segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Orkut fechará as portas e vai virar museu na web

por Bruno Capelas | Estadão Conteúdo
Orkut fechará as portas e vai virar museu na web
"Só add com scrap". "Leio, respondo, e apago". "Topo dos depoimentos". "Sou 80% legal, 90% confiável e 100% sexy". Se você esteve na internet durante os anos 2000, provavelmente deve se lembrar dos elementos acima, símbolos da era do Orkut. A "primeira rede social" de muitos brasileiros vai fechar as portas nesta terça-feira (30), depois de 10 anos de recadinhos, discussões em comunidades e depoimentos melosos. Mas não é o fim. A antiga rede social do Google está criando um acervo de comunidades onde ficarão guardados posts e discussões importantes para a história da internet do País. "O arquivo preserva a memória do Orkut, registrando fenômenos do Brasil como a ascensão da classe C e a inclusão digital", declarou o Google Brasil, em nota. O acervo pretende ser uma reprodução do que é o Orkut em seu último dia no ar. Ao todo, serão mais de 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações armazenadas. Para estar lá, basta que uma comunidade seja pública e esteja visível a qualquer um. Será possível entrar nas comunidades e ver o que foi discutido nelas, mas os donos das postagens serão identificados apenas por seus nomes, sem fotos ou links para perfis. Tal como num museu, será possível somente "apreciar" o conteúdo. Para o Google, "o arquivo é uma cápsula do tempo do início das redes sociais". A empresa ainda criou uma ferramenta para que os usuários guardem seus perfis, com fotos, recados e a descrição caprichada que muita gente usava para impressionar os amigos. O backup pode ser feito até setembro de 2016.

Wagner diz que Pinheiro ‘levantou uma lebre genérica’ ao falar de Dalva Sele Paiva

Wagner diz que Pinheiro ‘levantou uma lebre genérica’ ao falar de Dalva Sele Paiva
Foto: Max Haack / Agência Haack / Bahia Notícia
Mesmo afirmando ser contra “caças às bruxas”, o governador Jaques Wagner afirmou que o senador Walter Pinheiro (PT) “levantou uma lebre genérica” ao comentar as relações da presidente da ONG Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, com expoentes do PT na Bahia. “Ele tem que dizer o nome, quem me perseguiu foi fulano, beltrano e ciclano. Generalidades para mim não têm sentido. Não gostei da declaração dele, foi infeliz”, classificou Wagner neste sábado (27), durante inauguração do complexo viário Imbuí-Narandiba. Para o governador, a denúncia é uma “armação” de véspera de eleição e foi “requentada” e “comprada”. “Depois a gente vai saber quem pagou, quando essa ladra picareta (Dalva Sele) vier responder à polícia”, atacou Wagner. Com o clima de disputa eleitoral intensificado, o governador criticou ainda o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o ex-governador Paulo Souto, candidato pelo DEM ao governo da Bahia. “Ele (Neto) em vez de se preocupar com o Instituto Brasil tem de perguntar ao candidato dele porque permitiu vender a Ilha do Urubu, o que diz dos R$ 100 milhões superfaturados da obra do emissário submarino (Embasa), de ter entregue 100 terrenos da Sudic para empresários privados, na saída do governo em 2006”, provocou.

8ª PARADA DO ORGULHO GAY DE LAURO DE FREITAS REÚNE MILHARES DE PESSOAS

Em total clima de alegria, milhares de pessoas participaram da 8ª Parada do Orgulho Gay de Lauro de Freitas, na tarde deste domingo (28). Com o lema “Ser gay não é estranho. Estranho é a homofobia!”, uma multidão de munícipes, visitantes da capital e de cidades vizinhas fez uma festa ao som de Djs e da banda M18. A Parada teve início na Estrada do Coco, nas proximidades da Loja Mega Insinuante, e foi finalizada na região da Concha Acústica Roger Batera, no Centro. O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF).

O prefeito Márcio Paiva foi quem fez a abertura do evento. “É uma grande festa. Estivemos na sexta e no sábado na festa do Dia do Evangélico e hoje estamos aqui, por que nossa gestão respeita a todos. Nosso papel é proteger as minorias. Faço questão de participar todos os anos por que é sempre um momento muito bonito que marca a diversidade”, disse o gestor público, reforçando que a gestão é para todos e não tem nenhum preconceito relacionado à escolha sexual nem religião de seus munícipes.
Entre as homenageadas estava à secretária municipal de Ação Social, Josy Cruz, que foi a princesa da festa. “Viemos mostrar que nossa gestão está despida de qualquer tipo de preconceito. Para mim é uma honra receber esse título”, reforçou. Outras autoridades públicas municipais estiveram presentes no evento. A moradora de Portão, Lívia Sousa, 21 anos, fez questão de participar do evento junto com sua companheira. “Nossa cidade não deve segregar ninguém por conta da escolha sexual. Ficamos felizes de participar de um evento como esse em Lauro de Freitas”, disse.
Para a transformista, Valerie Ohara, que foi homenageada com faixa de “Rainha Drag” a festa de Lauro de Freitas é sempre muito bonita. “Participo todos os anos. Estamos aqui para mostrar a sociedade que independente da opção sexual, somos todos iguais”, frisou. Emocionado, o padrinho da Parada, Duzinho Nery, comentou sobre o evento. “Não esperava apadrinhar um evento como esse. Estou radiante com essa homenagem”, comentou.
A festa contou com apoio da Prefeitura, através da Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e Secretaria de Cultura (Secult). Durante o percurso, os agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) realizaram uma ação educativa com distribuição de informativos sobre saúde e preservativos. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares