quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Denúncia do Bahia Notícias na cidade de Arataca é veiculada em rede nacional

Denúncia do Bahia Notícias na cidade de Arataca é veiculada em rede nacional
Foto: Reprodução / Bom Dia Brasil
Após uma matéria de denúncia feita pelo Bahia Notícias, a partir da divulgação da informação no site Políticos do Sul da Bahia, na qual mais de 100 bicicletas estavam estocadas em um galpão da prefeitura de Arataca há três anos, o programa matinal da TV Globo Bom Dia Brasil veiculou nesta quarta-feira (8) uma matéria sobre a situação. A cidade do sul baiano, com quase 10 mil habitantes, foi uma das beneficiadas pelo governo federal para receber 350 bicicletas do programa federal Caminho da Escola, em agosto de 2011. Três anos depois, contudo, cerca de 120 ainda estão nos galpões da prefeitura à espera de alunos da rede municipal de ensino. Confira aqui, na íntegra, a reportagem do programa nacional.

'Dilma não nos representa. Nenhum voto em Aécio', afirma Luciana Genro sobre 2º turno

'Dilma não nos representa. Nenhum voto em Aécio', afirma Luciana Genro sobre 2º turno
Foto: Divulgação
A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, anunciou nesta quarta-feira (8) não que apoiará Dilma Rousseff no segundo turno, mas sim que Aécio Neves não deve receber nenhum voto de seus apoiadores. “Um segundo turno, quando não nos sentimos representados nele, é muitas vezes mais do veto que do voto. Entendemos que Aécio Neves, o seu PSDB e aliados são os representantes mais diretos dos interesses da classe dominante e do imperialismo na América Latina”, diz a nota de Genro, divulgada em seu facebook e no site oficial do PSOL. De acordo com a ex-candidata, o jeito tucano de governar, baseado na defesa das elites econômicas e nas privatizações significa um verdadeiro retrocesso. “Assim, recomendamos que os eleitores do PSOL não votem em Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais. Não é cabível qualquer apoio de nossos filiados à sua candidatura”, finaliza a nota de forma dura.

Pastor Everaldo anuncia apoio do PSC à candidatura de Aécio Neves

Pastor Everaldo anuncia apoio do PSC à candidatura de Aécio Neves
Foto: Reprodução
Após mais de duas horas de reunião a portas fechadas, senadores e deputados do PSC decidiram nesta quarta-feira (8), em Brasília, apoiar a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. O partido, que teve Pastor Everaldo como candidato no primeiro turno, ficou em quinto lugar no resultado final do Tribunal Superior Eleitoral. Pastor Everaldo explicou que o senador tucano pediu apoio na segunda-feira (6), mas, antes de oficializar a posição, precisou ouvir representantes do PSC nos estados e nas bancadas da Câmara e do Senado. “Pelos seus ideais, o partido faz opção pelo senador Aécio Neves. Estaremos daqui a pouco com ele para manifestar nossa decisão em favor do seu nome”, disse. Segundo ele, a mudança de rumo político do PSC, que já compôs a base do atual governo, foi motivada pelas denúncias envolvendo o PT e outros partidos aliados. “Isso nos impulsionou a optar por Aécio Neves. Foi um dos principais e mais relevantes motivos”, salientou. O ex-candidato à Presidência da República disse que PSC não exigirá mudanças no programa de Aécio. Acrescentou que as propostas do partido e as do PSDB são semelhantes. Entretanto, adiantou que cobrará de Aécio Neves, caso eleito, “muito trabalho para devolver o Brasil para os brasileiros”. No primeiro turno, Pastor Everaldo conquistou 780 mil (0,75%) votos nas urnas, ficando atrás de Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (PSB) e Luciana Genro (PSOL), que teve mais de 1,5 milhão dos votos. O PSC não elegeu senadores, mas vai continuar com Eduardo Amorim (SE) na Casa. No último domingo (5), Amorim perdeu a disputa pelo governo do estado. Entretanto, ainda tem quatro anos de mandato no Senado, para onde foi eleito em 2010.

PV decide apoiar Aécio no segundo turno; Eduardo Jorge votou a favor

PV decide apoiar Aécio no segundo turno; Eduardo Jorge votou a favor
Foto: Reprodução
O PV, partido do candidato à Presidência Eduardo Jorge, decidiu, na tarde desta quarta-feira (8), apoiar Aécio Neves (PSDB) no segundo turno. A informação foi confirmada pelo secretário de Relações Internacionais da sigla, Fabiano Carnevale, em seu perfil no Facebook. A legenda ainda não divulgou oficialmente a decisão, tomada por 32 votos a favor do tucano – entre eles, o de Jorge – contra seis favoráveis à presidente Dilma Rousseff (PT). Três abstenções também foram registradas.
O postulante do PV obteve 630.099 votos, o equivalente a 0,61% da preferência do eleitorado, e chamou a atenção com suas participações nos debates e sua atuação nas redes sociais. Ainda na manhã desta quarta, antes da reunião do partido, o ex-deputado falou em sua página sobre a expectativa em torno do apoio. “Puxa vida, que divisão! Seria mais fácil pra mim ir pra casa, como em 2010. Mas isso seria uma covardia. Não vou fazer isso. Realmente para um ecologista, pacifista e socialista democrático, é difícil escolher entre dois socialistas do século 20 (ou 19...)”. Com informações da revista Veja.

DEM afirma que TRE errou cálculos e reivindica vaga do PT

por Rebeca Menezes
DEM afirma que TRE errou cálculos e reivindica vaga do PT
Presidente Helder Almeida diz que MP deve investigar caso | Foto: Divulgação
O Democratas afirmou, nesta quarta-feira (8), que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) errou os cálculos que definiram as distribuições das cadeiras para a Assembleia Legislativa. Segundo nota enviada pelo partido, a coligação “Unidos para uma Bahia Melhor” elegeu 23 parlamentares, mas teria direito a mais uma vaga – ao invés de Marcelino Galo (PT), o último parlamentar eleito deveria ser Antônio Elinaldo (DEM). A petição, encaminhada para a Comissão Apuradora do TRE-BA, afirma que 59 parlamentares se elegeram automaticamente a partir do coeficiente de 108.420 votos. Das quatro vagas que restaram, a primeira foi para o DEM, da coligação que teve a maior média (107.494,3). A segunda ficou com o PT (média de 106.211,9), a terceira, ao PSB (com média de 103.641,7) e a última caberia ao Democratas (média de 103.015,3), mas ficou com o PT, que teria apresentado uma média inferior (102.671,5). “Trata-se de um erro grave e que somente foi constatado porque decidimos fazer contas. Se o sistema é único, é bem provável que esteja acontecendo em todo o país, prejudicando candidatos de todos os partidos”, disse o presidente do Democratas de Camaçari, Helder Almeida. Para ele, o Ministério Público Eleitoral deveria apurar as supostas irregularidades para identificar “se foi erro do programa de cálculo ou ação deliberada de alguém”. Ao Bahia Notícias, a assessoria do tribunal eleitoral informou que a Comissão Apuradora “já está avaliando eventuais reclamações contra o resultado das eleições, entre elas a petição protocolada pelo DEM”. De acordo com o órgão, as coligações terão entre os dias 9 e 13 de outubro para examinarem o relatório de votações, e poderão apresentar eventuais reclamações nos dias 14 e 15. A partir de então, a comissão terá 3 dias para avaliar as reclamações e apresentar o relatório com sua decisão, para ser apreciada em plenário.

PSB decide apoiar Aécio Neves; Marina deve revelar apoio nesta quinta

PSB decide apoiar Aécio Neves; Marina deve revelar apoio nesta quinta
Foto: Reprodução/UOL
A executiva nacional do PSB, partido que lançou a candidatura de Marina Silva à Presidência da República, decidiu, no fim da tarde desta quinta-feira (08), apoiar Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições deste ano. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, já são mais de 15 votos a favor do tucano, número necessário para a aprovação da medida. Até as 17h30, foram 17 votos pró-Aécio, 6 pela neutralidade da legenda e um de apoio à presidente Dilma Rousseff (PT). É a primeira vez que a sigla se alia ao PSDB na disputa pelo Palácio do Planalto. Apesar da decisão, Marina e os integrantes de seu grupo político ainda não estabeleceram se vão dar apoio a um dos candidatos ou se ficarão neutros. O anúncio da resolução de Marina está prevista para esta quinta (9).

Deputados do PMDB participam de encontro de aliados com Aécio

Deputados do PMDB participam de encontro de aliados com Aécio
Foto: Divulgação
Seguindo a linha da direção estadual do partido, os deputados estaduais Bruno Reis e Leur Lomanto Jr. participaram nesta quarta-feira (8) de um encontro de aliados organizado pela campanha do presidenciável Aécio Neves (PSDB). O tucano é adversário de Dilma Rousseff (PT) no segundo turno, que tem como vice o peemedebista Michel Temer. "Reafirmei o apoio do PMDB da Bahia à candidatura de Aécio Neves, que é o melhor para o Brasil. Não podemos mais permitir que o PT da presidente Dilma Rousseff continuem com essa política econômica desastrosa e promovendo escândalos de corrupção que não acabam mais", afirmou Reis. O peemedebista confirmou ainda que Aécio Neves deverá estar em Salvador na próxima semana. "Assumimos o compromisso de nos empenharmos ainda mais nessa campanha para elegermos um presidente sério, ético e que vai fazer um governo transparente e baseado na meritocracia".   

Lídice afirma que não apoiará candidatura de Aécio Neves na Bahia

Lídice afirma que não apoiará candidatura de Aécio Neves na Bahia
Foto: Agência Haack/ Bahia Notícias
A definição do PSB nacional pelo apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB) para a presidência não chegou a ser pactuado com os correligionários baianos. A senadora Lídice da Mata (PSB) esclareceu na sua página oficial do Facebook, na noite desta quarta-feira (8), que não apoiará ou fará palanque de Aécio na Bahia. “Nacionalmente o meu partido decidiu por esse apoio, mas, também, ficou deliberado que seriam respeitadas as especificidades de cada estado”, completou a ex-candidata ao governo do estado. Até este momento, a declaração contou com 864 compartilhamentos. Lídice traçou um histórico político em apoio ao PT, inclusive no governo de Jaques Wagner tendo o também socialista Domingos Leonelli na pasta de Turismo do Estado. Até este momento não há definição, por parte da sigla regional, se fará oposição ao governo petista eleito na bancada da Assembleia Legislativa. Tanto Manassés (PSB) quanto Fabíola Mansur (PSB) compõem a representação do partido na Casa legislativa. 


Foto: Reprodução/Facebook

Rede libera voto branco, nulo ou em Aécio

por Ana Fernandes e Isadora Peron | Estadão Conteúdo
Rede libera voto branco, nulo ou em Aécio
Walter Feldman, porta-voz da Rede | Foto: Silvio Tanaka
A Rede Sustentabilidade, projeto de partido de Marina Silva (PSB), decidiu se posicionar no segundo turno sugerindo aos seus eleitores a votar no tucano Aécio Neves ou a anular o voto. "Decidimos que sob hipótese nenhuma faremos o apoio à candidata Dilma Rousseff (PT). A síntese é que a mudança significa hoje o voto em Aécio, nulo ou branco. Essas seriam as três posições que a Rede considera adequadas no processo de mudança que o Brasil precisa realizar.", disse o porta-voz nacional da Rede, Walter Feldman, que coordenou a campanha de Marina no primeiro turno. Ele reforçou que a Rede quer destacar pontos programáticos para orientarem o posicionamento de segundo turno dos eleitores. Segundo Walter, na reunião que já dura quase quatro horas e está sendo finalizada, diversos integrantes do partido se mostraram desconfortáveis com a opção de apoiar Aécio e por isso optou-se por liberar a esses membros a opção de neutralidade. "Nós admitimos a existência daqueles que não querem votar na polarização". A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon, que concorreu ao Senado na Bahia e é integrante da Rede, explicou que o grupo não assume o programa de Aécio e que essa é a diferença essencial para o posicionamento do PSB, tomado na tarde de hoje em Brasília. Mas ela fez questão de colocar que tem um posicionamento pessoal mais "pragmático". "Eu subo, eu faço campanha", disse Eliana ao ser questionada se faria campanha por Aécio.

ANIVERSARIANTES DO DIA 09 DE OUTUBRO DE 2014

MARGARETE CARDOSO

PAULO ROBERTO


DENNY LARA

ERIC  CARLOS

LEANDRO  BOMFIM

MARIA DE FÁTIMA

DUDA  SILVA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares