domingo, 17 de maio de 2015

Morre ator Elias Gleizer aos 81 anos

Morre ator Elias Gleizer aos 81 anos
Foto: Reprodução
O ator Elias Gleizer morreu aos 81 anos neste sábado (16). Gleizer atuou em centenas de produções, como as novelas "Tempos Modernos", "Caminho das Índias", "Pé na Jaca", "Sinha Moça", "Sonho Meu", entre outras. O papel mais recente do ator foi em "Boogie Oogie". O também ator Bruno Gagliasso, neto de Gleizer e que contracenou com ele em "Caminho das Índias", escreveu: "Meu avô querido..... Chegou a hora de descansar!".

Mãe Santinha morre aos 90 anos

Mãe Santinha morre aos 90 anos
Foto: Reprodução / TV Bahia
A Yalorixá Mãe Santinha, do Terreiro Ilê Asé Oyá, no bairro de Pirajá, em Salvador, faleceu na madrugada deste sábado (16) aos 90 anos. Anísia da Rocha Pitta e Silva (nome de batismo da sacerdote) estava internada desde o dia 6 de maio no Hospital Português, onde fazia tratamento contra câncer. Ela morreu de insuficiência respiratória. Mãe Santinha deixa dez filhos, entre eles, Alberto Pitta, presidente do bloco Cortejo Afro. O enterro ocorre nesta tarde no cemitério Jardim da Saudade. O governador Rui Costa lamentou a morte de Mãe Santinha. "A cultura da Bahia perde um de seus símbolos e ícone de luta por igualdade", declarou. 

Uso de drogas pode ser detectado através da impressão digital

Uso de drogas pode ser detectado através da impressão digital
Um teste rápido, desenvolvido por cientistas britânicos, promete revelar de forma rápida o uso de drogas, sem métodos invasivos, através da coleta de impressões digitais. A análise detecta a presença de duas substâncias químicas produzidas no momento em que a cocaína é quebrada no corpo: a benzoilecgonina e a metilecgonina. O estudo, elaborado por pesquisadores da Universidade de Surrey, foi detalhado na publicação científica Analyst, da Real Sociedade de Química britânica. Os cientistas afirma que o teste por ser útil em prisões e em clínicas para o tratamento de viciados e até verificações de rotina no ambiente de trabalho. O método é muito mais difícil de trapacear que os atuais exames de saliva, urina e sangue, já que a identidade da pessoa testada está embutida na amostra. O problema é o tamanho do equipamento, equivalente a uma máquina de lavar roupas, e o custo, de quase R$ 1,9 milhão. De acordo com os pesquisadores, as duas substâncias químicas são produzidas quando a cocaína é quebrada pelo corpo, e podem ser liberadas em pequenas quantidades no suor. Nos experimentos, cientistas examinaram essas amostras usando um espectrômetro de massa, que detecta substâncias a partir da medição de sua massa atômica e análise de sua estrutura química. O resultado do exame é semelhante a um de sangue convencional. "Estes resultados oferecem oportunidades animadoras para o uso de digitais como novo meio de amostragem para detecção segura e não invasiva (de uso de drogas)", escreve a equipe.

Jornal divulga documentos em que CBF negocia vagas na seleção brasileira

por Edimário Duplat
Jornal divulga documentos em que CBF negocia vagas na seleção brasileira
Contratos secretos obtidos pelo jornal Estado de São Paulo revelam um verdadeiro esquema de leilão na convocação de jogadores para a Seleção Brasileira de Futebol. De acordo com reportagem publicada neste sábado (16), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) negocia os atletas convocados para o escrete canarinho através de critérios estabelecidos por parceiros comerciais (agentes, cartolas, testas de ferro e empresas em paraísos fiscais), fazendo com que qualquer substituição precisa ser realizada em um “mútuo acordo” e os envolvidos precisam ter o mesmo “valor de marketing” estabelecido por empresários e a entidade.
Ainda segundo a reportagem, a CBF mantém um contrato com a companhia ISE desde 2006 para a realização de amistosos do selecionado, onde a empresa negocia totalmente os adversários e locais para a realização dos jogos. Entretanto, a ISE funciona como uma empresa de fachada nas Ilhas Cayman e funciona como uma subsidiária do grupo Dallah Al Baraka, um dos maiores conglomerados do Oriente Médio. Renovado por dez anos em 2011, o acordo passou a ser sublicenciado para outras duas empresas, a Kentaro e a Pitch Internacional, e passou a ter em suas minutas as menções que determinam quem será convocado para integrar a equipe nacional, obrigando que apenas os principais jogadores da equipe sejam utilizados nos amigáveis internacionais. “A CBF garantirá e assegurará que os jogadores do Time A que estão jogando nas competições oficiais participarão em qualquer e toda partida. Se acaso os jogadores de qualquer partida não são os do Time A, a taxa de comparecimento prevista nesse acordo será reduzida em 50%”, diz o documento. Para deixar claro quem seriam os jogadores do Time A, a ISE exemplifica nesta renovação que o caso acontecido nos jogos contra Gabão e Egito – onde o treinador Mano Menezes não utilizou os atletas Neymar, Ganso, Lucas, Marcelo, Kaká e Leandro Damião – é uma situação clara de redução dos pagamentos para a realização dos amistosos. Outra clausula do acordo (que vai até o ano de 2022) também prevê que os períodos de preparação para as duas próximas Copas do Mundo também serão de exploração exclusiva da ISE, que pede por confidencialidade em todo o processo.


Ex-presidente José Maria Marin. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Outros documentos obtidos pelo Estadão também revelam uma verdadeira guerra interna entre os cartolas da CBF. Antes da sua saída, o ex-presidente Ricardo Teixeira já passava o controle para os cartolas José Maria Marín e Marco Polo Del Nero. Entretanto, e-mails conseguidos pelo jornal mostram que tanto Marin quanto Del Nero negociavam um novo contrato com a Kentaro, influenciados por sócios do Grupo Figer que se aproveitavam da renúncia de Teixeira para fazer parte do processo. Porém, uma manobra do ex-dirigente fez com que o seu esquema fosse preservado. Procurado pela reportagem, Marco Polo Del Nero defendeu o contrato feito por Teixeira e justificou que o processo aconteceu em uma época onde a CBF corria risco de ficar no vermelho quando realizava amistosos em território nacional. “O contrato, na medida do possível, a gente faz para cumprir. Nós chegamos já tinha esse contrato, temos que cumprir. Porque quando a gente jogava aqui no Brasil não chegava a tirar esse valor (1,5 milhão de dólares). Se analisar, hoje o contrato é bom”.

ANIVERSARIANTES DO DIA 17 DE MAIO DE 2015

 ANA  PAULA

PETALA  BISPO

GIOVANA DE  SOUZA


DANIELA  MAIA

TAIS  BAIÃO

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares