quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Com dono internado, cadela "mora" em calçada de hospital na Bahia

Buscando livrar-se do vício, Renato (o dono) e Jorge buscaram tratamento no Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (Cata) da Osid.
A cadela Nina
A cadela Nina "dá plantões" na porta das Osid em busca do dono Renato (Foto: Uol)
Quem conhece a filosofia de trabalho e o carisma das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) sabe que se trata de instituição toda especial, onde os mais impensáveis gestos e atos de amor se manifestam. Renato Mário dos Santos, 43 anos, é catador de recicláveis, negro, morador de rua, sujo pelo tempo, viciado em álcool e homossexual. No Largo de Roma, ele encontrou dois amores após vir de Guarulhos (SP): o primeiro é seu companheiro Jorge Luiz dos Santos Soares, 28 anos, também alcoolista. A segunda "pessoa" é seu maior amor, Nina, uma cadela de quem não se sabe a idade ou raça, que há dois anos encontrou Renato, fazendo-o "renascer" como uma espécie de "Lázaro moderno".

Renato cuidou de Nina em sua doença (ele buscou todos os meios para curá-la de um sangramento intermitente e encontrou uma veterinária que cuidou do animal sem cobrar pelo serviço). Hoje Nina tem cartão de vacina e dá ao seu dono toda a atenção e proteção. "É ela quem cuida de mim, me protege, é meu anjo. E ela nunca gostou que eu bebesse. Quando via uma bombinha vazia (de cachaça), ela me tomava. E rosna para quem me oferece bebida", contou Renato, que divide com Nina comida e espaço em calçadas ou no Albergue de Roma.
O internamento - Buscando livrar-se do vício, Renato e Jorge buscaram tratamento no Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (Cata) da Osid. Era primeiro de agosto e a dupla escolheu roupa "de gala": vestiu-se com paletós e foi ao centro calçada de havaianas. Mas o tratamento pedia uma indesejada separação: Renato não poderia ter, dentro da unidade de saúde, contato com o animal amigo. Mas, logo os funcionários começaram a perguntar de quem ela seria. Dócil com quem passa, a cadela só abandona a vigília para alimentar-se, "aliviar-se" ou proteger-se da chuva.
Logo descobriram que Nina buscava seu dono e viram que se tratava de um animal especial. Como escreveu o jornalista Ciro Brigham, primeiro a traduzir em letras este caso de amor, "não duvide, portanto, se, ao olhar para essa cadelinha, você enxergar, de relance, Irmã Dulce a cochichar-lhe num ouvido e São Francisco no outro". A coordenadora do Cata, a médica Maria Del Carmen, ressaltou que Renato e Nina têm características interessantes. "Ela é uma cadela diferente e Renato é muito tranquilo". Por isso, uma primeira exceção foi aberta para Renato e Jorge: eles foram internados no Cata, mesmo não sendo dia para novas admissões.
Outra licença foi concedida a Renato: em vista do amor entre o paciente e a cadela, foi permitido a ele descer ao menos uma vez no dia para ver sua grande companheira. Renato e Jorge passarão pelo menos 20 dias em desintoxicação e depois terão atendimento ambulatorial (Jorge sofreu três convulsões provocadas pela abstinência do álcool, mas encontra em Renato apoio para enfrentar esta difícil fase da luta contra o terrível vício).
Para os funcionários e religiosos da Osid, o caso os faz pensar sobre o amor. "Nina nos mostra como devemos amar, independentemente das escolhas das pessoas", disse a irmã Helena, religiosa da mesma congregação que Irmã Dulce. Ela conta que, em anos anteriores, em todas as semanas de homenagens à beata Dulce, apareceu um cachorro, frequentemente necessitando de cuidados. "Mas desta vez apareceu uma que veio cuidar do seu dono", contou a religiosa. Sobre Nina, Renato disse: "Ela é tudo para mim, meu maior amor". (Uol). 

TJ-BA libera participação de animais na Lavagem do Bonfim

TJ-BA libera participação de animais na Lavagem do Bonfim
Proibição, de janeiro de 2011, gerou protestos | Foto: Max Haack/BN
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu, na noite desta quarta-feira (8), autorizar a presença de animais na Lavagem do Senhor do Bonfim, a partir da próxima edição, em janeiro de 2013. A decisão, tomada durante sessão do Pleno, contou com os votos de 24 desembargadores favoráveis e 10 contrários. A medida suspende os efeitos de uma liminar concedida em janeiro de 2011 pelo juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Ruy Eduardo Almeida Britto, que vetava o desfile dos equinos. O pedido foi feito pela prefeitura da capital baiana, que solicitou a suspensão da liminar, impetrada pelas associações Brasileira Terra Verde Viva e Célula Mãe, entidades protetoras dos animais, além da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA). A justificativa dos magistrados que votaram a favor é a preservação da tradição do desfile dos jegues na festa, desde que haja fiscalização para impedir maus-tratos. As ONGs, no entanto, criticam a posição da Justiça. “É lamentável que existam animais na festa, não tem nenhuma necessidade. A mentalidade das pessoas mudou e já sabe que os animais têm medo dos fogos de artifício, ficam sem beber água, uma série de maus-tratos”, afirma Gislaine Brandão, presidente da ONG Bicho Feliz. De acordo com Ana Rita Tavares, da Terra Verde Viva, as entidades recorrerão da decisão. “Provavelmente vai acabar no Supremo Tribunal Federal. De qualquer forma, a Ação Civil Pública que originou a liminar deve ser julgada até setembro”, disse, em entrevista ao Correio.

Olimpíada: Alison e Emanuel perdem final e ficam com a prata no vôlei de praia

por Maurício Naiberg
Olimpíada: Alison e Emanuel perdem final e ficam com a prata no vôlei de praia
Foto: Marcelo Del Pozo / Reuters
Em uma partida muito difícil e disputada, a dupla Alison e Emanuel perdeu a final do vôlei de praia masculino nesta tarde de quinta-feira (9), ficando a medalha de prata na competição, a segunda brasileira. Com parciais de 23/21, 16/21 e 16/14, os brasileiros foram derrotados para os alemães Brink e Reckermann, que conquistaram o décimo ouro do seu país. 

Saudita fica em último nos 800m, mas faz história Sarah Attar foi a primeira mulher do país a competir no atletismo em Jogos Olímpicos. Foi aplaudida de pé.


Jovem de 19 anos é a segunda mulher da Arábia Saudita a participar de uma Olimpíada - Phil Noble/Reuters
Phil Noble/Reuters
Jovem de 19 anos é a segunda mulher da Arábia Saudita a participar de uma Olimpíada
Depois de Wojdan Shaherkani, no judô, Sarah Attar, de 19 anos, se tornou a segunda mulher da Arábia Saudita a participar de uma Olimpíada, encerrando uma proibição de décadas do governo saudita. Radicada nos Estados Unidos, ela mostrou que ainda está num nível muito abaixo do esperado para os Jogos. Enquanto a primeira colocada de sua bateria completou a prova em 2min01s04 e a sexta em 2min03s23, ela só conseguiu cruzar a linha de chegada em 2min44s95, no último lugar da sua série.
A marca só não foi a pior das eliminatórias porque a turca Merve Aydin, de 22 anos, sofreu uma lesão no meio de sua prova e completou os 800 metros mancando muito, sem conseguir correr. Mas ela não desistiu e, dentro do espírito olímpico, terminou com o tempo de 3min24s35, ovacionada pela torcida.
Na outra ponta da classificação está a sul-africana Caster Semenya, de 21 anos, que teve sua feminilidade contestada após ser campeã mundial em Daegu/2009 - descobriu-se que ela tem órgão sexual feminino, mas não possui ovários nem útero -, estreou em olimpíadas sendo a segunda colocada de sua série. O tempo de 2min00s71 ainda foi o terceiro melhor das eliminatórias. Ela volta a correr quinta, na semifinal, quando vai buscar um lugar na final de sábado.

Bahia empata dentro de casa com a Portuguesa e permanece no Z4 da Série A

por Maurício Naiberg
Bahia empata dentro de casa com a Portuguesa e permanece no Z4 da Série A
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
Voltando a mostrar um futebol abaixo do esperado por sua torcida, o Bahia ficou no empate com a Portuguesa nesta noite de quarta-feira (8), sem gols, no estádio de Pituaçu, pela 15º rodada da Série A. Este resultado ainda deixou o tricolor na zona de rebaixamento, agora na décima oitava posição, com 13 pontos. E para tentar se recuperar deste tropeço, a equipe de Caio Júnior terá o Cruzeiro pela frente, no sábado, também dentro de casa. Confira na Coluna de Esportes!

Segue programação das caminhadas para este final de semana de JOÃO E CHICO FRANCO

 
Dia: 11/08 (sábado) 
Horário: 9:00hs
Local: saída da Praça do Amor, no Aracui, passando pelo Largo de Arcanja e caminhando pela Lagoa dos Patos.

Dia: 12/08 (domingo)
Horário: 9:00 HS
Local: Itinga, Jardim Metrópole e Independência.

ANIVERSARIANTE DO DIA 09 DE AGOSTO DE 2012

VEREADOR MARCIO PAIVA
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares