quarta-feira, 20 de novembro de 2013

20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - ZUMBI DOS PALMARES

Zumbi, para muitos o símbolo da resistência negra contra a escravidão, foi o último chefe do Quilombo dos Palmares, localizado na parte superior do rio São Francisco, na Serra da Barriga, antiga capitania de Pernambuco (atualmente Alagoas).
Não se conhece a data exata de seu nascimento. Com poucos dias de vida Zumbi foi capturado na região de Palmares pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e dado de presente ao padre Antônio Melo, em Porto Calvo. Batizado com o nome de Francisco, cresceu aprendendo latim e português. Aos 15 anos fugiu para Palmares e adotou o nome Zumbi, que significava guerreiro.
Logo passou a comandar militarmente o quilombo, governado por Ganga Zumba. Em 1678, provocou uma guerra civil no quilombo. Assumiu o lugar do líder e chefiou a resistência contra os portugueses, que durou 14 anos.
No final do século 16, as terras pernambucanas eram as mais prósperas das novas colônias portuguesas. Havia 66 grandes engenhos na região e, no litoral, uma estrutura que permitia o escoamento dos produtos. A cidade do Recife ficava a cada dia mais organizada. Foi nessa época que Palmares surgiu, quando os primeiros negros ali se refugiaram. Desde então, o mito em torno do quilombo havia crescido. Tinha leis próprias, algumas bastante rígidas.
Em 1630, as autoridades pernambucanas calculavam que o quilombo de Palmares contava com uma população superior a 3 mil pessoas que viviam da agricultura. Em uma crônica de 1678 já se contava que os palmarinos eram em número de 20 mil, ou talvez mais. Não era uma cidade, na metade do século 17, mas reunia onze povoados.
Macaco, na Serra da Barriga, era a capital. Possuía 1.500 casas, e uma população de cerca de 8 mil pessoas. Amaro tinha 5 mil habitantes e uma estrutura bem organizada. Outros povoados eram Subupira, Zumbi, Tabocas, Acotirene, Danbrapanga, Sabalangá, Andalaquituche...
A Coroa já tinha dado a ordem de acabar com o quilombo. Para destruí-lo, o poder colonial organizou 16 expedições oficiais. Quinze fracassaram devido à região montanhosa e às estratégias militares dos negros, embora fossem carente de armas. A expedição vitoriosa ficou a cargo de Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista treinado na caça aos índios. Comandou um exército de 2 mil homens, armados de arcos, flechas e espingardas.
Em 1694, chegou a Macaco, descarregando contra a comunidade todo o seu poder de fogo. A cidade resistiu durante 22 dias. Zumbi, depois de lutar bravamente, fugiu e se escondeu. Foi capturado e morto em 20 de novembro de 1695, depois de ter sido traído por companheiros. Seu corpo foi mutilado e a cabeça enviada para o Recife, onde ficou exposta em praça pública.

Baianas adiam ‘dia sem acarajé’; secretária se cala diante de reivindicação

por Alexandre Galvão
Baianas adiam ‘dia sem acarajé’; secretária se cala diante de reivindicação
Foto: Roberto Guglielmo
O tão prometido e temido “dia sem acarajé”, que seria realizado pela baianas de Salvador nesta quarta-feira (20), ficará para depois. Contatada pelo Bahia Notícias, Rita Santos, presidente da Associação Nacional das Baianas (Abam), contou que a classe só tomará a medida após esgotar as negociações com o juiz da 13ª Vara da Justiça Federal, Carlos D’Ávila. “Só vamos parar de vender acarajé por um dia se não conseguirmos conversar com o juiz. Hoje [quarta-feira, 20] vamos realizar uma lavagem de escadarias e, ao mesmo tempo, protestar. Vamos pedir ao juiz que ele reveja o posicionamento que tomou”, disse. Apesar de não apresentar nenhum documento, Rita afirmou que a direção do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) emitiu um comunicado que prova que o dendê não poluiu, em todo esse tempo de atividade, as praias da capital baiana. “Em tantos anos de praia, eu nunca ouvi dizer que uma pessoa foi queimada. Nós não poluímos nada, já até recebemos um e-mail da coordenação do Inema dizendo que não. Nós preservamos o meio ambiente”, argumentou. O apoio recebido pela vereadora Fabíola Mansur (PSB) e a reunião marcada pelo secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade, não foram muito proveitosas. Quando questionada sobre o que mudou depois das audiências, a líder foi categórica e disparou entre um riso e outro: “nada”. “Foram dois encontros e nenhum deu em nada. O apoio de Fabíola fez com que a secretária [Municipal de Ordem Pública] Rosemma Maluf adiasse a liberação da portaria que proíbe a venda do acarajé na areia, mas eu acredito que ela [Rosemma] vá liberar no dia 1º de dezembro”, lamentou. A prefeitura, segundo Rita Santos, estuda disponibilizar cerca de 120 licenças para que profissionais atuem na faixa litorânea. No entanto, ela alega que “isso não resolve”. Contatada pelo BN, a assessoria da secretária Rosemma disse que ela não iria se pronunciar até que as profissionais realizem a tão prometida manifestação.

Claro TV diz em fatura que cliente é "Otário Chorão" após pedir desconto no plano

Claro TV diz em fatura que cliente é "Otário Chorão" após pedir desconto no plano
A conta do mês de novembro da televisão por assinatura do empresário de Campo Grande César de Medeiros, de 42 anos, chegou em sua residência com uma surpresa que ele considerou “desagradável”. A fatura, gerada pela empresa Claro TV, estava com o nome de destinatário “Otário Chorão”. Medeiros desconfia que um atendente da companhia de TV por Assinatura alterou o cadastro depois que ele ligou para pedir desconto no plano. A Claro TV, por meio da assessoria, informou que esse tipo de conduta não está de acordo com os princípios e valores da companhia e por esse motivo adota todas as providências para solucionar a questão. De acordo com o empresário, ao pegar a correspondência na caixa de correio junto com várias outras, o nome ao qual estava destinada passou batido. “Acabei lendo Otávio no lugar de Otário”, contou em entrevista ao G1. No entanto, ao olhar com mais atenção, percebeu os adjetivos e em seguida, pelo endereço, viu que estava destinada a ele. “Eu achei que fosse brincadeira, mas depois fiquei indignado”, disse. Foi então que Medeiros lembrou-se da ligação que fez pedindo redução na mensalidade. Ele viu uma propaganda oferecendo o mesmo tipo de assinatura que ele contratou, mas com valor menor.  Assinante da Claro TV há dez anos, o empresário questionou o motivo de não poder pagar valores menores e foi informado que teria que cancelar e depois recontratar o plano, pois assim teria o desconto dado aos clientes novos. “Começou tudo aí. Paguei pelo cancelamento e depois pela ativação”, relata. A princípio, o empresário diz que não pretende processar a empresa. "É uma situação que chateia. Talvez se um processo contra eles for impedir que outros clientes passem pelo que eu passei, eu até entro [com a ação]. E se ganhar dinheiro de indenização eu entrego pra doação. Graças a Deus não preciso de dinheiro dessa forma", afirma. 

ANIVERSARIANTES DO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2013

FERNANDA SANTIAGO

IRUNDI ANDRADE

ROSA MARIA

TAIONARA ARAUJO

EDILEUSA MENDES

PARABÉNS DO BLOG DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares