quarta-feira, 14 de agosto de 2013

QUILOMBOLAS COMEMORAM CERTIFICAÇÃO DA REGIÃO DE QUINGOMA EM LAURO DE FREITAS


Moradores da região de Quingoma, em Lauro de Freitas, comemoraram com um café-da-manhã, nesta quarta-feira (14), a certificação de reconhecimento como território quilombola, concedida pela Fundação Cultural Palmares. Os remanescentes e descendentes de negros escravizados e que viveram no quilombo em Quingoma passarão a ter melhorias através dos programas do Governo Federal. Os benefícios pela certificação vão desde o suporte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para garantia das terras até assistências na educação, saúde, cultura e alimentação.

Já nesta semana os quilombolas serão cadastrados para receber cestas básicas. No café da manhã, que contou com a presença da comunidade, sua representante Rejane Rodrigues e de autoridades, como a secretária de Cultura, Márcia Tude, o certificado foi entregue aos senhores Francisco Pereira do Nascimento, 90 anos, e Tudinho, 84 anos, os mais antigos quilombolas da comunidade, que ficaram emocionados com a conquista.
As expectativas e sonhos tomam conta da comunidade. O neto de Francisco, Ricardo Pereira Rodrigues, sonha com o futuro melhor para o filho, que crescerá na comunidade com os benefícios do reconhecimento. “Com essa certificação espero um futuro melhor para meu filho; que ele possa crescer tendo todas as coisas que não tive oportunidade de ter aqui”, explica Ricardo.
Francisco disse que nasceu e se criou na comunidade e nunca quis se afastar das suas raízes. “Eu sempre vivi aqui, trabalhava e voltava para casa todos os dias e nunca me afastei desse lugar. Quando eu nasci aqui em Quingoma, já vivia minha família - eu sou o filho caçula. Acho que já tem mais de 100 anos a gente aqui”, explica o mais antigo quilombola, que continuou, satisfeito com a conquista. “Hoje é um dia que me sinto bem, com grande satisfação pelo respeito ao meu povo. Essa luta de tanto tempo valeu, está valendo e vai valer mais ainda a pena”, afirma Francisco, com o neto Felipe no colo, ilustrando o futuro de uma história de mais de 100 anos em Lauro de Freitas.
A líder da comunidade, Rejane Rodrigues, fez um discurso e encerrou dizendo: “Essa conquista é pelos que se foram, para os que estão e todos os quilombolas que virão nessa comunidade”.

Manifestante que quebrou imagem de Nossa Senhora perde a memória em acidente


Durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, vários manifestantes contrários à igreja católica e a realização da jornada mundial da juventude, fizeram manifestações em pontos próximos ao evento. A mais polêmica foi causada por um grupo que quebrou imagens de Nossa Senhora e crucifixos em Copacabana (foto e vídeo). Em outro ponto, José Carlos Navalha, 22 anos, quebrou e pisoteou uma imagem de Nossa Senhora durante um ato próximo ao local onde o Papa estava hospedado. Ele e dois amigos filmaram e postaram os vídeos em suas páginas nas redes sociais.
No último domingo, José Carlos e um grupo de amigos voltavam de uma festa na baixada fluminense, quando o carro em que eles estavam bateu no meio fio e capotou. Dieferson Soares da Cunha Marchado, 21, Geisylane Aparecida Carvalho, 22 e Anaílton Cunha Marchado, 25, tiveram apenas ferimentos leves. Segundo testemunhas o motorista apresentava sinais de embriaguez e fugiu do local logo após a batida. José Carlos estava no banco do passageiro e foi levado desacordado para o hospital. Ele acordou por volta das oito horas de segunda, desorientado e não se lembrava de nada, nem mesmo do próprio nome. Os médicos o submeteram a uma série de exames onde foi constatado que ele sofria de Amnésia Retrógrada. A família não quis comentar o caso, apenas lamentou o ocorrido e disseram desconhecer a participação do jovem nas manifestações.

Remédio 'do futuro' avisa médico quando é ingerido por paciente


Uma empresa americana criou um medicamento que avisa a médicos e familiares quando é ingerido. A tecnologia, desenvolvida pela companhia de saúde digital Proteus, baseada na Califórnia, tem como objetivo ajudar no tratamento de pacientes com doenças crônicas, que precisam tomar remédios regularmente. 'Seres humanos não são robôs e, quando têm de tomar remédios ou fazer outras coisas que requerem muita rotina, sempre acham difícil', diz Andrew Thomson, diretor da Proteus. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 50% das pessoas não tomam medicamentos corretamente, ao passo que 50% dos remédios não são prescritos ou vendidos adequadamente. A Proteus pretende disponibilizar comprimidos com um sensor eletrônico embutido. Quando o medicamento chega ao estômago, envia uma mensagem a um adesivo colado ao braço do paciente e, de lá, segue em forma de alerta para um celular, tablet ou PC.
Thomson explica que o sensor funciona como uma 'bateria de batata'. 'Se você colar um pedaço de cobre e um de magnésio em uma batata e conectá-los, é possível acender uma lâmpada', diz ele. Segundo Thomson, isso é possível por um princípio da química que diz que dois metais diferentes conectados em uma solução iônica, como a batata, criam uma carga elétrica. 'O que fizemos foi unir dois minerais presentes na dieta de qualquer pessoa - cobre e magnésio -, colocá-los em um grão de areia que tem menos de milímetro quadrado e combiná-lo ao medicamento'. Ao ser engolido, o sensor entra em contato com os ácidos gástricos, que são um meio iônico capaz de criar a voltagem necessária para ativá-lo. O chip, então, entra em contato com o adesivo, que também monitora sinais vitais do paciente, como movimento e sono.
O adesivo, por sua vez, envia todas as informações para um aplicativo localizado em um sistema de computação em nuvem que pode ser acessado por profissionais de saúde e parentes por meio de seus telefones e computadores. A aplicação também controla os efeitos dos remédios, avaliando se a dosagem está correta ou se está surtindo efeito. A tecnologia está sendo testada na Grã-Bretanha na rede de farmácias Lloyds. Pacientes recebem uma cartela de remédios, sendo que um dos comprimidos contém o sensor. (G1)

Funcionários da Infraero protestam no aeroporto de Salvador


Os funcionários da Infraero, estatal que administra os principais aeroportos do país, realizam um protesto na manhã desta quarta-feira (14) no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães em Salvador. Eles estão em greve desde o dia 31 de julho. Segundo Solange Farias, diretora da seção baiana do Sindicato Nacional de Aeroportuários (Sina-BA), a mobilização afeta a população, embora não resulte no atraso ou cancelamento de voos. "Na quinta-feira passada tivemos uma audiência com a Infraero no Tribunal Superior do Trabalho e a categoria rejeitou o acordo. Quem não está aqui [protesto], está parado em casa. A população é afetada por outros serviços, porque aeroporto não é só embarque e desembarque. As obras dos aeroportos para a Copa, por exemplo, são afetadas. Estamos chamando atenção da empresa, mostrando a insatisfação da categoria e dando a oportunidade da empresa chamar para negociar. Esperarmos que ela não nos obrigue a inviabilizar a viagem dos passageiros", diz Solange. (G1 Bahia/(Foto: Heider Mustafá / Arquivo Pessoal)

Lauro de Freitas: Motorista perde controle de ônibus e atinge muros de casas em Itinga

Um ônibus atingiu os muros de duas casas na madrugada desta quarta-feira (14) no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. De acordo com a dona de uma das casas, Laura Paixão, o acidente aconteceu por volta das 4h. "Minha cunhada, que fica na casa mais na frente, que ouviu o barulho. Ela tomou um susto e chamou meu marido, que quando foi ver já estavam saindo as pessoas", conta. Ainda de acordo com a moradora, o motorista do ônibus, que estava com passageiros, disse que perdeu o controle do veículo. Ninguém ficou ferido no acidente. A empresa responsável pelo veículo já entrou em contato com os moradores das casas atingidas para providenciar os consertos necessários. "Pessoal da empresa esteve aqui e disse que vai começar hoje. Tem que ser hoje, porque a gente está passando pelo fundo ou pulando o muro com a ajuda de uma cadeira, porque pelo portão não tem condição. Hoje saiu todo mundo atrasado", afirma Laura. A moradora acredita que o horário que o acidente aconteceu impediu que as consequências fossem piores. "Se fosse mais tarde e tivesse alguém ali na frente seria fatal! Mas se tivesse que ferir o primeiro que morria era o motorista, porque o lado dele ficou destruído", conclui. (G1/Foto: Ivanildo Santos/ TV Bahia)

Suspeitos de matar servidora da Ufba são presos

Dois suspeitos de matar Selma Barbosa Alves, de 53 anos, foram presos no começo desta manhã de quarta-feira (14). Roberval Bispo de Souza, conhecido como "Piloto" foi preso na cidade de Irará, já Raimundo Santana Portela, conhecido como 'Buda Preto' foi preso no bairro do Pau Miúdo. A prisão foi realizada em ação conjunta da Operação Apolo, sob o comando do Major Wildon, da Operação Gemeos e policiais do SI da Veículos. De acordo com a polícia, Buda Preto foi quem realizou o disparo, e Roberval foi quem tomou o carro. Selma era funcionária da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba). A funcionária foi vítima de latrocínio, roubo seguido de morte, após deixar uma amiga em casa no bairro de Costa Azul. O corpo foi velado nesta terça-feira (13), no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, e será sepultado em Natal, capital do rio Grande do Norte, cidade onde nasceu a jornalista.  (Metro 1/  Marcelo Castro/ Bocaonews/ Reprodução)

Criança também tem colesterol alto; diz Cardiologista


Por conta do alto número de crianças e adolescentes brasileiros com colesterol alto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia vai começar a promover campanha de prevenção em todas as Unidades Básicas de Saúde do Brasil e nas escolas públicas. “Se não fizermos as ações para a prevenção agora, teremos uma população de idosos doentes e com qualidade de vida péssima – e não vai ter sistema de saúde, seja ele público ou privado, que pague essa conta”, disse o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Carlos Alberto Machado. Para ele, “é muito mais fácil ensinar uma criança a se alimentarbem do que mudar um adulto. Em casa em que todo mundo é obeso, a criança provavelmente também será. Os pais e professores são modelos para essas crianças”, explica o especialista. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 20% das crianças e adolescentes brasileiros têm colesterol alto. O nível elevado de gordura no sangue nesta faixa etária, pode antecipar em 10 anos problemas cardiovasculares e até infarto.
O cardiologista explicou que antes se achava que colesterol alto era uma doença somente de pessoas idosas, mas esta noção já foi derrubada.”Hoje nós sabemos que os problemas cardiovasculares causados pelo colesterol começam a ser construídos na primeira infância. O processo aterosclerótico (de depósito de gorduras nas artérias) começa bem cedo. Existe uma interação entre os fatores genéticos e ambientais – a pessoa herda o risco de desenvolver altas taxas de colesterol”, explica Machado. “Mas isso também depende do estilo de vida e se pessoa come de forma inadequada”, ressaltou. O colesterol é fundamental para o funcionamento do corpo. Em excesso, porém, pode causar muito estrago. O processo chamado aterosclerose acontece quando placas de gordura vão, pouco a pouco, sendo depositadas nas artérias do corpo todo – ele não atinge apenas o coração. 
Quando a quantidade de gorduras obstrui uma artéria, o problema maior acontece: se a artéria for do coração, a pessoa sofre um infarto. Se acontecer no cérebro, é o famigerado AVC (acidente vascular cerebral) que se manifesta. Todas essas complicações podem ser adiadas ou até mesmo erradicadas se a criança ou o adolescente tiver uma alimentação saudável e fizer exercícios físicos. Existem casos, segundo o médico de crianças com 11 anos e que já tem o colesterol alto. Nestes casos, é preciso explicar para a criança os cuidados que devem ser tomados. Dizer pra ela que o colesterol alto pode causar entupimen-tos nas artérias e outros problemas no coração. É preciso mostrar para a criança que precisa mudar os hábitos alimentares e fazer exercícios. Já tive um  caso no consultório que a criança só comia frituras, fast food, muita gordura e sorvetes. A recomendação foi simples: cortar tudo e começar a se alimentar melhor com verduras, legumes, alimentos assados ao invés dos fritos e evitar refrigerantes. Infelizmente era tudo o que uma criança geralmente mais gosta”, disse o cardiologista. (Tribuna da Bahia)

ANIVERSARIANTE DO DIA 13 DE AGOSTO DE 2013 - PROFESSOR GILDASIO FREITAS

GILDASIO FREITAS
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Mulher acha camisinha em creme de leite e ganha indenização de R$ 4 mil


Uma moradora de Brasília ganhou na Justiça o direito a uma indenização de R$ 4 mil por ter encontrado um preservativo em uma embalagem de creme de leite da marca Leitbom. A decisão foi unânime e não cabe recurso. Intimada, a empresa não compareceu ao julgamento da ação. Ao G1, a emptesa disse, por meio de nota, que "o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) prestou atendimento à consumidora, que se negou a disponibilizar o produto para a realização de análises e posterior posicionamento da empresa por meio de um laudo técnico".
De acordo com o processo, a cliente comprou o creme de leite de 200 gramas em maio do ano passado. Dois meses depois, consumiu parte do produto, após abrir a embalagem com um pequeno furo. Dias depois, ao abrir novamente o creme de leite para preparar uma canjica, notou um corpo estranho na caixa e descobriu que se tratava de um preservativo. A autora relatou à Justiça que procurou o Procon e a Polícia Civil em seguida para tomar providências e produzir provas. O juiz-relator destacou o artigo 4 do Código de Defesa do Consumidor, segundo o qual o fornecedor de serviços responde, independentemente de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços.
Para os magistrados da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal, "não se qualifica como mero aborrecimento cotidiano a falha no serviço de conservação dos alimentos fornecidos pela ré aos seus consumidores".
A existência de um preservativo dentro de um produto alimentício, afirmaram os magistrados, "é suficiente para causar danos morais, sobretudo porque o nojo ou asco produzido e face do prenúncio da falta de higiene e regularidade na produção do alimento atinge a integridade psíquica e coloca em risco a integridade física, além de violar a dignidade do consumir"."
Veja a íntegra da nota da Leitbom
A Leitbom informa que o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) prestou atendimento à consumidora, que se negou a disponibilizar o produto para a realização de análises e posterior posicionamento da empresa por meio de um laudo técnico.A empresa não concorda com a decisão judicial, tendo em vista que o creme de leite UHT Leitbom é produzido com alta tecnologia e sem qualquer tipo de contato com o operador ou possibilidade de abertura de linha durante o processo de produção, sendo impossível haver contato com o meio externo. Filtros milimétricos, homogeneizadores e demais componentes impossibilitam a  presença de qualquer corpo estranho no produto final. Também contamos com programas de qualidade, dentre eles o  de APPCC da fábrica – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. A Leitbom, marca presente no mercado há mais de 40 anos, reforça seu compromisso com a qualidade e o mais profundo respeito com os consumidores de seus produtos, informando que segue os procedimentos determinados pela legislação vigente e assegura que todos os seus produtos disponíveis no mercado estão próprios para consumo e dentro dos mais altos padrões de qualidade."

Menina que se veste como homem faz sucesso nas redes sociais

Tereza faz sucesso com estilo de vida alternativo (Foto: Época)
Uma jovem de classe média de Belo Horizonte faz sucesso na internet usando roupa e corte de cabelo masculino. A cada imagem compartilhada por Tereza Brant, milhares de curtidas, muitas de adolescentes encantadas. "Mesmo sendo uma mulher heterossexual, você é o macho que eu quero", comenta uma. A história de Tereza foi contada em reportagem da revista Época. Tereza tem milhares de seguidores no Instagram e no Facebook e diz que não gosta de nada fácil. "Não vim ao mundo para explicar, mas para confundir", afirma. "Sinto-me bem assim e não vou deixar de ser eu mesma". Segundo Tereza, ela chega a ser parada na rua, reconhecida por pessoas que a acompanham na internet. Ela conta que começou a fazer tratamento com hormônios masculinos para ficar mais forte, há cerca de 9 meses. Ela garante que não quer mudar de nome nem se tornar homem, apenas na imagem que cultiva. "Costumava namorar meninos, mas faltava alguma coisa. Quando cortei o cabelo e meu vi no espelho, adorei, mas parecia que tinha parado no tempo e queria também ver mudanças, externar o que eu sentia de dentro para fora. Foi aí que comecei o tratamento. Me dou muito bem sendo menino e expondo isso. Já mudei bastante, os músculos cresceram, a voz engrossou, só estou odiando os pelos crescendo por toda a parte. É uma coisa horrorosa”, explica.
A única cirurgia que Tereza tem em mente é nos seios. "depois que comecei o tratamento viraram uma muxiba da vovó, mas ainda não sei quando. Quando a pessoa me vê sem camisa, ela fica literalmente confusa e quando descobre que sou mulher, só piora", conta. Tereza é filha única e conta com apoio dos pais, conta. Ela prefere não definir sua sexualidade. "Até os 16 ficava com meninos, mas depois que cortei o cabelo passei a ficar com meninas. O que importa é o ser humano. Se dá para aprender com os dois, porque escolher um só?", questiona. A jovem conta que recebe cantadas de gays, heteros e bissexuais, mas a maior parte vem mesmo de meninas novas, a partir dos 13 anos. Ela diz que não costuma se passar por homem, só de brincadeira, e que se apresenta sempre com seu nome de mulher. Ela trabalha divulgando festas de música eletrônica em Belo Horizonte, sonha em estudar medicina, atuar e cantar.

Para aumentar a produção, empresa sul-coreana proíbe funcionários de irem ao banheiro

A empresa sul-coreana Lear, com filial em Honduras, foi denunciada por proibir seus funcionários de irem ao banheiro, obrigando-os a usar uma espécie de fraldas, única e exclusivamente com o objetivo de aumentar a produção. O dirigente sindical Daniel Durón, que fez a denúncia, assegura que o caso só veio à tona depois de vários esforços a nível internacional, já que, num primeiro momento, a Lear impediu o acesso para que autoridades nacionais verificassem as acusações de violações aos direitos dos trabalhadores, informou o site da rede de TV RT. A companhia sul-coreana tem contratados cerca de 4.000 empregados, que trabalham na fabricação de arneses, espécie de gancho muito usado em alpinismo, que são exportados para os Estados Unidos. ''Recebemos a denúncia de que os empregados usam fraldas para urinar, para não perder tempo indo ao banheiro'', afirmou o dirigente sindical, que reiterou que essa é uma das muitas denúncias feitas contra a empresa, que oficialmente se apresenta como Honduras Electrical Distribution Systems-Kyungshin-Lear. A comissão encarregada de investigar o caso será integrada por representantes das embaixadas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, junto com delegados do Ministério do Trabalho de Honduras.  (0Globo)

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares