quarta-feira, 9 de abril de 2014

GRUPO BAMBOLÊ NO RITMO JUNINO

Quem é Whatsapp? VENHA MIM WHATSAPP? ELE VÁ TOMAR NO CANECO

Depoimento de uma senhora, que diz ter passado álcool em toda a casa após descobrir que seu Pen Drive estava com vírus.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2014 NA ESCOLA MUNICIPAL DA VILA PRAIANA A TODO VAPOR


Programa Mais Educação- SEMED - Escola Municipal da  Vila Praiana .     Aqui nós somos felizes ! 
 Todos fardados .  PARABÉNS A COORDENADORA ZENE LUZ



Foto: PME ESCOLA VILA PRAIANA.  Atividade:Banda (Fanfarra )

Entrevista com 'Maestro Souza' - Lauro de Freitas - BA - [2008]

Entrevista com 'Maestro Souza' - [2008]

 “A música representa vida” – Manuel Raimundo de Souza.

Souza foi o primeiro professor de música de Lauro de Freitas   

Marcio Wesley
Tive o prazer de entrevistar para a Revista Vilas Magazine, em abril de 2008, o professor de música conhecido por todos em Lauro de Freitas por ‘Maestro Souza’. Ele me recebeu em sua casa, na sala de música. Para mim foi uma honra conversar com o meu ex- mestre e também regente do coral da Igreja Santo Amaro de Ipitanga. Souza faleceu no dia 29 de julho de 2013, mas nos deixou um belo legado a ser seguido.  

O professor de música Manoel Raimundo de Souza, 70 anos, (na ocasião), casado com dona Jânia Santos de Souza, quatro netos, não aparenta a idade que tem – e não apenas pela aspecto físico, mas pela invejável visão musical e vigor jovial. Sempre bem vestido e de bem com a vida, o primeiro professor de música da cidade é m homem apaixonado e comprometido com a música.

    Souza nasceu em Campina Grande, na Paraíba, e ainda muito pequeno mudou-se com os pais para a cidade de feira de Santana. Desde criança adorava brincar de construir instrumentos: bastava uma tira de elástico e um pedaço de pau e tudo estava resolvido. O professor aprendeu a tocar sozinho e, aos sete anos, já fazia algumas apresentações. Nos anos de 1980 graduou-se em música pela Universidade Católica do Salvador, agregando conhecimento à prática.
            
Começou a tocar com sete anos de idade 

    O seu despertar musical foi suscitado pelas emissoras de rádio. “As famílias ficavam ao redor do rádio para ouvir músicas, noticias, futebol e radionovelas. É claro que eu adorava ouvir música e sonhava tocar numa rádio”. Não demorou e seu sonho foi realizado e o menino tocou várias vezes na Rádio Sociedade de Feira de Santana.

    Manoel de Souza serviu à Aeronáutica casou e veio morar definitivamente em Lauro de Freitas em 1966, mas já conhecia a cidade desde 1956. “Na década de 1950, Lauro de Freitas, ou melhor, Santo Amaro de Ipitanga [nome original da cidade] era apenas um vilarejo com pessoas acolhedoras. Carro era coisa luxuosa e bicicleta era raridade. A vida musical de Santo Amaro de Ipitanga era voltada para as tradições culturais, existiam poucos violeiros e nenhum estudava como deveria”, recorda.

    O professor diz que era muito ‘caprichado’ e que gostava de estudar. “Todo músico tem que ter tempo para estudar e eu tinha o meu, mas adorava mesmo era colocar em prática com meus amigos. Lamento que quase todos já tenham partido desta vida”. Os moradores mais antigos dizem que Souza fazia o que bem queria com o violão e que era impressionante a sua habilidade. 

     “Os colegas me procuravam para tocar canções românticas e chorinhos em roda de poetas e intelectuais da cidade – era uma época boa. Lembro que alguns noivos chegaram a me convidar para fazer serenatas debaixo das janelas das casas de suas noivas. E eu ia com maior prazer, chegávamos de ponta de pé e com sutileza puxava as cordas do ‘pé de pinho’ [violão] e tocava mais ou menos assim” – e de repente o professor saca o violão e executa um belo instrumental, romântico como outrora. No final da arrebatadora execução, ele brincou: “pena que os leitores não possam ouvir”.

Maestro era envolvido com a cultura local - Projeto 
Talentos da Terra - Lauro de Freitas  

    Pena mesmo, porque a sua desenvoltura musical ainda é esplêndida. Souza nasceu para música e a música para ele. Um casamento perfeito. Os conhecimentos práticos e teóricos fazem dele um exímio professor e músico.  Não sabe quantos alunos passaram pelas suas batutas até hoje. “Muita gente passou por aqui, tive e tenho alunos de todas as idades e classes sociais”.

     O professo deixa um recado – “a música representa a vida e sem ela eu não teria a idade que tenho. A música é uma porta para além do imaginário, uma linguagem universal que une e desperta mil sentimentos. Acho que que a música deveria estar nas escolas, nas grades escolares, assim como as outras matérias”.   

Marcio Wesley

ENTREVISTA COM O HISTORIADOR GILDÁSIO FREITAS

Coriolano e Gildasio
Prof. Gildásio Freitas

O Portal Café com Noticias entrevistou o professor e historiador Gildásio Freitas, responsável pela Divisão do Patrimônio Artístico e Cultural – DIPAC do município de Lauro de Freitas.  Gildásio Freitas é presidente da Academia de Letras e Artes da região metropolitana, vice-presidente da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas- ALAUF é conselheiro de cultura de Lauro de Freitas, conselheiro da Associação de Funcionários Públicos Municipais, é consultor da Sociedade São Jorge Filho Da Goméia, funcionário público da prefeitura há vinte e cincos anos. Fora do município é membro da Associação dos Moradores do Rio Vermelho, também é conselheiro de cultura do Rio Vermelho e membro da Academia dos Imortais do Rio Vermelho.
Temas como memória, história e cultura de Lauro de Freitas foram abordados. Leia na integra a entrevista.
Café com Notícias - O Senhor poderia fazer um comentário sobre a situação geral do município de Lauro de Freitas em seu aspecto cultural.
Gildásio Freitas - A cidade de Lauro de Freitas comporta muita gente que faz cultura, teatro, artes plásticas, artesãos, capoeiristas, dançarinos, samba de roda, samba de viola, pernas de pau, bonequeiros, muita coisa em termos de cultura popular, a cidade também apresenta diversidade em cultura erudita, como o Balé Adalgisa Rolim, porém são poucos os espaços no mercado, para todas essas pessoas fazerem exercício de seu talento, isso é um problema de ordem nacional, tá faltando políticas públicas para investir nesta área.
Café com Notícias - Quando o senhor chegou a Lauro de Freitas, qual foi a visão que o senhor teve da cidade?
Sem 44444

A Praça da Matriz nos anos 50
Gildásio Freitas – Quando cheguei em Lauro de Freitas,parei o carro ali no centro próximo  a prefeitura,olhei vi umas vacas pastando na rua,me perguntei: Isso aqui que é Lauro de Freitas? A cidade praticamente não tinha nada, procurei um lugar pra almoçar só havia um restaurante, que ao esmo tempo era um boteco, o restaurante muito simples, tomavam conta o dono e mais um rapaz, de hora em hora chegava alguém pra beber alguma coisa e ia embora, eu era morador do bairro do Rio Vermelho em Salvador, tinha uma papelaria com um sócio, que foi embora pra Itália, depois resolvi abrir o comércio em Itapuã, logo depois apareceram dois sócios e o comércio ficou pequeno pra três pessoas, então resolvemos eu e os sócios, fazer um levantamento pela região procurando um lugar para expandir a loja, e pela região não achamos nada, até que chegamos aqui, a cidade não era desenvolvida, porém possuía um banco o que era um grande avanço, o banco era o Real, e pensamos o lugar onde tem um banco, com certeza o futuro será de progressos, a sociedade não deu certo ,mas a vida aqui era tranquila, gostei da cidade e acabei ficando.
Café com Notícias - Existia no antigo prédio da prefeitura um monumento de um relógio que desapareceu, assim como um busto de Santos Dumont que ficava próximo a passarela do centro. O Senhor Conheceu esses monumentos? Sabe o que destino foi dado a eles? A cidade de Lauro de Freitas possui Acervo Público?
Gildásio Freitas – Na gestão de Marcelo Abreu, esses monumentos desapareceram ninguém sabe o que foi feito deles, quem pegou ou se foi roubado, nesta época a cidade não possuía acervo público, na gestão atual que foi criado a DIPAC- Divisão do Patrimônio Artístico e Cultural, onde sou diretor, que era um projeto que vinha sendo cobrado há muito tempo, para que se tivesse um setor da prefeitura, que cuidasse do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Café com Notícias - Além de seus livros existe algum registro que preserve a memória da cidade?
Sem título
Gildásio Freitas – Quando cheguei aqui não havia livros com a história da cidade, não tinha jornal e nenhuma forma de imprensa, a primeira publicação referente à cidade fui eu que escrevi,foi um roteiro turístico, desde então comecei a me envolver coma vida e a cultura da cidade, montei a primeira galeria de arte, que durante muito tempo deu espaço a vários artistas da região.
Café com Notícias - Das famílias tradicionais que o senhor cita em suas publicações, ainda existem moradores ou descendentes dessas famílias na cidade?

ffdfdf
Gildásio Freitas – Sim ainda existem várias famílias, no centro da cidade, Família Franco, Família Maia, Família Paranhos, Família Leite, os Ferreira de Araújo, em Portão tem a Família Noronha, a Família de Mãe Mirinha, entre outras tantas, dessas famílias uma das que contribuem fortemente politicamente e socialmente são os Franco.
Café com Notícias No ano que vem Lauro de Freitas comemora 50 anos, já existe alguma coordenação ou ação projetada da secretaria de planejamento e da secretaria de cultura em prol dessas festividades?
Gildásio Freitas – Eu quanto responsável pela DIPAC estou atento para estas festividades, estou elaborando algumas coisas, que no momento não posso revelar, porque tem que ter o aval da poder público, e quanto aos demais acredito que será feita uma comissão para a organização dessas comemorações.
Café com Notícias Em relação à Copa do Mundo de 2014, como a cidade está se preparando para esse evento?
Gildásio Freitas – Eu acredito que já exista uma movimentação das secretarias de cultura e planejamento, se ouve muito falar dos benefícios que o evento vai trazer para a cidade, devido às proximidades com Salvador e com o Aeroporto, o turismo da cidade vai se beneficiar  de forma significativa.
Café com Notícias - Quantos distritos hoje fazem parte de Lauro de Freitas
Gildásio Freitas – Na história do município, nunca tinha sido feita uma divisão distrital, porém na gestão anterior a de Moema, foi feita a primeira tentativa de uma divisão oficial, a cidade foi dividida em sete distritos: centro, Itinga, Portão, Areia Branca, Caji, Picuaia, Atlântico Norte que abrangia Vilas, Mirage e Buraquinho, eu particularmente não concordei com essa divisão porque não vejo a praia de Buraquinho separada de Portão, a gestão atual não manteve essa divisão, fez uma nova versão, porém não tenho o conhecimento oficial.
Café com Notícias - Nestes seus 30 anos de vivência no município o senhor poderia apontar alguns moradores que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da cidade?
Gildásio Freitas – Fica difícil falar sobre esse assunto, porque foram inúmeras pessoas que contribuíram de alguma forma para o crescimento do município e com certeza eu iria cometer injustiças no livro de Dona Glorinha, ela fala de muitas pessoas que eu nem cheguei a conhecer, mas como referencia tem pessoas muito importantes como o Sr. João Brito que completa esse ano no dia 12 de maio, 93anos, Sr. Cândido 98 anos, Balaeiro, tinha Joaquim que faleceu, tem muita gente que não tá tão idoso assim, tem pessoas apartir de 60 anos que fazem parte da historia da cidade, tem Cadinha no centro, Vanjo o barbeiro ele sabe muita história da cidade mora aqui desde menino, o pai dele era limpador de fonte, em Portão tem a dona Ziluca filha de João Expresso, tem Aidê, seu Paizinho do samba de viola, Tonho Macarrão que foi vereador muitos anos de Portão, enfim como já disse são inúmeras pessoas.
download
Fotos Acervo Café com Noticias

Café com Notícias – Falando de entretenimento, diversão e lazer a cidade tem espaços públicos onde o morador possa se divertir junto a sua família?
Gildásio Freitas – -São poucos os espaços culturais públicos presentes em Lauro de Freitas, a maioria dos espaços hoje são particulares são barzinhos que oferecem música ao vivo, como partida alto, pagode e serestas.
Café com Notícias - Onde é que as pessoas que moram na Itinga podem desfrutar de um lazer cultural? Onde é o centro de cultura de Itinga?
Gildásio Freitas – -Itinga agora vai ganhar um espaço cultural que vai ter um Cine Teatro, uma biblioteca, espaço de lazer, o projeto já foi aprovado e a previsão para sua concretização é de que seja o mais rápido possível.
Café com Notícias - Professor, sabendo que este projeto já foi aprovado e que logo será entregue a comunidade, o senhor não acha que se deve ser feito um trabalho de divulgação e reeducação da população, depois de pronto será que as pessoas irão frenquentar o espaço?
Gildásio Freitas – O problema do Brasil é isso, tem que se investir na educação e na cultura, criando os espaços e investindo na cultura, é incentivar a população a freqüentar e preservar esses espaços, o teatro de Lauro de Freitas, por exemplo, foi um erro, foi construído há trinta anos com 210 lugares, e essa não é a realidade do brasileiro, até hoje a maioria dos brasileiros nunca entraram num museu, nunca entraram num teatro.
Café com Notícias Professor Gildásio hoje o senhor participa e contribuem em quantas instituições em toda região metropolitana?
Gildásio Freitas – Hoje participo de diversas Instituições que colaboro direto e indiretamente, atualmente sou Presidente da Academia de Letras e Artes da região metropolitana, que engloba seis municípios da região, sou vice-presidente da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas- ALAUF, que funciona provisoriamente na Unime, nos cederam uma sala, funcionamos lá, sou conselheiro de cultura, nós criamos o Conselho de Cultura há dois anos, sou um dos fundadores, sou conselheiro aqui também da associação de funcionários públicos municipais, sou consultor Sociedade São Jorge Filho Da Goméia, que tem uma série de trabalhos conhecidos, mas o maior deles é o bloco afro Bankoma, lá tem oficina de tecelagem, aulas de capoeira, tem um museu, estamos instalando agora uma biblioteca comunitária, tem um infocentro, entres outras atividades culturais, eu fui um dos fundadores, tive vários cargos lá como de diretor, sou funcionário público também da prefeitura há vinte e cincos anos. Além de servidor exerço o cargo de diretor do DIPAC – Divisão do Patrimônio Artístico e Cultural do município, que cuida do patrimônio material e imaterial. Fora do município sou membro da Associação dos Moradores do Rio Vermelho onde nasci e fui criado, sou conselheiro de cultura do Rio Vermelho, sou membro da Academia dos Imortais do Rio Vermelho.
Café com Notícias - Qual o tema do seu próximo livro?
Gildásio Freitas - Esse é o meu quarto livro seu tema é Influencias e Contribuições Afro- Brasileiras em Lauro de Freitas e esse livro atende as exigências do MEC de inserir na educação brasileira, conteúdo sobre a cultura Afro Descendente.

Fonte: Café com Notícias

Pesquisa afirma que água de garrafões é um risco à saúde


A segurança de estar bebendo água limpa, criteriosamente fiscalizada, tanto na fonte, quanto nas empresas de envase, pode cair por terra caso o produto não tenha o armazenamento devido. Em Salvador, não é difícil encontrar os garrafões de 20 litros comercializados em qualquer estabelecimento, muitas vezes expostos a poeira, sujeira, e em contato direto com o chão e com outros produtos. Mesmo os recipientes de 1litro e 500 ml vendidos nos supermercados e até nas sinaleiras, precisam de cuidados no manuseio para que as características da água mineral não sejam modificadas. É o que explica a farmacêutica bioquímica de alimentos Clícia Capibaribe Leite, coordenadora do Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água da Faculdade de Farmácia da Ufba. “No geral, as amostras que chegam para análise não apresentam problemas, são isentas de contaminação”, explica a especialista. Ela diz que a universidade também já fez estudos específicos na área e o resultado foi satisfatório. Segundo as análises, a água que sai das fontes, a maioria localizada em cidades próximas a Salvador, chegam ao mercado seguindo o padrão determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apresentando, inclusive as características físico-químicas e microbiológicas. No entanto, o armazenamento incorreto, a exposição à luz e o manuseio dos vasilhames podem comprometer a qualidade do liquido, conforme esclarece a professora da Faculdade de Farmácia. “O risco de contaminação externa existe, principalmente por conta da forma de armazenamento. O contato direto com o piso, a falta de limpeza dos suportes e a incidência de luz solar podem mudar as características da água, inclusive com o desenvolvimento de bactérias”, continuou. Além de perder os benefícios da água pura, a falta de cuidados no manuseio das embalagens também pode contribuir para a proliferação de doenças, como a leptospirose e bactérias do trato intestinal. Para evitar estes problemas, o consumidor deve fazer a limpeza de toda a embalagem antes do consumo da água mineral, principalmente no caso dos garrafões. “Algumas pessoas têm o costume de limpar apenas a parte de saída da água e isso não livra da possibilidade de contaminação externa”, destacou a professora, lembrando também da importância de higienizar os bebedouros e suportes utilizados para a saída da água. Para poder ser comercializada no estado, além de obedecer aos critérios da Anvisa, as marcas de água mineral devem possuir o alvará emitido pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), órgão estadual responsável pela fiscalização do produto, ainda na saída da fonte, conforme explica Paulo César Costa da Silva, técnico da Coordenação de Vigilância Sanitária, setor da Divisa. “Nós fazemos coletas mensais tanto dos garrafões quanto das embalagens fracionadas e enviamos para a análise. Caso seja detectado algum problema no lote, a empresa tem direito a contra prova, mas não é recorrente isso acontecer”, afirmou. Assim como a professora da Ufba, ele salienta que, geralmente, o problema não é vinculado à água, mas, sim, ao manuseio.A coleta é feita via poços artesianos e a água retirada do lençol freático. Para a comercialização do produto no atacado e no varejo, cabe ao município, através da Vigilância Sanitária de Salvador verificar as condições do estabelecimento. Para a emissão do alvará que permite a revenda dos produtos, são verificadas a estrutura física do local, o registro ocupacional de funcionamento, a existência de controle de pragas, ventilação, iluminação e proximidade com outros produtos. Também é observada a origem, validade e lote do produto vendido e a existência do registro na indústria.

Bebê acusado de tentativa de homicídio é solto no Paquistão


Parentes do bebê de 9 meses, que foi acusado na última quinta-feira de tentativa de assassinato, disseram que ainda não sabem se comparecerão com a criança em segunda audiência no tribunal, segundo informações do The Independent. Mosa Khan foi levado à Corte na semana passada, na cidade de Lahore, no Paquistão, com acusações de tentativa de homicídio e de ameaçar policiais com assuntos do Estado, junto de seu pai e avô, durante protestos contra cortes de gás e aumento do preço de combustíveis. O relatório da polícia constava todos os membros da família do avô Muhammad Yaseen, incluindo a criança. Por causa do ocorrido, um dos parentes contou ao site de notícias que o menino foi enviado para outra cidade. O bebê está em liberdade sob fiança e terá que comparecer em uma próxima audiência, em 12 de abril, mas a família ainda não sabe se irá levá-lo e disse que está recebendo pressão de todos os lados.

ANIVERSARIANTES DO DIA 09 DE ABRIL DE 2014

CARLA MARI

DAIANE KELLEN

INGRID DANTAS

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


PAIXÃO DE CRISTO DE LAURO DE FREITAS DE 23 A 26 DE ABRIL DE 2014



Victor Kizza, ator que dará a vida ao personagem principal da trama, Jesus Cristo e o pequeno Enzo, criança da comunidade que participará do espetáculo.

Serviço

Espetáculo: “Paixão de Cristo”

Dias: 23 a 26 de abril

Horário: 19:30h

Ingresso: 1k de alimento não perecível, a ser trocado na bilheteria do Cine Teatro de Lauro de Freitas, a partir do dia 22 de abril às 14h.

Informações: (71) 9115-4462/(71) 8704-3494

Espetáculo e sem surpresas no resultado, Troféu Dodô & Osmar confirma favoritismo de Lepo Lepo

por Rafael Albuquerque
Espetáculo e sem surpresas no resultado, Troféu Dodô & Osmar confirma favoritismo de Lepo Lepo
O Troféu Dodô & Osmar aconteceu na noite desta terça-feira (8), no Teatro Castro Alves, no Campo Grande, e foi cheio de surpresas no palco. Muitas performances elogiadas, cenário, figurino e musicais impecáveis. O que não surpreendeu mesmo foi o resultado, mais ainda assim a premiação se mantém como a mais importante e respeitada do Carnaval baiano. Bell Marques e Ivete Sangalo, hors concours na premiação, não concorreram, mas foram citados pelas pessoas que responderam ao questionário do Ibope. Por conta disso, os artistas foram citados entre os concorrentes nas categorias de melhor cantor e cantora, mas não foram oficialmente votados pelos júri técnico. Confira abaixo o resultado completo do Troféu Dodô & Osmar 2014, evento promovido pelo Grupo A Tarde em parceria com o Grupo Engenho:
 
Os Melhores
 
Música - ‘Lepo Lepo’
Cantora - Claudia Leitte
Cantor - Saulo
Cantora Revelação - Mari Antunes
Cantor Revelação - Felipe Pezzoni
Grupo de Pagode - Harmonia do Samba
Bloco Afro - Ilê Aiyê
Bloco Afoxé - Filhos de Gandhy
Bloco de Samba - Alerta Geral
Bloco da Avenida - As Muquiranas
Bloco da Barra - Camaleão
Bloco Infantil - Algodão Doce
Camarote - Cerveja&Cia
Arquitetura, Arte e Decoração - Camarote Salvador
Trio e Carro Alegórico - Ilê Aiyê
Arte Visual/Minitrio - Coreto Elétrico
Arte Visual no Trio Elétrico - Asa de Águia
Traje de Bloco Afro - Cortejo Afro
Figurino Masculino  - Carlinhos Brown
Figurino Feminino - Claudia Leitte

PRONATEC NA UNIME: CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS PARA VOCÊ


Universidades particulares de todo o Brasil estão fazendo convênio com o governo federal e oferecendo os cursos técnicos do PRONATEC com período que vai de 1200 à 1800 horas/aula.

VOCÊ FAZ O CURSO TÉCNICO SE EMPREGA E FAZ A SUA FACULDADE.


VANTAGENS DOS CURSOS TÉCNICOS

Ensino focado e aprofundado em uma área específica;
Alta taxa de empregabilidade, com acesso rápido ao mercado de trabalho;
Boa aceitação por parte das empresas;
Bons salários, devido à falta de profissionais qualificados em determinadas profissões;
Menor tempo de duração do curso;
Diferencial no currículo;
LINK PARA VER OS CURSOS E FAZER A INSCRIÇÃO:

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares