sexta-feira, 5 de julho de 2013

CAIXA ECONÔMICA INAUGURA MAIS UMA AGÊNCIA EM LAURO DE FREITAS

A nova agência, que é a sexta na cidade, está instalada no Shopping & Feira, na Estrada do Côco. O prefeito quer agora uma agência no bairro de Portão.

Foi inaugurada na noite desta sexta-feira (05) mais uma agência da Caixa Econômica Federal em Lauro de Freitas. A nova agência, que é a sexta na cidade, está instalada no Shopping & Feira, na Estrada do Côco. Moderna, com Layout leve e agradável a nova unidade da CEF promete disponibilizar atendimento de excelência e ser mais uma opção eficiente dos serviços do banco na cidade. Com a nova unidade, Lauro de Freitas passa a ser a cidade, depois da capital (Salvador), que mais tem agências da Caixa Econômica Federal no estado da Bahia.
O Vice-Prefeito Bebel Carvalho destacou a importância de mais uma agência a disposição do cidadão e como isso contribuirá para o desenvolvimento econômico da cidade. "Estou muito feliz em fazer parte desse momento, onde nossa cidade começa a crescer de forma sólida e com compromisso com o cidadão. Não só mais uma agência, é mais desenvolvimento, emprego e renda para nosso povo" disse Bebel Carvalho.
O prefeito Marcio Paiva parabenizou a CEF e os seus diretores pela iniciativa e aproveitou o momento para pedir a instalção de mais uma agência, desta vez no bairro de Portão. "O povo de portão precisa de uma agência bancária no bairro. E não pode ser outro banco, tem que ser uma agência da Caixa Econômica." afirmou Paiva. O prefeito disse ainda que a busca por mais desenvolvimento não para e que a parceria com a CEF é importantíssima para a execução de projetos importantes para a cidade.
Estiveram presentes ao evento, o Chefe de Gabinete Edmilson Silva, os secretários Antônio Barreto (SEFAZ), Moyses Mustar (SETTOP),   o Presidente do Desembahia Aristóteles Alves de Menezes Júnior, diretores do Banco, Assessores e clientes.

Cidadãos podem viajar gratuitamente em aviões da FAB

Qualquer cidadão pode voar gratuitamente em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para todas as regiões do Brasil. A viagem, entretanto, é sujeita à existência de vagas livres nos aviões, à disponibilidade dos voos de transporte e ao tipo e missão que a FAB vai cumprir. As informações são do UOL. Segundo a publicação, não há regularidade de voos e, então, não existem horários, destinos e datas definidas anteriormente. Os cidadãos comuns somente podem viajar em voos da FAB já programados, diferente dos comandantes das Forças Armadas, do vice-presidente da República, de ministros de Estado, de presidentes do Legislativo (Senado e Câmara) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que podem utilizar os aviões para fazer viagens exclusivas (estas devem ser a trabalho, por emergência médica ou por motivo de segurança), conforme reportagem do UOL.
A publicação explicou como o cidadão pode fazer este tipo de viagem: é preciso procurar o Correio Aéreo Nacional (CAN) da sua região, preencher uma ficha de inscrição, informar o trecho que deseja voar e anexar cópias do comprovante de residência e da identidade. No caso de menores, estes devem ser inscritos pelos pais ou responsáveis legais. Depois do cadastro, o CAN entra em contato com a pessoa interessada quando existir voo confirmado e vagas disponíveis para o trecho que foi requerido. Os contatos das 14 unidades do CAN, localizadas no Distrito Federal e em 14 estados (inclusive na Bahia, em Salvador) estão disponíveis neste link, na pergunta de número 20 "Como posso viajar em uma aeronave da FAB?". 
A reportagem do Uol informa que ligou para as 17 unidades do CAN e que não foi possível ter informações sobre voos na maior parte do casos, sendo que, em muitas delas, o número não pertence mais à FAB, o telefone não existe ou a ligação não completa. A unidade de Salvador, por exemplo, foi uma das que tiveram número informado incorreto. Segundo a publicação, informações sobre os voos previstos e orientações de como demonstrar interesse puderam ser obtidas em São Paulo, Campo Grande, Fortaleza, Canoas e Santa Maria.  A secretaria de comunicação da FAB, localizada em Brasília, afirmou à reportagem do UOL que vai corrigir os números informados na página oficial do órgão.

Polêmica
Viagens feitas com aeronaves da FAB pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente da Câmara, Henrique Alves, causaram polêmica. Segundo a Folha de S. Paulo, Renan Calheiros viajou de avião no dia 15 de junho para ir ao casamento da filha do senador Eduardo Braga, em Trancoso (BA). A publicação também informou que Henrique Alves utilizou um avião da FAB para levar a noiva, parentes dela, enteados e um filho ao jogo da final da Copa das Confederações no Maracanã, no último domingo (30). Calheiros e Alves informaram que vão reembolsar os cofres públicos.

Senhor do Bonfim: alunas marcam briga em frente à escola pelo Facebook e caso vai parar na polícia

Duas estudantes da rede pública de Senhor do Bonfim marcaram uma briga em frente ao Colégio Modelo - um vídeo divulgado na internet mostra cerca de 50 segundos de briga da dupla. As duas, de 13 e 16 anos, estão fardadas e são assistidas por vários outros estudantes. O caso foi parar na polícia. A investigação determinou que elas marcaram o encontro pelo Facebook no dia 3 de julho e a mãe de uma das adolescentes ainda incentivou as agressões. Ela foi chamada a depor, mas não foi ouvida até o momento. A Secretaria de Educação identificou que pelo menos 50 estudantes do Colégio Modelo e do Colégio Teixeira Sobrinho participaram estando no momento da briga. Dez estudantes chegaram a ser suspensos. O motivo da briga não é claro. Segundo com Maristela Bonfim, diretora de uma das escolas, as alunas estudam em instituições diferentes e brigam pelo Facebook há pelo menos um mês. "Já começaram a marcar esse 'encontro' antes do São João. A que é aluna aqui da escola sabia que isso estava sendo marcado, mas ela não avisou (que iria acontecer a briga)", disse Bonfim à TV Bahia. Já o diretor regional de Educação, Élder Amorim, contou que uma das mães incentivou a ação da filha. "Em um dos 'faces' de uma das meninas, a própria mãe incentiva que a aluna voltasse na escola e batesse", conta. O vigilante da escola pode ser punido por não ter evitado a briga, mas alega que não viu a situação. "Os alunos fecharam o portão. Eu só ouvi a gritaria e, quando eu vi, elas estavam chorando", diz. (Correio)

Funcionária da Atento morre de meningite meningocócica

Uma atendente da empresa de telemarketing Atento, localizada na Avenida ACM, morreu de meningite meningocócica no último dia 28 de junho. A denúncia foi encaminhada ao Bocão News nesta sexta-feira (5) por outra atendente que não quis se identificar. De acordo com a fonte, outros funcionários também estariam contaminados.
A Atento confirmou a morte da funcionária e informou que todas as ações preventivas foram realizadas pela Secretária Municipal de Saúde. Já sobre os outros atendentes, a empresa nega.
A funcionária, que não teve a identidade revelada, deu entrada no Hospital do Subúrbio com quadro grave de febre, vômito e placas disseminadas pelo corpo. Logo em seguida sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.
Em contato com o Bocão News, a Secretaria Municipal de Saude informou que no dia seguinte técnicos da SMS iniciaram a investigação e o monitoramento das pessoas que tiveram contato direto e prolongado com a vítima. No total, 56 pessoas foram medicadas com antibióticos sendo 13 na residência, 28 na empresa onde trabalhava e 15 na faculdade.
Além disso, a SMS deu orientações acerca da doença e métodos de prevenção como não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar ambientes fechados e sem luminosidade com aglomeração de pessoas.
Meningite
A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria.
Ela pode causar inflamação nas meninges e, também, infecção generalizada (meningococcemia). O ser humano é o único hospedeiro natural desta bactéria cujas sequelas podem ser variadas: desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, passando por problemas como surdez. A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio.

AMANHÃ FORRO DO PEDRO FUSCÃO - DIA 06 DE JULHO DE 2013

Chinesa tenta estacionar carro, mata marido e acaba causando a própria morte

Uma chinesa protagonizou um acidente que destruiu a sua família, na cidade de Fenghua. A mulher, que tinha tirado a carteira de habilitação há apenas cinco semanas, matou o marido e causou a própria morte. A mulher tentou dar ré ao estacionar o carro e, sem prática, acabou pisando forte demais no acelerador e atingiu o marido, que estava trás do veículo, dando orientações à moça. Ao ser atropelado e imprensado contra a parede, ele não resistiu e morreu na hora. Ao ouvir os gritos do companheiro, ela entrou em pânico e colocou a cabeça para o lado de fora do veículo para saber o que tinha acontecido. Ela tentou tirar o carro de cima do amado, mas esqueceu de trocar a marcha e, desta vez, acabou esmagando a própria cabeça contra a parede de concreto que havia na garagem e também morreu na hora. 

Salvador tem pior desempenho em mobilidade na Copa das Confederações

Salvador tem pior desempenho em mobilidade na Copa das Confederações
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
Com o pior desempenho em mobilidade urbana durante a Copa das Confederações, Salvador recebeu a avaliação “regular” no período em que foram disputados os jogos do torneio da Fifa. Os principais problemas identificados na capital baiana foram a falta de organização e a não priorização do transporte público. Saiba mais na Coluna BN Imóveis.

Renan recua e devolverá R$ 32 mil por uso de avião

por Agência Estado
Renan recua e devolverá R$ 32 mil por uso de avião
Foto: Agência Brasil
O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), recuou e anunciou nesta sexta-feira (5) que vai devolver R$ 32 mil aos cofres públicos decorrentes do uso de avião oficial para ir ao casamento da filha do líder do PMDB na Casa, Eduardo Braga (AM). O parlamentar inicialmente havia justificado que, quando se vale de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar, o faz por ter direito a "transporte de representação". Segundo ele, o presidente do Senado, o presidente da República e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) gozam desse direito por serem chefes de poder. "Claro que não", respondeu na quinta-feira, ao ser questionado se iria ressarcir os cofres públicos. Nesta sexta-feira, em entrevista após chegar do Palácio do Planalto de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Senado não explicou o motivo pelo qual decidiu, agora, devolver os recursos do voo. Pouco depois, em nota, a assessoria de imprensa do presidente do Congresso informou que Renan vai devolver os recursos referentes a trechos de Maceió para Trancoso, no litoral baiano, para o casamento da filha de Braga no dia 15 de junho e, na madrugada do dia 16, quando Renan saiu de Trancoso para Brasília. Renan afirmou, durante a entrevista, que vai convocar uma reunião do Conselho de Transparência do Senado para criar uma regra a fim de disciplinar em que tipo de situação pode haver pedido para uso dos aviões da FAB. "Há uma zona cinzenta em relação a isso. Temos que deixar claro o que é ou não legal", afirmou. "Como é uma prática comum, é importante que a partir da transparência se tenha uma resposta definitiva", completou ele.

Deputado baiano defende fim do Senado

por Bárbara Souza
Deputado baiano defende fim do Senado
Foto: Blog do Anderson
No bojo das discussões sobre reforma política, o deputado estadual Zé Raimundo Fontes (PT), ex-prefeito de Vitória da Conquista, defendeu o fim do Senado durante seminário sobre o tema, como noticiou o Blog do Anderson. “O Senado é uma instituição do século 18, 19, que não tem mais sentido hoje, no mundo moderno, avançando para um congresso unicameral” disse o ex-prefeito de Vitória da Conquista, que defende a “democracia participativa”, o financiamento público de campanha, “com listas pré-ordenadas, com uma maior representação popular com a renovação e democratização dos partidos”. Em entrevista ao Bahia Notícias, o petista afirmou que já faz essa “reflexão” há muito tempo. “É um pouco de uma visão de professor de história, de militante de um partido de esquerda que quer sempre renovar e fazer mudanças”, disse o parlamentar, que está licenciado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Questionado se essa opinião poderia melindrar a relação com senadores, Zé Raimundo minimizou, ao declarar que se trata de “um conceito” que ele já havia emitido na Assembleia Legislativa. “É apenas um pensamento de um professor de história”, sustentou, e ressaltou que não está “confrontando o Senado” e “estou dizendo que nós precisamos repensar nossas instituições”. O deputado lembrou que sistema bicameral, em que o processo legislativo envolve duas Câmaras, veio do Império e foi mantido pela República, mas não se renovou. Ele argumentou ainda que é preciso fazer mudanças que “façam avançar a democracia” e citou que na Europa “praticamente inteira”, o sistema é unicameral, assim como nos estados e municípios brasileiros, onde uma única casa legislativa se manifesta sobre a elaboração de leis.Indagado sobre que alterações seriam necessárias na Assembleia Legislativa da Bahia na direção da modernização defendida por ele, o deputado apontou a realização de “consultas, audiência públicas e todas essas estratégias”. 

ANIVERSARIANTES DO DIA 05 DE JULHO DE 2013 - WILKER ROGER E SERI FERRAZ

WILKER ROGER

SERI FERRAZ
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Senac lança portal de educação a distância


Pioneiro no ensino a distância, o Senac, instituição referência em educação profissional no País, lançou o portal Senac EAD www.ead.senac.br que concentra o portfolio da modalidade. No Senac Bahia serão oferecidos cursos livres, técnicos e de pós-graduação. Inicialmente, as cidades de Salvador, Vitória da Conquista e Porto Seguro funcionarão como polos de educação à distância. As unidades Senac desses três municípios sediarão os momentos presenciais dos cursos de pós-graduação. As aulas presenciais dos cursos técnicos, por sua vez, ocorrerão somente em Salvador. Já os cursos na modalidade livre, que são totalmente on-line, poderão ser cursados em qualquer cidade. Até o dia 1º de agosto estão abertas as inscrições para os cursos de especialização em Gestão Empreendedora, Docência do Ensino Superior, Design Instrucional e Tecnologias da Aprendizagem, todos credenciados junto ao MEC. Todas as opções de pós-graduação têm 360 horas de carga horária, totalizando 1 ano e 6 meses para a conclusão. Para se inscrever é necessário graduação completa em qualquer área, possuir acesso regular a internet, ter disponibilidade mínima de duas horas diárias para estudo e de participar de 1 encontro presencial por semestre para as avaliações obrigatórias. Serão oferecidas duas formações de nível técnico na Bahia: curso Técnico em Transações Imobiliárias, que habilita profissionais para trabalhar na área de administração imobiliária e correção de imóveis; e o curso Técnico em Logística, que forma técnicos para atuar em operações de cadeia de logística nas organizações. Com 800 horas, os cursos técnicos terão um encontro presencial por semana, em média, no Senac Aquidabã. As inscrições para as primeiras turmas seguem até o dia 9 de agosto e as vagas são limitadas. Assim como os de pós-graduação, os cursos técnicos terão duração de 1 ano e 6 meses. Entre as vantagens da educação a distancia está a possibilidade de fazer um curso com flexibilidade do horário de estudo e com a mesma qualidade dos títulos presenciais. Alunos que optarem pela modalidade têm a garantia do ensino Senac , que há mais de 60 anos oferece educação profissional de qualidade, com professores e material didático reconhecidos pelo mercado de trabalho. Mais informações,  valores e inscrições para os cursos EAD oferecidos pelo Senac na Bahia e em todo o Brasil através do site www.ead.senac.br.

Morales ameaça fechar embaixada dos EUA na Bolívia

por Agência Estado
Morales ameaça fechar embaixada dos EUA na Bolívia
O presidente da Bolívia, Evo Morales, ameaçou fechar a embaixada dos Estados Unidos depois que a rota de seu voo na Europa foi desviada em meio a suspeitas de que Edward Snowden estava a bordo. Evo Morales alertou que iria "estudar, se necessário, fechar a embaixada dos EUA na Bolívia". O líder boliviano havia deixado a entender que as nações europeias foram pressionadas pelos EUA para negar a entrada do avião presidencial em seus respectivos espaços aéreos. "Nós não precisamos de uma embaixada dos EUA na Bolívia", disse ele. "Minha mão não tremeria para fechar a embaixada dos EUA. Nós temos dignidade, soberania. Sem os Estados Unidos, estamos melhores politicamente, democraticamente". Em meio às tensões, a embaixada dos EUA em La Paz cancelou as celebrações do Dia da Independência que deveriam ocorrer na quinta-feira. Na cidade de Santa Cruz, apoiadores do governo da Bolívia pintaram frases de protesto nas portas do consulado norte-americano. Morales chegou à Bolívia na quarta-feira depois de uma longa parada em Viena. Autoridades bolivianas disseram que a aeronave presidencial foi desviada para a Áustria porque havia sido impedida de cruzar o território de quatro países europeus, o que desencadeou a indignação entre os líderes latino-americanos. Com informações da Dow Jones Newswires e Associated Press.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares