segunda-feira, 17 de novembro de 2014

MEC cria Idioma Sem Fronteiras para alunos e professores

por Edgar Maciel | Estadão Conteúdo
MEC cria Idioma Sem Fronteiras para alunos e professores
Foto: Reprodução
O Ministério da Educação instituiu nesta segunda-feira (17) o programa Idioma Sem Fronteiras para ajudar na capacitação e proficiência em línguas estrangeiras. Vinculado ao Ciência Sem Fronteiras, o programa é voltado para alunos e professores que precisam melhorar a proficiência. A portaria foi publicada nesta segunda-feira, 17, no Diário Oficial da União. O Idioma Sem Fronteiras vai dar bolsas de estudos a estudantes, docentes de instituições públicas e privadas do ensino superior, professores de ensino básico, além de ensino de língua portuguesa para estrangeiros. As seleções serão feitas por editais específicos do MEC, assim como acontece no Ciência Sem Fronteiras. Ainda não há informação de quantos idiomas serão fornecidos no programa, que serão especificados nos futuros editais de convocação. Segundo a portaria, as aulas serão disponibilizadas presencialmente e pela internet. Para executar o projeto serão firmados convênios, acordos de cooperação com órgãos de governo, além de utilizar parcerias já existentes do Programa Ciência Sem Fronteiras e de outros programas de internacionalização para educação superior. O programa já existente, Inglês Sem Fronteiras, passa a partir desta segunda-feira a fazer parte do guarda-chuva do Idioma Sem Fronteiras. De acordo com o MEC, o projeto será custeado por recursos da União, mas ainda não há valores definidos no orçamento.

Semana na Bahia será de chuvas e trovoadas, aponta instituto meteorológico

Semana na Bahia será de chuvas e trovoadas, aponta instituto meteorológico
Foto: Arestides Baptista/AE
Diante de um tempo chuvoso desde o domingo (16) na Bahia, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê mais dias fechados para o estado, com possibilidade de trovoadas. Até esta quinta-feira (20), o clima da cidade será nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no centro, norte e oeste. Os ventos serão fracos e moderados. De acordo com dados da Defesa Civil de Salvador (Codesal), houve duas chamadas de emergência nesta segunda-feira (17) relacionadas ao mal tempo na capital baiana: ameaça de desabamento e ameaça de deslizamento. 

Campeão brasileiro pelo Bahia, João Marcelo é pré-candidato à presidência do tricolor

por Ricardo Alves
Campeão brasileiro pelo Bahia, João Marcelo é pré-candidato à presidência do tricolor
Foto: Divulgação/ EC Bahia
Nesta segunda-feira (17), o Esporte Clube Bahia ganhou mais um pré-candidato à presidência do clube. Campeão brasileiro com o tricolor em 1988, João Marcelo, anunciou que vai concorrer ao pleito. “Sou pré-candidato, mas falta decidir quem vai ser o vice, o que deve acontecer nesta segunda ou terça-feira”, disse o ex-zagueiro do esquadrão. João Marcelo ainda não tem detalhes sobre a pré-candidatura, mas garante que vai reunir a imprensa ainda nesta semana para dar explicações. “Apenas penso em colocar o nome da chapa como ‘A queda do muro Tricolor’, em referência à queda do muro de Berlim (na Alemanha) 25 anos atrás, mas comentei apenas com amigos”, conta o pré-candidato.  Apesar do esquadrão estar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A, em 19° lugar (vice-lanterna), João Marcelo garante não retirar a pré-candidatura. “Independente do Bahia cair ou não eu quero ser candidato. Torcedores e amigos me falaram que sou símbolo do clube, foi o fator que me motivou a querer me tornar presidente do tricolor. Eu sou um líder e estou preparado para o desafio”, revelou o ídolo do Bahia. Além de João Marcelo, o esquadrão tem outros cinco pré-candidatos ao pleito: Ronei Carvalho, Antônio Tillemont, Rui Cordeiro, Pedro Henriques e Marco Costa. A votação para presidente do clube acontece no dia 13 de dezembro deste ano.

Padre brasileiro excomungado diz que Jesus pode ter sido homossexual

Padre brasileiro excomungado diz que Jesus pode ter sido homossexual
Foto: Alan Schneider/G1
Apesar de ter sido excomungado oficialmente pelo Vaticano neste domingo (16), Roberto Francisco Daniel, de 49 anos, continua a se apresentar como Padre Beto e a causa polêmica. Formado em Teologia, Direito e História, ele acaba de lançar o livro “Jesus e a sexualidade – Revelações da Bíblia que você nunca viu”, em que defende que “Jesus pode ter sido heterossexual, bissexual ou homossexual”. Beto garante que suas teorias são baseadas nos quatro Evangelhos e nos textos apócrifos e cita, como exemplo, o fato do líder religioso ter curado um servo intimus de um centurião romano sem tachar de pecaminoso o ato homossexual. “Jesus estava mais interessado na qualidade dos relacionamentos do que em saber se esse relacionamento era hétero, homo ou bissexual”, defende. Padre Beto diz que não pensa em voltar ao sacerdócio. Mesmo assim, ainda realiza cerimônias “em nome de Deus” e move um processo na Justiça contra a Diocese de Bauru porque não teria tido direito de defesa. “A única coisa errada que fiz foi pensar, mas isso é um dom de Deus que falta neste país. O pensamento e a reflexão são saudáveis. É a Igreja que está pecando neste sentido”, avaliou.

Graça Foster admite que sabia que SBM pagou propina a 'empregado ou ex-empregado"

Graça Foster admite que sabia que SBM pagou propina a 'empregado ou ex-empregado"
Foto: José Cruz/Agência Brasil
A presidente da Petrobras, Graça Foster, reconheceu nesta segunda-feira (17) que já tinha recebido a informação de que a SBM Offshore pagou propina a “empregado ou ex-empregado da Petrobras”.  Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o caso foi assumido pela própria companhia holandesa. Até a última sexta-feira, a estatal afirmava que a comissão de apuração das denúncias, criada em fevereiro, fez investigações internas durante 45 dias, mas não havia descoberto nenhuma irregularidade. O último comunicado foi emitido na sexta, por conta do acordo fechado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a SBM. “Passadas algumas semanas, alguns meses [da investigação interna], eu fui informada de que havia sim, pagamentos de propina para empregado ou ex-empregado da Petrobras. Imediatamente, e imediatamente é ‘imediatamentemente’, é que informamos a SBM de que ela não participaria de licitação conosco enquanto não fosse identificada a origem, o nome de pessoas que estão se deixando subornar pela Petrobras. E é isso que aconteceu, tivemos uma licitação recente. Para plataformas nos campos de Libra e Tartaruga Verde, e a SBM não participou”, explicou Graça, que acrescentou que ainda não sabe quem pagou a propina e a quais funcionários. “Fomos à Holanda, aos Estados Unidos, sem sucesso. Até hoje não sabemos nem quem, nem quanto. Quem paga é a SBM quem paga não está participando das licitações”. 

Adolescente arrecada 14 mil litros de água para doar no sertão do Ceará

Adolescente arrecada 14 mil litros de água para doar no sertão do Ceará
Foto: Arquivo Pessoal
Um estudante de um colégio particular em Fortaleza, Ceará, conseguiu arrecadar 14 mil litros e R$ 6.715 para amenizar os efeitos da seca de algumas famílias do estado. Pedro Henrique Cardoso contou com a ajuda do coordenador da Defesa Civil do estado, amigo do pai do aluno que se interessou pela campanha, para distribuir as doações. Já foram entregues, até o momento, 6 mil litros no município de Irauçuba, noroeste do estado. Uma creche e um lugarejo com 55 famílias foram os beneficiados pela doação. Os outros 8 mil litros de água ainda faltam ser entregues, cujo destino será o município de Choró, no sertão do estado.“A gente trabalhou muito, mas podemos ver a necessidade das pessoas. É uma realidade muito diferente da nossa e essa experiência é muita engradecedora. Engrandece como humano. Muitas vezes temos tudo em casa e ainda reclamamos do que temos”, ressalta o estudante. As informações são da Tribuna do Ceará.

Municípios da Região Metropolitana se reúnem para discutir atualização de divisas

Municípios da Região Metropolitana se reúnem para discutir atualização de divisas
Foto: Reprodução/IBGE
A abertura dos trabalhos do Projeto de Atualização das Divisas Intermunicipais do Estado no território de identidade (TI) da Região Metropolitana de Salvador, será realizada no próximo 25, às 9h30 e inicia as discussões dos novos limites dos municípios desta região. O encontro é organizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Foram convocados todos os municípios que compõem o TI metropolitano: Camaçari, Candeias, Dias D´Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas das Margaridas, Salvador, Simões Filho e Vera Cruz. A partir do dia 26, serão debatidas as leis de criação dos municípios, a identificação de inconsistências na delimitação das divisas, os trabalhos de campo para localização dos pontos de limite. O trabalho também inclui reuniões com as partes envolvidas no processo, de forma a resolver as questões de limites municipais.

Raio mata ovelhas em Brumado

Raio mata ovelhas em Brumado
Foto: Brumado Agora
Dez ovelhas morreram em Brumado, no sudoeste baiano, após serem atingidas por um raio na madrugada deste domingo (16). O incidente ocorreu em uma fazenda que fica na comunidade dos Gatos. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, as fortes chuvas dificultaram o acesso a algumas zonas da cidade e não há informações sobre outros animais atingidos ou sobre o prejuízo do proprietário das ovelhas. Neste fim de semana, o rio que corta a cidade transbordou e deixou moradores do distrito de Cristolândia ilhados.

ANIVERSARIANTES DO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2014

JAILTON  AGUIAR

BEATRIZ  SANTOS

RAEL  RIBEIRO

BEATRIZ  GAMA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares