TERNO DE REIS (Lauro de Freitas – BA )
É simplesmente a visita dos 3 (três) Reis Magos ao Menino Jesus, que é comemorada em todo o mundo entre os dias 25 de Dezenbro ao dia 06 de janeiro e em nosso Município a Festa é comemorada nos dias 05 e 06 de janeiro . Hoje existe em nossa Cidade 04 ( quatro ) grupos de Terno de Reis
01 – BUMBA REALCE ( Dona Nicota – Portão )
02 - TERNO DA BURRINHA E AS TRADICINAIS COMÉDIAS ( Dona Aidee – Portão)
03 - BUMBA MEU BOI DE DONA BADINHA (Sinaldo , Careca e Dona Badinha– Centro )
04 - TERNO DO BAMBOLÊ (Grupo Bambolê – Vila Praiana)
A Festa de Reis em Lauro de Freitas é uma tradição antiga com mais de 50 anos , que vem sendo desenvolvida pelas ruas de nossa Cidade. Hoje existe grandes Mestras da Cultura Popular como : Dona Badinha , Dona Nicota e Dona Aidee que vem fomentando a tradição . Os Ternos desfilam cada um de sua maneira e criatividade própria, alguns vão passando de porta em porta outros fazem desfile até a igreja do padroeiro a quem pertencem , mas , todos com muita alegria , som e lindos figurinos. Os ternos trazem faixa etária variadas ; o Terno do Bambolê e o Terno da Burrinha de dona Aidee trazem na sua maior parte dos componentes os mais novos e o Bumba Realce e Bumba meu Boi de dona Badinha vem com sua maior parte os mais velhos . Algumas pessoas que criaram e trouxeram estas tradições para nosso município hoje já são falecidos como : Dona Venú (Portão) , Lindão ( Portão ). Manuelzinho Leite ( Centro antigo Santo Amaro de Ipitanga ), Damázio (Centro ), Crescêncio ( Centro ), Amaro (Centro), Gonçalo ( Centro) e muitos outros que também contribuíram para a tradição da Cultura Popular.
Antigamente os ternos viravam a noite passando de porta em porta nas ruas da cidade,e as pessoas recebem os ternos : uns dando uma bebidinha ,outros dando comidas e até um dinheirinho rola as vezes , mas , o população recebem os ternos com muita satisfação e alegria e as vezes esperavam até a madrugada os ternos passarem , hoje os ternos procuram parar mais cedo" por causa "como diz os mais velho da violência que ronda nosso País. Cada um desenvolve de sua maneira , os mais velhos sempre trazem como figura principar como dizia minha querida avó O BOI , mas , para animar e colorir mais a festa também desfilam as comédias e os ternos variados como : O Terno da Estrela D’aval , o Terno das Flores , o Terno da Rola, oTerno das Ciganas , o Terno da Sagrada Família , o Curcunda , os Reis Magos , a Loba, a Florista , a Mimosa e muitas outras figuras.
Fonte de Pesquisa : Dona Aidee, Dona Badinha, Dona Nicota,Dona Marieta Luz, Sr. Domingos Balaeiro e Sr. Candido Santa Rosa.
PESQUISA REALIZADA PELO GRUPO BAMBOLÊ- LAURO DE FREITAS_BA