quarta-feira, 11 de julho de 2012

MARV faz lançamento do painel Regressivo em Itinga Lauro de Freitas

Atividade cívica e multicultural do MARV para o lançamento do painel para marcar a contagem regressiva em comemoração a emancipação política do município de Lauro de Freitas, que no próximo dia 31 de julho completa 50 anos.

Desmatamento na Amazônia diminui 77%

Desmatamento na Amazônia diminui 77%
O diretor de Políticas para o Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, Francisco José Barbosa de Oliveira Filho, anunciou nesta quarta-feira (11) que o desmatamento na Amazônia caiu 76,9% desde a implantação do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia, em 2004. O pronunciamento foi feito durante audiência pública realizada pela Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas com objetivo de analisar o novo Código Florestal e a conservação da biodiversidade brasileira. O diretor destacou a importância da parceria de diversos órgãos no monitoramento e controle da região, assim como o sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o representante do Ministério do Meio Ambiente, diversas ações adotadas na região amazônica estão sendo repetidas na região de cerrado, onde o desmatamento é mais grave. Oliveira Filho disse que o desafio atual do ministério é lidar com os pequenos desmatamentos, que são muito pulverizados. Ainda na audiência o presidente da comissão, deputado Márcio Macêdo (PT-SE), ressaltou que o grau de proteção dos biomas brasileiros, com exceção da Amazônia, está abaixo do mínimo necessário e o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Brandão Cavalcanti, lembrou que a proteção ambiental não deve se limitar aos biomas terrestres, mas englobar também os biomas costeiros, marinhos e aquáticos continentais.

PF aponta que 152 candidatos fraudaram exame da OAB

PF aponta que 152 candidatos fraudaram exame da OAB
A Polícia Federal (PF) apresentou nesta quarta-feira (11) os resultados da Operação Tormenta que apurou fraudes em três exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aplicados em 2009. A investigação revela que 152 candidatos tiveram acesso antecipado às respostas da prova e outros 1.076 “colaram” durante a avaliação. Os envolvidos no esquema respondem por formação de quadrilha, estelionato qualificado, receptação, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes. Até o momento, 282 pessoas foram indiciadas, 62 servidores públicos foram e 18 pessoas tiveram os bens apreendidos. De acordo com a polícia, as fraudes são de autoria da mesma quadrilha que conseguiu acesso antecipado às provas de seis concursos públicos entre 1994 e 2009. Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disse que vai solicitar à Polícia Federal os resultados do inquérito e abrirá processos ético-disciplinares contra os suspeitos.

De virada, Vitória vence o Paraná por 4 a 3

De virada, Vitória vence o Paraná por 4 a 3
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A forte chuva que atingiu Salvador durante todo o dia afastou, e muito, o público da partida entre Vitória e Paraná, na noite desta terça-feira (10), no Barradão, em confronto válido pela 10ª rodada da Série B. Feliz daquele que não se intimidou, compareceu ao Manoel Barradas e presenciou uma partida emocionante. Em jogo de duas viradas, o rubro-negro baiano derrotou o Paraná por 4 a 3 e manteve a invencibilidade dentro de casa. Agora, são vinte e dois jogos sem perder como mandante na temporada. Além disso, o trinfo deixa o Vitória cada vez mais forte no grupo dos quatro primeiros colocados, sete pontos à frente do quinto. Clique e veja tudo sobre o jogo na Coluna Esportes.

Sem aulas há três meses, estudantes pedem adiamento da 2ª fase da Ufba

Sem aulas há três meses, estudantes pedem adiamento da 2ª fase da Ufba
Foto: Tiago Melo/Bahia Notícias
Estudantes da rede estadual de ensino, que estão sem aulas há três meses por conta dagreve dos professores, protocolarão nesta quarta-feira (11) um pedido de audiência na Universidade Federal da Bahia (Ufba) para pedir o adiamento da segunda fase das provas do vestibular. A solicitação, já aceita pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que transferiu os exames para 13 e 14 de janeiro de 2013, também será feita para a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e para as estaduais de Feira de Santana (Uefs) e Santa Cruz (Uesc). O líder secundarista Gilcimar Brito defendeu o adiamento do vestibular como forma de evitar maiores prejuízos aos alunos da rede estadual. Já o presidente do Sindicato das Escolas Particulares, Natálio Dantas, não vê vantagens na mudança. “Se a coisa fugiu de controle, não favorece a ninguém. Infelizmente, temos que obedecer regras”, declarou. A assessoria da Ufba informou que não é possível adiar as datas da primeira fase por conta da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas promete analisar o pedido sobre a segunda etapa do vestibular. Informações do jornal Correio.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares