terça-feira, 13 de junho de 2017

Reza de Santo Antonio - Tradição deixada por parentes ainda mantém viva em Lauro de Freitas



Dona Antônia da Luz recebeu a herança familiar de manter viva no dia 13 de junho a reza de Santo Antonio mais conhecido por Santo casamenteiro, hoje o ponto forte do dia é a fé que sempre acompanhou dona Tonha no dia do Santo, sem festa e sem fogos a tradição vem sendo mantida e com sua devoção vem a anos pedindo a intercessão de paz, saúde e felicidade para toda humanidade.



A pequena imagem de Santo Antônia vem de geração e geração. 

Prefeitura, Estado e Caixa fazem o lançamento do ID Jovem em Lauro de Freitas

O Programa Identidade Jovem (ID Jovem), que será lançado nesta quarta-feira (14), às 10h, no Cine Teatro Lauro de Freitas, com apoio da Prefeitura local e da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS).

O benefício é válido para jovens entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal há, pelo menos, dois anos. “É uma grande conquista do Governo Dilma (Rousseff), mas ainda pouco divulgada. A ideia com esse evento é, justamente, explicar o Programa e cadastrar os jovens”, pontuou o coordenador de Políticas para a Juventude da SJDHDS, Jabes Soares.

Em toda a Bahia, são mais de 1,7 milhão de jovens aptos a receberem o benefício. Entretanto, dados de abril deste ano apontam que apenas 4,9 mil estão cadastrados. “O ID Jovem é resultado da trajetória política de lutas e assegura a efetivação de dois direitos garantidos no Estatuto da Juventude: o direito à Cultura e à Mobilidade e Território. Nossa missão, portanto, é fazer com que os jovens conheçam o Programa e tenham os seus direitos garantidos”, enfatizou o consultor nacional do Programa ID Jovem na Bahia, Laudécio Silva.

Serviço:

Lançamento ID Jovem
Data: Quarta-feira (14 de junho)
Horário: 10h
Local: Cine Teatro Lauro de Freitas (Praça João Tiago dos Santos, s/n – Centro)

Redator: Yuri Teixeira
Fonte: Saiu no Blog


Exército abre 98 vagas para concurso de ensino médio; Saiba como se inscrever

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (13/6) a abertura de concurso para o Exército Brasileiro. São oferecidas 98 vagas para pessoas que têm ensino médio completo. As inscrições começam no dia 26 de junho.

Os candidatos podem escolher dois cursos, de Formação e Graduação de Oficiais do Quadro de Engenheiros (destinado àqueles que desejam seguir a carreira militar) e de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (destinado àqueles que não desejam seguir carreira militar).


Todos serão avaliados por meio de prova presencial no dia 12 de outubro. As avaliações serão aplicadas em Salvador e outras 16 cidades. A inscrição custa R$ 100 e deve ser feita por meio do site do Instituto Militar.


Redator: Yuri Teixeira

TEKSAW POP - BANDA DE LAURO DE FREITAS LANÇA CD DE CARREIRA


Banda TEKSAW POP formada por : NANDO BARBOSA-vocal & violão ,  JOÃO FILIPE-teclados ,  JUNIOR SOUZA-baixo e GIL DIAS-bateria.  Lança CD single,que tem como musica de trabalho "BARCO DE PAPEL" , é a cidade de LAURO DE FREITAS exportando música boa e de qualidade vale apena conferir nas plataformas do ramo.Banda TEKSAW POP a certeza de que seu EVENTO vai brilhar ainda mais.


PARA  BAIXAR O CD DIRETO


Mata de São João deve receber 20 mil pessoas durante festa junina

Adriana Barbosa

(adrianabarbosa.jornalismo@gmail.com)
Com atrações como Solange Almeida e Trio Nordestino, a festa junina de Mata de São João movimenta o litoral norte do Estado, de sexta- feira (23 de junho) a domingo (25). Durante os três dia de folia, o município, que está distante  60km de Salvador, reserva aos forrozeiros uma programação especial na sede e nos distritos de Imbassaí e Praia do Forte.
Na sede, os festejos ocorrem no Espaço da Alegria, a partir das 20h30 com atrações no palco principal e no Carramanchão. Em Praia do Forte, o público pode curtir o São João na Praça da Alegria com atrações como Dale Zabumba, Lorena Ferraz, apresentação de quadrilhas junina e dentre outras.
Já em Imbassaí, que está a 77km de Salvador, os festejos de São João, serão realizados na Praça do Esporte, com atrações comoForró Kassuá, Forró Fino Xote, Ricardo Viana, além de apresentações de quadrilhas juninas e outras manifestações culturais.
Confira a programação completa:
Mata de São João | Espaço da Alegria
Sexta-Feira(23) – a partir das 20h30
Palco Principal
Paula Mattos
Forró D’Aju
Trio Nordestino

Sábado(24) – a partir das 20h30
Palco Principal
Solange Almeida
Paula Fernandes
Forró MP3
Jerimum Assado

Centro de Abastecimento – Esquenta o São João
9h – Ricardo Viana – Forró da Feira
17h – Ricardo Viana – Casa de Taipa

Praia do Forte – Praça da Alegria

Sexta-Feira(23) – a partir das18h
Quadrilha Junina – Capelinha do Forró
Dale Zabumba
Lorena Ferraz

Sábado(24) – a partir das 19h
Qudrilha Junina – Unidos Venceremos
Forró do Miagui
Forró Jorge
Domingo(25) – a partir das 18h
Forró Kassuá
Pet Dauê

Imbassaí – Praça do Esporte
Sexta-Feira(23) – a partir das 18h
Quadrilha Junina – Capelinha do Forró
Forró Kassuá
Trio Imbassaê
Sábado(24) – a partir das 18h
Quadrilha Junina – Unidos Venceremos
Luciana Abbud
Beto Pitombo
Forró do Miagui
Domingo(25) – a partir das 20h30
Forró Fino Xote
Ricardo Viana

Dias d’Ávila dá inicio aos festejos juninos com mais de 100 horas de programação


Os festejos juninos de Dias d’Ávila já começam nesta semana com a tradicional Trezena de Santo Antônio realizada pela Paróquia de Stº Antonio, no bairro da Nova Dias d’Ávila e segue pela Quermesse Paroquial de Frei Galvão, forró nos bairros, distritos e mercados municipais que irão movimentar a economia local e proporcionar diversão para toda população.
A descentralização do festejo, com atividades culturais espalhadas por diversos pontos da cidade e a valorização dos artistas locais são as principais marcas do evento. Com início no dia 01 de Junho a programação segue até o dia 29 quando começa a principal festa da cidade, o tradicional São Pedro.
Atrações locais como Tizio do Acordeon, Forró de Seis, Valdério, Elias e Sua Gente, Forró Kassuá, Junior Brasil, Recordações, Quarteto do Forró, Vânia River, Três Matutos, Sid e Cleidson, Baixinho do Forró, Nana Araújo e Coligação do Forró prometem agitar a cidade e levar muito xote, baião e pé de serra por onde passarem.
Confira programação
01 à 13  – Trezena de Santo – Igreja Católica do Bairro da Nova Dias D’Ávila
09 à 11  – Quermesse da Paróquia de Frei Galvão – Estakazero e Atrações Locais
14/06 – Forró do Grupo de Envelhecimento Ativo
15 e 16 – Forró do Bairro da URBIS
17/06 – Forró do Bairro da Santa Helena
22/06 – Forró do Bairro do Cristo Rei
22/06 – Forró do Bairro do Garcia d’Ávila
23/06 – Forró do Bairro da Concórdia
23/06 – Distrito de Futurama
23/06 – Distrito de Leandrinho
24/06 – Distrito de Biribeira
24/06 – Distrito da Barragem de Santa Helena
24/06 – Forró do Bairro do Jacumirim
24/05 – Mercado Municipal do Centro
25/06 – Distrito de Emboacica
25/06 – Mercado Municipal do Entroncamento
De 22 à 25 – Forró na Praça ACM (centro)
De 29 de Junho à 02 de Julho – São Pedro
Praça de eventos do Imbassaí
Como chegar:
Saindo de Salvador pela BR-324. Pegue a BA-535 até a via de ligação em Camaçari e siga até a  Av. Catarina Paraguassú em Parque Petropolis, Dias d’Ávila.

Elba Ramalho e Luan Santana comandam São João Elétrico de Porto Seguro

Adriana Barbosa


Em sua quinta edição, o São João Elétrico de Porto Seguro promove uma mistura sertanejo, forró e muita animação em um dos principais destinos turísticos da Bahia. Realizado na Passarela do Descobrimento de, sexta- feira (23), a domingo (25), a festa será comandada por atrações como Elba Ramalho, Luan Santana, Simone e Simária, Cheiro de Forró, Lordão e muito mais.
Durante os três dias de evento, o público contará com comodidade e uma estrutura pra lá de especial com apresentações em trios elétricos e palcos, que serão transmitidos em telões, além de festival de quadrilhas juninas, concursos de comidas típicas e ainda o São João Cultural nos distritos do município que está a 707km de Salvador.

Geraldo Azevedo é atração principal de Camaçari

Adriana Barbosa


O cantor e compositor pernambucano, Geraldo Azevedo, será a principal atração do São João de Camaçari. Com forró, arrocha e sertanejo, o Camaforró 2017 será realizado de quinta- feira (22) a domingo (25). Durante os três dias de evento passarão, o público também confere diversas atrações como Cicinho de Assis, Pablo, Maiara e Maraísa, Cavaleiros do Forró, Naiara Azevedo e dentre outras.
Este ano, o Camaforró, que é realizado no Espaço 2000, conta com a campanha solidária de arrecadar alimentos não perecíveis para doar as instituições e creches credenciadas.
A festa terá ainda barracas de comidas e bebidas típicas. Segundo dados da Prefeitura Municipal, a expectativa é de que cerca de 150 mil pessoas circulem durante os três dias de evento na cidade, distante a 46 quilômetros de Salvador.
Confira a programação:
Quinta- feira( 22)
Tayrone
Amanda Santiago
Maiara e Maraisa
Sexta- feira(23)
Cavaleiros do Forró
Naiara Azavedo
Cicinho de Assis
Sábado(24)
Pablo
Saulo
Geraldo Azevedo

Cruz das Almas faz resgate do São João tradicional

Adriana Barbosa


Com uma programação de raiz, o São João de Cruz das Almas, que será realizado de quinta- feira (22 de junho) a domingo (25), é um dos mais indicados para os forrozeiros que não abrem mão do autêntico pé de serra.  De acordo com informações da prefeitura, a expectativa é de que 80 mil pessoas circulem no município durante os quatro dias de festa, que contará com atrações como Elba Ramalho, Carlos Pitta, Adelmário Coelho, Targino Gondim, Trio Nordestino, Flávio José, Lucy Alves, Zé Ramalho e dentre outras.
Com o tema “Arraiá da Cultura Popular: festa, forró e tradição”, o evento  do município, localizado a 170 quilômetros de Salvador, será realizado nas praças Senador Temístocles, Multiuso e Sumaúma com apresentações de quadrilhas juninas e atrações regionais em horários alternados entre 11h, 16h e 22h.
Confira a programação:
Quinta- feira(22)
22h- Bruno Silva
         Sarapatel com Pimenta
Meia Noite- Elba Ramalho
2h- Trio Nordestino
Sexta- feira(23)
22h- Acarajé com Camarão
Meia noite- Zé Ramalho
2h- Lucy Alves
Sábado(24)
22h- Flávio José
Meia noite- Targino Gondim
2h- Santana o Cantador
Domingo(25)
20h- Zelito Miranda
22h- Adelmário Coelho
Meia noite- Carlos Pita

Bahia vacinou 2,9 milhões contra a gripe, diz Ministério da Saúde

A campanha nacional de vacinação contra a gripe imunizou 2,9 milhões de pessoas na Bahia. Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades, além da população que não faz parte de nenhum desses públicos prioritários. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o público-alvo da vacinação no estado, que não considera esses grupos, é de 3 milhões. Desse total, 87,9% receberam a vacina. O índice é maior do que o registrado em todo o país, de 82,5%. No Brasil, 46 milhões de pessoas foram imunizadas. A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza terminou na última sexta-feira (9), após ser prorrogada em duas semanas. A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

B N

Salvador Fest 2017 anuncia Harmonia do Samba, Livinho e MC Davi

O Salvador Fest 2017 anunciou mais três atrações na tarde desta segunda-feira (12): Harmonia do Samba, Livinho e MC Davi. A banda liderada por Xanddy se juntara a Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Léo Santana, Henrique & Juliano e Solange Almeida no palco principal. Já para a arena funk, após MC Kevinho e MC Brisola, a festa anunciou Livinho e Davi. O Salvador Fest acontece no dia 24 de setembro, no Parque de Exposições de Salvador. Os ingressos variam entre R$ 40 e R$ 220.

B N

Destaque em Justiça: TJ condena Extra a indenizar cliente chamado de 'veado' e 'corno'

O supermercado Extra foi condenado pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a indenizar um consumidor em R$ 3 mil por ter sido tratado com palavras de baixo calão. O autor da ação foi chamado de “veado” e “corno” por um vendedor do supermercado. O caso foi relatado pela desembargadora Lígia Ramos. Na ação, o autor pedia reparação por danos morais de R$ 100 mil. Em primeira instância, a Justiça determinou que o Extra pagasse indenização de R$ 5 mil, mas a câmara reduziu para R$ 3 mil. Em sua defesa, o Extra afirmou que os fatos narrados pelo cliente eram “meros aborrecimentos cotidianos não passiveis de indenização”. Leia essa e outras notícias na coluna Justiça!

B N

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares