quinta-feira, 15 de junho de 2017

15 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo da data é promover uma reflexão a respeito das condições desse segmento da população, que tem sofrido severas violações de direitos ao longo da história.
Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência e, em especial, temos que preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável.
De 2011 a 2015, o Disque Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu cerca de 100 mil denúncias de violação de direitos da população idosa. A maior parte das denúncias diz respeito à negligência com os cuidados das pessoas com mais de 60 anos, seguido de violência psicológica e abuso financeiro.
Desde janeiro de 2004 a AMPID – Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência  -, vem trabalhando intensamente pela inclusão e respeito aos direitos da pessoa idosa. Já venceu inúmeras batalhas, tendo ainda muito a superar. Em alusão a importante data, a AMPID convida a todos a refletir sobre os caminhos que devemos seguir ainda no combate à violência contra os idosos e incentiva também a leitura do Manual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa que pode ser acessado através do link Violencia contra a Pessoa Idosa_miolo_para web-eleitoral . A publicação traz o contexto sociodemográfico brasileiro, as situações de violência contra pessoa idosa e estratégias de ação e prevenção contra a violência.
Redator: Yuri Teixeira

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares