sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Homem preso injustamente luta por indenização após contrair HIV em estupro no presídio Ele ficou três anos em um presídio de Manaus e nunca chegou a ser julgado

Sylvia Albuquerque, do R7
Heberson quer voltar a estudar e pensa em fazer faculdade de direitoFoto Cedida: Márcio Silva/A Crítica
O ex-presidiário Heberson Lima de Oliveira, hoje com 30 anos, teve a juventude roubada por um erro da Justiça do Amazonas e luta para receber do Estado uma indenização depois de tudo o que passou. Preso em 2003 suspeito de estuprar uma menina de nove anos, ele ficou três anos atrás das grades até que teve a inocência provada. Isolado em uma cela destinada aos homens que cometeram crimes sexuais, ele foi estuprado pelos companheiros de cela e contraiu Aids, o que fez com que a liberdade chegasse de forma tardia para ele.
Heberson deixou a Unidade Prisional do Puraquequara, em Manaus, em 2006. Ele nunca foi julgado e nem condenado. Tudo só foi esclarecido durante uma visita ao presídio feita pela defensora pública Ilmair Siqueira. Ela conversou com o rapaz e acreditou na versão apresentada sobre os fatos. A garota foi abusada no bairro Nova Floresta, zona leste da capital. O pai da vítima acusou Heberson porque teria tido um desentendimento com ele.
A delegada pediu a prisão baseada na indicação do pai, mas a investigação feita depois apontou que outro homem cometeu o crime. As características do acusado eram outras. Sendo assim, o primeiro erro do processo foi cometido pela Polícia Civil, segundo a defensora. O segundo foi da Justiça por nunca ter julgado o caso durante os três anos em que o rapaz passou no presídio, sendo que a lei determina que a sentença seja dada em até 90 dias. Um relatório foi encaminhado a OEA (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) e à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República pedindo atenção ao caso. A ação movida pela defensora desde 2011 pede uma indenização de cerca de R$ 170 mil, valor nunca pago porque o Estado considerou alto para o caso.
O ex-presidiário se tornou usuário de drogas dentro da detenção e, quando saiu, chegou a arrumar um trabalho, mas não conseguiu permanecer. Ele vive com a mãe, sustentados por uma pensão que ela recebe no valor de um salário mínimo.
O advogado João Batista do Nascimento assumiu de forma voluntária o caso de Heberson. Ele montou um grupo chamado ‘Pela dignidade de Heberson Oliveira’ e conseguiu tratamento psicológico e médico para o rapaz.
— Queremos uma indenização vitalícia para o Heberson. Tudo isso só aconteceu com ele porque ele é pobre. O Brasil está cheio de casos como esse, sem ter quem lute pelos direitos.
Quando terminar o tratamento para se livrar do vício de entorpecentes, Heberson vai voltar a estudar para concluir o ensino fundamental, médio e depois pretende cursar direito. Ele faz tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, segundo o advogado, não tem condições de dar entrevista sobre o assunto. 
Antes de ser preso, Heberson já tinha dois filhos que são criados pela mãe. Ele nunca ajudou financeiramente e tem pouco contato.

ANIVERSARIANTES DO DIA 10 DE JANEIRO DE 2014

CUTU DA VILA PRAIANA

MAYARA SILVA

DÉBORA SILVA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

FESTA DO PADROEIRO DE LAURO DE FREITAS TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A tradicional festa em comemoração aos 405 anos do Padroeiro de Lauro de Freitas terá uma programação especial com missas, cortejos, procissão e atrações musicais, entre os dias 11 e 15 de janeiro. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Cultura, terá abertura oficial neste sábado (11), a partir das 9h30, com um cortejo cultural.

O desfile, que sairá do final de linha dos ônibus de Lauro de Freitas com destino a Igreja Matriz Santo Amaro de Ipitanga, contará com a presença de autoridades, baianas, capoeiristas, grupos culturais e afros, entre outros.  A expectativa da organização é que mais de duas mil pessoas participem do festejo.
À tarde, a partir das 17 horas, será a vez do público se divertir, na Praça João Tiago, ao som das bandas Wilson Negrinny, Samba é Dez, US Maníacos e Zimbabwe Roots. A Polícia Militar fará a segurança da festa com vinte tropas da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
Atrações musicais - A folia não termina por aí. No domingo (12), os laurofreitenses poderão se divertir, também a partir das 17 horas, na Martiniano Maia, com shows da “Banda Sem Pressa”, “Banda Zirig”, “Isahias Sampaio” e “Seu Lauro”. Já na segunda (13), será a vez do público curtir o “Grupo D´Cífras”, “Banda M18”, “Rose Cacau” e “Grupo Festa na Cozinha”. O palco alternativo da festa neste ano se chamará “Maestro Souza” uma forma de reconhecer e homenagear o professor de música e maestro Manoel Raimundo Souza que muito contribuiu para a cultura da cidade.
O ponto alto da festa será no dia 14, a partir das 21h30, com apresentação da banda Psirico, que comandará um trio elétrico na Praça da Matriz e promete agitar o público ao som do “Lepo Lepo”, considerado o hit do verão baiano.   
Encerramento – Na manhã do dia 15, às 9 horas, haverá a Santa Missa na Igreja da Matriz e procissão que sai da frente do templo com o Santo Amaro de Ipitanga e vai até a Paróquia São Pedro (Vila Praiana). O encerramento será a partir das 16h30 com um cortejo entre a Paróquia São Pedro e a Igreja Matriz, que sediará uma missa campal com chá beneficente.
Confira a programação completa:  
Parte Religiosa

Missa na Igreja da Matriz das 19h às 21h30, do dia 6 ao dia 14/01/2014;
                            Quermesse: Após a Missa, do dia 6 ao dia 13/01/2013 – Na Praça João Tiago.
Carreata com Trio Elétrico levando o Santo Amaro de Ipitanga. Dia 15/01/2014.
                        Saída Prevista: às 10h30 horas, do dia 15/01/2014, após a Missa na Igreja Matriz até a Paróquia São Pedro (Vila Praiana).
                      
                        Procissão com Trio Elétrico: às 16h30 horas, saída da Igreja São Pedro com destino a Igreja Matriz.
                        Missa Campal com Chá Beneficente: Chegada da Procissão na Igreja Matriz.

Parte Profana:
Cortejo Cultural - Dia 11/01/14 – Desfile com grupo de baianas, capoeira, grupos culturais e afros, com uso de Mini -Trio elétrico.
Saída: 9h30, do final de Linha dos ônibus de Lauro de Freitas.
            Roteiro: Av. Mário Brigadeiro Epingaus, Av. Amarílio Tiago dos Santos, Rua Ernesto dos Santos, Rua Romualdo de Brito, Praça João Tiago.
Chegada: Cruzeiro da Igreja Matriz Santo Amaro de Ipitanga, com a tradicional lavagem das escadarias com carro-pipa.
            - Presença de Autoridades e Políticos.          

 ATRAÇõES MUSICAIS

Palco Maestro Souza – Apresentação de 4 Bandas por dia.
Das 17h às 00h.

SÁBADO 11/01
WILSON NEGRINNY
SAMBA É DEZ
US MANÍACOS
ZIMBABWE ROOTS
DOMINGO 12/01
BANDA SEM PRESSA
BANDA ZIRIG
ISAHIAS SAMPAIO
SEU LAURO

SEGUNDA 13/01
GRUPO D´CÍFRAS
BANDA M18
ROSE CACAU
GRUPO FESTA NA COZINHA

Trio Elétrico – Dia 14/01/2014 – Fixo na Praça João Tiago – Próximo ao Bar da Cigana.
Atração: Psirico
Início do Show: 21h30

PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS DIVULGA RELAÇÃO DE FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS DE 2014

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) publicou no Diário Oficial Eletrônico do Município, na última terça-feira (7), o Decreto nº 3.710, que dispõe sobre o funcionamento das repartições públicas municipais nos feriados do ano de 2014, a exemplo do dia 15 de janeiro, data em que comemora o Dia de Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro da cidade, que será feriado municipal.

Os setores que exercem serviços essenciais mantêm as atividades. São eles, a Guarda Municipal, as Unidades de Pronto Atendimento e de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde (Sesa), o Departamento de Manutenção (Deman), a Comissão Permanente de Licitação (Copel), o setor de fiscalização (Posturas Públicas, Meio Ambiente, Trânsito e Transporte), o setor de Limpeza Urbana, salva-vidas e a Defesa Civil.
Clique aqui e confira o decreto com a relação completa de feriados e pontos facultativos de 2014!

Homem é operado após inserir garrafa no ânus e tentar retirar com arame

Com uma garrafa e um arame no próprio ânus, o chinês foi parar no hospital em Fuzhou, capital da província de Fujian. O homem não identificado inseriu uma garrafa no próprio ânus, e depois usou um arame para tentar retirar o objeto por conta própria, que também acabou preso no corpo. Conforme publicação site G1. No hospital o chinês relutou em contar o que havia acontecido, mas um exame de raio-X identificou uma garrafa no reto do homem, junto a um pedaço de arame no reto do homem. Em seguida, ele acabou confessando que inseriu a garrafa no ânus por conta própria, mas não conseguiu removê-la. Em pânico, tentou usar um pedaço de arame para “fisgá-la”, e também não obteve êxito. Foi necessária uma operação para remover os objetos do corpo do chinês, além de reparar pequenos ferimentos na bexiga causados pelo arame. (Foto: HAP, Quirky China News/REX / G1)

Cidade chamada 'Inferno' congela nos Estados Unidos

Cidade chamada 'Inferno' congela nos Estados Unidos
Foto: BBC
A cidade americana de Hell (tradução: “inferno”) está congelada devido à onda de frio que atingiu diversas partes dos EUA e Canadá. A temperatura na bucólica cidade, localizada no estado de Michigan, era de -23ºC quando uma equipe da BBC esteve lá. O fenômeno climático responsável pelo frio extremo é o vórtice polar, que causou fortes ventos e muita neve. Sobre o curioso nome da cidade, há várias teorias. De acordo com a emissora americana NPR, a mais conhecida diz que um dos primeiros colonos da região foi questionado sobre o nome que gostaria de dar à região, por volta de 1840. “Chame de inferno, não me importa”, teria respondido. Outra teoria defende que o nome deriva do riacho Hell, que corre próximo à cidade.

Concessionária começa a recrutar maquinistas para metrô de Salvador

Concessionária começa a recrutar maquinistas para metrô de Salvador
Foto: Divulgação
Quatorze anos (e contando) após o início das obras, o metrô de Salvador começa a dar sinais concretos de que – pasmem! – vai sair. Nesta quinta-feira (9), o Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm) divulgou comunicado para recrutar candidatos às vagas de operador de trem disponíveis no serviço de transporte ainda em construção. Serão 38 profissionais, obrigatoriamente homens, selecionados pela concessionária que administrará o sistema, a paulista CCR. Para concorrer, os pretensos maquinistas precisam ter ensino médio completo, possuir habilitação da categoria D e experiência de seis meses em direção de caminhão bitrem. Os escolhidos, no entanto, terão que esperar, na visão mais otimista, até setembro deste ano para iniciarem as atividades. Em entrevista concedida, em agosto, ao Bahia Notícias, o chefe da Casa Civil baiana e pré-candidato petista ao governo do Estado, Rui Costa, estipulou o mês anterior às eleições como prazo máximo para começo da circulação comercial do metrô. 

Fidel Castro aparece em público pela primeira vez em nove meses

Fidel Castro aparece em público pela primeira vez em nove meses
O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, fez sua primeira aparição em público em nove meses ao participar da abertura de um estúdio de arte na capital cubana. Jornais e sites oficiais mostravam nesta quinta-feira a fotografia do líder sentado de costas, apontando para um trabalho enquanto o artista Alexis Leyva conversa com ele, no evento ocorrido na noite de quarta-feira. O jornal espanhol La Vanguardia publicou outras três fotografias em seu site que mostram o rosto de Fidel, usando uma jaqueta preta e um cachecol verde, numa noite fresca de Havana. A última aparição em público de Fidel havia sido em 9 de abril de 2013, quando ele participou da inauguração de uma escola, também na capital. Em dezembro ele teve um encontro privado com o presidente venezuelano Nicolás Maduro, importante aliado de Cuba. Fidel, de 87 anos, comandou Cuba por 48 anos antes de ficar doente em julho de 2006 e entregar o poder a seu irmão, Raúl, que se tornou formalmente presidente de Cuba em janeiro de 2008. As informações são da Associated Press.

Governo federal gastou mais com a Fonte Nova do que educação em 4 anos


Infográfico - Portal Agência Pública

Salvador está entre as nove cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 que receberam mais dinheiro do governo federal para o Mundial do que para educação. De acordo com levantamento pelo portal Agência Público e Congresso em Foco, a construção da Fonte Nova recebeu R$ 323 milhões em financiamento do governo federal, enquanto o setor de ensino viu apenas R$ 133 milhões nos últimos quatro anos, segundo dados da Controladoria Geral da União. A pesquisa não leva em conta os investimentos feitos pela prefeitura e governo do Estado. Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo foram as únicas sedes que tiveram mais investimentos federais em educação. No Brasil, os gastos com estruturas provisórias, montadas para receber espaços de mídia, exposição comercial e atendimento a torcedores VIP, entre outras coisas, foram gastos R$ 208,8 milhões em verbas estaduais nas seis sedes da Copa das Confederações de 2013, o que incluiu Salvador. O governo federal já investiu R$ 7,5 bilhões em estádios, R$ 814 milhões em obras nos entornos das praças esportivas, R$ 422 milhões em segurança, R$ 226 milhões em turismo, R$ 167 milhões em telecomunicações e mais R$ 24 milhões em outras ações. Já no legado que será deixado para a população houve um investimento um pouco menor. O grosso dos recursos foi destinado para obras de mobilidade – R$ 6,5 bilhões – e aeroportos – R$ 1,7 bilhão. 

Polêmica no Barra: Projeto que autoriza travesti a usar banheiro feminino está parado na CMS

por Alexandre Galvão
Polêmica no Barra: Projeto que autoriza travesti a usar banheiro feminino está parado na CMS
Fotos: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Em tramitação na Câmara Municipal de Salvador (CMS) há mais de nove meses, o Projeto de Lei 264/2013, de autoria da vereadora Fabíola Mansur (PSB), que dispõe “sobre o uso comum do sanitário feminino por transexuais e outras mulheres sociais em espaços públicos e privados” evitaria a polêmica nas instalações do Shopping Barra, em Salvador. Nesta quinta-feira (9) veio a público um abaixo-assinado feito por 21 funcionárias do estabelecimento para impedir que outra funcionária – travesti – utilize o sanitário feminino. Contatada pelo Bahia Notícias, a socialista classificou a atitude como “equivocada” e saiu em defesa da transexual. “Qual constrangimento foi criado por ela? Se foi pelo simples uso do banheiro, eu não vejo nenhum. Acho [o abaixo-assinado] lamentável”, esbravejou. Fabíola aproveitou a oportunidade para lembrar do Projeto de Lei 122/2006, que tramitou por longos oito anos na Câmara Federal, e previa, dentre outras coisas, a criminalização da homofobia. No entanto, o texto foi sepultado pelos senadores, com a ajuda, inclusive, de parlamentares baianos – João Durval (PDT), que votou a favor do fim da tramitação, e Walter Pinheiro (PT), que se ausentou do plenário da Câmara. “Estávamos defendendo o PLC 122, mas não deu certo”, lamentou a edil.
Outra vereadora que saiu em defesa da travesti foi Eron Vasconcelos (PRB) que, embora evangélica, foi categórica ao conceituar o acontecimento. “Isso é homofobia clara e óbvia”, decretou. A presença da funcionária no banheiro feminino, segundo Eron, se justifica pela sua condição social. “Ela se assume com um nome social, então por que abaixo-assinado?”, questionou. Ela voltou a lembrar do projeto de Fabíola, do qual é relatora. “A vereadora Fabíola tem um projeto que fala disso. Ou nós aprendemos a conviver em sociedade ou não sei o que vai acontecer”, disse. Mesmo ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, Tia Eron defende a tolerância com questões de identidade de gênero e sexualidade. “Eu posso garantir que a Câmara está debruçada sobre esta questão para evitar esse tipo de constrangimento. Na época de Léo Kret, as pessoas diziam: ‘Eron vai encrencar’, mas por causa da origem que eu tenho. Nós convivemos com muitos homossexuais, de todos os tipos”, confessou. Para finalizar a questão, Eron – assim como Fabíola – descartou a criação de um “terceiro banheiro”. “Isso seria uma agressão da mesma forma. Pelo amor de Deus”, clamou. A administração do Shopping Barra ainda não se pronunciou sobre o caso. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares