sexta-feira, 10 de maio de 2013

Carro voador pode ser lançado daqui a oito anos


Carro voador pode ser lançado daqui a oito anos
Foto: Divulgação
Retratado em desenhos animados futuristas, o carro voador tem sido desenvolvido pela empresa americana Terrafugia Transition e pode chegar ao mercado em oito anos. Confira na Coluna Mercado.

Câmara aprova projeto que regulamenta profissão de salva-vidas


Câmara aprova projeto que regulamenta profissão de salva-vidas
Foto: Agencia RBS
A Câmara Federal aprovou o projeto de lei que regulamenta a profissão de salva-vidas e torna obrigatória a presença de dois deles para cada 300m² de superfície aquática em piscinas públicas coletivas. A proposta, de autoria do deputado baiano Nelson Pelegrino (PT), também determina que embarcações utilizadas para transporte coletivo de passageiros devem contar com pelo menos um profissional de salvamento. Pelegrino declarou estar satisfeito com a aprovação da matéria, após cinco anos de tramitação, e disse que, a partir da nova lei, os trabalhadores da área passarão a ter respeitados os direitos trabalhistas e receber qualificação específica de 120 horas/aula. De acordo com a nova regra, os salva-vidas deverão usar uniformes de identificação, cumprir carga horária máxima de 40h semanais e farão jus a um adicional de no mínimo 40% sobre o salário, relativo à insalubridade. O PL 2766/08 segue nesta sexta-feira (10) para análise no Senado. Em Salvador, integrantes do Salvamar insatisfeitos com as condições de trabalho já ameaçaram paralisar as atividades.

Enviar mensagem de texto pelo celular ao volante mata mais que dirigir alcoolizado


Enviar mensagem de texto pelo celular ao volante mata mais que dirigir alcoolizado
Estudo do Centro Médico Infantil Cohen, em New Hyde Park, revela que enviar mensagens de texto pelo celular ao mesmo tempo em que se dirige já causou mais mortes de adolescentes nos Estados Unidos do que o uso de bebida associado à direção. Segundo reportagem do Estadão, mais de três mil adolescentes morrem por ano por causa de acidentes provocados por distração durante o envio de mensagens de texto pelo celular diante do volante de veículos em movimento. Os acidentes automobilísticos provocados pela ingestão de bebida alcoólica são 2,7 mil por ano, segundo o estudo, que revela também números impressionantes: 50% dos estudantes americanos costumam enviar mensagens de texto via celular enquanto estão ao volante.

Governo aumenta 60% da verba destinada ao transporte escolar


Governo aumenta 60% da verba destinada ao transporte escolar
Foto: Mateus Pereira
O governador da Bahia, Jacques Wagner (PT), nesta sexta-feira (10) no Salão de Atos da Governadoria que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB), anunciou um aumento no recurso destinado ao Programa Estadual de Transporte Escolar da Bahia (Pete-BA), da Secretaria da Educação do Estado. O recurso que, anteriormente, era de R$ 39 milhões passou para R$ 65 milhões, o que representa um aumento de 60% na verba destinada aos municípios e deve atender a estudantes de 408 municípios da zona rural. Segundo nota divulgada pela assessoria, o Estado repassa os recursos para as prefeituras de forma igualitária, descentralizada e automática.

LANÇAMENTO DO PROJETO AGÔ EM LAURO DE FREITAS


Segue um convite especial:
Espero por vocês lá!
PROGRAMÇÃO:
Inauguração do Núcleo do Museu da Cidade – Espaço Obá
1ª Exposição sobre a Cultura Popular de Lauro de Freitas
Exposição dos artistas
Ed Ribeiro
Marcos Vianna
Por tela
Abertura - toque aos Orixás
Performance da cantora Márcia Short – canta Ojó Ibi canção sagrada
Exibição de vídeo institucional
Apresentação do Projeto Agô
Fala das autoridades
Apresentação do Grupo Cultural Bankoma
Apresentação do coral do Axé Obaraim
Coquetel oferecido pela rede Beduína


Barrocas: Delegacia é atacada e veículos incendiados


Barrocas: Delegacia é atacada e veículos incendiados
Incendiário usou coquetel molotov | Foto: Jornal Nossa Voz
O titular da delegacia de Barrocas, no nordeste baiano, Paulo Ferreira Dias, afirmou nesta quinta-feira (9) que o incêndio que destruiu veículos estacionados no pátio da unidade policial. De acordo com informações do site Jornal Nossa Voz, o fogo teve início por volta das 2h desta quinta. Moradores relataram um barulho, seguido de explosões, gritos e muitas chamas que destruíram os carros que estavam no pátio da DP. “Dois procedimentos já foram abertos: um administrativo e um criminal. Já sabemos que foi um incêndio criminoso, e quem fez isso buscou atingir o veículo de um servidor”, disse o delegado. “Acredita-se que o autor não chegou a entrar no pátio e sim arremessou a garrafa com combustível em chamas como um coquetel molotov ”, completou. Ainda conforme reportagem, um agente de plantão que estava no prédio conseguiu salvar o seu veículo e uma viatura.

Rui Costa 'não tem problema' em dividir palanque com ACM Neto


por Bárbara Souza
Rui Costa 'não tem problema' em dividir palanque com ACM Neto
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
“Só Deus é imbatível”, afirmou o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, ao ser perguntado se o candidato governista à sucessão de Jaques Wagner pode ser considerado imbatível devido à amplitude da base aliada, reforçada com o retorno dos republicanos. Único dos quatro pré-candidatos do PT que participou do evento de formalização do ingresso do PR na base governista, nesta quinta-feira (9), em Salvador, Costa não quis comentar diretamente a declaração do secretário de Transportes de Salvador, José Carlos Aleluia (DEM), sobre como uma eventual candidatura do vice-governador Otto Alencar (PSD) à sucessão ampliaria o leque de alternativas para alianças. O petista, no entanto, garantiu que não teria restrições em marchar ao lado de novos aliados. Mesmo que ele fosse o prefeito de Salvador, ACM Neto, no caso de uma aproximação do PT com o Democratas? “Não tenho problema de dividir palanque com ninguém”, pontuou. O presidente do Partido dos Trabalhadores na Bahia, Jonas Paulo, fez rima para explicar que não há nas hostes da legenda clima de "já ganhou" em relação ao pleito de 2014. “Eleição e mineração o resultado é só depois da apuração”, comparou. Ele preferiu dizer que está em construção “uma coligação forte”, para ganhar a eleição, “de preferência no primeiro turno”. De acordo com Jonas Paulo, também não há animosidade entre seus correligionários. “Há uma campanha clara para que não tenhamos tensionamentos nem turbulências nesse processo”, declarou, em entrevista ao Bahia Notícias, ao se referir ao debate interno para definir qual será o nome apresentado pela sigla para disputar o pleito estadual. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares