quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Confira a programação completa da Festa do Senhor do Bonfim 2015 Evento começa nesta quinta, com hasteamento de bandeira e novena. Tradicional lavagem do adro da Basílica do Bonfim será no dia 15.

Lavagem do Bonfim, em Salvador (Foto: Julien Karl/ G1)
Lavagem do Bonfim será na quinta-feira (15). (Foto: Julien Karl/ G1)


A programação da Festa do Senhor do Bonfim, em Salvador, tem início nesta quinta-feira (8), às 19h, com o hasteamento da bandeira do santo em frente à Basílica Santuário, na Cidade Baixa. Às 19h30, os fiéis partiparam da novena, comandada pelo bispo auxliar da arquidiocese, Dom Gilson Andrade da Silva.
Com o tema "Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao pai", a programação do evento acontece até o dia 18 de janeiro. A tradicional lavagem do adro da Basílica do Bonfim será na quinta-feira (15). [Confira a programação completa abaixo]
Nesta sexta (9) também haverá novena, às 19h30. O pregador será o Padre José Abel Carvalho Pinheiro, da Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant'Ana, em Nazaré. Já no sábado (10), haverá missa com participaçao de crianças, adolescentes e jovens da catequese e infância missionária das Paróquias da Arquidiocese, às 17h.
Fiéis na Igreja do Bonfim, Salvador, Bahia (Foto: Julien Karl/ G1)Fiéis na Igreja do Bonfim, Salvador, Bahia
(Foto: Julien Karl/ G1)
Mudanças
Com o objetivo de dar maior visibilidade à Festa do Senhor do Bonfim, a Arquidiocese de Salvador, decidiu transferir para os meses de outubro e novembro as festas católicas em homenagem a São Gonçalo e Nossa Senhora da Guia, que aconteciam tradicionalmente há dois séculos no mês de janeiro. O padre Edson da Silva Menezes afirmou que as festas passarão a ser uma espécie de preparativo para a do Senhor do Bonfim.
Com as mudanças, a homenagem a São Gonçalo acontece no primeiro domingo de outubro e a de Nossa Senhora da Guia no segundo domingo de novembro, em 2015.
Funcionamento da Basílica
Outra alteração anunciada pela Arquidiocese de Salvador foi a prorrogação do horário de abertura da Basílica do Senhor do Bonfim até fevereiro. O templo ficará disponível para os fiéis das 9h às 21h. A mudança, conforme o padre Edson, é para atender a demanda dos fiéis
Confira a programação completa da Festa do Senhor do Bonfim 2015:

Dia 8 de janeiro 
19h – Abertura com hasteamento da Bandeira do Senhor do Bom Jesus do Bonfim em frente à Basílica Santuário
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao pai, nos ensina a acolher com misericórdia as crianças. Pregador: Dom Gilson Andrade da Silva, bispo auxliar da Arquidiocese.

Dia 9 de janeiro
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim, revele a misericórdia de Deus Pai que nos ensina a sermos misericordiosos com os jovens. Pregador: Padre José Abel Carvalho Pinheiro, pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant'Ana, em Nazaré.

Dia 10 de janeiro
16h – Novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
17h – Missa com participação especial das crianças, dos adolescentes e jovens da catequese e infância missionária das Paróquias da Arquidiocese.
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim, nos convida a irmos ao encontro dos excluídos expressando a nossa solidariedade misericordiosa. Pregador: Padre Carlos André da Cruz Leandro, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Stiep

Dia 11 de janeiro 
Missas às 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h
7h30 – Missa Solene do Santíssimo Sacramento presidida pelo Cônego Edson Menezes da Silva, Reitor da Basílica Santuário.
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, convidamos a fazer a experiência da partilha, da caridade e solidariedade. Pregador: Cônego Lázaro Silva Muniz, pároóco da Catedral Metropolitana, Transfiguração do Senhor, Basílica.

Dia 12 de janeiro
14h – Concentração dos enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15h.
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a vivenciar e praticar a misericórdia e a compaixão. Pregador: Padre Raimundo Mário de Santana, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

Dia 13 de janeiro 
14h – Concentração dos ministros extraordinários da comunhão eucarística de toda Arquidiocese para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, ensinando-nos a prática do bom acolhimento, do ecumenismo, do diálogo inter-religioso e da construção de uma autêntica cultura do encontro. Pregador: Padre Maurício da Silva Ferreira, reitor da Universidade Católica de Salvador.

Dia 14 de janeiro
14h30 – Concentração dos membros do Apostolado da Oração para oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a cultivar a perseverança no cumprimento da missão, a cultivar sempre a esperança, e anunciar a alegria do Evangelho. Pregador: Padre Josevaldo Carvalho Nascimento, pároco da Paróquia dos Santos Cosme e Damião.

Dia 15 de janeiro 
Tradicional lavagem do adro da Basílica do Bonfim, que permanecerá fechada para acesso dos fiéis e manterá a porta da frente aberta para veneração pública da imagem peregrina do Senhor do Bonfim,
8h – Caminhada saindo da Conceição da Praia
9h – Show de músicas religiosas no adro da igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção, que será dada a todo povo na chegada do cortejo das baianas.
12h – Acolhida às baianas pela Irmandade – Devoção do Senhor do Bonfim – e entrega das vassouras para Lavagem do Adro da Basílica do Senhor do Bonfim. Após o ritual da lavagem, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis até as 18h.

Dia 16 de janeiro
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a fazer a experiência da renúncia, do desapego e segui-lo carregando a sua cruz. Pregador: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo metropolitano.

Dia 17 de janeiro 
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a superar todo tipo de preconceito, a combater a intolerância religiosa, a aceitação do diferente e a convivência pacífica com todos. Pregador: Padre Gilson Magno dos Santos, capelão da Capela de Nossa Senhora da Vitória, no bairro do Canela.

Dia 18 de janeiro de 2015
4h30 – Alvorada e repique dos sinos, anunciando a festa.
5h – Missa com participação em especial dos homens.
6h – Missa dos devotos e das devotas pelas famílias baianas.
7h30 – Missa
9h – Recitação do terço da misericórdia
10h – Missa Solene presidida por Dom Murilo Krieger, arcebispo metropolitano. Participação da banda da Polícia Militar. Após a missa, descida da bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim pelo juiz da Devoção do Nosso Senhor do Bonfim.
16h – Grande procissão dos três pedidos, que este ano terá à frente pelotoes de motos e bicicletas decoradas para homenagear o Senhor do Bonfim. Na chega à Colina, serão dadas três voltas em torno da Basílica fazendo três pedidos. Preparação do Cônego Edson Menezes da Silva e bênção do Santíssimo Sacramento. Encerramento com queima de fogos.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares