sexta-feira, 5 de maio de 2017

Movimento Rios Vivos O ‘Manifesto do Movimento Rios Vivos’ em Lauro de Freitas

Manifesto do Movimento Rios Vivos
O Movimento Rios Vivos é suprapartidário e tem como objetivo primordial implementar um conjunto de ações no campo da educação, cultura, meio ambiente e esporte, tendo em vista a Preservação do Patrimônio Cultural, Ambiental e Histórico de Lauro de Freitas.
O Movimento pretende promover medidas que visem liberar o Fluxo Mínimo das Barragens do Ipitanga e Joanes, além de acompanhar demais conflitos ambientais como as obras de saneamento, drenagem da Lagoa da Base e a ocupação irregular do solo.
A denúncia de crime ambiental e a luta pela criação de Estações de tratamento e monitoramento das águas do Ipitanga são também metas desse movimento que reúne diversas entidades da sociedade civil organizada, a exemplo da OSCIP Rio Limpo, Rotary, SALVA, AMI, dentre outras, além de autoridades e vereadores de vários partidos políticos.
O Movimento tem no seu plano de ação o desenvolvimento de várias atividades no campo da Educação Ambiental, sempre com o protagonismo das escolas e comunidades ribeirinhas, todas disponíveis para serem incorporadas pelo Projeto Cidade Educadora.
Produções artísticas e culturais estão sendo planejadas para a sensibilização das comunidades e a arrecadação de fundos para os trabalhos organizados pelo Movimento.
Pesquisadores desenvolvem estudos relacionados aos aspectos históricos, ambientais, culturais e sociológicos de Lauro de Freitas, pois a produção e difusão do conhecimento é um eixo central do Movimento Rios Vivos.
Os integrantes defendem também a adequação do município às Leis Federais dos Resíduos Sólidos e de Tratamento dos Efluentes Líquidos, além de pesquisarem o uso das biotecnologias como política estratégica para despoluir os rios.
A Criação de uma Agência Intermunicipal de Gestão e Monitoramento das águas é uma outra ação idealizada pelo movimento, uma vez que a poluição dos rios envolve várias cidades e órgãos.
Nesse processo, o movimento estabelecerá um diálogo constante com a EMBASA, APA Joanes Ipitanga, Administrações Municipais, buscando soluções para a redução da contaminação do Rio Joanes, Rio Ipitanga e demais rios da região.
Para possibilitar a captação de recursos, obras, equipamentos, tecnologias, mão de obra, ou qualquer outra contrapartida que possibilite investir na recuperação das áreas degradadas de Lauro de Freitas, o Movimento Rios Vivos propõe a alteração na Legislação de Contrapartidas, garantindo cota ambiental.
Dessa forma, o Movimento Rios Vivos tem no seu horizonte a criação de uma nova mentalidade em Lauro de Freitas, com a preservação do meio ambiente, a difusão da cultura da paz e a promoção dos valores humanos.
Movimento Rios Vivos.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares