sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

AMANHÃ LAVAGEM DO PÉ DE OITI

 Amanhã dia 31 de dezembro de 2011, vai acontecer a Tradicional Lavagem do Pé de Oiti com seus 25 anos de Festa e tradição no Centro de Lauro de Freitas , o Cortejo vai sair as 10 horas da manhã da frente do Bar da Cigana na praça da Matriz e terminará em frente ao Pé de Oiti , vamos ter a presença de muitas Baianas e vários grupos Culturais como o Zambiã , Bambolê e muitos outros , também vamos ter várias Bandas do Município  animando a festa depois do Cortejo.
                                       Chico Franco e as Baianas na Lavagem

GONÇALO E O PÉ DE OITI - ÁRVORE SIMBOLO DE LAURO DE FREIATS

                                                      
Foto:Maria Vitória Ramos

José Gonçalo Valongo, pais; Gonçalo Isidio Valongo e Marcelina Valongo. Gonçalo casado com Isaura.
 Gonçalo na época de menino, indo e vindo com sua mãe Marcelina de Salvador, viu essa árvore bonita chamada; Oiti, apesar de menino já sabia o significado da palavra; semente, apaixonou-se pelo Pé de Oiti . Este pediu a sua mãe pra trazer um pé de Oiti para plantar aqui em Santo Amaro, Marcelina fez a vontade do filho. De Salvador trouxeram dois pés de Oitis, da Fazenda Saboeiro, da roça de João Barbadinho, que dava os fundas com a Fazenda de Antônio Faustino, Avô de Renê  Magalhães. Um Oitizeiro foi plantado onde está hoje, o outro Oitizeiro foi plantado onde era a antiga Escola Américo Simas, Marcelina mãe de Gonçalo, plantou os pés de Oitis no ano de 1922. Mas os bois de Naninha sempre pastavam por perto e as vezes tentavam comer os pés de Oitis. Quando Gonçalo ou alguém viam os bois, tangiam-nos. Mesmo assim terminou estes comendo o pé de Oiti da Escola Américo Simas. Para proteger sua plantinha tão especial trazida de Salvador, Gonçalo fez-lhe uma cerca em volta, e todos os dias regava-o. Quem cuidava e zelava do Oitizeiro era Gonçalo, sua mãe Marcelina e Geralda de Haroldo, que era prima de Gonçalo, e sobrinha de Marcelina. Geralda as vezes passava dias com sua tia Marcelina. Estes varriam em volta do Oitizeiro e regava-o. Este pé de Oiti cresceu viçoso e bonito, os casais de namorados já daquela época, viam na amigável e frondosa sombra do adolescente Oitizeiro, um espontâneo convite ao romantismo. Estes sentavam em baixo do Oitizeiro, tocavam a conversar, mão na mão e tudo bem. Dito por Chiquinha na época aos 87 anos; eu e Artêmio sentava pra prosar debaixo do Oitizeiro no início do namoro, imagine! De que tempo é essa árvore.
   Eu também sentei em baixo desta árvore para namorar com My Rener. Em épocas especiais para os antigos como; festa do Padroeiro Santo Amaro, Natal, o pé de Oiti ficava lindo todo iluminado. Debaixo deste a noite, era festa dançante do Bar Catari. De manhã á tarde era samba. O pé de Oiti é presença forte e Histórica  de Santo Amaro de Ipitanga. Hoje Lauro de Freitas. Depois de desmedidas  escavações , o velho Oitizeiro mostra sinais de cansaço. Hoje há quem diga que este não é e nunca mais será o mesmo. Esse pé de oiti tem 78 anos de plantado completos no ano 2000. Todo ano no dia 30 de Dezembro comemora-se a Lavagem do Pé de Oiti.

FONTE DE PESQUISA: LIVRO JERÔNIMO GOMBÉ E SANTO AMARO DE IPITANGA
                                         TEREZINHA DA GLÓRIA OLIVEIRA MAGALHÃES

SIMPATIA PARA FINAL DE ANO



Dezessete dicas de simpatias para o final de ano

1. No último dia do ano, tome um banho de ervas para deixar pra trás as energias negativas e começar o ano zerada. Em água quente, coloque folhas de arruda, alecrim, manjericão, malva-rosa, malva-branca, manjerona e vassourinha para fazer o banho. Deixe alguns minutos, espere esfriar e jogue na sua cabeça. Quem já tomou jura que dá certo.
2. Para a noite de reveillon é indispensável roupas novas, mas não é tão obrigatório assim, o importante é alguma coisa nova; como uma lingerie, por exemplo. Calcinhas e cuecas novas para você e seu amor terem sorte no amor. Fazendo isso, é garantia de deixar para trás os mal-entendidos e garantia de um bom futuro para quem está começando o namoro, ou um casamento
3. Para continuar firme e forte com seu amor, no último dia do ano pegue um fio de cabelo seu e do seu amado e guarde-os juntos num saquinho branco durante o ano todo.
4. O branco é a soma de todas as cores, ela é ótima para usar no reveillon e ter um ano novo com muita luz.
5. Para atrair dinheiro no próximo ano, use uma peça qualquer de roupa na cor amarela; que representa o ouro. Para ter, vista-se de azul, vermelho para quem quer ter sorte no amor.
6. Para subir na vida, suba também um degrau com o pé direito na hora da virada; pode ser uma escada, uma cadeira ou uma calçada.
7. Guarde uma nota (vale qualquer valor) dentro do sapato na noite de reveillon, isso garante atrair riqueza. Não vale gastar o dinheiro nessa noite.
8. Dê varios pulinhos com o pé direito à meia-noite para atrair coisas boas para sua vida. Pule também com a taça de champanhe na mão sem deixar derramar. Alguns ainda jogam o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar para deixar tudo de ruim pra trás. Vida nova. Só não vale acertar as outras pessoas.
9. Logo após contagem regressiva e os fogos, coma doze uvas grandes ou romãs e guarde os caroços com você. Comer lentilha e milho também dá certo e garante sorte.
10. Para ter um ano doce, coma suspiros, merengue, chocolates logo após à meia-noite.
11.Comer uma salada com sete frutas diferente trás fartura.
12. Após a virada do ano, beije alguém do sexo oposto ou aquela pessoa especial da sua vida para garantir o amor no próximo ano ou manter o que se tem.
13. Para atrair dinheiro, coloque seis moedinhas embaixo do tapete da porta de entrada de casa. Durante o ano verifique sempre se elas continuam lá, se alguma sumir, reponha. Jogar as moedas fora de casa quando der meia-noite também chama riqueza para a casa.
14. Na hora da virada faça barulho. Isso afasta os maus espíritos. Apite, grite, batuque, panelas; mas só vale exatamente à meia noite.
15. Se a comemoração do ano novo for na praia, ótimo: pule as sete ondinhas e faça sete pedidos; uma para cada ondinha. Renova as energias e trás sorte para realização dos desejos.
16. Use roupas confortáveis na passagem do ano, para passar assim um ano novo: confortável. Nada de roupas apertadas!
17. Na noite do dia 1º de janeiro, use peças da cama novas para deixar para trás os problemas do ano que passou.

Simpatias para ficar poderosa em 2012 - Aprenda a ter saúde, sucesso e até um novo amor no próximo ano


Destaque da Matéria
Aprenda simpatias poderosas para começar 2012 com o pé direito!
Foto: Dreamstime
A mãe de santo Carolina Pereira da Silva, 30 anos, ensina: simpatia de Ano Novo só dá resultado se for feita com convicção. Por isso, é preciso acreditar no efeito dela antes mesmo de iniciá-la. Quando feitas com fé, elas proporcionam saúde, sucesso profissional e até o surgimento de um novo amor. Aprenda com Carolina algumas simpatias que podem garantir um 2012 poderoso.

Melhore o seu namoro

Tome um banho com frutas de sabor adocicado, como manga, pera, uva, morango, banana e mamão. Amasse as frutas com a mão e acrescente mel, cravo, canela e açúcar cristal. Ferva a mistura com água suficiente para encher um balde, coe e espere amornar. Comece a tomar banho com água normal e depois despeje a mistura sobre o corpo. Não se enxugue. Deixe secar aos poucos, naturalmente, para que o efeito não se dissipe. Para completar, enterre as cascas e as polpas das frutas em um jardim. Assim, sua vida ficará mais doce e a relação com a pessoa amada vai melhorar.

Para ter saúde e proteção

Prepare um banho com ervas aromáticas, que afastam as más energias causadoras de doenças. Sugiro boldo, guiné, arruda e alecrim do campo. Misture-as com as mãos e coloque para ferver com água suficiente para encher um balde. Coe e espere amornar. Em seguida, jogue a mistura sobre a cabeça durante o banho. Outra opção é plantar mudas dessas ervas no quintal da sua casa. Elas criam uma barreira contra as más energias.

Ganhe dinheiro e um emprego novo

Ferva um punhado de lentilhas e coloque sobre um prato branco. Por cima, despeje três moedas: uma de cobre (como as de 5 centavos), uma de prata (como as antigas de 10 centavos) e uma dourada (de 25 centavos). Ao lado do prato, acenda uma vela de sete dias. Enquanto acende a vela, pense nas realizações financeiras e profissionais que você deseja para o próximo ano.

Garanta paz e tranquilidade

Compre um buquê de rosas brancas. No dia 31, segure as rosas na mão e ande por todos os cômodos da casa, em silêncio. Pense em situações que você aprecia e nos momentos mais felizes da sua vida e deseje revivê-los no Ano-Novo. Antes da virada, coloque essas rosas no pé de uma árvore ou no mar. Outra maneira de fazer a simpatia é tomar um banho de rosas brancas na véspera do Réveillon.

Espante a inveja e o mau-olhado

Compre cinco ovos. Com um lápis, desenhe sobre a casca os rostos de pessoas zangadas, tristes, chorosas ou bravas. No dia 31, saia caminhando para fora de casa com os ovos. No final de uma rua, jogue um deles para trás, de preferência em um terreno baldio. Quando se quebrar no chão, o ovo afastará de você os maus-olhados no ano que se inicia. Atenção: arremesse um ovo por vez e não olhe para trás ao jogá-lo.

Arranje uma paixão ardente

Vista uma roupa rosa bebê na virada do ano. Amarre uma fita de cetim da mesma cor no braço direito. Se tiver uma pessoa em mente, escreva o nome dela inteiro na fita. Reforce a simpatia acendendo uma vela branca de sete dias sobre um pires branco cheio de açúcar e mel. Enquanto acende a vela, reze um Pai-Nosso ou uma Ave-Maria e peça para encontrar um novo amor.

Encontre a vela mais indicada para o Ano Novo

Acender velas brancas no Réveillon para pedir paz é uma tradição. Mas é possível usar velas coloridas para atingir outros objetivos. Se a intenção é viver novas paixões no ano que se inicia, as velas vermelhas são as mais adequadas. Acenda velas rosas para melhorar um namoro ou amizade. Se quiser um emprego novo, use velas azuis ou lilás. As velas amarelas são indicadas para quem quer mais dinheiro e as verdes ajudam a curar doenças. Prefira velas aromáticas ou acenda um incenso para atrair bons fluidos.

FONTE:

MdeMulher

Alterações do PDDM são aprovadas pela câmara de Lauro de Freitas


A sessão extraordinária da manhã desta quarta-feira (28/12) começou atrasada mas aprovou, por unanimidade, as alterações no Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM), Lei nº1.330/2008, em Lauro de Freitas. Dentre os pontos mais complexos e que motivou a demora na votação, está o que trata das áreas remanescentes do antigo Jockey Clube, onde existem duas lagoas. Defendidas pelo vereador Lula Maciel (PT) durante as discussões para a aprovação do plano em 2008, quando conseguiu garantir que a área fosse definida como ZEIA (Zona Especial de Interesse Ambiental), a questão foi debatida na Câmara e contou inclusive com apresentação de fotos em um telão, durante uma das sessões realizadas antes do recesso deste ano e na qual, o vereador Lula, relator do projeto, defendeu a manutenção das lagoas, do campo de futebol utilizado pela comunidade e de um acesso aberto à população, uma vez que empreendimentos particulares estão sendo construídos nas proximidades. Outra área que também passou a ser classificada como ZEIA é onde está instalado o Equus Clube do Cavalo, no centro de Vilas do Atlântico. A iniciativa tem como objetivo dificultar a venda do local, que ainda possui características naturais. O vereador Lula solicitou um relatório técnico da secretaria de meio ambiente e da secretaria de planejamento, após receber denúncias e se reunir com alguns associados temerosos que o espaço também vire mais um condomínio, pondo fim ao clube que reúne centenas de praticantes do hipismo entre outras modalidades do esporte.
Lagoa do Jockey Clube em 11/09/2011
A preocupação de Lula, com a questão ambiental, também garantiu a supressão do item que propunha incluir parte do território municipal da APA Joanes/Ipitanga como Zona Predominantemente Residencial (ZPR).“Conseguimos garantir a preservação de boa parte da natureza do antigo Jockey Clube mas é necessário que a população e, principalmente os ambientalistas de Lauro de Freitas, venham participar mais e conhecer melhor as questões que estão diretamente ligadas ao nosso município.”, comentou o vereador.Além do PDDM, outros projetos foram aprovados na sessão desta quarta-feira. Dentre eles o PL nº 63/2011 que dispõe sobre a proibição do uso de recursos públicos para contratação de artistas que em suas músicas, danças ou coreografias, desvalorizem ou exponham as mulheres a situação de constrangimento ou que incentivem a prática da violência e desrespeito ao ser humano. O vereador Lula fez a defesa do projeto encaminhado pelo executivo à Câmara de Lauro de Freitas e que teve origem no legislativo baiano, através do projeto de autoria da deputada estadual Luiza Maia (PT).Outro projeto também defendido pelo vereador Lula Maciel, enquanto líder da base de apoio da prefeita Moema Gramacho (PT), foi o PL nº62/2011, que autoriza ao chefe do poder executivo doação da área onde funciona o Kartódromo Ayrton Senna para o Governo do Estado da Bahia com a finalidade de que se construa o Centro Sul-americano de Judô, único na América do Sul e que, provavelmente, nas Olimpíadas de 2016, a etapa de Judô seja realizada em Lauro de Freitas por conta deste Centro de Referência.
------------------------------------------------------------------------
Assessoria de comunicação
Vereador Lula Maciel (PT / Lauro de Freitas / Bahia)
ascomlulamaciel@gmail.com
www.lulamaciel.com.br
-----------------------

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares