sábado, 21 de março de 2015

TRADIÇÃO CHAPÉU E GRAVATA

Papa Francisco diz que pena de morte é fracasso do Estado de Direito

Papa Francisco diz que pena de morte é fracasso do Estado de Direito
Foto: Benhur Arcayan / Malacañang Photo Bureau
O papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (20) que "a pena de morte é o fracasso do Estado de Direito", em uma carta que entregou ao presidente da Comissão Internacional contra a Pena de Morte, durante audiência no Vaticano. Francisco, que se reuniu com Federico Mayor Zaragoza e uma delegação da comissão, agradeceu no documento "o compromisso por um mundo livre da pena de morte e pela contribuição para o estabelecimento de uma moratória universal das execuções, tendo em vista a abolição da pena capital". Na carta, o papa afirma que para o Estado de Direito "a pena de morte representa um fracasso, porque obriga a matar em nome da justiça" e porque "nunca haverá justiça com a morte de um ser humano". Francisco lembrou que "a pena de morte perde toda a legitimidade devido à seletividade do sistema penal e perante a possibilidade do erro judicial". A pena capital é "um recurso frequente de regimes totalitários e grupos de fanáticos, usado para o extermínio de dissidentes políticos, de minorias e de qualquer pessoa considerada perigosa, ou que possa ser percebida como ameaça ao poder ou à consecução dos seus fins", destacou.

Gabriel Paulista é convocado por Dunga para amistosos da seleção

por Felipe Santana
Gabriel Paulista é convocado por Dunga para amistosos da seleção
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Com o veto do zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain, o zagueiro Gabriel Paulista foi convocado pelo treinador Dungas para os dois próximos amistosos da seleção brasileira, contra França e Chile. Além do defensor revelado nas categorias de base do Vitória, que hoje defende o Arsenal, da Inglaterra, o técnico do Brasil chamou o zagueiro Gil, do Corinthians, e o atacante Luiz Adriano para os lugares de David Luiz e Diego Tardelli, ambos com problemas médicos. Recentemente, depois de duas temporadas de sucesso no Villareal, da Espanha, o brasileiro despertou o interesse do Arsenal e foi comprado por cerca de R$ 10 milhões. Agora, no novo clube, Gabriel Paulista luta para conquistar espaço na equipe considerada titular. O Brasil enfrenta a seleção francesa dia 26 de março, em Paris, três dias depois encara o Chile, em Londres.

'Não pode bater em mulher e muito menos matá-la', diz desembargadora em inauguração de vara

por Cláudia Cardozo
'Não pode bater em mulher e muito menos matá-la', diz desembargadora em inauguração de vara
Desembargadora Nágila Brito | Foto: Nei Pinto/ TJ-BA
A desembargadora Nágila Brito, que preside a Coordenaria de Mulheres do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) afirmou que a instalação da 2ª Vara da Violência Doméstica contra Mulher é uma luta de três anos. Ela afirma ver com “esperança” a instalação desta vara para julgar rápido os casos de violência contra mulher e fazer valer a Lei Maria da Penha, e de mostrar ao agressor que ele será punido. “Assim, acaba com aquela história de ‘pago e bato, bato e pago’. É válido qualquer pena que mostre que não vale a pena ser agressor de mulher, que ele pegue um do top dele – não é assim que a gente aprende desde a infância?”, diz a desembargadora. “A Justiça tem que funcionar bem, em rede, aberta pra sociedade, com equipe multidisciplinar, pra fazer valer a Lei Maria da Penha, que não pode bater em mulher e muito menos matá-la”. Com a lei que tipifica o feminicídio, aumentando a pena para entre 12 a 30 anos, a desembargadora afirma que vi ser mais difícil o agressor sair da prisão. “Tem que ser bastante esclarecido: matar a mulher agora não vai ser igual a matar outro homem, vai ser muito pior, vai demorar bastante de sair da cadeia, não vai ter muitos benefícios. É uma cultura que precisa ser mudada. Essa historia de felizes para sempre de quando a gente se casa, parece até historia de carochinha, porque o príncipe vira sapo. Mas agora, a princesa vai virar rainha, rainha do lar, a rainha da Justiça. Ela vai ser justiçada”, afirma Nágila. A secretária de Políticas para Mulheres, Olivia Santana, que também esteve presente na inauguração da vara nesta sexta-feira (20), afirmou que a unidade é “mais um equipamento à serviço da luta contra impunidade”. “É preciso das varas para que os inquéritos sejam julgados e os agressores sejam punidos. Pela qualidade dessas instalações, eu acredito que vamos dar um avanço importantíssimo, mudar essa imagem da Bahia como um estado que não julga os crimes que se acumulam, como na primeira vara, que tem cerca de 12 mil processos”, diz a secretaria. Para Olivia, é preciso ampliar o número de varas da Violência Doméstica, mas é preciso “celebrar as conquistas e continuar lutando para que novas varas e delegacias sejam instaladas no estado”.

Na sua quarta luta pelo UFC, atleta baiana quer voltar a vencer e sonha com cinturão

Na sua quarta luta pelo UFC, atleta baiana quer voltar a vencer e sonha com cinturão
Foto: Reprodução | UFC
Um dos destaques do card principal do UFC Rio 6 neste sábado (21), a baiana Amanda Nunes enfrenta a norte-americana Shayna Baszler em um confronto que pode recolocar a atleta na briga pelo cinturão dos pesos-galo da federação internacional.

'Para mim, a maior festa da Bahia é o São João', diz Chambinho do Acordeom

'Para mim, a maior festa da Bahia é o São João', diz Chambinho do Acordeom
Forrozeiro faz show neste sábado (21). Foto: Bruna Castelo Branco / BN
Intérprete de Luiz Gonzaga jovem no filme 'Gonzaga - de Pai para Filho', Nivaldo Expedito de Carvalho, o Chambinho do Acordeon se apresentará neste sábado (21) em Salvador na festa #TomeForró, ao lado da banda Melaço de Cana, no Coliseu do Forró (Av. Otávio Mangabeira - Patamares), a partir das 22 horas. Já na cidade, o cantor esteve no Bahia Notícias e falou sobre sua história com a música, além de sua visão sobre a importância do forró na Bahia. "Na Bahia são mais de 400 municípios e cada um com pelo menos 3 noites de festa. Eu discordo muito quando dizem que a maior festa da Bahia é o carnaval, pra mim é o São João".

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares