segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Um Corno para cada dia do Mês

Procure na relação abaixo sua DATA DE NASCIMENTO e descubra que tipo de corno você é.

1) corno calango- O que vê a mulher com outro e só balança a cabeça.
2) corno vingativo- A mulher trepa com os outros e ele para se vingar dá o rabo.
3) corno xuxa- Diz que não larga a mulher por causa dos baixinhos.
4) corno azulejo- É baixinho, quebrado e liso.
5) corno galo- Tem chifre até nos pés.
6) corno maxixe- Tem chifre até na barriga.
7) corno cuscuz- Aquele que depois que descobre abafa.
8) corno U.R.V.- Cada dia que passa o chifre cresce.
9) corno político- Só faz promessa eu vou matar esse cara.
10) corno cururú- Quando vê a mulher com outro fica todo inchado.
11) corno dinossauro- Quando chega em casa grita querida cheguei.
12) corno salário mínimo- Baixinho que só comparece no final do mês.
13) corno cebola- O que vê a mulher com outro e começa a chorar.
14) corno churrasco- Aquele que bota a mão no fogo pela mulher.
15) corno polo-norte- Pega chifre mais nunca esquenta.
16) corno hereditário- Passa de pai para filho.
17) corno iôiô- Aquele que vai e volta.
18) corno bananeira- A mulher vai embora e deixa ele rodeado de filho.
19) corno besta-fera- Besta porque não sabe, e vira uma fera.
20) corno biqueira- Fica na biqueira esperando o Ricardão saí.
21) corno jibóia- Aquele que só dorme com as pernas da mulher.
22) corno bateria- Vive dizendo vou tomar uma solução.
23) corno leitão- Só come o resto.
24) corno morcego- Só aparece a noite para chupar.
25) corno preguiça- Só chega atrazado ( eu ainda te pego).
26) corno abelha- Vai para a rua faz uma cera danada e chega em casa cheio dos mel.
27) corno terremoto- Vê a mulher com outro e fica se tremendo.
28) corno brahma- Pensa que é o número um.
29) corno carrapicho- Vive grudado na mulher tentando evitar o chifre.
30) corno granja- Da casa e comida mas os outros quem comem.
31) corno coquitel- É a mistura de todos os cornos acima citados.

Oficial obrigou turma de recrutas a sentar no asfalto quente

Por: Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews) 

O recruta da PM Paulo Aparecido Santos de Lima morreu na última sexta-feira, dez dias após passar mal durante um treino na semana de adaptação do curso do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), no Rio de Janeiro. Alunos da 5ª Companhia Alfa denunciaram que um capitão e três tenentes obrigaram a turma a sentar no asfalto quente e jogaram água gelada e areia em alguns alunos.
Os relatos envolvendo excessos de oficiais, entretanto, não são novidade no Cfap: dois meses antes do treino que terminou com a morte do recruta, outro aluno denunciou a ordem de um oficial para que a turma ficasse sentada no asfalto quente como punição.
O relato faz parte de um documento de razões de defesa (DRD) produzido no dia 11 de setembro pelo recruta para justificar o fato de ter saído do treinamento para ir ao banheiro sem autorização. O aluno afirma que, após uma hora e meia de treinamento para a formatura do curso — que aconteceria na mesma semana — pediu para ir ao banheiro. O oficial negou o pedido. Minutos depois, recruta saiu “desesperado” de forma. Quando voltou do banheiro, a turma recebeu, “como forma de punição, a determinação do oficial para se sentar no chão quente”.
Ao todo, o pelotão de cem concludentes do curso ficou dez minutos sentado no pátio, “sob o intenso calor do sol da tarde”. O aluno não relata se algum recruta precisou de atendimento médico. Já no dia 12 de novembro, 33 alunos foram atendidos, sendo que 18 tiveram queimaduras nas nádegas ou nas mãos.
No fim do relato, o aluno protesta contra a prática: “Não faz parte do treinamento para a formatura de PMs, tampouco integra o rol das sanções previstas no Regimento a exigência de ‘sentar no chão quente’ ou ‘sentar no chão sob forte calor do sol’”.
Procurada, a PM não se posicionou sobre o caso nem informou se o treinamento será investigado. Em entrevista ao EXTRA no dia 18 de novembro, quando foi diagnosticada a morte cerebral do recruta, o comandante do Cfap, coronel Nélio Monteiro, afirmou que não tinha conhecimentos de outros casos de excessos. 
"Já formei mais de 7 mil alunos do Cfap. Até hoje, nunca houve relatos de excessos. O dia 12 foi atípico", disse. As informações são do Extra. 

ITINGA NO MOSAICO - O Largo do Caranguejo LAURO DE FREITAS - BAHIA


ENTRE NO LINK

http://redeglobo.globo.com/ba/redebahia/mosaicobaiano/videos/t/edicoes/v/o-largo-do-caranguejo/2973080/

Cadastramento de barraqueiros para festa da Conceição da Praia começa nos próximos dias

Cadastramento de barraqueiros para festa da Conceição da Praia começa nos próximos dias
Alimentos em espetos não serão permitidos nas festas
A prefeitura de Salvador deve anunciar nos próximos dias a data para o cadastramento dos barraqueiros e ambulantes que vão trabalhar na festa de Nossa Senhora da Conceição, que ocorre no dia 8 de dezembro. De acordo com a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), a estimativa é que sejam cadastrados para a festa 40 barracas tradicionais, 93 ambulantes, dois vendedores de gelo e um reciclador. Oito barracas continuam sob administração da Empresa de Turismo de Salvador (Saltur). Na festa de Santa Bárbara, no dia 4 de dezembro, a Semop deve cadastrar sete barracas e 40 ambulantes. Segundo a pasta municipal, como acontece nos principais festejos populares e Carnaval, não poderão ser comercializados alimentos em espetos ou palito, nem bebidas em embalagens de vidro. No caso de picolés, os produtos devem estar embalados. Já as bebidas devem ser vendidas em latas ou embalagens plásticas para evitar acidentes. O mesmo se dá com o uso de fogareiro para preparo de alimentos que também é proibida nas festas. De acordo com o coordenador de Festas populares e Carnaval da pasta, Iuri Dias, as regras sobre a comercialização de alimentos e bebidas são determinadas pela Vigilância Sanitária e têm por objetivo garantir a segurança e saúde da população.

João Leão assume presidência do PP na Bahia no próximo dia 9

João Leão assume presidência do PP na Bahia no próximo dia 9
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
O atual presidente do PP na Bahia, Mário Negromonte, divulgou, nesta segunda-feira (26), que passará o cargo para o deputado federal e ex-chefe da Casa Civil na gestão municipal comandada por João Henrique (PSL), João Leão. O anúncio foi feito durante evento de lideranças realizado nesta segunda, em Salvador. De acordo com o novo gestor, que deve assumir o posto no próximo dia 9, sua primeira providência será a organização de um seminário para tratar da situação das rodovias do estado.

Recém-nascido, filhote de zebra é o mais novo morador do Zoológico de Salvador

Recém-nascido, filhote de zebra é o mais novo morador do Zoológico de Salvador
Foto: Divulgação
O Zoológico de Salvador acaba de ganhar um novo morador. Ainda sem nome, o filhote de zebra nasceu na madrugada deste sábado (23) e já pode ser vista pelos visitantes do local. Ainda sem nome, a fêmea tem aproximadamente 15 Kg e 80 cm de comprimento. De acordo com o coordenador do parque, Gerson Noberto, o animal foi gerado através do processo conhecido como reprodução em cativeiro. “Trata-se de uma importante ferramenta para manutenção das espécies. Para realizá-la, contamos com uma equipe especializada, que desenvolve ações de medicina preventiva, nutrição, ambientação dos recintos, entre outros”, explicou. 

Helicóptero apreendido com cocaína no Espírito Santo pertence à família de senador

Helicóptero apreendido com cocaína no Espírito Santo pertence à família de senador
Foto: Reprodução/TV Gazeta
O helicóptero apreendido neste domingo (24) na cidade de Afonso Cláudio, no Espírito Santo, pertence a uma empresa do filho do senador Zezé Perrella (PDT), informou o advogado que representa familiares do político mineiro. Trata-se da Limeira Agropecuária. Entretanto, a defesa diz que a responsabilidade pelo crime é do piloto da aeronave, que a teria usado sem permissão. A Junta Comercial de Minas Gerais confirmou que a empresa Limeira Agropecuária, que seria a dona da aeronave, está em nome dos filhos do senador. Segundo a Polícia Militar (PM), mais de 400 quilos de cocaína foram encontrados dentro da aeronave, na Região Serrana capixaba. Na operação, quatro pessoas foram presas, entre elas o piloto. Os policiais descobriram que traficantes usavam um helicóptero para transportar cocaína para o Espírito Santo e a aeronave em questão saiu de São Paulo. De acordo com o advogado que defende a família de Perrela, o piloto tinha a chave da aeronave e agiu de forma indevida, sem autorização da empresa. Antônio Castro disse também que a empresa não costuma fazer rotas que ligam São Paulo ao Espírito Santo, e que a família vai tomar as medidas necessárias para ter de volta o helicóptero. Informações do G1.

E AI ? VAI MUDAR ? POVO NAS RUAS SÓ FALA NA MUDANÇA DE ALGUNS SECRETÁRIOS EM LAURO DE FREITAS



O BLOGUEIRO LAU RELATA ALGUMAS MUDANÇAS
VAMOS PRA FRENTE E SABEREMOS

Médico cubano retorna ao trabalho em unidade de saúde em Feira de Santana


médico cubano Isoel Gomez, que foi afastado do Posto de Saúde da Família, no bairro Viveiros, em Feira de Santana, retornou às atividades na manhã desta segunda-feira (25). O profissional foi recebido pela população com faixas e cartazes de apoio. Gomez foi acusado de receitar uma superdosagem de dipirona a uma criança de 1 ano e 2 meses que estava com febre. A mãe da criança chegou a dar entrevista afirmando que o cubano explicou corretamente o processo.
Com 16 anos de profissão, o cubano falou do seu sentimento ao voltar ao trabalho. “É uma satisfação muito grande. Eu vim para cá para atender a população e fiquei muito triste quando aconteceu todo esse mal entendido. Graças a Deus tudo ficou claro e isso serve de experiência para ter mais cuidado. Eu já gostava do Brasil e agora gosto muito mais, por ter encontrado a unidade de portas abertas para me receber. E com toda essa polêmica recebi muitas ligações para mim mostrando apoio e confiança no meu trabalho. Eu me sinto competente no exercício da minha função”.

Gilmara Santos, mãe da criança, também esteve na unidade para prestar solidariedade do médico. “Ele voltou a trabalhar para atender a gente e agora é só alegria. Desejo que essa recepção para os médicos cubanos seja em todo Brasil por que a maioria dos médicos mal olha para a nossa cara, não nos atendem bem. E quando chega uma pessoa que atende a gente eles querem tirar. Estou muito feliz por que a justiça foi feita”, disse.


Superdosagem

O profissional foi suspenso das suas atividades através da decisão da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, após denúncia do vereador José Carneiro, que apresentou a cópia de uma receita, onde o integrante do programa Mais Médico prescreveu 40 gotas da substância dipirona sódica, para uma criança de um ano e 2 meses, que pesa 10 quilos, quando, segundo posologia do medicamento, o indicado seria: adultos: 500 mg a 1 g (20 a 40 gotas, Lactentes e crianças menores de 5 anos: 100 a 200 mg (4 a 8 gotas), Crianças maiores de 5 anos: 250 a 500 mg (10 a 20 gotas.
A secretaria municipal da Saúde disse que a medida foi preventiva até a apuração do caso, junto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Ministério da Saúde.
A mãe da criança declarou que o profissional explicou corretamente a quantidade de gotas da substância que a criança deveria tomar, orientando-a sobre o fracionamento, mas se equivocou ao prescrever a dosagem na receita.
A comissão apurou que as 40 gotas indicadas não eram para ser ministradas em dose única, mas divididas em quatro vezes, a cada seis horas, como consta na receita, desde que a criança sentisse dor ou apresentasse um quadro febril, e explicou detalhadamente à mãe da criança que seriam dez gotas, apenas, por vez.
Os moradores da localidade entregaram um abaixo-assinado de 12 páginas para que o médico voltasse a trabalhar.

Galvão Bueno dá 'patada' em dupla de jornalistas

Por: Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews) 

Galvão Bueno continua aprontando das suas. Conhecido pela maneira áspera como trata os colegas, no último domingo (24) foram os repórteres Glenda Kozlowski e Ivan Moré do Esporte Espetacular que ficaram sem graça durante o programa ao vivo. 
Ambos chamaram uma matéria sobre a fase ruim que o jogador Messi passa no futebol e em sua vida pessoal. Assim que a reportagem acabou, a câmera voltou para Glenda e Ivan, que estavam ao vivo de Interlagos, em SP, mostrando o GP do Brasil de F-1.
Em seguida, entrou Galvão e os apresentadores perguntaram a ele sobre Messi. Mal-humorado, ele respondeu: “Pelo amor de Deus, o Messi está contundido, né? Vamos falar do GP”.
Os jornalistas ficaram totalmente sem ação com o fora do apresentador.

A LENDA DO BAMBOLÊ EM 2009 - BAMBO JACKSON - UERLEM DOS ANJOS

FANFARRA RENOVAÇÃO DA BAHIA TRAZ MAIS UM TROFÉU PARA LAURO DE FREITAS




Ontem, domingo 24/11, pela Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (Licbamba) a FANFARRA RENOVAÇÃO DA BAHIA, trouxe mais um troféu em competição de fanfarras, durante a grande final na cidade de Conceição de Feira. 
A fanfarra não conseguiu o campeonato 2013, mas garantiu um título importante dentro da LICBAMBA de Campeã Geral, por ter participado de a todas as etapas, que garante á agremiação que fizer o maior número de participação e pontuação nas fases classificatórias do Torneio de Bandas e Fanfarras, será agraciada com uma taça especial na cidade anfitriã da Grande Final, observando as planilhas de aspecto musical, aspecto apresentação, Aspecto evolução e mais as notas das planilhas dos itens periféricos.
A RENOVAÇÃO contou com o apoio da prefeitura municipal de Lauro de Freitas através da SECULT - Secretaria de Cultura e Turismo, SEGOV - Secretaria de Governo, Secretaria de Administração, do Conselho Municipal de Cultura - C.M.C. e do seu presidente Ricardo Vieira, do vice prefeito Bebel Araújo e do vereador do PT - Partido dos Trabalhadores, Lula Marciel e outros parceiros.
Vale lembrar que as fanfarras são uma tradição em Lauro de Freitas, formando diversos músicos nessa arte que mistura coreografias ao som das marchas cadenciadas por instrumentos de percussão e sopro, tendo vivido seu apogeu nos idos anos 80 e 90, e hoje passa por um momento em que se faz necessário investimento para manter os três grupos que participam de competições estaduais, a RENOVAÇÃO DA BAHIA, FANRESOL, ambas do Centro da cidade e a BAMUS da Itinga.

POR RICARDO VIEIRA

CHEGANDO O NATAL

Ônibus Rosa, a tentativa de tratar os desiguais desigualmente

As feministas não concordamos com propostas de criação de ônibus e vagões de metrô exclusivos para mulheres em SP e no PR

Josiane Ruiz Ribas
EBC
Há algumas semanas, em Curitiba, a questão sobre a implantação de ônibus destinados exclusivamente apassageiras levantou uma série de debates, com opiniões diametralmente contrárias. Primeiramente consideremos a motivação – ou justificativa, na linguagem legislativa – de tal projeto, que seria o comportamento inadequado de alguns homens, motivados pelo contato físico decorrente da falta de espaço no transporte coletivo. Chegou-se a dizer que, se houvesse espaço e não houvesse contato físico rente, o problema, em tese, não existiria.
O vereador Rogério Campos, do Partido Social Cristão (PSC), conseguiu parecer favorável da comissão de legislação da Câmara de Curitiba para o projeto que cria linhas de ônibus rosas, exclusivos para mulheres. A proposta destina 20% da frota de ônibus, em horários de pico, ao transporte de passageiras. “Precisamos dar uma opção às mulheres que sofrem com o assédio nos ônibus”, afirmou Rogério Campos. Também segundo o vereador, o projeto teria surgido de demandas populares por conta do constante constrangimento decorrente dos assédios nos transportes públicos lotados.
Relatos de abusos contra as mulheres em transportes públicos não são recentes. Senhoras que tomavam os antigos bondes contam que precisavam levar alfinetes e agulhas em seus trajetos. Sempre que os assediadores se aproximavam em demasia, era barreira física e sutil que precisava demarcar o que o mal-estar na civilização não conseguia conter.
 
As feministas não concordamos com esse posicionamento. A meu ver, tal proposta leva a um recrudescimento da heteronormatividade e do machismo já arraigados, pois os vagões exclusivos tendem a fomentar uma nova forma de discriminação de gênero. Vale frisar que, em países com tradição islâmica, como o Egito, cujo tratamento dispensado às mulheres parece muitas vezes questionável pelo prisma feminista, há separação física de gênero nos vagões de trens. Sendo assim, não haveria outras possibilidades para combater as causas e os efeitos de tais práticas ofensivas? Será que tais práticas de assédio ocorreriam com tamanha regularidade se tivéssemos um transporte público de qualidade?
Em São Paulo, o Projeto de Lei nº. 138, de 2011, do vereador Alfredo Cavalcante, o Alfredinho, do PT, que propõe a criação de faixas rosas para as plataformas de (des)embarque e para os ônibus, metrôs e trens, tornando-os exclusivos para mulheres na cidade, é motivo de divergência na Câmara Municipal. A proposta do Ônibus Rosa, contestada principalmente pela frente feminista do PT e por integrantes do movimento sindical, prevê que mais de 50% da frota do transporte público paulistano sejam reservados para uso unicamente feminino de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h e das 16h às 20h, dado que a maior parte dos passageiros é composta por mulheres. Alfredinho afirma ainda que a separação é necessária para evitar abusos. O movimento feminista, por sua vez, entende que a segregação não colabora para aparticipação autônoma da mulher na sociedade.
Tentativa de inclusão que redunda em exclusão
A entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho lhes conferiu uma nova posição no espaço público. Mas será que as cidades estão de fato preparadaspara lidar com essas mulheres e suas novas demandas?
A questão do ônibus, que chegou a ser apelidado, de forma algo machista, de Panterão, demonstra que, inclusive, não há consenso entre as próprias mulheres. O feminismo se pergunta como devem ser combatidas as causas e os efeitos da opressão de gênero. De qualquer maneira, o assédio está acontecendo agora e, nesse sentido, não seria preciso fazer algo para proteger quemvem sofrendo por conta desta situação, longe dos discursos e das elaborações teóricas, vivendo o assédio, literalmente, na pele e no gênero?
De fato, soluções educativas e a melhoria do transporte coletivo podem vir a resolver a questão, mas tais ações demoram a fazer parte dos hábitos sociais.
“Nós precisamos de ações imediatas”, afirma Alfredinho, autor do projeto. Em São Paulo, a proposta já tramitou pelas comissões da Câmara Municipal e foi aprovada em primeira votação no início do mês de outubro. No dia 23,houve uma audiência pública para discutir as propostas de criação do Ônibus Rosa. No debate, a maioria das vozes defendia o projeto, como foi o caso da empregada doméstica Rosa de Lima. “Sou a favor dessa matéria porque se tivermos um espaço exclusivo para nós, não sofreremos com os abusos, porque ainda existem muitos homens que não nos respeitam. Eu mesma já passei por esse tipo de situação. As pessoas que são contra é porque não usam transporte público”.
Apesar de a proposta trazer o tema para o para o debate público, a resolução é excludente e reforça o sexismo na sociedade. Como nossa sociedade não é formada apenas por mulheres, é importante que os debates democráticos saibam lidar com as diferenças de modo a articular o diálogo, e não para segregar os polos em conflito. É urgente a necessidade de se investir em políticas públicas para a igualdade, a inclusão e para o combate ao preconceito, à discriminação e à violência contra as mulheres. Estipular locais e horários para diminuir os riscos de se sofrer violência não colabora para a sua diminuição e nem faz com que a população se torne efetivamente consciente sobre a opressão de gênero.
A forma como o projeto foi idealizado não contribui para a afirmação dos direitos das mulheres, pois não garante a participação autônoma das mulheres na sociedade, propõe separação entre os espaços femininos e masculinos, demarcando-os visual – por meio do estigma da cor rosa – e socialmente, fortalecendo ainda mais o conservadorismo que atribui espaços e funções diferenciadas entre os gêneros. A proposta também não se apresenta como possibilidade de política afirmativa dos direitos das mulheres, política que visa à equiparação de acesso e oportunidades e a um direito universal que não seja hegemonizado pelos homens.
A possibilidade de reserva de vagas trouxe para a sociedade um debate sobre a superlotação desses veículos nos horários de pico. Eis, então, um questionamento que me parece importante: não seria mais eficaz aumentar o número de vagões e veículos como uma medida de curtíssimo prazo? Na verdade, a tentativa de resolver problemas imediatos sem que problemas pretéritos tenham sido resolvidos parece fazer com que a sociedade se transforme para permanecer exatamente como vem sendo reproduzida.
 
*Josiane Ruiz Ribas é graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Desenvolveu sua pesquisa de mestrado sobre a desigualdade de gênero, com enfoque na violência contra a mulher, junto ao Departamento de Sociologia da FFLCH-USP. Procura capturar e reverberar o lirismo por meio de ensaios fotográficos que publica no Instagram,www.instagram.com.

Créditos da foto: EBC
Fonte : Carta Maior

Evangélicos querem evitar "guerra religiosa" com os católicos Na última década, aproximadamente 16 milhões de brasileiros deixaram o catolicismo e se transferiram para as mais diversas igrejas protestantes.

Dermi Azevedo
gospelmais
















Os líderes das principais Igrejas Evangélicas Pentecostais no Brasil querem continuar a atrair católicos romanos e adeptos de outras denominações para seus quadros sem provocarem, contudo, uma “guerra religiosa” no país.
Esse tem sido um dos assuntos principais das reuniões entre pastores da Assembleia de Deus, a maior Igreja pentecostal do Brasil com aproximadamente 16 milhões de adeptos (cerca de 37% da população evangélica brasileira). A meta principal desses pastores é a de avançarem mais no terreno católico, depois de terem conquistado um terço da população brasileira. Na última década, aproximadamente 16 milhões de brasileiros deixaram o catolicismo e se transferiram para as mais diversas igrejas protestantes.
De acordo com o recenseamento de 2011, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os evangélicos representavam, em 2010, 42,3 milhões de fiéis (cerca de 22,2 % da população). Paralelamente, o numero de católicos romanos passou de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010.
Essa meta de expansão foi fixada pelos chefes dessas Igrejas, reunidos em Belém-PA, em outubro passado, durante a festa do Círio de Nazaré. Paradoxalmente, pela primeira vez a Igreja Católica Romana aceitou uma proposta dos pentecostais para que a Assembleia de Deus participasse oficialmente do Círio que reuniu, somente em 2013, 2 milhões e 100 mil romeiros. A Assembleia de Deus encarregou-se de colocar os seus serviços de saúde à disposição dos participantes do evento.
 
Fatores
Os especialistas em religião que acompanham sistematicamente o fenômeno das mudanças religiosas no Brasil apontam vários fatores para essa transformação: o primeiro deles é a busca de sentido para a vida por partes de amplos setores da população que trocaram o campo pela cidade, sobretudo a partir do século XX. A religião tradicional perdeu a sua força e a Igreja Católica não conseguiu, até agora, dar conta do atendimento aos pobres dos bairros periféricos urbanos. Várias mudanças passaram a acontecer no interior do Catolicismo, independentemente das diretrizes oriundas do Vaticano. Uma delas é a mudança do perfil social e pastoral do clero, em um processo acompanhado pela ascensão dos leigos que passaram a ocupar novos papéis de liderança nas comunidades paroquiais. O pentecostalismo católico passou também a adotar, nos seus cultos, a mesma doutrina e a mesma linguagem seguida nos templos pentecostais.
 
Doutrina
A visão religiosa tradicional é mantida tanto no pentecostalismo evangélico quanto no católico, sobretudo no que se refere a Deus e ao Satanás, ao céu, à terra, ao inferno, ao pecado e aos castigos divinos. O pentecostalismo em expansão no Brasil reúne tanto as Igrejas tradicionais como a Assembleia de Deus, quanto Igrejas-empresas como é o caso da Igreja Universal do Reino de Deus e da Igreja Internacional da Graça de Deus, entre centenas de outras denominações. Um dos desafios colocados agora para a Igreja Católica é o de saber como dialogar com igrejas concorrentes: como, por exemplo, a CNBB vai interagir com Igrejas que tentam de todos os modos atrair os seus adeptos?

FONTE :  Carta Maior
Créditos da foto: gospelmais

BAIANAS DE ACARAJÉ DE LAURO DE FREITAS CELEBRAM O SEU DIA

Com muita animação, samba de roda e um delicioso café da manhã, as baianas de acarajé comemoraram o seu dia, nesta segunda-feira (25), no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. O evento realizado pela Associação das Baianas de Acarajé de Lauro de Freitas (Asbalf), contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através das secretarias da Cultura e Turismo (Secult) e Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci).

Presente no evento, o vice-prefeito Bebel Carvalho destacou a importância da categoria e parabenizou todas as baianas pelo seu dia. “As baianas de acarajé são patrimônio cultural histórico e merecem todo o nosso respeito, reconhecimento e atenção”, destacou.
De acordo com a presidente da Asbalf, Mariana dos Santos, conhecida como Dona Nenzinha, atualmente são cadastradas 198 baianas de acarajé na associação. “Neste dia de comemoração é importante lembrar a todas as baianas ainda não cadastradas que procurem a associação para atualizar a sua documentação e ter direito à sua carteirinha”, completou.

A secretária da Secult, Márcia Tude, lembrou a importância da data. “Na semana em que se celebra o dia da Consciência Negra, as baianas do acarajé ganham um dia próprio, o 25 de novembro, dedicado à valorização e ao reconhecimento de seu ofício, além de resgatar a tradição cultural”, destacou.
Durante o evento, as baianas foram homenageadas, também com sorteio de brindes e um almoço. Para a secretária da Semasci, Josy Pinto, é necessário valorizar as baianas, reconhecer o seu trabalho e fortalecer cada vez mais a categoria.

Com muita alegria, Dona Maria São Pedro dos Santos parabenizou a organização do evento. “A festa está linda, é muito importante que aconteçam esses encontros para que nós baianas, juntas, possamos cada vez mais nos unir e fortalecer a tradição”, conclui.  
“A baiana é um retrato da Bahia. Nós somos a tradição e a cultura do estado. Hoje é um dia muito especial para mim, por estar aqui junto com minhas colegas, comemorando essa data”, destacou a baiana Valdete Maria da Conceição, que atua há mais de 42 anos no ramo.
Reconhecimento - Profissão regulamentada desde 1998 por decreto municipal, a Baiana do Acarajé foi reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro em 15 de agosto de 2005, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Menina de 7 anos corta os cabelos para doar às crianças com câncer



Daniella Alvarenga, de 7 anos, surpreendeu a mãe quando pediu para cortar os longos cabelos e doá-los aos pequenos que lutam contra o câncer. Em 2012, a doença foi diagnosticada em mais de 11 mil crianças, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. A família, que mora em São Fidélis, no Norte Fluminense, abraçou a causa e apoiou a decisão da pequena que, apesar da pouca idade, deu uma lição de coragem. O pai, Nelson Marcos, que sempre admirou os cabelos compridos da filha, não pensou em discordar do pedido. “Para nós, pais, não existe nada mais especial do que ver um filho tomando uma atitude tão pura na expectativa de ajudar alguém que ele nem conhece. Foi a Daniella que me explicou que era possível doar os cabelos para a produção de perucas. Ela disse que as crianças com câncer não gostavam de usar perucas com cabelos sintéticos", explicou a mãe, Joelana Alvarenga. Dois dias depois do pedido, a mãe levou a pequena para o salão de beleza. “Eu não sabia que era para cortar tão curto. Depois que fiquei sabendo que o propósito era tão especial”, contou a cabeleireira Camila Crespaumer.  Com as mechas nas mãos e um sorriso no rosto, Daniella exibiu os cabelos que serão doados para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graac) em São Paulo. “Eu vi na televisão as pessoas cortando os cabelos e percebi que podia fazer o mesmo. Pedi para a minha mãe. Ela deixou e eu fui cortar. Agora só falta ir no Correios para mandar os cabelos. Depois, eles vão fazer uma peruca com cabelos de verdade”, explicou a menina Daniella. No último sábado (23), foi lançada a campanha do Graac para celebrar o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil. Os personagens da Turma da Mônica ficaram “carequinhas”, como as crianças com câncer. “É possível curar cerca de 70% dos casos. Então, para nós, é muito importante mostrar para as pessoas que devem ser solidárias a esses lutadores”, afirmou Sérgio Petrilli, superintendente médico do Graac. As informações são do G1. 

TCU denuncia irregularidades em programas de transporte escolar na Bahia

TCU denuncia irregularidades em programas de transporte escolar na Bahia
Foto: Reprodução
Relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou irregularidades na aplicação dos recursos dos programas Caminhos da Escola e Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, geridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). De acordo com informações do jornal A Tarde, no município de Quijingue, no nordeste baiano, os auditores apuraram que a condução de estudantes é realizada simultaneamente à de bebidas e outros materiais. Em Queimadas, no oeste, foram encontradas 28 motos destinadas ao transporte de alunos. Segundo o relatório, 31% dos veículos estão velhos e 85% dos municípios visitados não apresentam equipamentos de segurança. O serviço de transporte escolar dos programas foi considerado “deficiente, inadequado, de alto risco para seus beneficiários e envolto por sérios indícios de corrupção”. As cidades que apresentam irregularidades já receberam notificações do TCU, que abriu processo para apurar a responsabilidade pelas fraudes. 

DIA DA BAIANA LAURO DE FREITAS - BAHIA

ANIVERSARIANTES DO DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2013

SIVAN LUZ

NONATO LEITE

DENILSON SILVA

JUNIOR FRANCO

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Após rejeitar Lazáro e Camila Pitanga, Fifa põe Fernanda Lima e Hilbert no sorteio da Copa

Após rejeitar Lazáro e Camila Pitanga, Fifa põe Fernanda Lima e Hilbert no sorteio da Copa
Fotos: Divulgação
A Fifa definiu quem serão os apresentadores do sorteio da Copa do Mundo, que acontece no próximo dia 6 de dezembro, na Arena Sauípe, no Litoral Norte baiano. De acordo com o colunista Lauro Jardim, da Veja, após rejeitar a indicação da Globo dos atores Lázaro Ramos e Camila Pitanga, a entidade máxima do futebol optou por colocar na apresentação do evento outro casal, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert. A primeira decisão, que nunca chegou a ser explicada ou comunicada oficialmente, causou revolta nas redes sociais, com acusações de que Lázaro e Camila teriam sido preteridos por serem negros. 

Religiosos fazem caminhada em Salvador contra a intolerância religiosa

Religiosos fazem caminhada em Salvador contra a intolerância religiosa
Foto: Reprodução / Tv Bahia
Integrantes de diversas religiões de matriz africana participaram de um protesto neste domingo (24), que percorreu avenidas da capital baiana, passando pelo busto de Mãe Runhó, no final de linha do Engenho Velho da Federação, passando pela Avenida Vasco da Gama, com destino ao Dique do Tororó. A IX Caminhada Pela Vida e Liberdade Religiosa teve como tema a frase:  “Somos Todos Imortais”, em homenagem à ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, que recentemente assumiu a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia. A passeata teve como foco principal o combate ao preconceito e a intolerância religiosa.

Dia Nacional das Baianas de Acarajé é comemorado nesta segunda

Dia Nacional das Baianas de Acarajé é comemorado nesta segunda
Foto: Secom / GOVBA
O Centro de Culturas Populares e Identitárias vai realizar um dia de homenagens nesta segunda-feira (25), para comemorar o Dia Nacional das Baianas de Acarajé. Considerada um símbolo histórico do estado, a baiana de acarajé teve seu trabalho reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2005. Em 2009, foi inaugurado o Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador. Nesta segunda, durante a manhã, será realizada uma missa na Igreja do Rosário dos Pretos. Depois, o cortejo do Afoxé Filhas de Gandhy segue pelas ruas do Pelourinho em direção ao Memorial das Baianas. No loca, no período da tarde, acontecem apresentações musicais de samba. A festa do Dia das Baianas de Acarajé faz parte da programação do II Encontro das Culturas Negras.

Seleção de Itajuípe e Porto Seguro estão na final do Intermunicipal de Futebol 2013



Após três meses e meio de disputas intensas e acirradas, foram decididas, na tarde deste domingo (24), as duas seleções que vão fazer a grande final do campeonato intermunicipal de futebol 2013. No Estádio Araújão, em Eunápolis, a Seleção de Porto Seguro enfrentou a de Itamaraju.  Em um jogo emocionante, Porto Seguro perdeu por 2 a 1 no tempo normal. Como havia vencido a partida de ida por 1 a 0, Porto Seguro levou a decisão para os pênaltis e acabou ganhando por 5 a 4.  O adversário de Porto Seguro na finalíssima vai ser Itajuípe, que ganhou de 3 a 1 de Cipó. No primeiro confronto houve empate em 0 a 0. A partida de ida será Porto Seguro x Itajuípe e o de volta, Itajuípe x Porto Seguro. Em caso de empate nos dois duelos, a decisão será por pênaltis. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgará posteriormente a tabela oficial com datas, horários e locais das finais. Porto Seguro e Itajuípe, duas das grandes potências do extremo sul baiano e que desbancaram 64 concorrentes até o momento, batalham agora pelo bicampeonato da maior competição amadora do país. Porto Seguro foi campeão em 2010 e anteriormente ficou com o vice-campeonato em 2007. Já a seleção itajuipense levantou o caneco em 1987, porém em três oportunidades, em 1988, 1991 e 1992, o título bateu na trave.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares