do Vitória tinha tudo para ser de lamentações. Mas, o jogo deste sábado (11), no Estádio Independência, em Minas Gerais, foi marcado por triunfo rubro-negro e noventa minutos de superação. Com dez jogadores em campo em grande parte do jogo, o Vitória derrotou o América-MG por 2 a 1, de virada, e encostou no líder Criciúma. Clique e leia tudo sobre o jogo na Coluna Esportes.

Esquiva Falcão perde para japonês e fica com a medalha de prata

Esquiva Falcão perde para japonês e fica com a medalha de prata
Brasileiro foi derrotado por apenas um ponto| Foto: Reuters
O brasileiro Esquiva Falcão reencontrou o japonês Ryota Murata, seu algoz do Mundial de 2011, neste sábado (11), pela final do peso médio (até 75 quilos) do torneio de boxe dos Jogos Olímpicos de Londres. E mais uma vez não conseguiu superá-lo. Falcão perdeu por 14 a 13 e ficou com a medalha de prata. Mesmo assim, ele fez história no boxe olímpico do Brasil, ao conquistar a primeira prata para a modalidade.

Bahia perde para o Cruzeiro e se complica na Série A

por Maurício Naiberg
Bahia perde para o Cruzeiro e se complica na Série A
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
Com um futebol não tão diferente das últimas rodadas da Série A, o Bahia perdeu mais uma vez dentro de casa nesta Série A, desta vez para o Cruzeiro, por 1 x 0. Com 13 pontos, o tricolor permaneceu na décima oitava posição na tabela de classificação. E na próxima quarta-feira, para tentar se recuperar na competição, o time comandado por Caio Júnior vai encarar a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas, às 20h30. Confira!

Brasil supera "apagão", vira contra EUA e conquista bicampeonato olímpico. Meninas batem americanas por 3 a 1 e fazem história

Meninas batem americanas por 3 a 1 e fazem história (© Reuters)
De quase eliminada a bicampeã olímpica. A seleção brasileira feminina de vôlei completou neste sábado sua espetacular saga nos Jogos de Londres, venceu a outrora "imbatível" seleção dos Estados Unidos por 3 sets a 1, de virada, e conquistou a medalha de ouro, a terceira do país nesta Olimpíada.

José Roberto Guimarães torna-se o primeiro brasileiro da história com três ouros olímpicos (ele foi técnico da seleção masculina em Barcelona-1992 e, claro, da feminina em Pequim-2008). A líbero Fabi, as meio-de-rede Thaísa e Fabiana, a oposto Sheilla e as pontas Paula e Jacqueline, todas elas campeãs quatro anos atrás, tornam-se as primeiras mulheres bicampeãs olímpicas da história do país.

O Brasil chegou a Londres desacreditado pelos resultados dos últimos torneios importantes do vôlei feminino. Na primeira fase, perdeu para Coreia do Sul e para os próprios Estados Unidos e venceu de forma apertada, no tie-break, China e Turquia. Por isso, chegou à última rodada precisando de uma combinação de resultados para se classificar.
Fabiana 
comemora ponto do Brasil na final contra os EUA
Fabiana comemora ponto do Brasil na final contra os EUA


A seleção de Zé Roberto precisava que os Estados Unidos ganhassem da Turquia. Em uma Olimpíada marcada por "entregadas" no basquete, badminton, handebol e até no futebol feminino, não seria surpreendente que as americanas "preferissem" deixar pelo caminho uma das seleções mais fortes do mundo - ao menos no papel.

Mas não. Os EUA venceram a Turquia e abriram o caminho para o Brasil, que fez sua parte, bateu a Sérvia e entrou como quarta colocada no grupo. Nas quartas de final, o duelo foi contra a Rússia, até então invicta no torneio e algoz do Brasil em jogos emocionantes nas finais dos Mundiais de 2006 e 2010, além da Olimpíada de 2004.

Foi a hora da virada. O Brasil fez um jogo sensacional contra a Rússia e salvou seis match points antes de conseguir vencer o tie-break e romper o malefício. Com moral, o time passeou em três sets contra o Japão na semifinal antes do duelo contra as americanas.

No primeiro set da decisão, os EUA deram razão às análises que os colocavam como favoritos. Massacraram o Brasil por 25 a 11 e deram a impressão que passeariam na final. Mas tudo mudou. O Brasil cresceu na partida a partir do segundo set, acertou a mão e fechou as parciais seguintes por 25-17, 25-20 e 25-17 contra um atordoado time dos Estados Unidos.

Com a derrota, os EUA seguem sem nunca ter conseguido um ouro olímpico no vôlei feminino - agora são três ouros (1984, 2008 e 2012). O Brasil junta-se a Japão e China como países com dois ouros, atrás de Cuba, com três, e a extinta União Soviética, que foi quatro vezes campeã.

ANIVERSARIANTE DO DIA 11 DE AGOSTO DE 2012

ELINAR SOUZA
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

RODRIGO SÁ
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares