quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Consultor aponta prováveis eleitos à Assembleia Legislativa em 2014


por Ricardo Luzbel
Consultor aponta prováveis eleitos à Assembleia Legislativa em 2014
Foto: Max Haack/Ag. Haack/Bahia Notícias
O Bahia Notícias divulgou nesta terça-feira (2) a lista dos provavéis eleitos para a Câmara dos Deputados em análise feita pelo consultor Ari Carlos, sócio-proprietário do Instituto de Pesquisa Séculos, que nesta quarta (3) divulgou os vencedores mais prováveis entre os candidatos a deputado estadual. Carlos estima que o chapão do governo elegerá 26 postulantes; o da oposição, 23; a aliança PSB-PSL, 5; o PCdoB, 3; e os partidos nanicos, 4. Os dois restantes dependerão do cenário futuro. Na chapa governista, o PT deve eleger Zé Neto, Rosemberg Pinto, Fátima Nunes e Zé Raimundo. Pelo PP, Robinho, Aderbal Caldas, Luiz Augusto e Eduardo Sales. O PDT deve ter seu espaço com Marcelo Nilo, Roberto Carlos e Euclides Fernandes. Reinaldo Braga deve ir pelo PR. Brigam pelas últimas vagas Paulo Rangel, Neuza Cadore, Luiza Maia, Joseildo Ramos, todos do PT, Paulo Camera (PDT), Antonio Henrique Filho (PP), Pastor Ubaldino, Temóteo Brito e Angela Souza (PSD). O PSD deve ocupar sete cadeiras: Rogério Andrade, Mirela, Ângelo Coronel, Alan Sanches, Adolfo Menezes, Ivana Braga e Robério Oliveira. Podem surpreender J. Carlos (PT), Bira Corôa (PT), Jonas Paulo (PT), Suíca (PT), Ângelo Almeida (PT), Vítor Bonfim (PDT) . Entre os prováveis garantidos do PCdoB, Fabrício Falcão, Bobô, Olívia Santana, Álvaro Gomes, Kelly Magalhães, Zó e Aldenes Meira disputão as duas vagas restantes. Pela aliança PSB-PSL, as maiores possibilidades são de Nelson Leal (PSL) e Manassés (PSB). As outras vagas que a coligação pode conquistar podem ficar com Deraldo Damasceno (PSL), Fabíola Mansur (PSB), Rodrigo Hita (PSB), Thiago Simões (PSL) e Paulo Henrique Carneiro (PSL). Na oposição, o PMDB deve ficar com quatro vagas: Bruno Reis, Pedro Tavares, Leur Lomanto Jr. e Luciano Simões - o filho. Os deputados tucanos deverão ser, para Carlos: Prisco, Augusto Castro e Adolpho Viana. O PRB deve eleger José de Arimatéia e Sidelvan Nóbrega e o PTN, Carlos Geilson e Alex Lima. Uma vaga poderá ficar com Heber Santana, do PSC. Já o DEM deve ter sete cadeiras: Sandro Régis, Fábio Souto, Targino Machado, Tom Araújo, Pablo Barrozo, Luciano Ribeiro e Luiz de Deus. Brigam pelas últimas vagas, David Rios, Anderson Muniz, Alan Castro, Herzem Gusmão, Alex da Piatã e Tato. As quatro vagas que restam devem ser disputadas pelos nanicos (PV, PRP, PTC, PTdoB e PPS). Jânio Natal (PRP), Jurandyr Oliveira (PRP), João Rabelo (PTdoB), Marcos Viana (PV), Uziel Bueno (PV), Lucas Bocão (PTC) e Coronel Serpa (PPS) estão entre os mais propensos a ficar com as cadeiras. Vale resaltar que não se trata uma pesquisa e sim uma análise.

Índios capturam madeireiros em ação contra desmatamento

Índios capturam madeireiros em ação contra desmatamento
Foto: Lunaé Parracho/Reuters
Um grupo de índios da etnia Ka’apor fiz uma operação “por conta própria” para conter o desmatamento na Terra Indígena Alto Turiaçu, próximo a Centro do Guilherme (MA). Imagens da ação foram divulgadas nesta quinta-feira (4) pelo fotógrafo Lunaé Parracho, da agência Reuters. Segundo a publicação, no dia 7 de agosto os índios correram atrás de madeireiros ilegais, que foram rendidos e tiveram suas mãos amarradas. Alguns tiveram inclusive parte das roupas retiradas. A iniciativa foi tomada como forma de protesto à falta de assistência do governo para conter a retirada de árvores da região e terminou com um caminhão queimado e acampamentos destruídos. A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou ao G1 que os guerreiros Ka’apor e de outras quatro tribos são chamados de “guardiões da floresta” e têm realizado ações de apreensão de madeireiros ilegais na área. Em nota, a Funai disse ainda que "tem conhecimento dessas ações e já solicitou apoio policial para evitar que ocorram excessos ou conflitos".

Torcida do Vitória protesta contra jogadores, mas poupa diretoria

por Glauber Guerra
Torcida do Vitória protesta contra jogadores, mas poupa diretoria
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Cerca de 40 torcedores do Vitória protestaram contra os jogadores nesta quinta-feira (4) durante o treino da equipe no Estádio Manoel Barradas, por conta da campanha do time Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro, que ocupa a lanterna do certame nacional, com apenas 15 pontos conquistados em 18 jogos. A maioria dos manifestantes são membros da torcida organizada “Os Imbatíveis”. Os adeptos levaram três faixas. A primeira dizia “queremos dignidade e comprometimento; a segunda, em letras garrafais, disparava: “chega de vergonha”.  Por fim, uma terceira faixa com a inscrição: “salários em dia e futebol atrasado”. Os torcedores também gritaram cânticos contra os atletas e pediram raça em campo. Entoado à exaustão, um dos versos afirmava: “É ruim de aturar, o time reserva é melhor do que o titular”. No entanto, os protestos se restringiram apenas aos jogadores. Diretoria e comissão técnica, foram poupadas. 

Pesquisa Sensus/ Vota Bahia aponta vitória de Geddel para o Senado

Pesquisa Sensus/ Vota Bahia aponta vitória de Geddel para o Senado
Fotos: Max Haack e Evilásio Junior/ Bahia Notícias
O peemedebista Geddel Vieira Lima seria eleito para o Senado com 32% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Sensus/ Vota Bahia (TV Aratu, rádio Metrópole e jornal A Tarde). O levantamento contratado pela TV Aratu aponta que o vice-governador Otto Alencar (PSD) teria 18% dos votos e ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon (PSB), ficaria com 4% das intenções de voto. O candidato do PSOL, Hamilton Assis, vem logo em seguida, com 3% e Addson Gomes (PEN), com 2%. Brancos, nulos e indecisos, equivalem ao maior percentual, 41%. A pesquisa, esperada para ser anunciada desde a última segunda-feira (1º) ouviu 1.000 eleitores entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro. A margem de confiança foi de 95%, para uma margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é de nº BA-00014/2014.

Paulo Souto seria eleito no primeiro turno, aponta Sensus

Paulo Souto seria eleito no primeiro turno, aponta Sensus
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Pesquisa realizada pelo Instituto Sensus divulgada nesta quinta-feira (04) aponta que Paulo Souto (DEM) seria eleito no primeiro turno com 43% dos votos válidos. O segundo colocado, Rui Costa (PT), aparece com 16% e Lídice da Mata (PSB) está em terceiro com 10%. Da Luz (PRTB), Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) somam 3% das intenções de voto. Votos em branco, nulos e indecisos somam 28% do eleitorado. A pesquisa, encomendada pelo grupo Vota Bahia (TV Aratu, rádio Metrópole e jornal A Tarde), ouviu mil pessoas no período de 27 de agosto a 1º de setembro. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos e a margem de confiança é de 95%. Os dados foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral, número BA-00014/2014.

Ataque de abelhas mata cães e fere moradores no Campo Grande Os insetos, provenientes de um terreno baldio, invadiram a casa ao lado e se espalharam por toda a rua Banco dos Ingleses

anda Palma (amanda.palma@redebahia.com.br

Um enxame de abelhas causou a morte de quatro cachorros e deixou moradores feridos na Rua Banco dos Ingleses, no Campo Grande, na segunda-feira. Os insetos, provenientes de um terreno baldio, invadiram a casa do produtor audiovisual André Nogueira, vizinho ao foco, e se espalharam por toda a rua.
“As pessoas saíram correndo, foi uma grande correria. O carteiro jogou as cartas no chão, foi um horror”, conta. André percebeu o ataque por volta das 13h, quando os cachorros começaram a latir muito e o irmão dele, o músico Artur Nogueira, começou a gritar, avisando que as abelhas tinham invadido o espaço onde os animais ficavam. 
André: órgãos públicos não atendem casos do tipo(Foto: Robson Mendes)
“Desci as escadas correndo e já vi as abelhas em cima dos cachorros, do meu irmão e da empregada”, lembra o produtor. O ataque começou do lado de fora da residência, onde fica o canil, que tem contato direto com o muro do terreno baldio, local em que as abelhas se concentram.
Para tentar salvar os cães, o músico e o produtor conseguiram levar quatro cachorros para dentro de casa, mas nenhum deles resistiu às picadas das abelhas. “Foi um inferno completo”, ilustra o produtor. A maior parte dos insetos entrou pelo basculante, que fica em frente à sala da casa.
“A gente conseguiu fechar a porta com as abelhas aqui dentro. Ainda tinham muitas. Foi aí que, do nada, vi aquela nuvem entrando”, lembra André.
Ameaça
Diante do desespero, ele se trancou no quarto da tia, de 74 anos, mas alguns insetos acabaram picando a idosa. Foi aí que ele tentou pedir ajuda para tentar solucionar a situação. “A casa infestada e 

eu
 ligando para Ibama, Coppa, Zoonoses, e sendo picado pelas abelhas e ninguém podia nos ajudar. A gente estava correndo risco de vida”, diz.
Quatro cachorros não resistem a ataque de abelhas
(Foto: Acervo Pessoal)
Apenas uma viatura da Polícia Militar esteve no local, três horas após o ataque, mas não chegou a tomar providências para eliminar a ameaça. Sem socorro, André teve que improvisar uma forma de se espantar os insetos.
“Lembrei que elas não gostam de fumaça, aí acendi incensos, depois juntei jornais e folhas e queimei. Só assim elas foram dispersando, aos poucos”, relata.
Como nenhum órgão público faz a retirada de enxames e colmeias, atualmente, André teve que ligar para uma empresa privada. “Eles fizeram o orçamento em 600 reais, mas ainda precisa fazer o serviço”, comenta. Enquanto isso, as abelhas continuam no terreno, próximo às plantas.
Confusão
Artur, que era mais apegado aos animais, se diz triste com toda a situação. “Perdi meus cachorros. Estou inconformado até agora”. Ele levou cerca de 20 picadas das abelhas, enquanto tentava salvar os bichos de estimação.
A perna ficou inchada após as picadas e ele precisou ir até um posto de saúde para ser medicado. Os funcionários do prédio vizinho também foram atacados. Rosângela dos Santos Souza viu um dos dedos da mão ficar inchado após a ferroada.
Abelhas são vistas em terreno baldio, próximo a plantas, e preocupa moradores da Rua Banco dos Ingleses (Foto: Robson Mendes)
“Eu estava almoçando na hora, quando vi as abelhas entrando. Fechei logo a janela e liguei o ventilador, mas mesmo assim uma ainda conseguiu me picar”, narra a funcionária. O porteiro do prédio também foi alvo dos insetos.
Rosângela lembra da confusão na rua. “Foi uma correria que só. O povo saiu gritando pelas ruas com medo das abelhas”, relembra. Uma vizinha da família de André foi tentar entender o que estava acontecendo, mas foi espantada pelo enxame. “Vi aquele monte de abelhas e fugi”, conta a idosa.
Promotor: responsabilidade de atender chamados será analisada
Desde janeiro deste ano, nenhum órgão público estadual ou municipal realiza o trabalho de remoção ou extermínio de abelhas, em casos como o ocorrido no Campo Grande. Antes disso, a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) realizava esse trabalho.
Por meio de nota, a assessoria da PM informou que a Coppa “tem como função específica combate ao crime ambiental (pesca com bomba, tráfico de animais silvestres, entre outros), assim como também não é competência do Corpo de Bombeiros”.
Desci correndo e vi as abelhas em cima dos cachorros, do meu irmão e da empregadaAndré Nogueira, que tentou socorrer as vítimas
A posição, segundo a nota, é respaldada na Instrução Normativa do Ibama nº 141, de dezembro de 2006, que faculta os órgãos de segurança pública a realizar esse serviço. O promotor de meio ambiente Heron 

Santana
 Gordilho afirmou que vai cobrar do poder público que alguma instituição assuma a responsabilidade.
“Acho um absurdo que nem prefeitura, nem estado tenham um órgão especializado. É necessário tomar uma providência. Vou procurar saber por que não tem um órgão que cuide disso”, diz o membro do Ministério Público.
Segundo o ouvidor do Ibama na Bahia, Adelson Cerqueira, muitas pessoas ligam para o órgão pedindo auxílio, mas eles não têm mais para onde encaminhar as solicitações. A única coisa que se pode fazer é ligar para uma empresa privada.
“Precisa abrir essa discussão na cidade sobre quem vai fazer esse tipo de trabalho, porque nem todo mundo tem dinheiro para pagar pelo serviço”, defende.

"Se não fosse a Bruna Marquezine, eu estaria passando fome", diz Neuza Borges Longe da TV, Neuza Borges abre brechó em Salvador com ajuda de Bruna Marquezine

Muitos não sabem, mas a baiana Neuza Borges, que já fez sucesso na TV em diversas novelas da Globo, só não passa mais necessidade hoje em dia porque contou com a ajuda de Bruna Marquezine para abrir um brechó em Salvador.
Foto: Divulgação/TV Globo
Desempregada há dois anos, a artista contou em entrevista à coluna 'Retratos da Vida', do jornal 'Extra', que graças à solidariedade de dona Neide, mãe de Bruna Marquezine, ele consegue sobreviver.
De acordo com a publicação, sensibilizadas com a difícil situação da baiana, mãe e filha doaram uma grande quantidade de roupas para que Neuza pudesse abrir a loja em Salvador. "Se não fosse a Bruna Marquezine e a mãe dela, 

eu
 estaria passando fome. Sou muito grata a tudo que ela fez por mim", agradece Neuza, emocionada.
Foto: Reprodução
Bruna e Neuza se conheceram durante as gravações de 'América' e voltaram a contracenar juntas em "Salve Jorge", última novela da atriz de 74 anos. A iniciativa de ajudar a veterana veio quando Neuza contou que sempre enfrenta dificuldades quando não está 

no
 ar.
"Sempre que uma novela acaba, eu fico cinco, seis anos passando por dificuldades. Cansei de ir a programas de televisão dizer que estava passando fome, que precisava trabalhar. Montei essa loja para sobreviver. São roupas boas, seminovas, nada de quinquilharias... E a preço de banana. Uma peça que custa R$ 2 mil na loja, aqui eu vendo por R$ 250. A loja faz mais sucesso com os turistas", explica ela.
"O que eu recebo com as vendas, não chega perto do salário que eu ganho quando faço uma novela, mas, graças a Deus, está dando para sobreviver".
Ainda segundo o 'Extra', quem atende no brechó é a própria Neuza. "Eu queria muito trabalhar, fazer novelas, mas é muito difícil nesse país escreveram personagens para pessoas negras da minha idade", reclama.

O brechó de Neuza Borges fica localizado na rua Marquês de Leão, no bairro da Barra, em Salvador.

Reportagem iBahia

Rosemberg explica placas com candidatos da oposição: ‘Nada tem a ver com o meu comitê’

Rosemberg explica placas com candidatos da oposição: ‘Nada tem a ver com o meu comitê’
Foto: Reprodução / Sudoeste Hoje
O candidato a deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) explicou nesta terça-feira (2), porque aparece na mesma placa com Lúcio Vieira Lima (PMDB), que integra a chapa oposicionista na corrida pelo governo do Estado - além dos candidatos ao Senado e ao governo pela chapa da oposição, Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM). Em nota, Rosemberg afirma que a produção de pinturas ou plotagens que não estejam de acordo com a coligação petista são produzidas por lideranças locais e “nada tem a ver com o meu comitê”. O candidato sugere que recebeu apoio de políticos da região de Caatiba, Itajuípe e Maiquinique que haviam participado de sua coligação durante as eleições municipais de 2012. “Todos esses apoios foram recebidos e mantidos ao longo da minha trajetória política, assim como o retribuí durante as eleições para prefeito”, defendeu. No fim do texto, o postulante ainda frisa que sempre estará “ao lado de Dilma, Rui, Otto e todos os candidatos” do PT. “Por isso, deixo claro que, a minha posição partidária continua a mesma, assim como todo o meu empenho e trabalho a favor do Time de Lula e Dilma”, concluiu. Esta não é a primeira vez que candidatos de coligações baianas concorrentes aparecem juntos em peças publicitárias. No município de Governador Mangabeira, o postulante a uma vaga na Assembleia Legislativa, Rogério Andrade (PSD) - que é aliado de Rui Costa - apareceu associado a representantes da oposição, como Paulo Souto (DEM) e Aécio Neves (PSDB). Neste caso, porém, o parlamentar alegou que não foi consultado e pediu para que a propaganda fosse retirada. “Fui surpreendido com essa imagem. Não existe nenhum deputado mais comprometido com o meu partido do que eu. 
 

ANIVERSARIANTES DO DIA 04 DE SETEMBRO DE 2014

AMALIA REIS

VERONICA ALVES

ADENILSON SOLANO

CARLINHA SOARES

ISRAEL QUEIXÃO

CLÁUDIA MASCELINO



PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares