segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Ministério da Saúde desmente boato de que vacina vencida é causa de microcefalia no país

Ministério da Saúde desmente boato de que vacina vencida é causa de microcefalia no país
Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde, em uma postagem no Facebook, afirmou que a vacina em gestantes não é a causa do surto de microcefalia no país. De acordo com a publicação, “todas as vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) são seguras e não há evidência de que possam causar microcefalia. Boatos surgiram na internet de que a real causa da microcefalia foi um lote vencido de vacinas contra rubéola, distribuído nas unidades de saúde. A vacina contra rubéola não é indicada para mulheres grávidas. A vacinação contra a doença só pode ocorrer antes da gravidez, não sendo permitida durante a gestação. Outro ponto sinalizado por especialistas é que, por ser uma vacina composta por um vírus vivo, se estivesse vencida, o vírus não agiria e não causaria a microcefalia. O Ministério da Saúde ainda esclareceu que todas as vacinas recomendadas são “fundamentais para proteger o bebê contra graves doenças”. “Nenhuma das vacinas administradas durante a gestação contém vírus ou outros agentes vivos”, diz a publicação. As únicas vacinas recomendas pela pasta para o período da gestação são a DT (difteria e tétano), DTPA (difteria tétano e coqueluche), Hepatite B e gripe, quando em campanha. O Ministério da Saúde destacou ainda que a causa do surto de microcefalia é decorrente do zika vírus, transmitido pelo mosquito aedes aegypti.

Celulares de todo o país terão nove dígitos até o fim do ano que vem

Celulares de todo o país terão nove dígitos até o fim do ano que vem
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Até o fim de 2016, os números de celulares de todo o país terão mais um dígito. A partir do dia 29 de maio, o nono dígito começa a valer para os telefones das áreas com DDD entre 61 e 69, que inclui os estados do Acre, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso Sul e Rondônia e do Tocantins, além do Distrito Federal. A partir do dia 6 de novembro, entram as regiões com DDD entre 41 e 49, ou seja, os estados do Paraná e de Santa Catarina. Na mesma data, o nono dígito começa a valer para as áreas de registro 51, 53, 54 e 55, todas no Rio Grande do Sul. Após a data de implantação do nono dígito, as ligações marcadas com oito números ainda serão completadas por um tempo determinado, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas. A implantação do nono dígito começou pelo DDD 11 (São Paulo), em 2012. Os números de celulares já têm mais um dígito em 17 estados. O nono dígito deverá ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para terminais do SMP das Áreas de Registro listadas, independentemente do local de origem da chamada. Segundo a Anatel, a inclusão de mais um dígito nos telefones móveis tem como principal objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular.

Líderes mundiais elogiam acordo climático e aplaudem esforço francês

por Associated Press | Estadão Conteúdo
Líderes mundiais elogiam acordo climático e aplaudem esforço francês
Foto: Arnaud Bouissou/ COP21
O acordo climático de Paris, firmado este sábado (12) (clique aqui e entenda), foi comemorado ao longo deste domingo (13) por diversas autoridades mundiais. Os elogios se voltaram ainda para o ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, o anfitrião das conversas que duraram duas semanas e que foram costuradas por um intenso esforço diplomático francês ao longo de mais de um ano. O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, se disse "em choque" com a notícia do acordo. "Estou em choque, mas um choque feliz", disse em entrevista à agência Associated Press. Para ele, as conversas em Paris alcançaram algo "mais ambicioso do que as mais altas expectativas". Ministros de 195 países aprovaram neste sábado o Acordo de Paris, primeiro marco jurídico universal de luta contra o aquecimento global. O documento da 21ª Conferência do Clima (COP21) das Nações Unidas terá caráter "legalmente vinculante": obriga todas as nações signatárias a organizar estratégias para limitar o aumento médio da temperatura da Terra a 1,5ºC até 2100 e prevê US$ 100 bilhões por ano para projetos de adaptação dos efeitos do aquecimento a partir de 2020. "É raro na vida ser capaz de mover as coisas adiante em um nível mundial", disse Fabius, visivelmente emocionado ao deixar a plenária. Ele recebeu os elogios do Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry: "você fez um trabalho espetacular como todos disseram", afirmou o norte-americano, expressando a "profunda gratidão" do governo de Barack Obama à França. Obama, por sua vez, declarou que o acordo climático "pode ser um ponto de virada para o mundo". O acordo diplomático é visto na França como uma vitória bem recebida para o governo socialista do presidente francês François Hollande, que enfrenta um desafio duro contra a extrema direita e os conservadores nas urnas em eleições regionais. 

Vitória da Conquista: mulher tem mal súbito e morre dentro de avião com destino a SP

Vitória da Conquista: mulher tem mal súbito e morre dentro de avião com destino a SP
Foto: Blog do Anderson
O voo Y8-2235 da Passaredo Linhas Aéreas, que liga Vitória da Conquista a Guarulhos, pode ter sido palco de um incidente fatal na tarde deste domingo (13). De acordo com o Blog do Anderson, uma passageira sofreu um mal súbito dentro do avião, modelo ATR-72, o que fez a aeronave retornar ao Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. A vítima passou por procedimentos de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu, e o corpo será levado para necropsia no Instituto Médico Legal. O Bahia Notícias buscou a empresa aérea e a administração do aeroporto para obter um posicionamento, mas não obteve sucesso.

Escritórios do Facebook são atacados por grupo de encapuzados na Alemanha

Escritórios do Facebook são atacados por grupo de encapuzados na Alemanha
Foto: Divulgação
Os escritórios do Facebook localizados na cidade de Hamburgo, na Alemanha, foram atacados por pessoas encapuzadas na madrugada deste domingo (13), de acordo com a polícia local. Um grupo de cerca de 20 pessoas quebrou vidros  e pichou as pareces com a frase "aversão ao Facebook". O chefe europeu do Facebook está sendo investigado na Alemanha sobre a suposta falha da rede social em remover publicações de ódio e racistas. Martin Ott, diretor do Facebook para o norte, centro e leste da Europa, sediado em Hamburgo, pode ser responsabilizado pela falha da plataforma social em remover discursos de ódio, disse um porta-voz da procuradoria no mês passado.

Deputado-delegado simula prisão de Lula durante protesto em Belém

por Carlos Mendes | Estadão Conteúdo
Deputado-delegado simula prisão de Lula durante protesto em Belém
Foto: Reprodução / Twitter
O deputado federal Eder Mauro (PSD-PA), que também é delegado de polícia licenciado, chamou a atenção dos cerca de 6 mil manifestantes - segundo a Polícia Militar, 1.200 - ao simular a prisão do ex-presidente Lula, algemando-o, durante o protesto pró-impeachment da presidente Dilma Roussef, realizado pelas ruas centrais da capital paraense na manhã deste domingo (13). Em frente ao Teatro da Paz, na Praça da República, um grupo de 80 manifestantes ligados ao PT e a partidos de esquerda gritou palavras de ordem contra o deputado, chamando-o de "fascista". A Polícia Militar formou um cordão de isolamento entre os grupos pró e contra o impeachment, evitando que houvesse confronto físico. "Tem que tirar esses corruptos do poder, porque ninguém aguenta mais essa gente", disse o estudante Jairo Soares, 22 anos, que defende não apenas a saída de Dilma, como a do deputado Eduardo Cunha. "É tudo farinha do mesmo saco, eles só têm feito mal ao Brasil", concordou a professora Helena Harmont, de 38. O professor de Economia da Universidade Federal do Pará (Ufpa) Gilson Costa afirmou que o atual governo "não representa a classe trabalhadora e os pobres das regiões Norte e Nordeste". Para ele, o sentimento contrário à corrupção e a favor da saída de Dilma acabou por unir setores e tendências políticas diversas, como a direita e dissidentes de esquerda que não apoiam o governo. Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Pará e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), além de integrantes do PT e de partidos comunistas, disseram que as manifestações pró-impeachment representam a mobilização da "direita e reacionários" que apoiaram o golpe militar de 1964 e que agora querem dar outro golpe, mais uma vez "rasgando a Constituição" para depor uma presidente eleita pelo voto democrático. Segundo José Marcos Fonteles de Lima, o "Marcão", um dos líderes da CTB, a data de hoje, escolhida pela direita para a manifestação, é a mesma que em 1968 mergulhou o país no Ato Institucional nº 5, o AI-5, que cassou políticos e perseguiu opositores do regime militar. "Eles não vão conseguir dar outro golpe, porque esse movimento a cada dia está mais esvaziado", resumiu Marcão.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares